Fim de semana em Luxemburgo

Eu não sou muito fã de viajar no esquema “ir sábado de manhã e voltar domingo a noite”, principalmente quando o destino é um lugar novo pra mim. Mas ano passado, olhando nosso calendário de viagens do segundo semestre e sem dias de férias disponíveis, resolvi quebrar essa minha regrinha e comprei nossa viagem pra Luxemburgo – mais precisamente, a capital de mesmo nome (o país todo parece ser lindo e encantador, mas a escapada era muito rápida pra alugar carro e ir conhecer outros cantos do país).

Luxemburgo_AdV (1)
Place d’Armes
Luxemburgo_AdV (2)
Palácio Grand-Ducal
Luxemburgo_AdV (3)
Passeando pelo centro
Luxemburgo_AdV (4)
Place d’Armes

Viajamos com a Luxair a partir do aeroporto London City, o único aeroporto que serve Londres que fica dentro da cidade – na região de Docklands, próximo a Canary Wharf. O  avião de hélice que dá saudades do aperto da EasyJet fez um vôo tranquilo e em menos de uma hora estávamos lá.

A ideia para o fim de semana era caminhar sem obrigação nenhuma – bater perna mesmo e com sorte ver algumas atrações turísticas. Mas a cidade é pequena e fizemos muito mais do que esperávamos. O dia da chegada, sábado, rendeu muito, mesmo com o tempo feio e uma chuvinha que incomodava de vez em quando.

Como nosso hotel era super bem localizado, na Place d’Armes, facilitou a vida. Andamos por todo centro e então partimos para conhecer a cidade baixa, Grund, que é coisa de conto de fadas. Eu sei que a gente costuma falar isso de toda pequena cidade europeia, mas honestamente nunca tinha visto um lugar assim. Olhando lá de cima, Grund parece uma maquete. E andando lá embaixo e olhando pra cima, você realmente se sente em uma história medieval ou passeando por um cenário de filme.

Luxemburgo_AdV (5)
Grund vista do alto
Luxemburgo_AdV (7)
Luxemburgo_AdV (8)
Luxemburgo_AdV (10)
Descendo até Grund e olhando para cima
Luxemburgo_AdV (11)
Descendo até Grund

Sim, a cidade de Luxemburgo tem muitas atrações – como a Catedral de Notre Dame, a ponte Adolphe, a Gelle Fra (monumento em memória aos luxemburguenses que lutaram na primeira guerra), os casemates (falarei dos casemates em outro post),o Palácio Grand-Ducal, museus legais (visitamos o Museu Nacional de História e Arte) – mas o melhor do nosso fim de semana foi sem sombra de dúvida a longa caminhada que fizemos em Grund, indo até o bairro vizinho de Clausen com o rio Alzette do nosso lado.

As cores de outono estavam sensacionais – nunca vi tantos tons de laranja sobrepostos. Saí tirando trocentas fotos de folhas, porque achei aquelas cores muito inspiradoras (sério, acabei fazendo uma foto-reportagem pro meu trabalho).

Luxemburgo_AdV (13)

Luxemburgo_AdV (12)
Palácio Grand-Ducal

Luxemburgo_AdV (9)

Enfim, foi um fim de semana apenas, mas foi demais. Fico imaginando como deve ser dirigir pelo resto do país e ver cidades ainda menores, também com essa atmosfera de conto de fadas.

Ah, dica boa: em frente ao Palácio Grand-Ducal, você verá a Chocolate House. Entre lá e peça essa maravilha aqui:

Informacões práticas:

• Em Luxemburgo o idioma é luxemburguês e francês, mas não tivemos nenhuma dificuldade com inglês
  • A moeda é Euro
  • Para ir do aeroporto ao centro e voltar pegamos o ônibus 16 no aeroporto

Fotos que postei no Instagram:

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1. Nossa, que lugar lindo… menos de uma horinha de voo… maravilhas da Europa!
    Esse lugar lembra Berna, na Suíça, você já foi? Se não foi, vá, é lindo demais! Besos

2. Passei um final de semana em Luxemburgo, cheguei de trem, vinda de Bruges, no mês de outubro, um dia frio, de muitas folhas no chão, chovendo… fui até a oficina de turismo para perguntar o que fazer na cidade, e para minha surpresa, a funcionária riu e disse: NADA!!! Fiz muitas coisas sim!! E a cidade é linda!! Vale a pena!! O post retrata exatamente como se sente lá: num conto de fadas!

3. Estive, por duas vezes, em Luxemburgo(capital). Cidade linda, calma, com um canyon no centro da cidade, com uma/s decida linda ao fundo do vale, com uma praça de armas onde sempre tinha shows patrocinados pela Prefeitura.Arquitetura e história fantástica.Não é uma cidade para quem quer vida noturna tipo Madrid ou Berlin mas é super agradável para jantar, tomar vinho e caminhar até o hotel.Segurança 100%. O povo é discreto mas ao perceber que vc é estrangeiro, e que fala a língua deles, puxa assunto, quer saber de onde vc é.Eles falam um língua própria, o luxemburguês que é, na verdade, um dialeto alemão com influência francesa. Falam,também( e bem) o alemão e o francês. O alemão é a primeira língua que as crianças aprendem no colégio. Nos dois primeiros anos de escola a criança aprende o alemão. Talvez aprenda, também, o francês mas não tenho certeza. Do terceiro ano em diante aprendem o luxemburguês. Na capital a maioria fala francês pois o grão-duque é de ascendência francesa mas no interior do país(Grevenmacher por exemplo) eles falam alemão. E inglês todos falam.

• olha, se vc está viajando entre os países europeus, vc nao precisa de mais nada. mas sempre bom ter o básico recomendado: cartao de credito internacional, dinheiro, seguro saude, reserva do hotel.

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...