Doces e sobremesas em Londres: Fortnum & Mason

6

Esse é o segundo post da Renata aqui no Aprendiz. Pra quem perdeu o primeiro, clica aqui. A Rê é jornalista e chef de pâtisserie, mora em Londres desde janeiro de 2013. Você pode segui-la no twitter e instagram, e também ler seu blog.

***

Sabe aquele lugar onde você entra e fica deslumbrada? Foi assim que me senti ao entrar pela primeira vez na Fortnum & Mason. A loja é uma das mais antigas de Londres, abrindo suas portas em 1707. Conta com cinco andares, cinco restaurantes e vende desde frutas, chás e biscoitos, até velas, jóias e artigos para casa. No quarto andar fica o Diamond Jubilee Tea Salon, que recebeu esse nome em 2012 com a reinauguração do espaço que contou com a presença da Rainha Elizabeth II, o Duque de Cornwall e a Duquesa de Cambridge.

Fui logo procurar a parte de pâtisserie, que fica no piso térreo e confesso que a escolha do doce foi difícil. Fiquei olhando a vitrine por mais de 10 minutos, lendo plaquinhas com explicação de cada doce e um pouco da sua história. Acabei escolhendo o Autumn Pudding, indicação da simpática atendente. Ainda fiquei de olho nos macaroons, mas resolvi passear pela loja. Como tinha acabado de almoçar pedi o doce para viagem. Acabei voltando para o balcão, olhei mais um pouco os macaroons e resolvi comprar um de pipoca, mas a atendente não deixou pagar. Disse que era para eu levar como um presente, pois esse que escolhi tinha um gosto bem específico e era para depois que eu comer, voltar e falar para ela o que achei. Depois de passar mais de uma hora e meia na loja, ainda saí de lá com um marshmallow de violeta.

fortnum and mason (5)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

 

fortnum and mason (8)

fortnum and mason (3)

Bom vamos ao que interessa. O Autumn Pudding tem uma camada de bolo fina e geleia de amora, framboesa e groselha, além de um pedaço de massa de bolo escondido no meio. Ele é bem azedinho, mas com o bolo acaba quebrando o cítrico, deixando um sabor bem agradável e refrescante na boca. Comi um pedaço com o chocolate que faz parte da decoração e ficou perfeita a combinação do doce do chocolate com o azedinho das berries. Adoro doces com “surpresas” como essa camada de massa no meio da geleia.

fortnum and mason (1)

Como falei, acabei levando um marshmallow de violeta para casa. A ideia de comer um doce com gosto e aroma de flores ainda não caiu muito no gosto dos brasileiros, mas por aqui é bem popular. O cheiro de violeta é bem intenso, mas ele só deixa um “after taste” na boca, é bem suave e não parece que você está comendo uma flor. A textura é bem diferente dos marshmallows que encontramos fabricados industrialmente. Os da F&M são exclusivos e feitos à mão no condado de Cambridgeshire. Ele é bem fofinho e desmancha na boca. No dia que visitei tinham seis sabores (framboesa, gengibre, rosas, violeta, vanilla e maracujá).

fortnum and mason (7)

 

Por fim, escolhi o macaroon de pipoca, pois o sabor me chamou a atenção e estou testando em casa algumas opções diferentes e inusitadas. O sabor não vem logo que você morde, mas depois tem uma explosão de pipoca com manteiga. A casquinha do macaroon não tem gosto, apenas dá para sentir que é feito com farinha de amêndoa. O sabor está todo no creme, que conta ainda com uns pedacinhos de pipoca. Eu gostei, mas não dá para comer mais de um.

O Autumn Pudding custou £ 3,50 e o marshmallow £ 0,65 a unidade. O macaroon custa £ 1,50 a unidade no tamanho padrão e £ 2,95 o maior. Há ainda opções de caixas com 14 macaroons por £ 30. Fiquei bem contente com as minhas escolhas, mas vou voltar lá para experimentar uma éclair de café. Dois dias depois dei uma nova passada na loja para falar para a simpática atendente que gostei bastante do macaroon de pipoca que ela me deu.

A Fortnum & Manson fica em Piccadilly, no centro de Londres. As estações de metro mais próximas são a Green Park (linhas azul escuro, Piccadilly; cinza, Jubilee e azul clara, Victoria) e Piccadilly Circus (linhas azul escuro, Piccadilly e marrom, Bakerloo).

181 Piccadilly, W1A 1ER
Aberta de segunda a sábado, das 10 às 21 e domingo das 12 às 18.

fortnum and mason (6)

fortnum and mason (4)

***

Um adendo: as vitrines da Fortnum & Mason são lindas, e em datas especiais tornam-se verdadeiras atrações turísticas, muitas vezes até com trilha sonora. Outra coisa que adoro na loja é o andar “subsolo”, onde tem um mercado gourmet. Caríssimo, mas uma perdição! É legal pra comprar uma coisa diferente, e as embalagens também são lindíssimas. Se você vai perto do Natal, procure o andar de coisas para a casa, a seção de enfeites natalinos é imperdível!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. Que doces lindos. A Renata acaba com a gente descrevendo esses doces. E de novo, um de frutas vermelhas que eu amo (geleia de amora e framboesa). Essa loja é linda. Mais um post bem feito, bem informativo sobre o local visitado. Além de poder me transportar uns segundos para as docerias londrinas incríveis.

    • Oi Renata! Que legal que está gostando dos posts!!! Vou te dizer que a escolha dos locais não está sendo fácil, pois tem muitos com doces incríveis! 😉

  2. Oi Renata! Que legal que está gostando dos posts!!! Vou te dizer que a escolha dos locais não está sendo fácil, pois tem muitos com doces incríveis! 😉

  3. Eu amo essa loja e tenho dúzias de latas de biscoitos deles enfeitando a minha casa! Compramos muitas dessas latas pra dar de presente sempre que vamos a Londres, porque os biscoitos são deliciosos e a embalagem é deslumbrante. Os doces da pâtisserie não me atraem muito porque felizmente não gosto desse tipo de doce (meu negócio é sorvete!), mas são lindos de se ver. A loja inteira é um desbunde! Só conserta o nome do doce aí, porque é macaron com um o só! 😉

    • Oi Letícia! Realmente as latas são lindas e dá vontade de comprar uma de cada!
      O macaron com um “o” é em francês. Com dois é como se escreve em inglês!
      bjos!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui