Gramado e Canela: a magia de Natal na Serra Gaúcha

1

O Natal Luz de Gramado já está na sua 32º edição e a cada ano, mais e mais pessoas se programam para visitar a cidade no fim de ano, vivenciando a magia do Natal. Mas não é somente em Gramado que o Natal é atração principal nessa época, na vizinha cidade de Canela, o Natal tem crescido ano a ano, tornando a dupla de cidades, o combo perfeito para quem desejar curtir dias especiais e mágicos.

Natal Luz de Gramado

Em 2017 o Natal Luz de Gramado iniciou no final de outubro e estende-se até o dia 14 de janeiro de 2018, com três shows principais (pagos) e muitas outras atrações.

A grande novidade para esse ano é o show Reencontros de Natal que acontece no lago Joaquina Rita Bier e conta a história de uma família que se reencontra na noite de Natal. Como já acontecia nos shows antecessores, o Reencontros de Natal apresenta canções consagradas, encenação e fogos, em um palco localizado no lago.

O Grande Desfile de Natal, já acontece a vários anos e esse ano o enredo foi renovado, mas continua com carros alegóricos, dançarinos, a presença do Papai Noel e também a esperada neve, como nos sonhos de Natal de qualquer infância.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O espetáculo Natal pelo Mundo conta a história da menina Sofia, que viaja para vários países descobrindo como o Natal é comemorado em diferentes nações.

Tanto o Grande Desfile de Natal como o Natal pelo Mundo, são os espetáculos mais recomendados para assistir na presença de crianças, pela forma lúdica e colorida de como são apresentados. Várias agências, receptivos e sites vendem ingressos para os shows, sempre na forma de combos, com transporte incluído e entrega do ingresso no hotel. Se você deseja economizar, a melhor forma é adquirindo-os direto pelo site oficial do evento, que desde meados de setembro está vendendo os ingressos.

Acesse a programação completa e horários dos shows

Outra atrações gratuitas acontecem na cidade, como o show de Acendimento das luzes que acontece diariamente às 20h30min em frente ao Palácio dos Festivais. O show é bonito, envolvente e emocionante. Tem duração de 20 minutos.

A Parada de Natal, acontece nas sextas, sábados e domingos, às 16 horas, na Av. Borges de Medeiros e conta com personagens e a presença do Papai Noel. A Vila de Natal, está localizada na Praça das Etnias e conta com a Casa do Papai Noel, onde as crianças podem entregar suas cartinhas com pedidos, pequenos shows e presença de expositores locais com venda de produtos decorativos, presentes e também delicias gastronômicas.

É na Praça das Etnias que ficam os fornos da Casa do Colono. Não deixe de provar as deliciosas cucas recém saídas do forno e também os pãezinhos recheados com linguiça.

 

A Rua Coberta, este ano está com decoração deslumbrante. Diariamente acontecem shows no palco, sempre às 19 horas e 30 minutos.

Rua Coberta em Gramado. Foto: Tiago Anderle

A Tannenbaumfest acontecerá no dia 18 de novembro, onde turistas, comunidade local e empresários locais se juntam para decorar os pinheiros que complementarão a decoração natalina da cidade, localizado ao longo da Av. Borges de Medeiros.

Além das atrações oficiais do Natal Luz, existem várias outras atrações ‘natalinas” acontecendo na cidade. Conheça outras atrações nesse post: Cinco dicas imperdíveis do Natal Luz em Gramado.

Sonho de Natal em Canela

Divulgação. Foto: André Fernandes

O 30º Sonho de Natal de Canela  foi aberto no inicio de novembro e está deixando a cidade de Canela ainda mais iluminada e mágica até o dia 14 de janeiro, com várias atrações pela cidade. A grande novidade dessa edição é que todas atrações e shows serão gratuitos, em comemoração a 30º  edição do evento.

O grande destaque do Sonho de Canela em 2017, é a iluminação da cidade, que inicia já no pórtico de acesso e continua pelas principais ruas, remetendo ao tema central do evento, “Siga Sua Estrela”, com luzes natalinas e estrelas iluminadas.

Divulgação. Foto: André Fernandes

O Siga Sua Estrela, acontecerá diariamente, após a Chegada do Papai Noel, sempre às 21 horas, 22 horas e nos finais de semana também às 23 horas, envolvendo a nova iluminação da Catedral de Pedra, um dos principais cartões postais da cidade, ruas da cidade e também a Praça de Canela, guiando o espectador com inúmeras estrelas, ressaltando o espírito do Natal e o brilho das luzes. Nos finais de semana o espetáculo incluíra atores para uma encenação.

No dia 18 de novembro a acontece a Chegada do Papai Noel na cidade, que chega descendo do alto das torres da Catedral de Pedra, em uma grande festa. Após essa data o Bom Velhinho estará presente diariamente na Vila do Papai Noel localizada Praça João Correa, que está lindamente decorada para a temporada natalina.

Divulgação. Foto: André Fernandes

Os turistas poderão ver o Papai Noel e outros personagens também na Paradinha de Natal, que acontece nos sábados e domingos, às 15h 30 min com saída em frente a Catedral de Pedra, percorrendo as ruas da cidade até a Praça João Corrêa.

Divulgação. Foto: André Fernandes

Outro show já consagrado que nessa edição volta ao evento é o Christmas in Concert, que agora acontece no Multipalco. Veja a programação completa do Sonho de Canela.

Natal o ano inteiro na Aldeia do Papai Noel

Mesmo que a Aldeia do Papai Noel não seja uma atração imperdível na cidade. É lá, que você pode sentir a Magia do Natal durante os doze meses do ano. Localizada no parque Knörr, em um local que propicia uma das vistas mais lindas do Vale dos Quilombo, na Aldeia do Papai Noel você pode encontrar com o Bom Velhinho, visitar a casa do Papai Noel, Andar de Expresso Noel e também visitar a Fábrica de Brinquedos.

Se você não estiver visitando Gramado no período do Natal Luz, e estiver acompanhado de crianças, recomendo a visita. A Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino no Brasil e foi no parque Knörr que em 1940 foi construída a primeira casa em estilo bávaro na região das Hortênsias. A casa é linda e merece a visita.

Para conhecer mais sobre esse passeio, leia Passeio na serra gaucha: aldeia do papai noel.

Além das atrações de ambos os eventos, percorra e descubra a decoração natalina pelos diversos pontos das cidades. A comunidade local, empresas e setores do turismo investem forte nas suas decorações e fazem disso uma das principais atrações do Natal na Serra Gaúcha. Deixe-se envolver pela magia do Natal !!!

Dicas para organizar um roteiro entre Gramado e Canela

O que fazer em Gramado e Canela

 São centenas de atrações e possibilidades de roteiros para quem visita a região, mas algumas experiências são imperdíveis para quem visita a Serra Gaúcha pela primeira vez.

  • Passear e andar de pedalinho no Lago Negro
  • Percorrer as principais pontos do centro da cidade: Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Igreja São Pedro, Fonte do Amor Eterno, Av. Borges de Medeiros, Rua Torta, Praça das Etnias, Rótula das Bandeiras
  • Vivenciar duas experiências gastronômicas: Café Colonial e Sequência de Fondue
  • Ver de perto a beleza da Cascata do Caracol
  • Se deslumbrar com o mundo encantado do Mini Mundo
  • Brincar na neve no Snowland
  • Provar os deliciosos chocolates de Gramado e suas atrações envolvendo chocolate.
  • Conhecer os animais da fauna brasileira no Gramado Zoo, o único zoológico especializado em animais brasileiros
  • Participar da Noite Gaúcha, um show típico gaúcho apresentado durante um jantar que inclui o famoso costelão 8 horas
  • Passear de trem Maria Fumaça entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Se estiver viajando com crianças, não deixe de incluir o Parque Terra Mágica Florybal no seu roteiro.

Quantos dias são necessários para conhecer Gramado e Canela?

Dificilmente você conseguirá riscar do seu roteiro todas as atrações da cidade em uma única visita e tenho certeza que terá vontade de voltar. Para um primeira visita, recomendo um roteiro entre 5 e 7 dias na cidade. Mas não deixe de visitar a região, mesmo que você possua apenas uma final de semana prolongado. Três dias são perfeitos para ter uma noção da cidade ou rever as atrações que mais gostou em uma primeira visita.

Onde ficar em Gramado e Canela

Mini Mundo em Gramado

A rede hoteleira é bastante ampla e variada na região, com opções para todos os bolsos e gostos, de hotéis exclusivos e caríssimo como St Andrews, a opções charmosas e econômicas em pousadas domiciliares.

Se precisar economizar, escolha um hotel na cidade de Canela, que geralmente oferecem preço mais baixo do que as opções de Gramado.

Reserve aqui sua hospedagem em Canela
Reserve aqui sua hospedagem em Gramado

A melhor localização depende do seu objetivo, mas no geral recomendo os hoteis próximos a Av. Borges de Medeiros, onde concentram-se as atividades do centro da cidade, principais restaurantes e lojas. Algumas opções com ótimo custo benefício na região são os hotéis: Master Premium Gramado, Laghetto Gramado, Laghetto Pedras Altas, Laghetto Stilo, Casa da Montanha, Petit Casa da Montanha, Prodigy Hotel Gramado entre outros.

Como se locomover em Gramado e Canela

Rua Torta em Gramado

A opção mais prática é alugar carro, que sempre é mais econômico, se feito já a partir do aeroporto de Porto Alegre. As atrações na cidade são afastadas uma das outras e os táxis são caros e em pouco quantidade na cidade.

Desde meados de 2017, o Uber tem marcado presença na região e tem sido uma boa opção para quem não deseja alugar carro. Outra opção é o Bustour, um ônibus que percorre as principais atrações da cidade e permite que você desça e suba quantas vezes achar necessário.

Gramado está localizada a quase duas horas de deslocamento a partir do aeroporto internacional Salgado Filho. Para quem chega em Porto Alegre e não deseja alugar carro, várias empresas prestam serviço de translado exclusivos ou semi privativos. Uma opção mais econômica é o ônibus executivo da empresa Citral, que sai do aeroporto com destino a cidade de Gramado em vários horários durante o dia.

Convido a vocês a trocarem dicas e compartilharem seus roteiros e experiências no grupo Viajando para Gramado e Canela no Facebook, onde já somos 20.000 apaixonados pela Serra Gaúcha.

Para ler mais dicas sobre o Natal Luz, a Serra Gaúcha, passeios, hospedagem e roteiros na região, leia mais blog da Fran, Viagens que Sonhamos, que fez este post incrível pra gente! 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui