Um dia em Heidelberg na Alemanha

7
Heidelberg

A linda cidade de Heidelberg fica a uma hora de trem de Frankfurt e vale super a pena o deslocamento – você pode comprar as passagens com antecedência no site da DB bahn (inclusive e possível fazer o pagamento com PayPal), e então no dia marcado é só procurar sua plataforma na estação central de Frankfurt. Compre o quanto antes, para conseguir preços melhores, nós pagamos (ida e volta para duas pessoas) 58 euros.

Heidelberg tem uma universidade bem conhecida, mas sua principal atração, a cidade antiga (Altstadt) e o castelo, ficam do outro lado do Rio Neckar. São 20 minutos de caminhada a partir da estação de trem – você pode pegar um mapa no escritório de atendimento a turistas que fica em frente a estação.

Andar pela cidade antiga é fácil: use a rua principal (Haupstrasse, que é fechada para pedestres e cheia de lojas e restaurantes) como base e vá entrando nas travessas e paralelas, que terão menos gente mas muito mais charme. Certamente você irá se deparar com alguma igreja ou então vai encontrar uma casa (ou várias) super fotogênica.

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (1)
Haupstrasse

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (2)

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (3)

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (14)

Em um desses desvios, caminhe até a beira do rio para ver a ponte Carl Theodor (mais conhecida como Old Bridge), que começa a partir de um ‘portão’ e é um dos principais cartões postais da cidade. Do meio da ponte, tem-se uma vista linda do castelo e das construções na beira do rio (em ambos os lados).

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (4)
Chegando na Old Bridge
Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (5)
Old Bridge

O castelo (Schloss Heidelberg) é o ponto alto da visita a Heidelberg (literalmente e metaforicamente) – para chegar lá você pode pegar o funicular ou encarar a subida a pé (o que não aconselho – melhor descer a pé). O ingresso de 6 euros inclue a entrada no castelo assim como ida e volta com o funicular.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A vista que se tem da cidade lá de cima é espetacular! O castelo também é lindo, e lá dentro você pode entrar no Museu da Farmácia – que é mais interessante do que o nome faz parecer. Para conhecer o restante do interior do castelo, é preciso fazer um tour guiado, que não está incluso no valor do ingresso. Os horários e valores desse tour estão no site http://www.schloss-heidelberg.de/en/visitor-information/

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (6)
O funicular que leva até o castelo
Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (7)
Vista da cidade antiga a partir do castelo, incluindo a Old Bridge

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (9)
Castelo de Heidelberg

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (10)
Castelo de Heidelberg

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (11)
Outro ângulo da cidade antiga a partir do castelo

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (12)
Descendo do castelo até a cidade antiga

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (13)
Continuando a descida

Caso você esteja com tempo sobrado, deve ser bem bacana atravessar a ponte e ver a cidade antiga do outro lado do rio, também do alto, em Heilingenberg. Por ali costumavam caminhar filósofos e professores da universidade, fazendo a caminhada ficar conhecida como ‘Philisophers’ Walk’.

Aliás, por causa de um cartão postal que estampa uma vista da cidade a partir de Heilingenberg é que fui parar em Heidelberg. Meu pai me mandou um postal da cidade em 1990, quanto eu tinha 10 anos e ele foi pra Alemanha a trabalho. Lembro que fiquei apaixonada pela foto, era uma das paisagens mais lindas que já tinha visto. Então, 24 anos depois, fui conhecer ao vivo e a cores!

Heidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (8)
Old Bridge: ao vivo e a cores e no postal de 1990!

Fizemos um videozinho com os nossos melhores momentos em Heidelberg, dá pra ter uma ideia melhor de como é a cidade:

E aqui algumas fotos postadas no Instagram (incluindo, claro, o globinho de neve para a minha coleção!):

E aqui uma comparação: o postal que meu pai mandou em 1990 e o que eu mandei pra ele

 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


7 COMENTÁRIOS

  1. ahhhh que coisa mais linda! Tudo, a cidade, as fotos, e a historia do cartão postal do seu pai e voltar lá depois após esses 24 anos, amei! É tão fofo esses reencontros (de pessoas e lugares) e caminhos que a vida faz, ou que a gente dá uma forcinha para acontecer 😉 Fiquei encantada! Bacana, Helô.

  2. Ola Heloisa, boa tarde, muito fofo seu post. Você acredita que apenas 1 dia (saindo cedinho de Frankfurt) seja o suficiente? Ou recomendaria mais de 1 dia?
    Grata!

  3. Heidelberg é um passeio que sem dúvida vale a pena! Linda a região da Alemanha, dos castelos, riqueza em história…
    Foi uma viagem inesquecível! Sem dúvida entre as melhores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui