Itália: Ravenna e suas Surpresas

3

Ravenna foi a grande surpresa da minha viagem pra Itália, visitando a região da Emilia Romagna. A pequena cidade histórica está localizada bem perto do mar adriático e fica entre Bologna e Rimini e tem igrejas de mais de 1500 anos e mosaicos que fizeram dela um paraíso para os amantes dos patrimônios da humanidade(ela tem nada menos que 8). Ao invés de fazer bate e volta como fizemos em outras cidades nesta viagem, resolvemos passar a noite em Ravenna. Assim pudemos ver um pouco de como é a cidade quando cai a noite.

Como Chegar

De Bolonha,  Rimini ou outras cidades da Emilia-Romagna é possível pegar o trem das linhas regionais da . De Bolonha é pouco mais de 1 hora e 20 de viagem e da estação de trem é só ir caminhando seguindo as placas para o centro histórico.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

O que Fazer em Ravenna

Conhecida como a cidade dos mosaicos, Ravenna é uma delícia para ser explorada a pé. Suas ruazinhas para pedestres tem lojinhas, boutiques e restaurantes que garantem horas de diversão. A via Cavour, via IV Novembre e Via Corrado Riccki foram nossas ruazinhas favoritas para explorar.

No verão, as mesinhas pela rua são um convite para degustar um vinho italiano(que aliás são baratíssimos por aqui!).

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A Piazza del Popolo é uma das atrações da cidade e tem vários restaurantes e gelaterias para quem quer apenas observar o movimento de pedestres.

_MG_9984

A cidade é muito bem sinalizada e os pontos turísticos são concentrados numa área que é possível explorar tudo a pé. É em Ravenna também que está localizada a tumba de Danthe Alighieri, escritor da Divina Comédia.

IMG_0499

A cidade tem várias atrações na lista de patrimônio da humanidade da UNESCO – nada menos que oito e dentre eles visitamos:

Basílica di San Vitale

_MG_0208_09_10_fuseda

 

_MG_0157_MG_0109_10_11_fused

Mausoleo di Galla Placida

_MG_0200 _MG_0204

Battistero Degli Ortodossi

IMG_0310

IMG_0360

o Museo Arcivescoville

 

Basilica di S. Apollinare Nuovo

IMG_0399

Os mosaicos são impressionantes e todas as atrações podem ser exploradas a pé pela cidade.

Onde Comer

Para almoçar, apreciar um aperitivo ou jantar não faltam opções pela cidade e sempre acompanhado de um bom vinho que custa baratíssimo por aqui. Alguns dos lugares que experimentamos na nossa visita:

  • Ca de Ven (Via Corrado Ricci 24) é a pedida para o jantar, mas se estiver muito cheio, tente o aperitivo (happy hour de 6 as 9), onde os petiscos estão incluídos no preço das bebidas.

_MG_0024

  • Bella Venezia (Via IV Novembre, 16) foi onde jantamos na primeira noite.

_MG_0046

_MG_0047

  • Cappello ( Via IV Novembre, 41)

IMG_0534

Para sobremesa, deixe espaço para um dos melhores gelatos que experimentei na Emilia-Romagna: Papilla (IV Novembre 8).

_MG_0061

Onde Se hospedar

Nós ficamos num apartamento alugado, porque estava muito em cima da hora e a cidade estava lotada, mas não recomendo essa opção, pois achamos o proprietário bem chatinho de lidar e quase estragou nossa estadia por lá. Mas na nossa passagem conseguimos ver vários hotéis que são muito bem recomendados e bem localizados. Coloquei ao lado as notas dos hóspedes no Booking.com:

4 estrelas

Palazzo Bezzi – 9,2

La Reunion – 9,2

Grand Hotel Mattei – 8,8

NH Ravenna – 8,4

Best Western Hotel Bisanzio – 8,4

3 estrelas

Antica Ravenna 9,1

Hotel Sant’Andrea 9,1

Albergo Capelo 8,7

Hotel Centrale Byron 8,7

Hotel Diana 8,7

Veja aqui todos os hotéis 3 estrelas em Ravenna no Booking.com

Veja aqui todos os hotéis 2 estrelas em Ravenna no Booking.com

E você? Conhece Ravenna ou tem vontade de conhecer? 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei Ravenna e foi mesmo uma ótima surpresa. Fomos de carro, a partir de veneza pela estrada romae, que passa por parques e cidades costeiras. Em Ravenna ficamos hospedados em uma casa – ca’rosa, excelente, perto de tudo e com ótimo atensimento. Super recomendo a visita a cidade. Os mosaicos são os mais bonitos que já vi, e bem conservados. Todas as atrações bem sinalizadas e sem aquele tumulto de multidões de turistas.

  2. Ravena é a melhor das atrações não tradicionais da Itália. Fiz o passeio em um dia (numa manhã, na verdade), a partir de Bolonha, e combinando com San Marino.

    A cidade é cheia de atrações ligadas ao império romano e império bizantino. E com um toque meio mórbido, com túmulos espalhados por alguns lugares.

    Pra quem gosta de história, a cidade é espetacular! Parece que ela preenche aquele “vazio de conhecimento” que temos no Ensino Médio, entre a queda do Império Romano e a Idade Média. Nas escolas que estudei, essa transição nunca foi muito bem explicada. Em Ravena, podemos ter noção do que aconteceu, e o melhor: num dos locais mais importantes da época, pois foi lá que o último imperador romano foi assassinado.

    Não deixem de visitar a igreja de São Francisco, e conhecer o subsolo permanentemente alagado do altar, devido à região ser pantanosa.

    Enfim, essa cidade é imperdível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui