Jordânia: Visitando Umm Ar-Rasas – Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco

4

Entre as muitas surpresas que a Jordânia nos reserva, uma delas foi a visita a Umm Ar-rasas. Nunca tinha ouvido falar? Eu também não. Mas esse lugar está na lista da Unesco como um dos três Patrimônios Mundiais da Humanidade localizados na Jordânia junto com Petra e Qusair Amra. A visita é rápida e pode ser feita desde Amã, ou do Mar Morto e fica  bem pertinho de Madaba, a cidade dos Mosaicos(que é o meu próximo post).

 

Ummarrasas_entrada
A entrada do Parque Arqueológico

 

Este local foi citado na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento e hoje está basicamente em ruínas que estão sendo excavadas. Um “prato cheio” pros arqueólogos (ou futuro arqueólogos) porque tem trabalho aqui pra mais de uma vida. A cidade em formato retangular era murada, dá pra ver partes do muro e tem vários prédios, principalmente igrejas que estão sendo descobertas nas excavações.

 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

 

Ummarrasasplacas
Ummarrasasplacas

 

O que me impressionou muito foram os arcos. Eles estão em toda parte e a “engenharia” para esses arcos de pedra que foram construídos nos séculos 3 ao 9 é fascinante. Os três arcos da foto abaixo são das ruínas da St. Paul’s Church.

 

Ummarrasas_arcos
Ummarrasas_arcos

 

A área servia como base para proteger as caravanas que comercializavam produtos na região e foram descobertas além de muitas igrejas do período Bizantino e Islâmico, lugares para fabricação de azeite e de vinho.

 

Vista em Umm Ar-Rasas
Vista em Umm Ar-Rasas

 

Encontramos o amiguinho abaixo todo serelepe passeando entre as ruínas. Ele parou e fez pose pra mim por uns bons minutos.

 

littlecreature
No parque arqueológico também tem animais…

 

O grande destaque de Umm Ar-Rasas é a St. Stephen’s Church, que data de 785 DC e  tem no chão um dos maiores mosaicos descobertos na Jordânia. Ele talvez só perca em importância pro Mosaico encontrado em Madaba. Os detalhes são minuciosos e impressionate. Uma plataforma elevada foi construída para que os visitantes possam observar o mosaico de diversos ângulos sem ter que andar pelo chão da igreja.

 

Chão em Mosaico da St. Stephen's Church
Chão em Mosaico da St. Stephen’s Church

 

O painel central tem mosaicos de vinhedos com animais e plantas e a sua volta, 27 cidades que tem importância religiosa com o seu simbolo arquitetônico, incluindo Alexandria e mais 9 cidades egípcias .

 

Detalhes do Mosaico
Detalhes do Mosaico

 

Em pouco mais de uma hora dá pra fazer uma visita por toda área e o parque arqueológico tem uma estrutura super organizada com lojinha que tem souvenirs feito a mão, banheiros limpos, uma cafeteria e um restaurante. O ideal é combinar a visita a Umm Ar-Rasas com a visita a Madaba.

Esse post faz parte da nossa série sobre a Jordânia. Veja aqui o que já escrevi até agora:

 

Visitamos a Jordânia a convite do Visit Jordan

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui