Kennedy Space Center – Viajando ao Espaço num Parque da Flórida

20

Localizado em Cape Canaveral, na Flórida o Kennedy Space Center é o local perfeito para apaixonados pelo espaço. Para quem está planejando uma viagem para Orlando, são apenas 45 minutos de carro, ideal para uma viagem de bate e volta. E para quem gostou das minhas experiências no Tweetup da NASA, nessa visita você poderá experimentar grande parte do que eu fiz por lá. Eu recomendo antes de ir, ler com atenção o máximo possível sobre o local e as atrações. O parque parece pequeno, mas esse é apenas um dos complexos e um dia inteiro passa muito rápido por aqui. Na primeira vez que fui, deixei passar várias coisas interessantes por falta de conhecimento, mas estou listando aqui o que eu achei mais legal e no final do post tem uma seção de dicas pra vocês não perderem nadinha. Para ver as novidades veja este post: Atlantis no Kennedy Space Center.

Entrada do parque
Entrada do parque

Existem várias opções de passes:

O passe mais simples para visitar o complexo principal do Kennedy Space Center(KSC) custa: $43 adultos/$33 crianças de 3 a 11 anos (+ taxas). Neste passe estão incluídas admissão no IMAX, todas as exibições e shows e também o Austronaut Hall of Fame que funciona num prédio separado a 6 milhas de distância. Também incluídos neste passe estão um tour de ônibus pelo Kennedy Space Center(15) que saem a cada 15 minutos e incluem uma parada no LC39 que é uma estrutura de onde se pode ver as duas áreas de lançamento chamadas de Pad 39a e Pad 39b, além de passar(não entrar) pelo Vehicle Assembly Building(VAB) e também uma visita ao Apollo/Saturn V Center que é muito legal e vou detalhar no próximo post. Esse passe permite duas visitas em um período de 7 dias.

Passes
Passes

O passe que inclui o tour Kennedy Space Center Today & Tomorrow e Cape Canaveral Today & Tomorrow custam um adicional ao passe simples de $21 adultos/$15 crianças de 3 a 11 (+taxas) cada um e são tours mais extensivos dentro da NASA, com paradas bem próximas ao lugar de lançamento do Space Shuttle. Um detalhe é que esses tours normalmente esgotam diariamente, então o ideal é fazer reservas com antecedência. E se você quiser fazer os dois tours, não há como fazer no mesmo dia, então é recomendado ficar dois dias por lá.

NASA
NASA

O KSC tem muitas atrações, mas não espere montanhas russas e brinquedos radicais. A proposta aqui é que você tenha uma experiência no espaço e nem por isso o parque é menos interessante. Não se iluda achando que o parque é pequeno, as atrações demandam tempo. O mapa abaixo tem as atrações numeradas em ordem alfabética. Vou colocar os números do lado do nome da atração a medida que for escrevendo sobre elas, para que você possa voltar e olhar aqui no mapa.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Mapa do Kennedy Space Center
Mapa do Kennedy Space Center

Já na entrada é possível ver um painel gigante com a Estação Espacial Internacional e as bandeiras dos países que colaboram no projeto. E não, o Brasil não está no meio. Foto obrigatória!

Estacao Espacial
Estação Espacial

Uma atração bem legal e muito disputada é o Astronaut Encounter(1). Nela você pode fazer perguntas para o Astronauta residente, que é diferente a cada semana e também tirar fotos. Esta atração já está incluída no passe básico, mas querendo incrementar a experiência, eles vendem separadamente tickets para “Almoço com o Astronauta” que custa $24.99 para adultos e 15.99 para crianças de 3 a 11 anos.

O Rocket Garden(16) ou Jardim dos Foguetes é exatamente o que o nome diz. Alguns dos foguetes da NASA em exposição num jardim que tem também uma fonte de água que em dias de calor, faz a festa da criançada.

O Jardim dos foguetes
O Jardim dos foguetes

Nesta área, alguns dos módulos espalhados pelo jardim são abertos para que o público possa entrar e ver como é por dentro.

Jardim dos Foguetes
Jardim dos Foguetes

Aqui também é onde fica o prédio da atração Early Space Exploration(8), que tem como foco os programas espaciais Gemini e Mercury. Uma das peças mais visitadas é o painel de controle original da missão Mercury.

Early Space Exploration
Early Space Exploration

Do outro lado do Rocket Garden fica uma área de lazer para os pequenos. O Children’s Play Dome(5) para crianças menores de 48″ tem várias atividades como tubos, escorregas, parede de escalada e mesinhas com cadeiras para os pais ficarem na sombra, descansando e observando as crianças gastarem sua energia em brinquedos inspirados no espaço.

O domo
Children’s duomo

Se a essa hora bater aquela fome, o Orbit café(14) é a opção do parque para alimentação. É comida de parque… pizza, hot dog, hamburguer e etc… mas não deixe de comprar o copo souvenir que custa apenas um pouquinho mais e permite refil gratuito durante todo o dia e minha única reclamação neste quesito é que os produtos são Pepsi.

Orbit Cafe
Orbit Cafe

O IMAX tem filmes maravilhosos sobre o espaço em 3D. Durante a minha ida as opções eram o Hubble 3D e o Space Station 3D. As filas são sempre gigantescas, então não deixe para ir no último minuto da última sessão, porque você corre o risco de ficar de fora. Os filmes duram aproximadamente 45 minutos cada um, mas entre filas, entrar e sair, separe pelo menos 1:30 a 2 duas horas pra cada um.

IMAX
IMAX

A Constellation Sphere, é uma esfera com 9 toneladas de granito que flutua na água, diversão para crianças que adoram tentar empurrar a esfera.

A esfera
A esfera

O Space Shuttle Plaza é o paraíso para os shuttlemaníacos.

Space Shuttle Plaza
Space Shuttle Plaza

Uma réplica em tamanho real do Space Shuttle, no Explorer você pode entrar dentro do ônibus espacial e ver como os astronautas  vivem e trabalham dentro dele. Ao lado deles, o tanque de gás e foguetes em tamanho real que são partes fundamentais no lançamento do Ônibus espacial.

Parte do Ônibus Espacial
Parte do Ônibus Espacial
Space Shuttle
Space Shuttle Explorer

A minha  atração favorita(e a mais lotada!) foi o Space Shuttle Experience.

Pronta pra Space Shuttle Experience
Pronta pra Space Shuttle Experience

Vá logo cedo de manhã ou no fim da tarde para enfrentar uma fila menor.

Shuttle Experience
Shuttle Experience

Depois de entrar na fila, na primeira antesala austronautas no monitor te informam como será o procedimento.

Na primeira antesale
Na primeira antesala da Shuttle Launch Experience

E conta um pouquinho do que está envolvido no lançamento de um Space Shuttle.

astronauta no monitor
O astronauta no monitor falando do Space Shuttle

Neste simulador você entra numa cabine que fica quase em posição vertical e te dá a sensação de que você está sendo lançado em órbita no Space Shuttle, com muitas chacoalhadas. Eu adorei a experiência, principalmente porque nos últimos dias tudo o que a gente tinha ouvido falar era sobre eles. A saída do simulador é linda, mas eu não vou nem colocar a foto aqui pra não estragar a surpresa. Só vou mostrar essa foto, do Endeavour, que é o Space Shuttle que eu fui ver o lançamento.

Endeavour
Endeavour

Uma parte triste, simbólica, mas muito bonita é o Memorial aos Astronautas. Este memorial lembra dos astronautas que perderam suas vidas durante alguma das missões. Eu fiquei muito emocionada lá, lembrando dos acidentes do Challenger e do Columbia.

Memorial aos Astronautas
Memorial aos Astronautas

 

Pra fechar o dia, não esqueça de passar pela lojinha da NASA para comprar as lembrancinhas. Nesta loja tem tanta memorabília da NASA e coisas relacionadas ao espaço, que é impossível sair de mãos abanando. O Dylan já tem quase tudo o que se pode imaginar do espaço, roupa de astronauta, jaqueta, todos os modelos possíveis de Space Shuttle, tudo isso porque a gente tem um centro da NASA aqui em DC e a festa dele no ano passado foi com esse tema, mas eu ainda encontrei coisas fofas pra trazer pra ele, como esse chaveirinho do Space Shuttle com o nome dele, que está agora pendurado na mochila.

Souvenir
Souvenir

Eu adorei esse joguinho de Saleiro e Pimenteiro, mas não tive coragem de comprar, porque não ia combinar com nada da minha cozinha.. mas vai dizer que não é fofo???

saleiro e pimenteiro
Saleiro e Pimenteiro

Camisas do parque e das missões, ou simplesmente com frases inspiradas no espaço são abundantes. E se você tem um aspirante a astronauta em casa, aqui é lugar ideal para comprar a roupa oficial da NASA. Então prepare o bolso!!!

A minha maior tristeza foi ter ido neste parque sem o Dylan e o marido, que teriam amado a experiência e estar lá cercados por todas essas coisas do espaço. Mas vamos voltar em breve todos juntos, então eu vou ter oportunidade de repetir com eles o que gostei.

E se você quer saber se vale a pena mesmo pra quem não é assim muito interessado por espaço, eu digo, vale muito sim! Eu era uma dessas pessoas… 🙂

Dicas:

1. Os ônibus para os tours tem última saída as 14:15 da tarde, então se você vem de Orlando, não deixe para sair muito tarde ou vai pegar apenas uma parte do parque e perder a parte mais legal que é o tour pela NASA.

2. Em dias de lançamento do Shuttle o parque não abre para o público em geral, então antes de programar sua ida, verifique no site se eles estarão abertos ou não. E volte para verificar no dia anterior, porque acontece frequentemente dos lançamentos serem adiados.

3. Se resolver fazer o bate e volta de Orlando, saia bem cedo, ou você vai perder muitas das atrações por falta de tempo.

4. Faça  primeiro as atividades que levam tempo e tem hora pra fechar, como o tour no ônibus que leva a NASA, o encontro com os Astronautas que tem hora marcada pra acontecer, o IMAX ou o Space Shuttle Experience.

5. Se você quer informações sobre como assistir um lançamento, fique atento que nos próximos dias estarei publicando um post com detalhes.

Informações Úteis:

Kennedy Space Center
Website: http://www.kennedyspacecenter.com
Endereço: SR 405, Kennedy Space Center, FL, 32899
Telefone: (866) 737-5235
Horário de Funcionamento: 9 as 18 horas.
Não abre: Natal(25 de dezembro) e dias de lançamento de Space Shuttle.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


20 COMENTÁRIOS

  1. Oi Cláudia!
    òtimas dicas ein!!
    De fato, é um lugar imperdivel – espero que sua família possa conhece-lo num futuro próximo!
    Eu pretendo visita-lo com minha esposa, que quer muito voltar à Disney…
    Na sua opinião, dá par conhecer ambos os lugares ?/ (KSC e Disney?) Quandos dias seria ideal para esses passeios?
    Parabens por essa oportunidade incrível!
    P.S.: Você está ai a semana toda esperando o lançamento do STS-134??

    • Olá Prof. Fabio,

      Dá sim… como eu disse lá no comecinho do post, o KSC fica a 45 minutos de Orlando onde ficam os parques da Disney e muita gente faz o combinado dos dois. A Disney tem um complexo de parques, o principal é o Magic Kingdom. Dá para visitar em um dia, mas o ideal seriam dois ou mais. Para o KSC se você for fazer só o Visitor Center principal, um dia só é suficiente, mas se quiser fazer algum dos tours a parte, dois dias seria o ideal. Então vai depender da quantidade de dias que você tiver disponível.

      Quanto ao lançamento, eu estou de volta a DC, esperando a confirmação da nova data de lançamento. Assim que definirem, eu arrumo as malas e parto pra lá de novo! 😉

  2. Valeu Cláudia!
    Obrigado por suas dicas!
    Meus alunos ficaram muito animados com suas respostas!!
    Estamos acompanhado sua jornada!
    SUCESSO!!

  3. Claudia,
    Muito legal sua iniciativa…. Valeu mesmo.
    Sempre vou a trabalho para Miami, quero fazer este passeio num final de semana, sair de Miami no sábado muito cedo, dormir por perto do KSC e voltar domingo depois do almoço para fazer o check in as 19h em Miami. O que vc acha?
    Tem uma dica para eu montar a programação para estes dois dias e alguma dica de hotel econômico perto.
    Outra coisa: dizem que tem apareLho de áudio em português… Verdade?
    Obrigado, Alexandre

  4. Bom dia Claudia.
    Gostaria de saber quais os meios de transporte saindo de Orlando, não pretendo alugar carro, pois ficarei poucos dias, mas não quero deixar de conhecer o KSC.

  5. Olá Claudia.
    Perguntinha: Você acha que pra quem não manja inglês comprar o ingresso básico (Entrada Regular) vale a pena? todas as fotos postadas são da entrada regular?
    Entendi que a experiencia mais legal é Astronaut Training Experience, que é bastante caro.
    O outro tipo de ingresso Space Pass tb tem o valor alto, e inclui o almoço com astronauta.

  6. Eu gostei muito da sua explicação sobre a NASA, mas eu gostaria de saber se tem audio
    tradutor portugues ou espanhol no KSC Tour.

    GRata
    Alcina

  7. Olá! Achei bem útil o post, pois estamos em dúvida se vamos ou não ao KSC. Tenho uma dúvida, vale a pena ir com uma criança de 4 anos ao KSC? Apesar de ter uma área para crianças, fiquei bem em dúvida, porque acredito que ele não vá aproveitar nada e vamos gastar um dinheirão em ingressos. Obirgada!

  8. Olá muito boa as dicas, gostaria de saber se de Orlando ao KSC há pedágio na pista? e se a ida e a volta na estrada é tranquila, abraços!!

  9. Adorei as dicas. Estamos indo no final de abril para Orlando, porém chegaremos cedo em Miami. Seria possível conhecermos bem o parque chegando por volta de 12:00. Oultra questao: Quanto tempo seria interessante dedicar ao parque?

  10. Olá Claudia,

    Minha questão é : vou com minha familia para DC em Julho/2015 e vamos com certeza visitar o Air and Space Museum.
    Agora, estou começando a planejar nossa viagem para o fim deste ano e acho que vamos pra Flórida (Miami, Orlando e Keys ).
    Você acha que a NASA, neste caso, seria mais do mesmo ? Nós nunca fomos pra Orlando e pensei em ficar por ali apenas…
    O que você acha ?
    Obrigada e parabéns pelo blog, gosto e utilizo muito !

    Malu

  11. Bom dia Claudia !
    Parabéns pela reportagem. Estamos nos programando para ir a Disney no início de agosto de 2017. Somos em 06 adultos e uma criança de 07 anos, (meu neto). Para mim, o mais importante é que o meu neto, conheça o museu Aeroespacial com o melhor aproveitamento, possível, ficaremos 07 dias. O que sugeres ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui