Malta: top 10 coisas para ver e fazer em Gozo

10
Gozo

Gozo é uma das ilhas que fazem parte de Malta, mas como não é o ponto de chegada e bem menor que sua ‘ilha mãe’, acaba sendo explorada rapidamente por quem visita o país. Claro, nem sempre é possível ter a disposição mais de um dia para visitar Gozo, mas caso você queira conhecer um pouco mais dessa ilha tão linda e tranquila, aqui estão 10 das principais atrações (as minhas oreferidas!)

Gozo_AdV (14)
Azure Window

1. Azure Window

Acho que quando alguém pesquisa por Malta no Google, a imagem da Azure Window é uma das primeiras coisas que aparecem. Essa formação geológica, literalmente uma janela azul – já que ela emoldura céu e mar – fica em Dwejra, no oeste da ilha de Gozo. Esse espetáculo da natureza (perdoem-me o clichê e o exagerismo) merece algumas horas de visita. Por mais que ali não seja um bom ponto pra tomar banho de mar (o encontro da água com as pedras pode ser perigoso), algumas pessoas fazem snorkeling em uma área rasa, mais calma. Além de olhar a Azure Window a partir das pedras, você pode também fazer um passeio rápido em um barquinho (4 euros por pessoa), que passa por dentro de uma gruta para chegar no mar e proporciona uma vista também muito legal.

echo adrotate_ad(20, true, 0, 0);

Para chegar lá pegue o ônibus 311.

Gozo_AdV (16)
Azure Window
Gozo_AdV (15)
Azure Window vista do barco

2. Ggantija Temples

Mais antigo e menos famoso do que o Stonehenge e as pirâmides do Egito: os templos Neolíticos Ggantija foram construídos há cerca de 5600 anos, e só por esse fato extraordinário merecem a visita. Apesar da ‘longa data’, sabe-se mais sobre eles do que se sabe do Stonehenge – um pequeno museum que faz parte do passeio mostra todos os fatos e explica o projeto de restauração que está em andamento.

O ingresso custa 9 euros. Para chegar lá pegue o ônibus 307 ou 322. Mais informações no site heritagemalta.org/museums-sites/ggantija-temples/

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Gozo_AdV (11)
Ggantija Temples
Gozo_AdV (10)
Ggantija Temples

3. Trekking

Quem gosta de viagens estilo ‘outdoor’ vai gostar de saber que Gozo é um lugar ótimo para fazer trekking. Dá pra andar por toda a costa, mas se você não tem tempo ou disposição para essa distância, considere fazer um trecho apenas. Eu caminhei entre Sannat e Xlendi em aproximadamente uma hora e meia,e em todo o percurso me deparei com paisagens deslumbrantes. Fiz esse passeio com um guia da Gozo Adventures (eles também oferecem outras atividades, como escaladas, passeio de caiaque/bicicleta e até camping), mas é claro que trekking é algo que dá pra fazer de forma independente (vale reiterar que é preciso ter bastante cuidado e não sair da trilha: o penhasco não tem nenhuma proteção e pode bater um vento forte).

Gozo_AdV (7)
Fazendo trekking entre Sannat e Xlendi
Gozo_AdV (5)
Fazendo trekking entre Sannat e Xlendi

4. Xlendi

Foi muito bom terminar meu trekking (leia o item acima) em Xlendi – um vilarejo de pescadores a beira mar, com alguns restaurantes bem em frente a ‘praia’. Bastante gente toma banho de mar ali, e a cor da água é incrível. Xlendi parece ter sido ‘cavada’ na pedra, pois fica entre formações rochosas mais altas, e a chegada (a pé, pela costa) no vilarejo proporciona uma vista linda, perfeito para fotos. Ah, dali também saem barcos para fazer mergulho em alto mar.

Para ir de ônibus, pegue a linha 306.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Gozo_AdV (9)
Xlendi
Gozo_AdV (8)
Xlendi

5. Ta’ Pinu

Gozo, assim como Malta, tem um montão de igrejas, mas Ta’ Pinu é a ‘menina dos olhos’ dos gozitanos. Ver esse santuário de longe já é impressionante, pois ele desponta na paisagem cor terracota da ilha. O santuário nem é o mais antigo de Gozo, mas é o mais amado pois foi construído com fundos arrecadados pelos próprios moradores, que construíram Ta’ Pinu como uma espécie de agradecimento aos milagres atribuídos a Virgem Maria.

A entrada é gratuita. Para chegar lá, pegue o ônibus 308. Mais informações no site www.tapinu.org

Gozo_AdV (20)
Ta’ Pinu (imagem via viewingmalta.com)
Gozo_AdV (21)
Ta’ Pinu vista da estrada (imagem via viewingmalta.com)

6. Citadela em Victoria

A principal atração da capital Victoria, a Citadela (uma espécie de vilarejo murado) pode ser vista de longe pois está ‘elevada’ em relação ao restante da cidade. Ela engloba uma série de construções antigas (como a imponente catedral) e atrações (como o Museu do Folclore) que podem ser visitadas individualmente, mas no momento passa por uma grande restauração e é um verdadeiro canteiro de obras. Ainda assim, é possível caminhar em parte do muro e ter uma bela vista de Victoria e outras cidades no interior de Gozo.

Para chegar lá, pegue qualquer ônibus até Victoria. Mais informações no site www.visitgozo.com

Gozo_AdV (4)
Vista a partir da Citadela
Gozo_AdV (1)
Citadela (imagem via viewingmalta.com)

7. Salinas

Em Gozo ainda se produz a sal a moda antiga, a partir da evaporação da água do mar. É possível ver essas salinas no norte da ilha, perto de Qbajjar Bay. A produção de sal é feita da mesma maneira há séculos, e depende bastante do clima (já que uma chuva fora de hora pode colocar a produção de semanas em risco). O sal está a venda por toda ilha, é uma ótima ideia de souvenir.

Para chegar lá, pegue o ônibus 310.

Qbajjar Salt Pans (1)
Salinas (imagem via viewingmalta.com)

8. Mergulho

Eu não mergulho, mas em todas as pesquisas que fiz antes da viagem Gozo apareceu como um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Chegando lá, comprovei: vi muita gente com toda a aparelhagem, indo e vindo nos barcos que levam para alto mar. Pelo que li, a visibilidade é ótima e a topografia perfeita para esse fim. . Existem empresas especializadas nesse tipo de passeio, como a Scuba Kings.

Gozo_AdV (2)
Barco com passageiros prontos para mergulhar (imagem via viewingmalta.com)

9. Marsalforn

A cidade de Marsalforn, no norte de Gozo, é uma ótima parada para o almoço, e encaixa super bem com um passeio para os templos Ggantija e salinas (vá nos templos pela manhã, de lá pegue o ônibus para Marsalforn, e então siga para as salinas). Ali existem vários hotéis e restaurantes na beira mar, além de uma mini praia e diversos pontos para cair na água e nadar. Achei Marsalforn a cidade mais ‘agitada’ de Gozo, que tem aquele cara de destino de verão mesmo.

Para chegar lá, pegue o ônibus 310 ou 322.

Gozo_AdV (13)
Marsalforn
Gozo_AdV (12)
Marsalforn

10. Ramla

Ramla é uma das praias mais bonitas de Gozo (e a maior praia de areia da ilha). Diferentemente de Marsalforn, por ali não tem muita coisa (leia-se hotéis e restaurantes), mas alguns quiosques e lanchonetes para comprar um sanduíche. Considere reservar um dia para conhecer essa praia, e descansar e nadar o dia inteiro!

Para chegar lá, pegue o ônibus 302 ou 322

Gozo_AdV (19)
Ramla (imagem via viewingmalta.com)
Gozo_AdV (18)
Ramla (imagem via viewingmalta.com)

*****

Para mais informações sobre as linhas e horários de ônibus, clique aqui

Mais posts sobre Malta:

*****

Viajei para Malta pelo projeto Blog island, idealizado pelo MTA em colaboração com oiAmbassador. Todas as opiniões expressadas aqui são minhas, tenho total liberdade editorial.


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


10 COMENTÁRIOS

    • a maioria a partir do terminal em Victoria, a capital de Gozo. Mas algumas rotas nao passam lá. da uma olhada no link q coloquei no fim do post, vai para o site deles que tem tudo certinho! mas te garanto que é bem fácil aprender a ‘lidar’ com os ônibus lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui