NASA Tweetup Dia 2 – Houston We Have a Problem!

1

Se você caiu de para quedas neste post, a parte 1 do 2o dia do NASATweetup está aqui, porque o Segundo dia foi tão intenso, que tive que dividir em dois! E este relato vai ser quase um fotolog!

O 2o astronauta do dia foi Leland Melvin, mais conhecido no twitter como @Astro_Flow. Ele é super querido por todo mundo e contou várias histórias da infância problemática e que ninguém acreditava que ele seria um astronauta.  Ele agora faz parte do comitê da NASA para educação.

Astro Flow
Astro Flow

Depois da palestra, eu consegui conversar com ele por alguns minutos e quando ele soube que eu era do Brasil (a canga da bandeira do Brasil estava me protegendo do frio, já que a temperatura na Flórida caiu drasticamente) ele me contou que foi da mesma turma do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes. Sim, você sabia que a gente tem um astronauta? 🙂

Astro Flow
Astro Flow

O próximo a fazer uma palestra pra gente foi Daire McCabe, designer da LEGO, que nos mostrou os últimos produtos inspirados na Estação Espacial e Space Shuttle:

IMG_6671
Lego
IMG_6672
Tweeps tirando fotos do Lego

 Foi o maior sucesso e seria mais se a gente tivesse ganho um de amostra pra trazer pra casa. Mas não foi dessa vez, mas ele avisou que já está a venda no site da Lego.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

IMG_6675
Lego

 Eu aproveitei depois da palestra pra tirar uma foto com a Stephanie e o John que organizam o Tweetup pra NASA. Impressionante a energia desses dois pra lidar com 150 pessoas que vem de todas as partes do mundo.

stephanie and john
Com Stephanie e John Yembrick que organizaram o Tweetup

 Depois da apresentação da Lego, o “Homem do Tempo” foi conversar conosco, pra contar como é que eles ficam monitorando o tempo, temperatura e condições ideiais para o lançamento. Ele nos garantiu que se depender do tempo, o dia é perfeito.

Lt. Col. Patrick Barrett, 45th Weather Squadron, U.S. Air Force
Lt. Col. Patrick Barrett, 45th Weather Squadron, U.S. Air Force

O cronograma na NASA é tão rigoroso, que os horários são listados em segundos. Nossas informações eram que os Astronautas estariam saindo para o PAD 39 as 11:57 e 12:10 eles passariam por uma das ruas dentro da Astrovan, então depois da palestra do “Homem do tempo” nós corremos pro local onde eles passariam. O clima era de euforia total, já que estavamos dentro do cronograma, tudo dando certinho.

Brits alinhados
O pessoal alinhado esperando pela Astrovan

 Depois de alguns minutos a postos, a Astrovan entrou no complexo onde estavam os astronautas. E foi uma emoção só. Faltavam pouco mais de 3 horas pro lançamento e a gritaria foi geral.

Astrovan 1
Astrovan entrando para pegar os astronautas
Mas o que não contávamos é que com poucas horas antes do lançamento, uma viradinha da Astrovan pro lado errado sinalizaria que a missão tinha sido abortada. A Astrovan tinha que virar pra direita e virou a esquerda.
Astrovan 2
Astrovan com os astronautas

Neste video abaixo você consegue ver exatamente o momento que aconteceu e a decepção na voz das pessoas. E a palavra chave foi dita: Scrub. Que quer dizer missão abortada!

Não dava pra acreditar, mas era real. Uma das diretoras da NASA estava ali e nos deu a notícia.

Diretora da Nasa
Eu com a No2 da NASA

Não dava para esconder a decepção. Não íamos assistir ao lançamento da Endeavour.

Bandeira da Endeavour
Bandeira da Endeavour

 Voltamos para a tenda para aguardar as notícias. Enquanto aguardávamos, a equipe da JPL da California nos apresentou ao “Aerogel”, o “solido mais leve do mundo” que está sendo usada pela NASA para diversas aplicações.  

Aerogel
Aerogel

Os humores começaram a variar. Todo mundo já pensando no que fazer. Quem podia ficar, quem não podia. Aproveitamos pra tirar uma foto com o grupo que estava na nossa casa,  “Mercury House” (Todas as casas alugadas pelos participantes tinham nomes ligados ao espaço) O patch, simbolo da missão que está no meio da foto é feito em Lego. Da esquerda pra direita, na frente: Mike de  Seattle, Ryan de Atlanta , Milko da Suíça, Dave de São Francisco, Mike de Nova York. Atrás: Vincent do Novo México, Jeremy de Iowa, Eu, Amy de Massachussets,  Shelley do Brooklyn, Lucien do Canada, Heather de Washington e Blake do Texas.  

IMG_6793
Mercury House

 Mas a tarde ainda teria surpresas… do monitor, vimos que Obama tinha chegado a base militar que fica próxima a Cape Canaveral. Ele ia assistir ao lançamento também.

Obama chegando
Obama chegando

 Voltamos novamente ao mesmo local onde mais cedo aguardávamos os astronautas. Na foto abaixo você consegue ver a quantidade de veículos das emissoras de televisão que estavam se preparando para o lançamento.  

A caminho para ver Obama
A caminho para tentar ver Obama

 Uma diferença no cenário da manhã, era a presença do serviço secreto e “snipers” no topo dos prédios.

Serviço SEcreto no topo do prédio

As emissoras de TV maiores tem prédios dentro da NASA e com a notícia do Obama, todo mundo correu pro telhado pra acompanhar.

As torres de noticia em alerta
As torres de noticia em alerta

Alguns minutos mais tarde, escutamos os helicopteros que traziam Obama e sua comitiva. Infelizmente eles fizeram o pouso na parte de trás do prédio e foram visitar os astronautas e as famílias, mas não deu pra ver nem a sombra deles.  

O helicoptero trazendo Obama
O helicoptero trazendo Obama

Sem lançamento, sem Obama… voltamos a nossa tenda e recebemos a notícia que uma peça(módulo APU) tinha falhado durante os últimos testes e na Segunda-Feira dia 2 de maio seria a próxima tentativa de lançamento. Apesar da decepção, que faz parte do lançamento de um ônibus espacial, estava todo mundo muito satisfeito de ter participado dos eventos nos dois dias na NASA. Recebemos confirmação que poderíamos regressar com nossas credenciais para o dia do lançamento, qualquer que fosse. Foi uma correria pra cancelamento de viagens de quem podia e quem não podia começou as despedidas.

Para quem ficava, ainda muitas incertezas… somente no domingo seria confirmado se o lançamento ocorreria mesmo na segunda-feira e transformando limões em limonadas, nas próximas horas de espera resolvemos explorar Cape Canaveral e as cidades ao redor. Visitas ao Kennedy Space Center Visitor Complex e idas a praia que vem em posts em breve.

E a essa altura vocês já devem saber: O lançamento foi adiado mais uma vez e eu voltei correndo pra DC e estou aguardando a nova data, pra ver se eu consigo assistir o lançamento.E  pra quem me perguntou se eu faria tudo de novo se soubesse que o lançamento não aconteceria, minha resposta é sim! Já sabia de antemão dos riscos e as coisas que vimos, fizemos e experimentamos foram sensacionais. Está ainda faltando a cereja no topo bolo, que é o lançamento, mas voltaria com certeza por menos da metade do que vi e vivi.

* Para explicar o título, se alguém não souber o que significa… a frase se popularizou durante o vôo da Apollo 13, que mandou a mensagem a Houston, que é onde fica a base, dizendo que eles tinham um problema.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui