O Cafe – loja de café brasileiro abre em Nova York

6

Foi inaugurada há uma semana no Greenwich Village em Nova York, O Cafe, coffee shop do chef Fernando Aciar, que serve o autêntico cafezinho brasileiro. E eu, curiosa e metida que sou, quis saber um pouco da história dele com o Brasil e de como surgiu a idéia de abrir um café brasileiro em Nova York. Ele concordou em me contar tudinho e o resultado do bate papo está aqui.

Durante essa conversa deliciosa(sim, parece cliché, mas eu fiquei literalmente de água na boca escutando as histórias) com o Chef Fernando Aciar, ele me contou que nasceu na Argentina, mas se declara de coração brasileiro e adotou o Rio como o seu lugar. Depois de uma temporada bem sucedida por restaurantes famosinhos em São Paulo, ele se encantou pelo Rio de Janeiro, onde comandou a cozinha do Gattopardo e logo depois abriu junto com uma sócia o Café du Laje, um bistrô que fica no Parque Laje e mistura arte com gastronomia. Ele conta:

 – Além do Café no Parque Laje, eu abri também uma fábrica de biscoitos no Rio, mas há três anos atrás fui convidado para participar de um projeto em Nova York  e vendi a sociedade no Café du Laje e também a fábrica de biscoitos para vir para cá. Depois desse projeto, decidi voltar para o Brasil e viajar um ano pelas fazendas de café e cacau do Brasil. Em uma dessas viagens, descobri que queria trabalhar com chocolate.

Produtos O Cafe

Segundo Fernando Aciar, ele fez inúmeras experiências e testou vários tipos de chocolate até descobrir a receita ideal. Ele viu em Nova York um mercado ideal para trazer as suas receitas de chocolate e combinando a sua experiência com café, nasceu O Cafe.  

A loja que ocupa o lugar onde por muitos anos funcionou um tradicional restaurante americano, fica na esquina da 6a avenida com a 12th Street no Greenwich Village. O salão tem 14 banquetas que estão propositalmente viradas para a rua e há também uma mesa pequena de metal para ser compartilhada.

O salão

 

Ele cuidou dos detalhes pessoalmente, da escolha de fornecedores que se adequassem ao padrão de qualidade que ele exige para os produtos que são usados,  ao desenho dos móveis usando restos de madeira, ele quer proporcionar aos frequentadores uma “experiência completa num ambiente amigável” e divulgar a qualidade do café e cacau brasileiro.

Vista do salão

– O Cafe não é um “coffee shop” étnico, é um estilo- Diz o chef.

 Muitas plantas, uma boa música brasileira e um ambiente com surpresas em cada canto, como a decoração de peças em Fibra de Banana feitas por artistas de comunidades carentes, fazem parte do estilo que Sciar criou. Todas as peças expostas estão a venda e tem sua história devidamente catalogada, um projeto de uma amiga do Chef que atua também como curadora de projetos no MoMA.   

O café brasileiro é a estrela principal, mas tem coadjuvantes de peso como o chocolate quente, o pão de queijo, o pão de mel e o pão de banana. Barrinhas de chocolate da Amma, que segundo Sciar é um dos melhores chocolates do Brasil, também estão a venda.

 Outras novidades serão introduzidas aos poucos, como o bolo de fubá(que eu sou super fã) e no verão, ele pretende trazer açai, cupuaçu e cacau para integrar ao cardápio de sucos.

O pão de queijo, segundo o chef, é o item mais procurado no momento.  

– Os Novaiorquinos experimentam e voltam para comprar mais.

E uma curiosidade que ele me contou é que apenas um brasileiro apareceu por lá nesta primeira semana de funcionamento.

– Deve ser porque eles ficam mais para Midtown – Disse ele.

– Brasileiros amam Greenwich Village. Espere só até eles descobrirem o endereço – eu avisei.

Uma pena que ele não faz entrega em outros estados, porque eu ia virar cliente assídua. Mas se você mora ou vai a Nova York a passeio, não deixe de conferir este pedacinho delicioso do Brasil na cidade.

O Cafe
482 Sixth Avenue com 12th Street
Greenwich Village – Nova York -NY

Fotos: Divulgação O Cafe, cortesia do Chef Fernando Sciar


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. Acho que se eu morasse fora, como boa mineira que sou, o pão de queijo seria minha maior saudade culinária. Quando viajo para outros estados já acho que nunca é a mesma coisa, imagina então em outro país! Essa cafeteria com certeza me deixaria super feliz! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui