O que fazer em Bilbao

6
O que fazer em Bilbao

Bilbao, uma das cidades mais conhecidas do País Basco (região no norte da Espanha), é uma ótima cidade para usar como base para explorar o restante da região, assim como cidades em regiões vizinhas. É pequena, portanto fácil de explorar em um fim de semana batendo perna. Os moradores são amigáveis, o clima estava bom (fim de abril) e não tivemos problemas com o idioma (todo mundo fala basco e espanhol). Além disso, apreciamos a culinária local e comemos os deliciosos pintxos todos os dias (várias vezes ao dia, admito!).

O aeroporto de Bilbao é ótimo e pequeno, e um ônibus circular faz a conexão com o centro da cidade (não tem como errar, saindo do desembarque, vá para a ponta direita do aeroporto).

Vamos então as dicas do que fazer na cidade?

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

O que fazer em Bilbao

O que fazer em Bilbao
A placa com os nomes das ruas em Bilbao
O que fazer em Bilbao
Prédio da prefeitura

Guggenheim

Não sei como era o turismo em Bilbao antes do Guggenheim. Mas o museu, cujo prédio foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry (o mesmo que desenhou os prédios dançantes de Praga, sobre os quais falei aqui), é hoje símbolo máximo da cidade e eu senti que ele carrega nas costas o mérito pela fama de Bilbao hoje em dia. Avistamos o museu logo na chegada, de dentro do ônibus que conecta o aeroporto com o centro. E assim que passamos perto dele já ficamos impressionados com seu tamanho.

O que fazer em Bilbao

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O prédio, acho eu, é mais famoso do que a coleção que ele abriga. Lá dentro você verá exposições temporárias de arte moderna. Mas, mesmo quem prefere arte mais tradicional e torce o nariz para o trabalho de artistas como Ernesto Neto (que estava expondo lá quando fui, muitas instalações lindíssimas) e Jeff Koons, vai gostar de explorar o Guggenheim por dentro. Isso porque a parte interna é tão interessante quanto a externa, cheia de curvas e níveis e areas abertas, da onde e possível avistar o museu inteiro. Há um vão central que ‘conecta’ todos os andares.

Outra coisa muito bacana sobre o Guggenheim e seu entorno. A praça com o café/lanchonete logo em frente e as várias esculturas ao ao livre.  Não tem como não se apaixonar pelo cachorro gigante todinho florido!

O que fazer em Bilbao

O que fazer em Bilbao

O que fazer em Bilbao

O que fazer em Bilbao

Vou cometer o pecado máximo dos blogueiros de viagem e falar que o Museu Guggenheim é parada obrigatória para quem vai a Bilbao.

Informações práticas:

  • Endereço: Avenida Abandoibarra, 2 – 48009
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 20h (fecha 25/12 e 01/01)
  • Ingresso: 13 euros (dica: compre o ingresso com antecedência pelo site para evitar as filas na porta)
  • Site oficial: www.guggenheim-bilbao.es

Casco Viejo

A parte antiga de Bilbao foi nosso destino para curtir o anoitecer todos os dias. O bairro, que data do século 14, é formado por ruas e vielas com casas coloridas, restaurantes, lojas de souvenirs, ateliers de artistas e artesãos, igrejas e pracinhas. Apesr de concentrar algumas atrações, como o Museo Vasco, o Mercado de la Ribera (mercado de comida) e a Catedral de Santiago, o mais legal é caminhar por ali sem rumo. Não tem como se perder, pois o Casco Viejo fica na beira do rio, o que sempre dá uma ótima noção de localização.

O que fazer em Bilbao

O que fazer em Bilbao

Pra mim, a melhor dica é terminar o dia na Plaza Nueva e ir comendo pintxos (a ‘comida em miniatura’ características do País Basco, geralmente os ingredientes são montados em cima de uma fatia de baguete) nos vários bares dali. Cada pintxo custa em torno de 2,50/3 euros, mas muitos bares oferecem promoções do tipo ‘3 pintxos e uma cerveja por 5 euros’.

O que fazer em Bilbao
Plaza Nueva em Casco Viejo
O que fazer em Bilbao
Pintxos…
O que fazer em Bilbao
…pintxos…
bilbao_AdV (16)
…e mais pintxos!

Museo de Bellas Artes

Um museu mais tradicional, e muito lindo (estava vazio quando visitamos!). Abriga obras de artistas espanhóis bem conhecidos como El Greco eVelázquez, mas tambem muita coisa de artistas do País Basco. Minha dica é ir lá logo depois de visitar o Guggenheim, para ter um dia completamente artístico!

O Bella Artes fica no Parque Doña Casilda, uma área verde bem no meio da cidade que deve ser muito bem aproveitada pelos locais. Se você tem tempo, dê uma caminhada por ali também.

Informações práticas:

  • Endereço: Museo Plaza, 2 – 48009
  • Horário de funcionamento: todos os dias exceto terça feira, das 10 às 20h (fecha 25/12, 01/01 e 06/01)
  • Ingresso: 7 euros (gratuito às quartas feiras)
  • Site oficial: www.museobilbao.com

Gran Via

Pra quem não consegue deixar as comprinhas de lado mesmo quando viaja a uma cidade pequena como Bilbao, a pedida é a Gran Via, principal avenida da cidade. Ela inteirinha, desde a Plaza del Sagrado Corazón até a Plaza Circular (já bem perto do rio), assim com algumas ruas adjacentes, é lotada de lojas de todos os tipos. Desde Zara até as luxuosas, e também as lojas de departamento, como a famosa El Corte Inglés.

Atenção: a maioria das lojas está fechada aos domingos, então programe-se com antecedência para não dar com a cara na porta.

Rio Nervión

O rio que corta Bilbao é presença marcante na paisagem, e notei que os locais aproveitam muito ‘a baira do rio’ para correr, andar de bicicleta, encontrar com amigos ou simplesmente caminhar pensando na vida. Andamos muito por ali pois nosso hotel estava bem na frente do rio, então sempre que íamos em direção ao Casco Viejo ou ao Guggenhein, era pelo ‘calçadão’.

O que fazer em Bilbao
Uma das pontes que cruza o Rio Nervión

O que fazer em Bilbao

Acho essa caminhada uma boa pedida pra quem está apenas de passagem por Bilbao – dá pra ter uma ótima noção do contraste entre a ‘cidade nova’ (Guggenheim e seu entorno) e a cidade antiga (Casco Viejo).

Funicular de Artxanda

O passeio que te dá a oportunidade de ver Bilbao do alto ganhou post próprio. Clique aqui para ler.

O que fazer em Bilbao

Fotos de Bilbao postadas no Instagram:


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. ¡Hola Heloísa! Estuve leyendo tus impresiones de Bilbao y me parece que hay un error. Bilbao no es capital del País Vasco. La capital del País Vasco es Vitoria-Gasteiz. Bilbao es la capital de Vizcaya y Donostia capital de Guipúzcoa. Y las tres provincias: Álava, Vizcaya y Guipúzcoa forman el País Vasco. Es verdad que Bilbao es más grande que Vitória-Gasteiz, mas por ahora la capital del País Vasco es Vitoria para tristeza de los bilbaínos. Un abrazo.

  2. Oi Heloisa, me chamo Carla sou de Curitiba/PR e estamos montando nosso roteiro de viagem para final do ano (Dez/Jan) vamos ficar 30 dias e queremos conhecer uma parte da Itália (vamos descer em Milão), Espanha e Portugal. Como é inverno, queremos fugir do frio congelante da Europa e por isso estamos pesquisando regiões menos frias… vamos com crianças… e Bilbao foi uma opção

    Adorei as dicas !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui