Os 3 cânions imperdíveis do Rio Grande do Sul

1

Os cânions do Rio Grande do Sul, são únicos, diferentes de outros pelo mundo, que quase sempre são desprovidos de vegetação e com muito pouco verde.

Os cânions gaúchos se localizam no extremo Nordeste do Rio Grande do Sul, junto à divisa com Santa Catarina, onde os campos de cima da serra terminam abruptamente, em desníveis que chegam a quase 1000 metros de altura.

Estes incríveis acidentes geográficos (onde parece que a terra foi cortada) fazem a divisa natural dos estados, onde a parte superior pertence ao Rio Grande do Sul e a inferior para Santa Catarina.

Confira os 3 cânions mais instigantes do Rio Grande do Sul:

Cânion Monte Negro

Localizado no município de São José dos Ausentes, o Cânion Monte Negro se localiza ao lado do pico de mesmo nome, ponto maios alto do estado, com 1403 m de altitude. Em dias de boa visibilidade é possível avistar o litoral.

Como chegar no Cânion Monte Negro

O Cânion Monte Negro fica a fica a 43 km do centro da cidade, por estrada de terra, com acesso pela estrada municipal do Silveira. É possível chegar de carro a 1 km de distância do cânion, a partir daí é só fazer uma pequena caminhada.

O acesso é gratuito e não depende de guia.

Mais sobre São José dos Ausentes

.

Cânion Itaimbezinho

Localizado no município de Cambará do Sul, é o cânion brasileiro que mais chama a atenção, devido a verticalidade de seus abismos paralelos, formando fendas gigantescas, parecendo um enorme rachadura na terra.

Seus penhascos chegam a 700 m de altura na parte mais profunda e o cânion tem 5,8 km de extensão e uma largura máxima de 2 km.

A Cachoeira das Andorinhas e a Cascata Véu da Noiva se destacam entre os paredões do Itaimbezinho.

Como chegar no Cânion Itaimbezinho

O Itaimbezinho se encontra no Parque Nacional de Aparados da Serra e o acesso é pela RS-427, a 19 km da cidade de Cambará do Sul – RS, e 23 km por Praia Grande – SC, pela bela Serra do Faxinal (SC-290).

Mais sobre as trilhas do Cânion Itaimbezinho

Cânion Fortaleza

Também em Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, é o maior de todos os cânions brasileiros, com 7,5 km de extensão e 900 m de altura em seu ponto mais alto, porém seus paredões são mais abertos e menos verticais.

Como chegar no Cânion Fortaleza

O acesso é feito pela CS-012, são 22 km pela estrada que dá continuidade na avenida principal da cidade e conta com asfalto em boa parte do percurso.

A partir do ponto onde é possível estacionar o carro se segue a pé por uma das 3 trilhas do parque: Trilha do Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km).

O acesso é gratuito e não depende de guia.

Mais sobre as trilhas do Cânion Fortaleza aqui.

Leia os posts do Rio Grande do Sul no Viagens e Caminhos.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui