Os guarda-chuvas coloridos de Águeda em Portugal – Umbrella Sky Project

Águeda em Portugal entrou no mapa do mundo turístico por causa de uma instalação de arte que começou em 2011. Você certamente já deve ter visto fotos dos guarda-chuvas coloridos em algum lugar do mundo, ou no instagram. Pois saiba que ela começou como a instalação “Umbrella Sky Project” que fez parte do AgitÁgueda e desde então volta todo ano durante o verão para alegrar a vida dos moradores e turistas de Águeda e já foi também enfeitar várias cidades pelo mundo. Quando estiver em alguma parte do mundo e vir os guarda-chuvas coloridos, lembre-se de uma cidadezinha pequena de Portugal onde tudo começou!

Eu estive em Águeda durante a minha viagem para Portugal (estou escrevendo esse post de Coimbra no dia seguinte) e postei as fotos fofas no meu Instagram. Recebi tantas perguntas inbox que achei melhor fazer um post para responder a todas aqui e não ficar repetindo infinitamente a mesma coisa.

Como chegar em Águeda, Portugal

Se você estiver visitando Portugal de carro, Águeda fica antes de Aveiro se você estiver subindo por Lisboa ou depois de Aveiro se estiver descendo do Porto. Se estiver de trem, você pode pegar um comboio(que é como chamam o trem em Portugal) para Aveiro e de lá para Águeda é só meia horinha. A passagem de Aveiro para Águeda custa 4.30 Euros ida e volta.

Onde fica a instalação de guarda-chuvas em Águeda?

Chegando em Águeda é só caminhar na direção do centro e se quiser colocar no GPS, a rua principal dos guarda-chuvas é a Luís de Camões, mas as ruas ao lado também receberam instalações semelhantes.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Os guarda-chuvas ficam em Águeda o ano inteiro?

Infelizmente não! Eles ficam expostos apenas durante o verão e geralmente são colocados em Julho, no começo do festival de arte AgitÁgueda e ficam até o final de Setembro. Se você vier muito no começo de Julho ou muito no final de Setembro é bom sempre dar uma conferida porque eles sempre anunciam quando colocam e quando retiram, para você não se dar ao trabalho de ir lá e se frustrar. Mas ó, se você for no fim do ano, me contaram que a cidade fica toda linda e iluminadinha. 

Que outras instalações estão em Águeda além dos guarda-chuvas?

No caminho da estação de trem até a Rua Luis de Camões eu encontrei várias instalações diferentes.. essa das bolinhas por exemplo, eu amei!

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Na rua paralela à Luis de Camões, mais guarda-chuvas, mas notem que dessa vez sem o tapete verde no chão.

Na rua perpendicular, ficam esses guarda-chuvas transparentes com pinturas coloridas. 

E nessa mesma rua, em um cantinho, ficam os guarda-chuvas brancos

E é claro que os guarda-chuvas estão por toda parte, inclusive na arte de rua.

O Umbrella Sky Project da agência sextafeira ganhou vários prêmios internacionais e já esteve presente em vários locais. Nos Estados Unidos, Pensacola e Coral Gables foram as últimas cidades a aderirem ao projeto. Eu já vi em outras cidades como Belfast na Irlanda do Norte e no shopping Dubai.

Prepare o pau de selfie se estiver viajando sozinha e se estiver acompanhada capriche nas poses, porque o lugar é muito fotogênico e você vai querer fotografar sem parar.

O que tem pra fazer por lá?

As ruas tem várias lojinhas e restaurantes. Eu parei no restaurante Porta Aberta, que fica bem no meio da rua e comi um bacalhau de nata enquanto fica olhando o movimento de pessoas. Ainda tem uma pastelaria no começo da rua que vende docinhos, café e chá e há vários outros restaurantes nas redondezas. 

O que mais tem de arte em Águeda além dos guarda-chuvas?

Se estiver em Águeda no mês de Julho, não deixe de visitar o Festival de Arte que além de instalações pela cidade tem a participação de músicos, inclusive do Brasil.

Os bancos ganharam pinturas também numa intervenção artística e há alguns grafites nas paredes além de várias esculturas pela cidade. Mas o divertido mesmo são os guarda-chuvas! Pode fotografar sem culpa.

Vai estar pela região? Não deixe de visitar Águeda e tirar também as suas fotos com os guarda-chuvas! Se não for até o final de Setembro, ano que vem tem mais!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui