Paris: La Conciergerie

6
Conciergerie

Estávamos andando pela Ilê de la Cité em Paris, sem destino pré estabelecido, quando passamos em frente a Conciergerie e resolvemos entrar pra ver do que se tratava. O prédio é super bonito por fora, e ficamos curiosos pra saber qual era a história do lugar.

conciergerie_Paris (1)

conciergerie_Paris (11)
Foto: Filipe Xavier

Bom, a Conciergerie já foi residência dos reis da França, há muito muito muito tempo (exagero mesmo, porque isso foi lá no século 6) e também já funcionou como sede do Parlamento. Mas o lugar, que hoje faz parte do complexo do Palácio da Justiça, ficou mais conhecido por ter funcionado como prisão, inclusive na época da Revolução Francesa.

Durante o Reino do Terror, os prisioneiros condenados a morte passavam seus últimos dias na Conciergerie – ou seja, ser mandado pra lá era realmente o fim da linha. De lá só se saía para a guilhotina em praça pública – como aconteceu com Maria Antonieta, talvez a mais famosa residente da Conciergerie.

conciergerie_Paris (9)

conciergerie_Paris (8)

Não resta muita coisa da construção original, mas eles tentaram reconstruir algumas celas pra dar ideia de como os prisioneiros viviam. Mas além disso, outras coisas mostram bem como foram os meses de terror em Paris: uma lâmina de guilhotina e uma lista com nomes de pessoas condenadas são alguns exemplos bem impressionantes.

conciergerie_Paris (7)

conciergerie_Paris (5)

conciergerie_Paris (4)

Antes de chegar a esse espaço que conta a história do lugar e também como os prisioneiros viviam ali, você passa por uma área imensa, que serve também como espaço para exposições.

conciergerie_Paris (10)

conciergerie_Paris (3)

Pra quem já conhece bem Paris e já visitou as atrações mais famosas, ou então se interessa bastante pela Revolução Francesa e toda história do país, vale a pena dar uma passada lá. Fica pertinho da Notre Dame.

Conciergerie
2 Boulevard du Palais 75001
Ingresso: 8,50 euros (é possível comprar ingresso casado com a Sainte Chapelle, por 12,50 euros)

6 COMENTÁRIOS

  1. Seu post é fantástico Heloisa! A sua visão de Paris é bem parecida com a minha! Eu estive na França no ano passado e aproveitei a minha estadia na Europa para fazer um curso de farncês em Paris e conhecer essa cidade romântica fantástica e mundialmente famosa. Tenho ótimas lembranças desta cidade impressionante e repleta de entretenimento. Eu optei por fazer o meu curso de francês com hospedagem, alimentação e atividades de lazer e foi uma experiência incrível pois eu me concentrei totalmente na aprendizagem do idioma. A escola Sprachcaffe foi onde eu estudei e deixo a dica para um intercâmbio http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/paris/main.htm . Vale a pena visitar Paris, uma cidade cheia de amor e vida.

  2. Oi, Heloisa!
    Muito legal esse post e as fotos! Parabéns!
    Estou indo a Paris em setembro e te pergunto: a tua visita à Conciergerie foi à noite? Compraram ingresso na hora sem problemas?
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui