Pompéia: a cidade romana devastada pelo Vesúvio

31
Pompéia

Visitar Pompéia na Itália (também conhecida como Pompeii) é como ter a aula de história mais eficiente da sua vida. A cidade que foi soterrada pelas cinzas e debris da erupção do Monte Vesúvio no 79dC e ‘descoberta’ séculos depois (1748) preservou a ‘vida como ela é’ de uma típica cidade do Império Romano. Cada pedacinho das ruas, das paredes das casas e dos monumentos conta não apenas fatos que fascinam historiadores, mas também curiosidades sobre estilo de vida e relações pessoais dos moradores.

Pompéia

Pompéia

Pompéia

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Grande parte da cidade é livre para circulação dos visitantes, assim como algumas casas. É impressionante como certos detalhes ficaram tão bem conservados, como mosaicos no chão e até partes de pinturas nas paredes. Nosso grupo tinha uma guia especializada em Pompéia, que explicava várias coisas que jamais saberíamos, como o que siginificam certas marcas no chão, um tom de cor específico na parede e até mesmo símbolos indicando qual a direção do prostíbulo.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Pompéia

Pompéia

Pompéia

Pompéia

Como a erupção pegou os habitantes de surpresa (mas os historiadores não sabem ao certo se as pessoas que ficaram simplesmente não acreditavam que a atividade do vulcão poderia ser fatal ou se não tiveram tempo pra fugir), famílias inteiras foram soterradas dentro de suas casas. Essas pessoas foram ‘descobertas’ graças a um processo simples: os vazios deixados pelos corpos em meio as cinzas e debris foram preenchidos com gesso, e então revelaram o formato preciso de adultos, crianças e animais. A maioria das pessoas e objetos encontrados hoje estão no Museu Arqueológico de Nápoles, mas alguns exemplares podem ser vistos em Pompéia mesmo.

Pompéia

O tempo de visita depende muito do interesse que você tem por esse tipo de atração. Nós ficamos umas 3 horas, e fomos como parte de um passeio de dia inteiro (feito com a agência Positano Shuttle) que incluía a subida no Vesúvio (sobre a qual já escrevi aqui). Para nós, foi o suficiente, mas daria fácil para passar um dia todo lá e percorrer o máximo de ruas possíveis.

Estivemos em Pompéia no começo de julho e estava muito, muito calor. Vá preparado: sapato bem confortável (salto nem pensar), chapéu, protetor solar, e garrafinhas de água. É difícil encontrar um lugar para sentar ou uma sombra, portanto procure hidratar-se o tempo todo.

Pompéia

Pompéia

Pompéia

Pompéia

Pompéia: informações práticas

  • As ruínas estão abertas para visitação o ano inteiro. Entre abril e outubro das 8h30 às 19h30 e de novembro a março das 8h30 às 17h. Tente chegar o mais cedo possível, quando está um pouco mais vazio
  • O ingresso custa 11 euros, e é possível comprar ingresso combinado para outras cidades/ruínas por 20 euros. É possível comprar pelo site com antecedência
  • Como chegar: a partir de Nápoles ou Sorrento pegue o trem da Circumvesuviana e desça na estação Pompeii Scavi – Villa dei Misteri
  • Mais informações no site www.pompeiisites.org
  • Perto da entrada existem algumas lanchonetes e restaurantes, assim como barracas de souvenirs

Leia também:

Pompéia


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


31 COMENTÁRIOS

  1. É possível estar hospedada em Roma e fazer esse bate e volta em Pompeia? Se sim, utilizando qual transporte? E por volta de quanto $$ fica?! Abraços e super obrigada pelas dicas, passo sempre por aqui para me inspirar e enfim criar coragem para realizar meu sonho de conhecer a Itália!

    • Oi Marina – olha, possível é sim, e dei uma olhada no Google e vi que várias agências oferecem esse passeio (com ônibus privado). Mas, como não foi o que eu fiz, não posso te aconselhar! Não sei quanto custa ou quanto tempo leva (acredito que vc sairia de Roma bem cedo e voltaria bem tarde) – eu fiz a partir de Positano, que é ali do lado. Mas olha, Roma é uma cidade tão incrível, que não sei se vale a pena vc matar um dia (levando em consideração que vc vai passar bastante tempo na estrada!).

    • Marina, creio que deve levar duas horas-duas horas e meia para chegar de Roma até Pompeia.

      Você tem que fazer Roma-Napoles e com o trem rápido leva 1:10h com bilhetes a partir de mais ou menos 28 euros. Depois pegar um outro trem com a ferrovia Circumvesuviana e leva uns 35 minutos. Não sei se preço, mas não deve passar de 10 euros.

      Diferentemente da Helo, eu fui em Maio, mas também morri de calor após um certo tempo de caminhada!

      Bom passeio

  2. Eu visitei Pompeia em agosto 2014 e muitas coisas apresentadas pelas excursões nao deu para identificar tudo o que se comenta, pelos guias turisticos .Eu fui pela CVC e achei muito sujo o local.Confesso nao despertou interesse pelo abandono.

  3. Sempre senti um fascínio por Pompéia desde uma aula de história no colegial e jurei que iria conhecer de perto aquela cidade. Fui ora Itália ano passado, e escolhi Roma como base e preferi no fim das contas conhecer Pompéia em outra viagem, pois como a Heloisa escreveu, achei que a distância não compensaria. Mas está na minha lista must go!

  4. É possível sim…peguei um trem de Roma para Napoles e um trem para Pompeia, é rápido e tem paisagens lindas ,conheci toda a parte histórica e inclusive subi no vulcão Vesuvio, que é uma sensação única …perto da estação vc consegue um táxi ou uma van pra levar ao alto do vulcão…Ah vale a pena passear pelas ruas da cidade que é bem legal e tem ótimos cafés!!amei a viagem

  5. Acho que vale dormir em Nápoles e visitar seu Museu depois de visitar Pompeia. Fomos no final do dia em Setembro e tb por 3 hs e levamos uma garrafa de 2 litros congelada cada um q vendia na porta. Estava vazia tb

  6. Vou fazer check-out em Sorrento e vou passar por ali antes do checkin em Napoles. Tem guarda-volumes em alguma das entradas?

  7. Eu fui em Agosto de 2013 e fui no meio da tarde pq fazia muito muito calor e três horas escaldantes foram suficientes p quer voltar com um guia – Foi no dia que chegamos a Nápoles, cidade que vale ficar. Um dia fomos ao Vesuvio e outro ao Museu Arqueológico, sem pressa.

  8. lindo mas emociona ver tudo la fui com guia explicou todo acotecimento sempre tinha vontade de conhecer e saber tudo de la

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui