Troca de Casas: um jeito confortável de economizar na hospedagem

0
Troca de casas

Fazer troca de casas virou meu novo jeito predileto de viajar! É uma maneira de ficar em um destino com a família de um jeito confortável e ainda economizar na hospedagem.

Um bangalô na Polinésia Francesa, um apartamento com vista para a Torre Eiffel ou um chalé nos Alpes Suíços? Parece a descrição de lugar dos sonhos para os viajantes, algo difícil ou muito caro, mas essas são apenas algumas das listagens disponíveis em sites para troca de casas, onde você pode se hospedar gratuitamente, em troca de disponibilizar a sua casa para outros viajantes. O conceito não é novo e já ganhou até às telonas. No filme “O amor não tira férias”, Iris e Amanda, personagens de Kate Winslet e Cameron Diaz, combinam trocar de casas depois de desilusões amorosas. Iris que mora no interior da Inglaterra vai para a casa, ou melhor dizendo, mansão, de Amanda na Califórnia e a vida delas se transforma durante essas férias. 

PROMOÇÃO até 21/11 no SEGURO VIAGEM
com 15% de desconto +5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 15% na hora de pagar. Use o código promocional: BLACK e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

O filme é de 2006, mas o site que hoje se chama Homeexchange.com foi criado em 1992 depois que seu fundador, Ed Kushins, fez uma troca de casas em Washington DC. Foi em Washington DC que eu fiz uma troca de casa pela primeira vez, em 2005. Por 30 dias uma estagiária do Senado Americano ficou no meu apartamento, enquanto eu passava o mês de inverno na Flórida. Quase quinze anos se passaram e dessa vez eu teria que voltar para a mesma Washington DC e precisava de uma solução, para quase um mês, que fosse mais confortável e econômica que um hotel e redescobri o Home Exchange. Enquanto escrevo esse texto, estou na varanda de um apartamento de frente para a praia, na minha 4a troca só esse mês. Gostei tanto da experiência em Washington DC, que acabei procurando uma casa na praia para passar o Spring Break e já estou em conversas para trocas no verão na Europa.

A prática está se tornando cada vez mais popular para quem quer viajar com conforto enquanto economiza na hospedagem. Agora ainda maior e consolidando várias outras empresas menores, o Home Exchange conta com mais de 400.000 casas em 187 países pelo mundo. A inscrição no site é gratuita, mas há uma taxa de serviço na hora de fechar a troca. É possível optar por pagar 15 dólares por noite trocada ou se inscrever no plano Optimum que tem uma taxa anual de 150 dólares e permite trocas ilimitadas. Para quem vai se hospedar por mais de 10 dias em um ano, é mais vantajoso fazer o plano anual que vem também com seguro para o caso de cancelamento ou qualquer avaria na sua casa. 

Como funciona a troca de casas

O processo de inscrição é simples e gratuito. Basta ir ao site homeexchange.com e preencher os dados pessoais, dados da sua casa ou apartamento, colocar fotos e descrição da casa, fazer as confirmações de identidade e endereço para segurança. Um calendário permite que você libere as datas que sua casa vai estar disponível. Podem ser datas que você vai estar viajando ou que tenha outra hospedagem e possa liberar a sua. O site também sugere o número de pontos que a sua casa vale de acordo com o tamanho, localização e número de camas disponíveis. É como se fosse o valor da diária na moeda do site – GP’s (Guest Points). Cada uma dessas ações além de ajudar a trazer mais confiança entre as pessoas que vão trocar de casa, te rende alguns pontos (GP’s) para começar a sonhar com um novo destino.

Com o cadastro todo preenchido, já é possível começar as negociações com pessoas que estão no seu destino desejado. Se você vai viajar com bebês e crianças, tenha certeza que a casa está preparada para elas. Há casas que aceitam cachorros e até casas que vem com animais. A busca é feita por localização e datas e tem filtros para escolher casas que se adequem às suas necessidades.

Há dois tipos de trocas: a recíproca e a não recíproca que podem ser simultâneas ou não. Ou seja, não é preciso trocar de casa ao mesmo tempo e com a mesma pessoa. A minha primeira troca foi feita para uma casa em que os anfitriões não tem interesse de ir para a minha casa. Nesse caso, utilizei os GPs (guest points) para garantir a minha estadia. Como ganhar estes GPs? Com reservas feitas na sua casa, quando você não tiver interesse em ir para a casa do seu hóspede. Os meus anfitriões ganharam os pontos que eu usei na reserva e podem utilizá-los em algum destino que queiram visitar. Se você e outra família quiserem fazer troca recíproca, não tem problema. Ela pode ser simultânea, onde não há troca de pontos, para o caso de as casas terem o mesmo valor ou não simultânea, quando não quiserem trocar de casa na mesma data.

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

Depois de enviado seu pedido para a hospedagem desejada, os donos da casa têm a opção de pré-aprovar ou não. O próximo passo é finalizar e só então os pontos serão transferidos para os anfitriões e quando você for o anfitrião os pontos já entrarão na sua conta e você poderá utilizar os mesmos em outras reservas. Mesmo que sua casa não fique em um grande centro turístico, há sempre a possibilidade de alguém querer visitar a área onde você mora.

O sistema é todo online e o processo de mensagens é bem interessante pois nele já é possível ir conhecendo um pouco mais da personalidade das pessoas envolvidas. Como não há troca de dinheiro entre as pessoas, a camaradagem, a vontade de viajar e propensão a conhecer novas culturas são geralmente alguns dos pontos em comum da comunidade. É preciso deixar tudo esclarecido, tanto para os hóspedes que ficarão na sua casa, quanto com os anfitriões da casa que você vai visitar.

É seguro fazer troca de casas?

Existem as preocupações habituais com segurança, mas além do site fazer uma checagem manual de identidade e endereço, há também um seguro que cobre não só o hóspede para o caso do anfitrião cancelar a viagem de última hora, como também o anfitrião, para o caso de haver algum dano na sua casa ou apartamento. 

Existem muitos casos de casas e apartamentos de férias que são colocados no sistema, a chamada residência secundária, mas a grande maioria dos usuários do site abrem as portas da sua casa para “estranhos” que invariavelmente viram amigos. É muito comum os anfitriões deixarem a casa abastecida com artigos de primeira necessidade, além de toalhas e lençóis. Mas não é regra, pergunte sempre para não ter surpresas. Cuidar da casa do outro como você gostaria que cuidassem da sua é uma das boas práticas para que a troca de casas funcione sem problemas. 

Veja aqui algumas das listagens mais interessantes pelo mundo: 

E você? Já fez ou gostaria de fazer troca de casas? Tem dúvidas? Deixe nos comentários!


Vai Viajar? Mais dicas para programar a sua viagem



Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

Compre seus tickets e ingressos. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Vai para Orlando? Alugue uma casa por temporada Com o nosso parceiro ONE VACATION HOME você se hospeda nas melhores casas de Orlando e região. Use o código VIAJANTE para receber um desconto de 5%.

Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário. Use o código ESQUENTA5OFF para mais 5% de desconto até dia 30/11 em retiradas até 31/12.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui