Um Safari na Tanzânia

11

A Carina D. Balvedi mais conhecida no twitter e instagram como @senzatia (que é o nome da empresa dela que faz roteiros de viagem personalizados e também está no Facebook como Senzatia Roteiros ) me deixou babando com as fotos da viagem que ela fez com o marido para a Tanzânia e  Zanzibar. Eu pedi pra ela contar pra gente um pouquinho da viagem e aqui está a primeira parte, falando do Safari na Tanzânia. Já aviso que é daquelas viagens pra botar na Bucket List correndo!

Existem viagens na vida que a gente sonha em fazer, sabe que vai ser maravilhosa, mas nada nos prepara para o que é esta viagem quando ela está colada na nossa pele, dentro dos nossos olhos e marcando nosso coração.

Anos atrás estivemos no Quênia e voltamos apaixonados pelo povo e pelo que vimos numa semana, e dentro dela, 2 dias num safari dentro de um parque nacional e reservas particulares no Quênia (Tsavo National Park e Taita Hills).

CarinaTanzania
Carina na Tânzania

 

Desde lá meu marido falava com frequência em fazer de vez a viagem número um para os amantes de safari: conhecer o Serengeti e a cratera Ngorongoro, na Tanzânia.

Cratera Ngorongoro
Cratera Ngorongoro

 

Somos um casal de viajantes descolados, que gosta de conhecer tudo no seu tempo e dentro do seu perfil, e por eu trabalhar fazendo roteiros de viagens personalizados me intrigava um pouco a ínfima possibilidade de fazer algo “por conta” na Tanzânia e os altos custos. Mas estes são detalhes que você só entende estando lá e vendo com seus olhos o quanto somos pequenos diante da natureza! Clichê, eu sei, mas existem histórias na vida que você pode repetir e contar inúmeras vezes, e você sempre vai perceber que elas não retratam nem de perto o que você experimentou a fazendo.
Em outubro meu marido fez 40 anos, e por não ter conseguido fazer a festa que ele queria para comemorar a data em grande estilo, decidiu que iria se dar de presente A viagem de aniversário. Deixei tudo nas mãos dele, era o presente DELE, e ele escolheu uma agência dinamarquesa que atua aqui na Alemanha com o nome de Aufsafari.de . Achamos os preços justos e eles encaixaram voos diretos (Frankfurt – Kilimanjaro / Zanzibar – Frankfurt) dentro dos dias que tínhamos disponíveis. E tenho de dizer, foram irretocáveis.

Dia 01 de novembro voamos de Frankfurt para o aeroporto Kilimanjaro Internacional, com a companhia alemã Condor (que também realiza voos diretos para o Brasil partindo de Frankfurt) e chegamos na Tanzânia num dia chuvoso e cinzento, onde nem pudemos ver a estrela maior da região, o monte que dá nome ao aeroporto e que atrai milhares de turistas todos os anos: o Kilimanjaro, vulgo Kili.

Nossa passagem pela região foi rápida e do aeroporto já seguimos para o interior do país, com destino à região dos grandes parques nacionais, onde se concentrava nosso tour e onde fomos conhecer nossos acompanhantes: God bless, nosso motorista McGiver, Eliah, nosso guia de dreadlocks apaixonado pelo seu país, o casal suiço Stefi e Cuki (que dividiram conosco sua paixão pela África e  ganharam nossa amizade eterna) e a alemã Sigrud.

PassarosGirafaSerengeti
Passaros Girafa Serengeti

 

Nós sete passamos 6 dias juntos, chacoalhando dentro de um jipe que levanta o teto e nos aproxima dos animais, dividindo um único binóculos (sim, você se prepara ao máximo pra viagem mas sempre esquece algo básico, este foi o nosso) que passava generosamente de mão em mão ao avistar um bicho na savana distante, nos entendendo só com olhares extasiados e partilhando nossos mundos tão diferentes entre si e tão diversos do que estávamos vivenciando.
Não vou ter a pretensão de tentar explicar o que é visitar o Serengeti e a cratera Ngorongoro, já que as palavras que me vem são sempre tão repetitivas e ainda assim me soam superficiais… maravilhoso, enorme, rico, diverso, selvagem, imprevisível... não, elas não descrevem meus sentimentos.

InteriorCrateraNgorongoro
Interior Cratera Ngorongoro

 

ElefantesSerengeti
Elefantes no Serengeti

 

Como explicar que seu coração quase para ao avistar a primeira vez a imensidão do Serengeti? Como por em palavras o que é ser convidado para entrar dentro de uma casa massai, escura e sem janelas, e ouvir de um deles a história secular do seu povo sentindo o calor e o cheiro inexplicavelmente reconfortante que vinha da pequena fogueira ao centro?

VilaMassai
Vila Massai

 

Como esclarecer que ver os “Big Five” é até fácil ali (afinal você está NO SERENGETI), mas você ter a sorte de assistir uma caçada de 2 leoas jovens pegando um búfalo e ver a poucos metros as artimanhas delas para conter o bicho e o búfalo agonizando até morrer, é se sentir plenamente parte da natureza?

girafaSerengeti
Girafa no Serengeti

 

Dormir ao som de elefantes, acordar com “risadas” de hienas acontecem em outros lugares, eu mesma vivi isto no Quênia, mas assistir ao por do sol de uma tenda em frente ao Lake Eyasi é algo que jamais sonhei e eu não estava preparada.

HienaSerengeti
Hiena Serengeti

 

Voltei arrebatada, sentindo ainda mais gratidão por já ter conhecido tanta coisa linda neste mundo e principalmente por saber que mesmo tendo visto tanto, eu ainda não vi nada, e cada nova esquina da vida pode me trazer ainda mais belas surpresas e alegria, como as que eu vi nos olhos daquele pequeno massai de menos de 2 anos de idade que nos seguia onde fossemos, encantado com as balinhas de goma que ganhou de nós.

Sim, a felicidade maior está nos pequenos gestos.

Sobre a Tanzânia encontrei poucas pessoas falando, e as experiências são de regiões diferentes das que visitei, mas não deixem de ler os textos do Jodrian Freitas do blog Aventura Mango que visitou o Kilimanjaro e o  e o blog da Luisa, o Arquivo de Viagens, que escolheu a Tanzânia para destino de sua Lua de Mel.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


11 COMENTÁRIOS

  1. Que bacana minha amiga.Como sempre digo so pessoas especiais, como voces, merecem essas emocoes e alegrias.
    Feliz por voces…adorei seu depoimento e fotos..que venham mais e mais emocoes.Beijo cheio de carinho.

  2. Que relato mais lindo da Carina… um safari na Africa está há anos nos meus planos!!! A cada novo post que leio, fico mais extasiada com as possibilidades desse continente!
    Valeu!

  3. A natureza sempre nos encanta, e seus recantos diversos deixam a gente com a sensação de sermos tão pequenos e não vamos conseguir ver tudo o que desejamos.
    Agora mais a Tanzania para lista de desejos.

    Parabéns Carina, show de imagens e relato.

    @GusBelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui