Viajando com amigos

34
viajando com amigos

Acho que discutir estilos de viagem pode ser muito polêmico. Cansei de ler relatos de pessoas que não gostam de gastar com hospedagem, assim como há a galera que coloca o conforto em primeiro lugar (oi!). Tem quem tenha como prioridade visitar um restaurante estrelado, e tem também a turma que não liga pra gastronomia e está feliz com um sanduba na hora do almoço. Bom, por essas e por outras que eu sempre tive um certo receio de viajar com amigos. Afinal, amizade não é garantia de querer ver/experienciar as mesmas coisas – e a última coisa que eu quero é perder o amigo e estragar a viagem por algum desentendimento bobo.

Sim, eu passei por aquela experiência adolescente de ir pra uma casa de praia com mais de 20 pessoas, e dividir um banheiro. Viajei com a escola e dividi um dormitório com mais 50 meninas. Fiz minha viagem de formatura com alguns amigos do colégio, sem supervisão dos pais e contando com uma turma de “guias” que era apenas uns 5 anos mais velha do que eu como meus responsáveis.

Mas, depois de adulta e dona do meu orçamento de viagem – portanto 100% em controle do que fazer – nunca me empolguei muito em viajar com um grupo de amigos. Sou consciente das minhas esquisitices e preferências, e também sei que o fato de ter grandes amigos não significa que a viagem será sensacional se dividida com eles. Afinal, quando viajamos, a intimidade e o tempo lado a lado crescem muito, o que é beeeem diferente da dinâmica da amizade no dia a dia.

Eu sei que tem gente que vai falar: “ah, mas viajar juntos não significa ter que fazer tudo junto”. Ok, eu sei disso. Mas, pra mim, se vamos juntos, é pra aproveitar tudo juntos. Quero dividir a experiência de passear pela cidade, de conhecer um restaurante e até mesmo de comprar meu souvenir com eles.

Então, como tudo nessa vida, sempre há a primeira vez. A minha primeira vez viajando com amigos foi em 2011 – e deu tão certo que a dose se repetiu em 2012 e está prestes a se repetir novamente. Quarta feira eu e o Martin seguimos viagem pra Florença, onde vamos passar o feriadão de Páscoa com a Marina e o Rodrigo.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

viajando com amigos
Marina, Rodrigo, eu e o Martin em Inverness, Escócia

 

O bacana dessa história é que a cada viagem o tempo juntos foi aumentando. Da primeira vez, em novembro de 2011, passamos apenas uma noite fora. Compramos um daqueles pacotes de sites de compras em grupo e nos hospedamos em um gastro B&B nos arredores de Liverpool. Dormimos lá, conhecemos Liverpool no dia seguinte e já no trem, voltando pra Londres, começamos a planejar nossa próxima viagem a quatro.

viajando com amigos
A caminho de Liverpool, nossa primeira viagem juntos, em 2011. Todo mundo pensando “será que vai dar certo?” ; )

 

viajando com amigos
Amigo que é amigo convida pra um café no quarto

 

viajando com amigos
O quarteto no topo da Catedral de Liverpool

Então, em março de 2012 fomos pra Escócia, conhecer Inverness e o Lago Ness. Ficamos lá duas noites, e pra minha felicidade deu tudo super certo. Concordamos nos passeios, nas paradas para o café, nos restaurantes. E quando voltamos pra Londres a gente já sabia que tinha virado tradição: queremos viajar juntos pelo menos uma vez por ano.

viajando com amigos
Passeio de barco no Lago Ness

 

viajando com amigos
Amigo que é amigo faz você se vestir como um escocês medieval no museu

 

viajando com amigos
Em algum canto remoto da Escócia. Enquanto um faz careta, outra faz pose.

 

viajando com amigos
Bromance <3

 

viajando com amigos
Encosta aqui que eu tô com frio!

 

Lá vamos nós então: dessa vez em Florença serão 4 noites (se formos seguir a fórmula, a próxima viagem será de 8 noites, hahaha), e um objetivo – curtir os dias juntos. Posso dizer que estou super tranquila, sem preocupação alguma de eles quererem ir pra esquerda e nós para a direita. Acho que foi ótimo começar “pequeno”, e agora o quarteto se entende muito melhor, todos nós sabemos os interesses uns dos outros.

Nosso objetivo master é visitarmos juntos o Taj Mahal, na Índia. Será em 2014?

Assim como viajar com os pais, viajar com amigos é uma “modalidade” deliciosa. O negócio é encontrar os companheiros certos! Eu já encontrei, e vocês?


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


34 COMENTÁRIOS

  1. Tô emocionada hahahahaha.

    Adorei nossas viagens Col e Rodrigo amou também! Tô animadonaaaaaaaaaaaaa acho que Florença vai ser delícia, não vejo a hora! Tô naquela empolgação pré-féria de não querer dormir cedo porque a semana de trabalho é curta mesmo né?

    Até Quarta!

    Ah e concordo. Pra viajar junto é pra fazer as coisas juntos né? Senão vai sozinho uai!

  2. Que post fofo, Helô. Adorei! 🙂
    Nossas experiências viajando com amigos é ótima. Quando morávamos em Londres, marcamos um encontro com leitores do blog e de lá saiu o nosso casal-amigo mais parceiro de roadtrip pelo UK. Foi incrível e eu morro de saudade.
    HOJE, acabamos de voltar de Blumenau, para onde fomos, pelo segundo ano seguido, curtir o Festival da Cerveja com dois casais de amigos.
    Essas viagens, mesmo quando têm perrengues, ajudam a fortalecer as amizades, e é bom que sempre viram motivos de lembranças no futuro.
    Me empolguei, né? haha
    Desculpaê, mas sou dessas… 🙂
    Beijoqueijo e boa viagem procês. Tenho certeza que a linda Florença os receberá muito bem.

  3. Muito legal! Ainda não encontrei amigos que tenham o mesmo estilo de viajar que a gente. Nós viajamos sempre com os meus pais e é meio difícil, porque o ritmo não é o mesmo. Eles fazem 4 refeições sentados por dia (café-da-manhã, almoço, café no final da tarde e jantar), e a gente nunca faz isso viajando sem eles…então é meio tenso. Tenho amigos que disseram que queriam viajar com a gente mas são do tipo que acordam as 6h da manhã e só voltam pro hotel sei lá que horas da noite, que também está muito longe da nossa realidade. Então por enquanto ainda não dá pra fazer nada parecido…quem sabe um dia!

    • Lu, é complicado mesmo. Acho melhor nem arriscar quando a gente já sabe que o estilo dos outros é completamente diferente (tbem nao curto isso de sair cedinho e so voltar pra dormir – afinal viagem é tbem pra relaxar, dormir até mais tarde, dar uma morgada).

      • Aliás, nós já encontramos com amigos durante uma viagem e passamos uns dias com eles na cidade. Até que funcionou bem porque como todos tínhamos filhos pequenos, estávamos num ritmo mais relax mesmo!

  4. É ótimo ter companhias de viagem assim!
    Sempre viajo com minha mãe e o padrasto e é bom demais, inclusive tem dias que é cada um no seu quadrado, mesmo porque nossas viagens são longas (5 semanas) e tem dias que você quer ficar só. Já viajei mochilão com uma amiga e foi tenso no início porque ela era dependente demais e eu me irritava (também sou chata), mas da metade para o fim melhorou. Viajei com meus dois primos, eles são uns amores e até mais quietos do que eu, na Escócia quem ficava chamando para o Pub era a prima cachaceira (_o/). Também já viajei com um casal de amigos e foi ótimo, mas eles agora tiveram filhos e a dinâmica é outra. E uma vez viajei 1 semana com 2 conhecidos que encontrei na Itália, no fim da viagem viraram amigos e até hoje rimos dos perrengues.

    • caramba, coragem hein, viajar com conhecidos? eu tbem sou bem chatinha, por isso fico mega contente q a Marina topou repetir a dose – é sinal de que há esperanca pra todo mundo ahahahaha

  5. Helô, em 2009/2010 viajamos eu e marido com mais 2 casais por 31 dias pela Europa…Confesso que em alguns momentos foram bem tensos e confesso qtbm que em alguns momentos eu pensei: “Pq convidei esse povo todo?”, mas na maioria das vezes tivemos momentos muito legais e que renderam boas histórias 🙂 Tinha 2 que gostavam de dormir muito, outro que queria comer a mesma comida do BR em BCN, mas no final tudo teve jeito. Outra dessa? Por hora não, eu e meu marido somos muito parecidos e por isso nossos melhores parceiros de viagens 🙂

    Bjos

  6. Quem tem criança só consegue viajar com quem tem criança, senão vira uma maluquice insuportável pra todos os envolvidos. Eu sempre dei sorte quando viajei com amigos. Vim com uma colega de italiano pela primeira vez à Itália e deu muito certo. Já morando aqui viajamos muito com um casal de amigos que imprimia um ritmo meio ensandecido à viagem mas funcionava legal (eles não têm filhos, então agora melou tudo). Fiz uma viagem ótima a Paris com uma amigona do italiano quando estava grávida, beeeem tranquila porque ela vai a Paris todo ano, ou seja, vai pra curtir a cidade e não faz nada frenético. E atualmente viajamos muito com um casal de amigos meus da faculdade com quem nos damos muito bem e cujas filhas são os amores maiores da vida da Carol (ela quando tá muito cansada ou doente cho-ra de saudade da Manu e elas vivem trocando vídeos pelo whatsapp). Temos o mesmo ritmo, não somos mega exigentes com comida, eles são engraçadíssimos, as meninas são praticamente da mesma idade e de índole muito parecida, não brigam, brincam tranquilas sem encher o saco da gente, experimentam tudo que é comida, não dão ataque de pelanca. A gente se conhece há séculos e tem a maior intimidade, alugamos apartamento de dois quartos e passamos a manhã de bobeira de pijama e dando risada, enfim, é ótimo. Esse ano vamos à Disney com eles em outubro e não preciso nem dizer que não vemos a hora. Mas tem que dar sorte mesmo, porque quando a viagem dá ruim a amizade corre o risco de acabar.

  7. Já li uma frase por aí, não sei de quem, que acho super válida: só viaje com quem você ama. Porque olha… é complicado.

    Já viajei com uma amiga e deu MUITO errado, o excesso de convivência não rolou. Não foi nem questão de uma querer ver uma coisa e a outra não, etc. Mas sabe quando não flui, rola estresse direto? Então.

    Já viajei com outra amiga e deu super certo. E o mais engraçado é que às vezes não concordávamos com o roteiro uma da outra, mas aí cada uma ia pra um canto e nos encontrávamos depois, sem drama!

    Já viajei com um grupão de amigos e deu muito estresse no começo, hahaha!! Impossível conciliar os interesses! Mas depois achamos melhor nos subdividirmos em grupinhos. Daí ficamos quatro, foi ótimo 🙂

    Acho que varia muito esse lance de viagem com amigos. Concordo muito com o que o pessoal já disse. Tem que ter um certo feeling pra não forçar a barra e acabar a amizade, o que é muito fácil de rolar.

  8. Oi, Helô! Passo sempre por aqui e adoro! Também tenho um blog sobre viagens e viajei com amigos pela vez em 2012; era um grupo grande, bem heterogênio, houve alguns estresses, mas nos demos super bem (meu marido e eu) com um casal do grupo. Pretendemos viajar só nos 4 novamente este ano! Vms ver! Bjs, Selene

  9. Adorei este post Helô 🙂 Minha experiência é bem parecida com a sua, desde as viagens ‘programa de índio’ quando jovem (que a gente adorava, mesmo com a falta de conforto e tudo!) até a dúvida se daria certo ou não viajar com amigos mais velha. E as experiências foram bem legais! Desde as viagens com amigos que têm filhos da mesma idade dos nossos e eram super amigos também – o que é ótimo, mas a turmas pega fogo às vezes – até as viagens que fazemos com a nossa turma do vinho. I look forward to traveling again with friends 🙂

  10. Fantástico viajar com amigos! Se foro viajar no Brasil , a maior diversão é embarcar em roteiros médios em ônibus de viagens, saindo das rodoviárias é realmente fácil adquirir seus bilhetes rodoviários! Abração

  11. Ja viajei com amigos pra ficar vários dias juntos e deu super certo. Mas tive uma experiência de 14 dias na Europa e infelizmente rolou muitas diferenças. Nós gostávamos de comer bem, eles queriam mc donalds every day… Eles eram beeeem econômicos… O fim da história é triste. A amizade acabou. Não por nós, porque não é uma briguinha que abala uma amizade de anos. Mas infelizmente eles não quiseram mais saber de nós :o(

  12. Gostei muito do poste do muito valor ao amigos e é muito bom viaja, basta saber se todos estar na mesma sintonia pois fiquei muito feliz que deu certo, e vcs tão dando continuidade nas viajem ,mas não tenho sorte pra viaja com eles só com uma amiga que já viajamos e deus muito certo.
    viajem assim não esquecemos nunca,fico feliz pela amizade de vcs e que a cada viagem seja de muita importância para cada um abraços a todos vcsssssssssss

  13. Muito legal este post!!!! Realmente viajar com amigos é uma experiência única. Cada um com suas manias e tititis…….hihihih……mas foi tão bom que há no mínimo 3 anos viajamos juntos. Rogério e Regiane Mendes terão que nos aguentar por um bom tempo ainda……mas são o casal perfeito, não queremos outro. Nossa última viagem foi 2013 para Europa fazendo a Travessia de Navio (18 dias) de São Paulo/Santos a Veneza (um sonho realizado)…..agora já estamos programando a próxima e estou adorando acompanhar todas as dicas/detalhes que este site tem proporcionado.

  14. Realmente um assunto complicado! Nossa última tentativa de viajar com amigos foi para NY no final do ano passado…. Meu marido é o chato da viagem (normalmente) nessa viagem a esposa do nosso amigo estava “competindo pelo cargo”… Kkkk. Não preciso dizer que os 10 dias não foram muuuito bons. Felizmente a amizade continua firme e forte.
    Mas a viagem mais problemática, mas estressante foi em 2006 com outro casal para algumas capitais da Europa ( nossa 1ª tentativa). Foi tudo tão ruim que nós, eu e meu marido, consideramos que a viagem simplesmente ñ existiu e dois meses depois fomos (só nós dois) refazê-la!!!
    Em suma, pra nós ainda ñ deu!!!

  15. Viagem junto é complicado, às vezes… Eu já tinha ido viajar junto com meu irmão e minha cunhada para lugares próximos e por poucos dias e deu certo. É claro que, às vezes, fica aquela coisa pra decidir aonde comer, por exemplo, pq os gostos e até bolsos são diferentes. Mas no ano passado resolvemos viajar por 13 dias pelos EUA, todos pela 1ª vez. Fizemos um roteiro bem completo e bacana conhecendo várias atrações. Mas os EUA, todos sabem, são a capital das compras, do capitalismo… E meu irmão não suporta Shopping, nem ficar entrando e saindo de lojas. É bem objetivo nesse quesito. E ao mesmo tempo queria ficar o tempo todo junto sem se separar. Imagina no que deu, né? Apesar de ter curtido a viagem, fiquei frustrada pq foi minha 1ª vez nos EUA, vendo todas aquelas lojas com produtos e preços de sonho e tendo que fazer compras no estresse e na correria pra que ele não emburrace… Foi tenso! 🙁

  16. Eu vivi uma experiência de viajar com amiga e deu super errado, gostava muito da pessoa, mas acabei perdendo a amizade. Realmente ela era meu oposto e foi muito estressante…ela não tinha hora para ir embora dos lugares e eu nunca fui de atravessar a noite na rua! O excesso de diferenças foi um oceano no copo d’água!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui