Visitando os Jardins de Monet em Giverny

Ponte Japonesa

A sensação é exatamente a que eu imaginei… estar entrando em uma pintura. Faltam os “borrados” impressionistas, tudo é muito vivo, verde e colorido, mas a impressão é que a qualquer momento eu vou me deparar com Claude Monet pintando em seus jardins. Preciso sentar em um banquinho, respirar fundo para tentar absorver toda a beleza do lugar.  Custo a acreditar que estou no lugar que serviu de inspiração para alguns dos meus quadros favoritos e que finalmente, depois de muitos anos sonhando com este dia, eu consegui visitar os jardins de Monet em Giverny.

Uma gravura do quadro “Woman with Umbrella”, 1886 ( mulher com a sombrinha) que ganhei quando adolescente foi o que despertou a minha paixão pelo pintor e seus quadros impressionistas. Claude Monet, o responsável por toda essa beleza não só deixou quadros maravilhosos para o mundo, mas acho que sua maior obra arte é esse jardim que pode ser visitado em boa parte do ano.

IMG_9808

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Planejando sua visita

Para visitar os jardins de Monet em Giverny, separe um dia enquanto estiver visitando Paris. Fazer um bate e volta de Paris é bem possível a não ser que você queira emendar com outros destinos próximos como Rouen (onde Monet pintou a Catedral). Há inclusive excursões que saem de Paris e fazem o Jardim de Monet e Versailles no mesmo dia, o que não aconselho, já que não dá pra aproveitar bem nem um outro, mas é sempre uma opção para quem tem pouco tempo. Se não quiser se preocupar com trens e deslocamentos, faça uma excursão a Giverny

> Compre seu ticket aqui para Um dia Monet: Orangerie e Giverny

Giverny está localizada a 80 Km de Paris e pode -se chegar facilmente a esta vila francesa usando carro ou trem. Os jardins de Monet abrem normalmente do começo de abril ao fim de outubro. Em 2015 o local estará aberto do dia primeiro de abril a primeiro de novembro.

IMG_9790

Se  estiver de carro, é possível  estender a viagem por outras cidadezinhas locais ou a caminho de outras regiões, mas para quem vai ficar somente em Paris, a melhor opção é ir de trem.

Planejamento antecipado é essencial para o sucesso da visita, pois os horários são poucos durante o dia. Compre a passagem pela internet (Eu falei aqui no blog sobre a Rail Europe – http://www.raileurope.com.br ) para evitar problemas na estação – as máquinas de self-service nem sempre estão funcionando, as filas são grandes para o atendimento.

Passo a Passo para ir de Paris a Giverny de Trem

O trem sai da Gare St Lazare em Paris e a estação para ir para Giverny é Vernon. O destino final do trem normalmente é Rouen. Os trens são os da Intercites e custam em torno de 14.30 euros cada.

Quando descer em Vernon, siga as placas que indicam o shuttle bus para Giverny. O shuttle custa 8 euros ida e volta e sai a cada 15 minutos depois da chegada do trem em Vernon.

Para quem gosta de pedalar, alugue uma bicicleta em frente a estação de Vernon. Siga as placas  Musées De Giverny – Piétons Et Cyclistes. São 7 Km de pedaladas.

Quando Visitar?

A melhor época para visitar é certamente a primavera, quando os jardins estão mais floridos, mas há beleza nos jardins o ano inteiro. A minha visita foi no último dia da temporada em 2013 e apesar dos jardins não estarem totalmente floridos, ver as cores do outono foi um espetáculo inesquecível.

IMG_9684

Um Passeio pelos Jardins

Depois de comprar o ingresso, há três áreas para serem visitadas: A Casa de Monet, com vários dos seus artefatos e os dois jardins.

O interior da casa de Claude Monet foi restaurado e abriga uma coleção de pinturas de Monet além de movéis da época. Ela não pode ser fotografada, mas do quarto de Monet pode-se fotografar da janela e ter uma visão lindíssima do jardim.

A casa de Claude Monet
A casa de Claude Monet

O Clos Normand fica em frente a casa e é um jardim assimétrico com muitas plantas, cores e formas.

Jardim em frente a casa

 

Jardim em frente a casa

IMG_9871

Jardim de águas onde está a ponte japonesa. Para chegar ao Jardim de águas é preciso atravessar um pequeno túnel, já que a propriedade fica do “outro lado da rua”.

IMG_9951

IMG_9721

Andando pelos jardins a gente começa a entender um pouquinho os motivos que levaram Claude Monet a pintar esse cenário tantas vezes. Cada cantinho tem algo a ser descoberto, ver os reflexos das árvores e da ponte na água, as flores adornando os lagos, a luz do dia que vai mudando e alterando as cores ao nosso redor. Visitar Giverny é fazer um passeio dentro de uma obra de arte.

pontejaponesa

IMG_9647

Informações Úteis

Endereço: 84, Rue Claude Monet Giverny
Ingresso: 9.50 Euros para adultos, 5 euros para crianças a partir de 7 anos e estudantes. Crianças menores de 7 anos não pagam.
Datas e horários: 25 de março a 1 de Novembro de 9:30 as 18:00h.
Website: http://giverny.org

Para ver mais sobre Monet em Paris visite o Museu Marmottan, L’Orangerie e o Museu D’Orsay que tem várias obras do pintor em exposição.

Este post foi publicado originalmente na Revista gratuita Aprendiz de Viajante #5. Já baixou a sua?


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


16 COMENTÁRIOS

  1. Não vi muitas dificuldades de comprar o bilhete na bilheteria da estação, foi até muito facil.
    Lembrando tb, q no valor da passagem de trem idosos e menores de idade possuem tarifas especiais (mais baratas).

  2. Gostaria de saber se após 01 / 11 não é possivel entrar nos jardins, estarei chegando em Paris em 04/11 e pretendia incluir o jardim nos meus passeios mas não sabia que ele fechava.

    • O acesso aos jardins e de 01.04 a 01.11.14. E um passeio imperdível . Já visitei na primavera e no outuno. Existe uma singularidade no local em cada uma das estações . Penso que a visita ficara para uma próxima viagem.

  3. Um dos lugares mais especiais que já vi na vida!! Fico emocionada só de lembrar! Monet é o meu pintor favorito e estar nestes jardins era um dos meus grandes sonhos!!

  4. Em minha próxima viagem a Paris, irei com certeza visitar este lugar encantador, onde viveu meu pintor predileto. Estive na França em dezembro de 2010, infelizmente o local é fechado nessa época.

  5. Obrigado pelas!
    Gostaria de saber a sua opinião sobre meu planejamento.
    Estou pensando em ir para os jardins de Monet em Giverny dia 26 de outubro de 2015. Você acha que vale a pena ir tão perto da data que o parque fecha (primeiro de novembro)?
    Além disso, eu tenho que estar às 15h em Paris nesse dia. Você acha que seu eu pegar o ônibus que sai as 8:20 h voltar no ônibus 12:47 h, eu conseguirei estar às 15:00 em Paris e aproveitar os jardins?
    Desde já agradeço a atenção,
    Felipe

  6. […] Esse é provavelmente o lugar que eu mais sonhei na vida em visitar. O jardim de Monet em Giverny. O complexo tem vários jardins e entre eles o jardim onde fica a ponte japonesa(foto). Pra nossa sorte ele fica aberto de abril até novembro e eu escrevi um post cheio de detalhes sobre ele: Visitando os Jardins de Monet em Giverny. […]

  7. […] Esse é provavelmente o lugar que eu mais sonhei na vida em visitar. O jardim de Monet em Giverny. O complexo tem vários jardins e entre eles o jardim onde fica a ponte japonesa (foto). Pra nossa sorte ele fica aberto de abril até novembro e eu escrevi um post cheio de detalhes sobre ele: Visitando os Jardins de Monet em Giverny. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui