Weil am Rhein: a casa da Vitra

4

Tá bom, eu sei que não dá pra planejar uma viagem específica para essa cidade no extremo sul da Alemanha, quase divisa com a Suiça. Mas olha, se o teu destino é Munique ou Basel, tirar um dia pra conhecer o equivalente da fantástica fábrica de chocolates para os amantes do design e da decoração pode ser um programa inesquecível.

A Vitra é mais que uma fábrica de móveis: é um ícone, sinônimo de clássicos do design e colaborações com profissionais do naipe dos irmãos Bouroullec, Jasper Morrison e Philippe Starck. Isso sem falar das parcerias com designers que deixaram sua marca na história do mobiliário, como Verner Panton (tenho certeza de que você já viu essa cadeira antes) e o casal Eames (que, entre tantas outras coisas, projetaram essa belezura aqui).

O mais legal é que a empresa tem um campus, onde concentra quase todas suas atividades, lá em Weil am Rhein (no site eles explicam várias maneiras de chegar na cidade, é bem fácil, ainda mais de trem). Além da fábrica, é lá que fica o famoso Vitra Design Museum e a incrível Vitrahaus (que ilustra o banner dessa coluna!), o showroom da marca.

Na ilustração abaixo, da para ter uma ideia do complexo e dos prédios que fazem parte dele:

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

1. Conference Pavilion, projetado por Tadao Ando em 1993

2. Escultura “Balancing Tools”, de Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen,  1984

3. Vitra Design Museum, projetado por Frank Gehry em 1989

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

4. Vitra Design Museum Gallery, também de Frank Gehry, 2003

5. Ponto de ônibus (pois é!), de Jasper Morrison, 2006

6. Vitrahaus, projeto do estúdio Herzog & de Meuron, 2010

7. Fábrica, Nicholas Grimshaw, 1981/1986

8. Posto de gasolina (tô falando que esse é o paraíso do design), Jean Prouvé, 1953/2003

9. Dome (para eventos), do incrível Richard Buckminster Fuller, 1978/2000

10. Fábrica, Alvaro Siza, de 1994

11. Fábrica, Kazuyo Sejima/SANAA, deve ficar pronto esse ano

12. Posto de bombeiros (após um incêndio em 1981, a empresa resolver ter seu próprio posto de bombeiros), Zaha Hadid, 1993

Cada um desses prédios merecia uma explicação individual – deu pra sentir pelos nomes dos autores né? Mas vou me concentrar na Vitrahaus, o espaço mais recente do campus, que apareceu em toda e qualquer mídia relacionada a arquitetura e design em 2010. Esse projeto tão surpreendente e atípico acabou virando tendência, e logo depois de sua inauguração pipocaram várias construções inspiradas nesse conceito de casas empilhadas.

A Vitrahaus concentra a coleção da Vitra sob o mesmo (quer dizer, vários!) teto.  Esse caos organizado tem 5  andares que algumas vezes se cruzam, e é formado por 12 casas.  Não consegui escolher uma foto só para mostrar, até porque é impossível apreciar esse projeto sob uma perspectiva.

Ah, sabe aquelas miniaturas de cadeiras que são verdadeiros objetos do desejo? Elas estão a venda no Vitra Design Museum, logo ali!

Para quem gostou da ideia de fazer uma imersão no mundo design, os tours guiados do campus acontecem diariamente (dias de semana). As 11, 13 e 15h tem tours em alemão e ao meio dia e 14h, em inglês. O valor por pessoa é de €10,50. Todas essas informações estão disponíveis aqui.


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui