São Paulo – 10 coisas interessantes pra fazer de graça

10coisasemsp

O post é reciclado. Foi feito originalmente no meu blog antigo há alguns anos atrás, mas como hoje é aniversário de São Paulo, resolvi resgatá-lo, já que a maioria das dicas ainda são válidas.

Fui desafiada a achar mais de 10 coisas interessantes pra se fazer em São Paulo, de graça. E como não fujo da raia, disse que fazia. Só pra depois ficar parada olhando com o cursor no primeiro item: – Parque do Ibirapuera. Sei que tem mais, muito mais, mas como não sou especialista e meus programas em São Paulo eram barzinhos, restaurantes e balada, vou ter que pedir ajuda aos universitários: paulistas e paulistanos. Eu sei, eu podia ir no Google e procurar, mas prefiro ouvir de quem entende.

Então conte aí… que vou acrescentando na lista aqui:

Parque do Ibirapuera, Dezembro de 2004

1- Visitar o Parque do Ibirapuera
Endereço:Av. Pedro Alvares Cabral, S/No – Ibirapuera

2. Catedral da Sé. Dica da Aline Godoy
Endereço: Praça da Sé S/No
Metrô: Estação Sé (Linha 1 – Azul, 3- Vermelha)

3. Bairro da Liberdade. “Principalmente a feira de Domingo” – Dica da Ana Lúcia.

4. Mercado Municipal. Dica da Tatiana. “e comer o melhor sanduíche de mortadela do país!!!” Diz a Aline Godoy
Endereço:Rua da Cantareira, Rua 25 de Março, Av. do Estado.
Metrô: Estação São Bento (Linha 1 – Azul)

5. Edificio do Banespa - Tem uma ótima visão da cidade na torre do prédio e a visita é GRATUITA!!!
Endereço: Rua João Brícola, 24 Centro São Paulo
Horário: Segunda a Domingo de 10 as 17 horas
Metrô: Estação São Bento(Linha Azul)

6. Pátio e Colégio Anchieta
Endereço: Praça Pátio do Colégio, 84 Centro São Paulo
Metrô: Estação São Bento ou Estação da Sé

7. Av. Paulista- “é uma delícia passear por ela no finzinho da tarde em um sábado ou domingo (qdo hámenos trânsito). P/ quem gosta de arquitetura é muito interessante ver o contraste dos prédios com as casas antigas dos poderosos do café. Quem nao lembra da casa do Italiano, interpretado pelo Raul Cortez que vivia em plena Av. Paulista na novela Terra Nostra? ela ainda está lá e virou uma casa de cultura.” Aline Godoy

8. Centro Cultural de São Paulo - Dica da Lu NY“…passei anos fazendo diariamente workshops maravilhosos e gratuitos no Centro Cultural São Paulo, que era praticamente minha segunda casa. Já me apresentei ali nuns projetos, tb grátis. Fazia laboratório de alemão, espanhol e francês na biblioteca (grátis!).
Já fiz muita aula de dança nas salas de ensaio láááá em baixo, com muita gente legal.
Conheçam o Centro Cultural São Paulo!!! Programação boa grátis ou muuuuito baratinha é ali mesmo.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Metrô: Estação Vergueiro do(Linha Norte-Sul)

9.Um passeio pelos jardins do Museu do Ipiranga. No 1º domingo de cada mês a entrada pro museu é gratuita.Dica da Alessandra
Endereço: Parque da Independência, S/No Ipiranga

10. Pinacoteca do Estado – as exposições são grátis aos sábados e vale andar no jardim em pleno centro de São Paulo. Vá pela manhã e tome café no jardim. Ótimo programa.Dica do Márcio Nel Cimatti

11. Feira noMASP Recomendado por vários leitores.
Endereço: Av. Paulista, 1.578 Centro São Paulo

Museu do Ipiranga, dezembro de 2004

E você? Tem alguma dica para acrescentar de programas gratuitos em São Paulo? Deixe nos comentários!


Comments

  1. Jorge Miguel de Almeida Júnior says

    Visitar a feirinha da Praça Benedito Calixto aos sábados; assim, como o Museu da Língua Portuguesa, com entrada gratuita ao público aos sábados; no MASP, a visita é “na faixa” às terças-feiras; e também no Museu de Futebol no Estádio do Pacaembu, nas quintas-feiras, além da Caixa Cultural (Edifício Sé) e o Centro Cultural do Banco do Brasil, ambos gratuitos. E o Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla (Avenida Cruzeiro do Sul, 780).
    PS: a visita gratuita ao Museu do Ipiranga é no primeiro domingo de cada mês, todo dia 25/1 e 7/9.
    PS2: o edifício do Banespa só abre de 2ª a 6ª-feira.

  2. says

    Eu acrescento a Casa das Rosas que fica na av. Paulista além do jardim tem saraus, oficinas. E o MAM – Museu de Arte Moderna SP as oficinas chamada família MAM. Fiz várias atividades gratuitas inclusive uma de animação super bacana. Tem tb a lanternas no parque que sai do MAM.

  3. Marcia Kawabe says

    ” Quase de graça” tem o Jardim Botânico que deve custar coisa de R$ 3,00 pra entrar. Fazer piquinique lá nos finais de semana, é uma delícia.

  4. says

    Parabéns pelo blog!!
    Li vários posts como o de Grand Canyon com lindas imagens, o post sobre os blocos de rua do Rio de Janeiro, o post sobre o lugar mais romântico, este de São Paulo… enfim todos os posts são muito bem escritos.
    OBS: Adorei o blog. hehe Muito bonito e fácil de navegar.

    Mariana

  5. says

    O melhor do Mercadão é o prova-prova de frutas!
    Sanduíche de mortadela tem na cidade toda.

    E tem as feiras de bairro, também! Fim de semana, de manhã, roda ali pelos arredores da 9 de Julho que tem de monte. No Sábado tem ali na entrada da Rua Silva e Domingo tem pelos arredores da Barata Ribeiro.

    Masp tem um dia da semana que é aberto a público (leia-se: de graça), salvo engano é às Terças-Feiras.

    Minhas maiores dicas pra São Paulo são: ande, pegue metrô, vá na padaria, coma comida de carrinho e explore..!

    Vá passear na 25 de Março e veja a Galeria do Rock (só gasta dinheiro se quiser).
    Sente pra tomar uma cerveja na frente do Ibotirama, na Augusta.
    Caminhe pela Augusta.
    Sente no Vão do Masp pra fumar um cigarro.
    Vá no supermercado.

    E, acima de tudo, compre um Bilhete Único!

  6. Edney Eslley says

    Gostei das dicas, estarei indo em Janeiro de 2013, meus programas serão mais no fim de semana, alguém indica algo em específico?

    • Gracyellen says

      Temos ainda o solar da Marquesa de Santos e sua história de amor com D.Pedro, o Pátio do Colégio, local da fundação de SP, a Igreja de São Bento com seus cantos gregorianos, o Edifício Itália com uma vista incrível da cidade, a sinuosidade do edifício Copan, o museu Caravento e a Estação Ciência, que apresentam com criatividade e de forma muito lúdica, questões “indecifráveis”, enfim…
      Além, claro, de conhecer lugares maravilhosos e muita gente boa,
      Sampa é tudo de bom!!

  7. Ademir Moraes says

    Para quem curte uma bela caminhada e com uma bela Paisagem da cidade eu indico uma visita ão Parque da Pedra Grande na Cantareira é muito lindo vc ver a cidade Adormecida la do Morro é fantástico pareci uma tela a óleo é muito Show bom eu,sou suspeito pois Amo a Natureza e este lugar custa $3.00 reais o Paque é monitorado e tem segurança

  8. Tânia says

    O Museu da Resistência na Estação Pinacoteca, e grudadinho esta a Sala São Paulo que aos domingos pela manhã tem concerto gratuito, adoro visitar a Casa da Marquesa de Santos, atrás do Pátio do Colégio, e o MIS tem muitas exposições maravilhosas, está para iniciar agora a do Castelo Ra-Ti_Bum!

  9. Rosemary says

    Além de todas as sugestões acima, recomendo uma caminha pelas Rua do bairro Moema. Além do tradicional Shopping Ibirapuera, o bairro é uma delícia para ser explorado com calma. Bons restaurantes, sorveterias e cafés charmosos (A famosa Sttupendo, do Edu Guedes, fica na Rua Canário), e muitas, muitas lojas e outlets para todos os gostos, o que torna o bairro um shopping a céu aberto. E ainda fica bem pertinho do Parque do Ibirapuera. Vou a pé!

  10. Cristina Ota says

    Eu tenho algumas dicas de passeio: Feira de antiguidade no domingo no vão livre (74m) do Masp; no domingo feira de artigos de decoração , design e comidinhas deliciosas na Pça Benedito Calixto; no bairro da Liberdade tbém de domingo a feira típica com produtos orientais ; sábado a feira com produtos orgânicos no Pque da Água Branca; Estação da Luz ; Pque da Luz; Estação Júlio Prestes;Sala São Paulo; Pque Estadual da Serra da Cantareira; Horto Florestal , curtam a diversidade cultural dessa cidade.

  11. Edilaine says

    O Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca também são ótimas opções.
    Já para noite paulistana, vc encontra muitas opções na Vila Mariana, com muitos PUBs para todos os gostos.

  12. Paulo Rodrigues says

    Veja também as visitas monitoradas na Bolsa de Valores, são gratuitas de segunda a sexta das 09h às 17h na Rua XV de Novembro, 275 – Centro – São Paulo/SP, próximo as estações de metrô São Bento ou Sé (as duas estações fazem parte da linha azul).

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *