Booking.com

Ilha de Marajó: Roteiro para Um Final de Semana

Date:

Share post:

A Daniela Nogueira @daninoguei contou no post de ontem pra gente, 10 motivos para visitar Alter do Chão no Pará e hoje, ela volta pra contar mais um pedacinho das férias, dessa vez um fim de semana na Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó é tida como um dos destinos mais exóticos do Brasil, e não é sem razão… No último #chatdeviagem com o tema “Viajando pelo Brasil” o lugar apareceu como desejo de muitos turistas. Como estive lá recentemente, vim aqui responder a dúvida que muitos devem ter: o que é essencial conhecer na Ilha de Marajó se eu só tiver um final de semana?

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Para começar a responder, vou considerar que você chegou em Marajó na sexta-feira, no barco das 17h30 / 18h (a depender das condições de navegação), que vá embora no domingo no barco das 15h e que se hospede em Soure (capital da Ilha de Marajó).

Chegando nesse horário, você só vai chegar na sua hospedagem em Soure por volta das 18h30 / 19h (são aproximadamente 40 minutos entre Soure e o Porto de Camará, local do desembarque). Nessa noite, nada mais restará a fazer do que tomar um banho, descansar e jantar. Recomendo aqui o restaurante Solar do Bola, pois ele tem um cardápio mais variado (lanches, saladas, pratos, porções e pizzas). O Solar do Bola fica na esquina da Rua 08 com a Travessa 09.

**Para saber mais sobre o transporte entre Belém e Marajó, clique aqui e veja meu relato completo feito no site do Mochileiros.

1° dia:

Praia de Barra Velha

Essa praia é a mais diferente que conheci até hoje. Aos fundos ela tem o mangue (o mangue de lá não é fedido!), no meio um rio e na frente o mar.

 

Praia de Barra Velha - o rio
Praia de Barra Velha – o Mangue

 

Praia de Barra Velha - o rio
Praia de Barra Velha – o rio

 

Praia de Barra Velha -  o mar
Praia de Barra Velha – o mar

 

Lá dá para almoçar (em restaurantes bastante rústicos) e passar umas boas horas. Se você chegar lá pela manhã, vai pegar a maré alta (muito provavelmente, pois não conheço a tábua de marés). Sente-se nas mesas de um dos restaurantes, aprecie a força das águas, observe a maré baixar e a rapidez com que a paisagem se transforma (não se preocupe porque não demora tanto assim para baixar a água).

 

Praia de Barra Velha - a forca das aguas
Praia de Barra Velha – a força das águas

 

São duas praias absolutamente diferentes de acordo com a maré!

 

Praia de Barra Velha - mare baixa e mare alta
Praia de Barra Velha – mare baixa e mare alta

 

Ah, não espere águas cristalinas aqui pois não as encontrará – apesar de a água ser bem limpa, essa é uma característica da região.

Como chegar lá?

Se gostar de caminhar e tiver mais tempo, pode ir a pé, seguindo sempre reto pela Travessa 14 (tome o cruzeiro como ponto de referência). Será uma caminhada de 1 hora. Se preferir, pode ir de mototáxi e agendar com eles um horário para a volta (mas não estranhe a falta de capacete para o trajeto).

Fazenda Bom Jesus:

Esse passeio é feito somente na parte da tarde (geralmente iniciando por volta das 15h), para que o turista possa apreciar o espetáculo dado pela natureza ao pôr do sol. A fazenda é gigantesca e tem uma característica semelhante a do Pantanal. Fiz um passeio a pé pelas redondezas dos igapós, observando animais (jacaré, búfalos, cavalos, macacos, capivaras e uma grande variedade de aves).

 

Fazenda Bom Jesus
Fazenda Bom Jesus

 

Porém, o grande espetáculo e diferencial desse passeio é ao final do dia, quando você presencia a revoada dos pássaros voltando para os dormitórios (as árvores). É uma das coisas mais bonitas que já vi na vida e não tem palavras ou fotografias que possam retratar aquilo. Fiquei com lágrimas nos olhos, agradecida por estar ali vendo tudo aquilo. São incontáveis garças e guarás (aquelas aves vermelhas) que voam em bandos em direção às árvores. Isso dura bastante tempo e a gente só fica ali, feito besta, olhando pro céu que fica pintado de branco e vermelho! A analogia mais próxima que consigo para definir aquilo é que parece que Deus joga do céu pétalas de flores vermelhas e brancas! É simplesmente maravilhoso! ** Além de as fotos não serem dignas do espetáculo, não podemos nos aproximar muito e o zoom da câmera somado com a pouca iluminação não rendeu bons resultados.

Fazenda Bom Jesus - revoada para o dormitorio
Fazenda Bom Jesus – revoada para o dormitorio

 

Ah, um detalhe importante dessa fazenda é que ela é área de preservação ambiental, e por isso se tiver interesse em fazer um passeio como esse, entre em contato com o Jedilson, que foi meu guia (tel: 91 – 37411298 ou email: jediguia@hotmail.com). Por que entrar em contato com ele? Primeiro porque ele é um bom guia, conhece a fazenda como a palma de sua mão, é muito simpático e, principalmente, porque segundo palavras da própria dona da fazenda, “ela não permite que qualquer outro guia faça o passeio de avistar os animais, porque só ele sabe respeitar o que é o limite da natureza sem interferir em nada”.

Se você não quiser fazer essa caminhada com o guia, pode ficar mais restrito ao passeio de búfalo, próximo à sede da fazenda (mas passeio de búfalo você pode fazer na fazenda são Jerônimo!). Ah, outro detalhe: se você aparecer sozinho, sem guia, sem agendamento prévio, na porteira da fazenda, você não entra! Como é uma área de preservação ambiental, eles fazem controle da entrada diária e são bem rigorosos. Não esqueça de agendar com antecedência!

Duração do passeio: 4 horas.

Preço: R$ 75,00

 

2° dia:

Fazenda São Jerônimo

 Essa é outra fazenda da região, mas com característica completamente diferente da anterior, e com maior apelo turístico. A Fazenda São Jerônimo já foi cenário de fotografias para revistas e diversas gravações de TV (inclusive a novela “Amor Eterno Amor” e uma das edições do extinto programa “No Limite” – ambos da rede Globo – foram gravadas lá). Na chegada à fazenda você faz uma caminhada bem curtinha num pedaço de mata (bem curtinho mesmo) e então chega na beira do igarapé, onde pega uma canoa.

Fazenda S_o Jeronimo - igarape
Fazenda S_o Jeronimo – igarapé

 

O rapaz da fazenda vai remando o barquinho pela água e então chegamos numa praia – a Praia do Goiabal.

 

Praia Goiabal
Praia Goiabal

 

A visita nessa praia não é para banho, só para conhecer mesmo. Ficamos nela tempo suficiente para fotografar as tantas árvores que estão na areia, todas com suas raízes aéreas gigantes e começamos a caminhar em direção à ponta oposta por onde chegamos.

 

Enormes mangueiros da Praia Goiabal
Enormes mangueiras da Praia Goiabal

 

Nesse ponto nos embrenhamos numa trilha suspensa entre as raízes aéreas das árvores do mangue. É muito interessante, porque parece um grande labirinto!

 

Fazenda S_o Jeronimo - trilha suspensa
Fazenda S_o Jeronimo – trilha suspensa

 

Ao fim dessa trilha, chegamos um ponto onde búfalos e cavalos nos esperam – quase todos que visitam Marajó querem montar um búfalo, certo?

 

Fazenda Sao Jeronimo - montaria nos bufalos
Fazenda Sao Jeronimo – montaria nos bufalos

 

Montamos e voltamos para a sede da fazenda, onde somos recebidos pela D. Jerônima – proprietária – com um suco de fruta fresquinho. Tomado o suco, acabou-se o passeio.

Duração: 2 horas

Preço: R$ 50,00

Use um mototáxi para chegar na fazenda. Essa não precisa de guia.

** Dica para as mulheres: usem calça nesse passeio para poder montar o búfalo com mais conforto. Esse passeio começa por volta das 9h e então, às 11h você já estará livre para voltar para o seu hotel / pousada, arrumar as coisas e almoçar para ir embora…

Nesse dia sugiro almoçar no restaurante Ilha Bela, na esquina da Rua 1 com a Travessa 13, quase em frente ao Trapiche.

 

Vista do Restaurante Ilha Bela
Vista do Restaurante Ilha Bela

 

Atenção: se for ficar somente dois dias na Ilha, recomendo que gaste um pouco mais de dinheiro e pegue um táxi (agende antes porque táxis são artigo raro) para ir até o Porto de Camará, assim dá para aproveitar melhor a manhã e sair de Soure por volta das 13h30. Recomendo isso porque o transfer que peguei começa a recolher os passageiros ao meio dia e aí não dá tempo de almoçar e tudo fica bem corrido.

Uma dica essencial de compra: o queijo de marajó! É delicioso e bem diferente dos demais queijos de búfala que já comi. Não deixe de experimentar!!

Viu só? Nem precisa de muito tempo para conhecer o essencial desse pedaço do Brasil, de beleza tão exótica.

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá … parabéns pelas informações.
    Se puder ajudar… gostaria de informações acerca do risco de se contrair a malária indo nas regiões visitadas … em especial … ilha de marajá.
    Obrg

  2. Olá!!!! Adorei o seu Roteiro. Em um fds deu para conhecer bastante pontos turísticos e paisagens liiiindas. Gostaria de obter mais informações sobre a pousadas e valores?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...