Tulipas na Holanda – Visitando o Keukenhof

tulipasmain

Tulipas e Holanda são praticamente sinônimos na minha cabeça. Não dá para pensar em uma sem lembrar da outra. E é na Holanda que fica o maior jardim de flores do mundo: O Keukenhof. Fazer uma visitinha a ele estava na minha bucket list faz tempo, mas como essa é uma atração que requer planejamento e estar na Holanda numa época específica do ano, ele foi sempre adiado.

Quando minha viagem a Rotterdam foi confirmada, o Keukenhof foi a 1a coisa que eu fui pesquisar. A Lu fez uma matéria bem legal sobre ele na 2a edição da nossa Revista e minha vontade que já era grande, ficou ainda maior. Por sorte, eu estaria lá nos últimos dias desta temporada, mas as previsões não eram animadoras: além de dias de chuva, todo mundo que eu falava me  desanimava de ir, dizendo que já não veria as tulipas. Natureza é assim, todo ano acontece a mesma coisa com os Cherry blossoms aqui em DC. Há uma previsão de pico da florada, as pessoas planejam a vinda, mas as vezes se decepcionam, porque ou atrasam ou adiantam a florada.

O primeiro dia que eu teria livre choveu o dia todo, então resolvi não ir. No sábado, vi a previsão pro domingo, que teria sol pela manhã e resolvi arriscar, mesmo com os conselhos de que “os últimos dias da temporada são meio decepcionantes”. Fui para a estação de trem, pegar o próximo para Leiden, onde teria que pegar um outro ônibus pro Keukenhof que fica na cidadezinha de Lisse. Perdi o 1o trem, o que instantaneamente me colocou na defensiva.. será que vai valer a pena? O próximo trem chegou antes mesmo que eu pudesse mudar de idéia e durante o caminho fui me preparando para me decepcionar. Não espere muito, você não vai ver tulipas, mas você vai ter ido ao Keukenhof, eu tentava me consolar. Um lado de mim estava ainda avaliando se valia a pena e pensando no fracasso que seria uma visita ao grande parque das tulipas, sem elas.

 tulipas

Tulipas

Tulipas

O trem chegou em Linden e logo em frente a estação peguei o ônibus (lotado!!!) pro Keukenhof. Dia de sol e penúltimo dia da temporada não poderia ser diferente. Entrei no parque, já me preparando psicologicamente para não ver muitas flores e me dizendo que o paisagismo valeria a pena e que ver outras flores seria igualmente interessante (já sabendo na minha cabeça que não, não ia ser assim tão fácil, afinal o que eu amo são as tulipas!! Queria ver as tulipas!!! – assim mesmo, batendo o pézinho com voz e atitude de 3 anos de idade!).

Passei pelos portões, tinha um laguinho com as pessoas aproveitando o sol, um chafariz, uma música chatinha tocando e de repente vejo as tulipas… começo a tirar fotos freneticamente, achando que esses jardins da entrada serão os únicos com tulipas. Afinal eles tem que fazer bonito na entrada não é mesmo? Quase 500 fotos depois  e pés doendo de tanto andar pelo parque imenso (são 320 mil m2) eu vi que tinha tirado a sorte grande! Não só tive um dia lindo no Keukenhof, como também vi as tulipas, lindas e de cores e tipos que eu jamais imaginei em flor.

Veja nesta galeria um pouco do que eu vi por lá:
[slideshow gallery_id="6"]
O que eu não vi? Os campos imensos de tulipa floridos, porque as flores dos campos já tinham sido cortadas. E pra esses, eu vou ter que voltar de novo! E o jardim é exatamente o que o nome diz… são pequenos canteiros (milhares deles – 7 milhões de flores plantadas diz o material do parque) com variedades de tulipas. Se vale a pena ver ir ao Keukenhof sem ver os campos? Muitooo!!!! É uma overdose de tulipas que acho muito difícil sair de lá decepcionado.

 

Informações úteis:

Keukenhof

Website: http://www.keukenhof.nl/en/

Quando Visitar:

O parque abre apenas do meio de março ao meio de maio. Em 2013 as datas foram de 21 de março a 20 de maio e ele já está fechado nesta temporada. Em 2014, coloque na agenda: 20 de Março a 18 de Maio. Dizem que meio de Abril é quando se pode ver não só as flores no Keukenhof, mas também os campos floridos. Pela minha experiência dessa vez, vale a pena ficar de olho na previsão do tempo e também nas fotos que são postadas nas redes sociais. Procure as tags #keukenhof #tulips e veja as que são mais recentes. A Flower Parade em 2014 vai acontecer no dia 3 de Maio.

Como chegar:

De Rotterdam - pegar o trem para Leiden e de lá comprar o ticket de ônibus (854) direto nele (custa 4 Euros) para o Keukenhof em frente a estação se você já tiver o ticket do parque. Se não tiver, vá a loja de informações turísticas que fica em frente a estação do lado esquerdo e compre o ticket combo que custa 22 Euros (você assim evite a fila para comprar tickets no parque)

De Schipol (o aeroporto) – pegar o ônibus 858 que fica do lado de fora do aeroporto (fica perto do STA – Schipol Transfer Authority). Eu usei ele na volta do parque, indo para Amsterdam.

De Amsterdam  - Pegar o trem na estação Amsterdam Centraal para o aeroporto Schipol da e de lá o ônibus que vai para o Keukenhof. (Eu fiz o caminho inverso – do jardim para Amsterdam)

Quanto Custa:

Adultos - 15 Euros

Crianças – 11 Euros

Dica adicionais: O Ducs Amsterdam que tem um dos blogs mais sensacionais que eu conheço sobre Amsterdam e escreveu um Guia de Amsterdam que eu recomendo muitíssimo pra quem vai visitar a cidade, vende ingressos online pro Keukenhof e também outras atrações de Amsterdam para você não ter que enfrentar a fila. A Lu Misura, além de ter feito a matéria pra revista, também escreveu sobre o Keukenhof lá no Colagem.


Comments

  1. Marcia Kawabe says

    Maravilhoso! E na semana passada, uma amiga minha também esteve lá, mas ela foi no dia de chuva! Que sorte a sua de ter pego esse tempo lindo! :)

  2. says

    Babei… se meus planos tivessem dado $certo$ a gente ia se encontrar na Holanda! Vendo suas fotos lembrei que era exatamente agora que estaria lá, para pegar o fim da temporada das tulipas…
    E agora estou com muito mais vontade ainda! Vou fazer que nem a Bel, descadastrar o Aprendiz de Viajante para não ficar pensando em viagem todos os dias!

  3. says

    Realmente esses espetaculos da natureza são uma loteria. Quando fomos em maio ha uns dois anos o dia estava bastante chuvoso, o parque estava vazio mas ainda florido, em compensação os campos ja tinham sido limpos ha tempos (mas quanto a isso não tinhamos nenhuma ilusão, sabiamos sobre a colheita das tulipas). Realmente você foi presenteada com um cenario de cartão postal, as fotos estão maravilhosas, e deu vontade de voltar!

  4. Rafaela Araújo says

    Como disse acertadamente Clarice Lispector: “Tulipa só é tulipa na Holanda. Uma única tulipa simplesmente não é. Precisa de campo aberto para ser.”

  5. Rita Rodrigues says

    Maravilhoso, sonho em conhecer esse lugar em uma viagem à Holanda, Alemanha e Suíça, provavelmente nos 15 anos de minha filha, daqui há 2 anos, que o tempo passe rápido até lá… Adorei seu post, no capricho como todos os outros.

  6. Fabiana Nascimento says

    Fui a Keukenhof no sábado (17/05) e eles já haviam cortado as tulipas do campo. Nos jardins haviam algumas, mas poucas. Sugestão: se forem no fim da temporada, descubram antes se já podaram. O parque é lindo, mas ver os campos vazios foi frustrante!

  7. LUIZ ALBERTO says

    REALMENTE É MUITO LINDO
    KEUKENHOF É O JARDIM DO MUNDO
    ESTIVE LÁ EM ABRIL DE 2013….FANTÁSTICO., E ASSISTI O DESFILE DE CARROS ALEGÓRICOS TODOS FEITOS COM FLORES.

    RECOMENDO SEMPRE…INCLUSIVE TODA A HOLANDA.

  8. says

    Olá Claudia Beatriz!
    Amei sua dica sobre as tulipas, já está na minha lista de lugares para visitar. Estive no inicio deste mês de julho, novamente em Amsterdã que é linda demais, mas foi uma passagem rápida.

    Da próxima vez vou me programar para abril ou maio, como recomendou. Obrigada

  9. beatriz says

    olá,,, sou fa do seu blog, maravilhoso!!! parabéns!!!
    vou a Amsterdam em setembro e estou inconsolável de o parque não estar aberto nesta época do ano.
    Onde posso ir para ver as tulipas, tb não sei se há nesta época do ano…..
    obrigada

    • says

      oi beatriz… pois é, as tulipas são características da primavera, no fim do verão/outono (quando você vai) já está bem fora de época. mas a cidade é tão bacana, não fica triste não ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *