Booking.com

Roteiro de Fim de Semana em Tiradentes e São João del Rei

Date:

Share post:

Minas Gerais tem um lugar especial no meu coração (e estômago, confesso). Eu amo o estado que além de carregar muitas das nossas belezas históricas brasileiras, também tem várias das minhas comidinhas e doces prediletos. Pois quando recebi o convite para participar do Encontro de blogueiros de Inverno em São João del Rei e Tiradentes, não pensei duas vezes antes de arrumar a mala para passar um fim de semana por lá.

Aqui neste post vou dar uma geral no Roteiro do que fizemos por lá no fim de semana e que você pode copiar igualzinho. A idéia era reunir blogueiros da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) de todo Brasil – tivemos 25 pessoas presentes e a organização ficou a cargo do Antônio Rômulo do blog Retrip que mora na cidade.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Eu usei esse post do Rafael do blog Esse Mundo é Nosso para decidir como iria e no final optei por ir de ônibus do Rio para São João del Rei pela empresa Paraibuna.

Sexta-Feira a Tarde/Noite

Chegamos lá no comecinho da tarde de Sexta-feira e fomos para o Garden Hill Small Resort que nos hospedou no fim de semana. O hotel em São João del Rei é lindíssimo, com uma área linda de natureza que conta um campo de golfe super premiado.

gardenhillresort

Aproveitamos a tarde para almoçar no restaurante Albatroz no hotel (na companhia de ninguém mais, ninguém menos que Gilberto Gil na mesa ao lado) e começar a comilança mineira – fui de tutu de feijão.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.14.51 PM

Aproveitamos o restinho da tarde para passear pelo resort que conta com piscina externa e aquecida, jacuzzi e mais.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.07.54 PM

A noite fomos encontrar os blogueiros e fazer um tour pela Cervejaria Tiradentes onde aprendemos sobre o processo de produção artesanal, aprendemos um pouquinho da história e tiramos a foto com a imensa escultura do rosto de Tiradentes.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.15.08 PM

Fizemos uma visitação também ao Pátio Libertas ao lado que tem vários bares e restaurantes, além da decoração inusitada. Fechamos a noite no Boteco da Fábrica onde comemos um delicioso filé com queijo no pão, acompanhado de um vinhozinho delicioso.

Sábado de Manhã

O sábado amanheceu chuvoso, mas não tirou o ânimo dos blogueiros, que cedinho se dirigiram ao espaço Business do Garden Hill para duas palestras. O Antonio Santos, do blog Trip e Aventuras, falou de propriedade intelectual que é um assunto que volta e meia aparece na blogosfera por conta dos plágios (conteúdo copiados) e eu falei sobre como transformar o blog de um hobby em um blog profissional. Mostrei muitos exemplos da trajetória do Aprendiz de Viajante para mostrar na prática como a gente fez isso.

Para quem vai passar o fim de semana pela cidade é uma ótima chance de explorar a cidade com calma ou encarar uma manhã mais relaxada no hotel, acordar mais tarde, tomar um café delícia no hotel e depois fazer uma aulas de golfe.

Depois das palestras tivemos um almoço tipicamente mineiro no restaurante Albatroz, com um cardápio de dar água na boca. O Restaurante é aberto ao público, não precisa estar hospedado no hotel para aproveitar suas delícias.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.14.31 PM

Sábado a Tarde

A tardinha fomos pegar a Maria Fumaça – trem de São João del Rei a Tiradentes. Ocupamos um vagão inteiro e a farra foi muito boa até chegar a Tiradentes, passando pelos cenários lindos da serra.
Screen Shot 2014-09-01 at 4.09.02 PM

O Dylan curtiu demais esse passeio!

Screen Shot 2014-09-01 at 4.13.54 PM

Em Tiradentes começamos um tour pelo centro histórico com a Agência Viva Minas. Sabe quando é paixão a primeira vista? Que cidade mais fofa!!!!
Screen Shot 2014-09-01 at 4.11.05 PM

Screen Shot 2014-09-01 at 4.08.22 PM

Eu adorei fazer um tour guiado, passear pelos becos e ladeiras, já que eu adoro saber as histórias por trás dos pontos turísticos.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.08.49 PM

 

E visitar Tiradentes é revisitar os livros de história do nosso Brasil. Cidade da inconfidência mineira, de obras importantes do Aleijadinho e de uma época importante para nosso país.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.10.02 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.09.40 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.09.28 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.09.15 PM

Durante o passeio teve parada na loja de doces pra comprar sobremesas e souvenirs, que ninguém é de ferro.

Sábado a Noite

No sábado a noite fomos pra uma cidadezinha próxima chamada Coronel Xavier Chaves para experimentar uma comida caipira ao som de uma “moda de viola” no engenho de cachaça mais antigo do Brasil – A Cachaçaria Sec. XVIII que pertence a familiares do Tiradentes. Esse passeio pode ser feito também com o pessoal da Agência Viva Minas ou eles atendem aos sabados de 11 a 1 da tarde o publico que experimenta uma linguicinha com geléia (que o proprietário chama de explosão de sabor) com as cachaças. A comida, feita no fogão de lenha.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.14.17 PM

 

Domingo de Manhã

No último dia na cidade, depois de tomar café no hotel fomos para o centro de São João Del Rei para fazer um tour pela cidade.

Começamos na igreja de São Francisco, visitamos o cemitério onde está enterrado o Tancredo Neves, visitamos a casa onde ele morou , passeamos pelas ruas do centro histórico e terminamos na Igreja do Carmo.

Screen Shot 2014-09-01 at 4.10.48 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.10.35 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.10.17 PM

Teve até show de chorinho na janela…

Screen Shot 2014-09-01 at 4.12.07 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.11.52 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.11.37 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.11.19 PM

Finalizamos a viagem com um almoço delicioso no restaurante que fica em frente a Igreja de São Francisco.
Hora das despedidas desse grupo tão animado!!!
Screen Shot 2014-09-01 at 4.13.37 PM Screen Shot 2014-09-01 at 4.13.25 PM

Ah… e eu ainda ganhei o legítimo rocambole de Lagoa Dourada, que segundo o pessoal da região é o melhor do mundo! E eu pude comprovar e hoje fazendo este post estou salivando só de pensar!!!

Screen Shot 2014-09-01 at 4.12.58 PM

Um fim de semana é muito pouco para conhecer as duas cidades, mas foi certamente uma ótima introdução a tudo que esse cantinho lindo do Brasil tem para oferecer.

*******************

I Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens em São João del Rei e Tiradentes foi idealizado e organizado por Antonio Romulo Jr. do (Retrip Viagens), aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho de 2014 nas cidades de São João del Rei e Tiradentes, Minas Gerais e contou com a participação dos blogueiros e blogs: Marcos Borges e Claudia (A 4 Pés), Cyntia Campos (A Fragata Surprise), Claudia Beatriz Saleh (Aprendiz de Viajante), Glacy Moraes (Blog da Glacy), Laura Botton (Colecionando Viagens), Nívea Atallah (Destino de Viagens), Carol May Rodrigues (Dicas e Roteiros de Viagens), Gabriela Palma (Gaby Pelo Mundo), Lillian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Renata Campos (Rêvivendo Viagens), Antonio Santos (Trip e Aventuras), Nivia Guirra (Viagens Invisíveis), Camila Navarro (Viaggiando), Luciano Attiê (Viagem sem Frescura), Rafaella Machado (Viajando sem Medo).
Este evento contou com os seguintes parceiros: Garden Hill Small Resort, Albatroz Garden Hill, Agência Viva Minas, Cervejaria Tiradentes, Trilhos de Minas e Boteco da Fábrica. E contou com o apoio dos Hotéis/Pousadas: Paço do Lavradioe Pousada Buonabitacolo.

 

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

14 COMENTÁRIOS

  1. Sou completamente apaixonada por aquela região ,sempre que posso estou lá,e vocês sempre nos dão boas dicas para todos os lugares,que queremos passear.

  2. Adoro Minas Gerais e esta região histórica é maravilhosa. Você vai precisar de outros finais de semana para conhecer melhor esses lugares. Não deixe de conhecer Bichinho, um distrito de Tiradentes, repleto de ateliês e de lojinhas de artesanato. Me hospedei na pousada Trem do Imperador, ficamos em um legítimo e confortável vagão. Além disso, não se esqueça da cidade mais famosa, Ouro Preto, movimentada e igualmente linda. Adoro e acompanho sempre suas dicas. Bjs.

  3. Gostaria de Saber como voltou de Tiradentes. No mesmo trem maria fumaça? Obrigada pelas dicas! Vou seguir tudinho!!!! Bj

  4. Olá meninas e colegas em viagens ….
    Estarei indo de Fortaleza / BH, de avião, onde pretendo passar 10 dias ( 07/09 a 16/09 ), incluindo ida e vinda.
    Gostaria de, além de BHorizonte, conhecer Sabará, Inhotim, Ouro Preto / Mariana, Congonhas, Tiradentes / S. João Del Rey via carro alugado….
    Perguntas:

    1 – Nesse período de tempo, dá prá fazer isso ?

    2 – Dias por cidade/região ?

    3 – Caso negativo, o que cortar ?

    4 – Qual seria o sentido ideal da viagem, partindo de Belo Horizonte ? Digo, direto para Tiradentes / S. J. del Rey e depois para Ouro Preto / Mariana ? Ou o inverso ?

    Outras sugestões e/ou comentários são muito bem vindos.

    Grato,

    Andre C. S.

  5. […] O nosso parceiro Zarpo tem promoções incríveis para a Black Friday em Pacotes para o Caribe e também hotéis dentro do Brasil. Na quarta-feira a noite eu volto aqui para atualizar esse post com o detalhamento das ofertas. Não quer perder nadinha? Veja como o Zarpo funciona em detalhes neste post e corre nesse link e cadastre-se gratuitamente para saber tudo. Eles vão ter pacotes para Cartagena, Playa del Carmen, Cancun e amis. Alguns dos hotéis que vão estar na promoção: Blue Tree Lins, Enotel Acqua Enotel Convention, Fazenda Vale da Mantiqueira, Garden Hill. […]

  6. […] O nosso parceiro Zarpo tem promoções incríveis para a Black Friday em Pacotes para o Caribe e também hotéis dentro do Brasil. Na quarta-feira a noite eu volto aqui para atualizar esse post com o detalhamento das ofertas. Não quer perder nadinha? Veja como o Zarpo funciona em detalhes neste post e corre nesse link e cadastre-se gratuitamente para saber tudo e aproveitar as promoções. Eles vão ter pacotes para diversos destinos no Brasil e no Caribe. Alguns dos hotéis que vão estar na promoção: Blue Tree Lins, Enotel Acqua Enotel Convention, Fazenda Vale da Mantiqueira, Garden Hill. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...