Booking.com

Snowdon: no topo do País de Gales

Date:

Share post:

Subir até o topo do Snowdon foi com certeza a coisa mais legal dessa viagem para o País de Gales, e ironicamente a única coisa que eu e o Martin tínhamos certeza de que não faríamos. Mas, chegando lá, não dá pra evitar a empolgação ao ver o pessoal que vai apenas com esse fim. Isso sem contar que o Snowdon está sempre lá, despontando na paisagem, quase que te chamando! Como percorremos quase toda a região de carro, vimos o Snowdon de todos os ângulos possíveis (quase sempre em meio as nuvens, pois pegamos tempo nublado e chuva durante toda a estadia lá), mas em nenhum momento mudamos de ideia. Até o momento que fomos até o início de uma das trilhas. E aí mudamos de ideia.

A razão pela qual não queríamos subir o Snowdon era falta de tempo. Quer dizer, a gente queria explorar mais os vilarejos, lagos e outras atrações de Snowdonia, e sabíamos que subir o Snowdon tomaria um dia todo.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Snowdon
Começando a trilha Llanberis!

No nosso último dia em Snowdonia (de lá seguiríamos viagem para Anglesey) uma das primeiras paradas era a cidade de Llanberis, onde começa a trilha mais fácil para o Snowdon e de onde também sai o trenzinho lá pro topo (pois é! quem não quer subir na raça pode ir até lá em cima de trenzinho! Veja mais informações no fim do post). Estacionamos carro, demos uma olhadinha na estação e resolvemos dar uma olhada no ponto de partida da trilha. Ali havia uma placa explicando que aquela era a trilha mais fácil para chegar no topo do Snowdon: aproximadamente 14.5km (ida e volta) percorridos em 6 horas em média.

Então olhamos um para o outro e falamos: ‘vamos subir um pedacinho pra ver a paisagem e aí a gente volta?’ E claro que não voltamos. Uma vez que você começa a subir, não quer dar o braço a torcer e chegar lá no alto vira questão de honra! Até porque, essa era a trilha mais fácil, tinha bastante gente subindo, estávamos com nossas roupas apropriadas, barrinhas e água na mochila.

Subindo e descendo o Snowdon pela trilha Llanberis

Na prática, a trilha não é assim suuuper fácil. Pegamos chuva, sol, vento e frio, literalmente de tudo um pouco. A superfície muda bastante, e de uma hora pra outra um caminho relativamente fácil e quase plano fica bem inclinado e cheio de pedras. Da metade pro fim minhas pernas estavam com aquela sensação de ardência devido ao esforço, e rolava um medinho do chão escorregadio.

Eu não diria que é perigoso ou que você precise ter um super preparo físico, mas não se deixe enganar pelo fato de que essa trilha é a mais fácil. Ela requer esforço sim, e não dá pra ir achando que é um passeio pelo parque. Sem roupas e sapatos apropriados, ou sem carregar água e algo pra comer, não vá!

Snowdon
A primeira metade é bem mais fácil

Snowdon

Vimos muitos carneiros, bois e vacas pelo caminho. Eles pastam livremente por ali. A linha do trem vai praticamente paralela a essa trilha, então em todo o percurso você verá o trenzinho subindo e descendo várias vezes.

Os metros finais são intermináveis – ainda mais porque não conseguíamos enxergar nada, não dava pra saber o quanto faltava realmente. Dava pra perceber que estávamos perto porque chega um ponto em que todas as trilhas se encontram, e o caminho fica lotado!

Snowdon

Snowdon
Os trilhos do trem e um lago em meio a subida

A descida, claro, é mais rápida, mas também requer cuidado, principalmente nas partes mais inclinadas. Dei vários escorregões, mas felizmente não cheguei a cair. O bom é que, como você já foi até o topo e está mais relaxado, dá pra aproveitar mais a vista e apreciar a paisagem.

No total levamos 4 horas e meia – terminamos o passeio exaustos e doloridos, e realmente não deu pra fazer mais nada naquele dia, as pernas não aguentavam! No vídeo da viagem tem várias partes que filmei enquanto subia o Snowdon.

O topo

O Snowdon tem 1085 metros de altura, é o ponto mais alto do País de Gales e o segundo mais alto da Grã Bretanha. Como já falei antes, no dia que fizemos a subida estava muito nublado, então não dava pra ver nada lá de cima, estávamos literalmente em meio as nuvens. Mas foi incrível mesmo assim, tive uma sensação de missão cumprida e me achei super aventureira (podem rir!)!

Snowdon
Selfie no topo do País de Gales!

Antes de começar a descida, aproveitamos para ir no banheiro e comer alguma coisa no visitor centre que tem lá no alto. O lugar tem uma boa infraestrutura, e se você fizer o passeio até o topo de trem, é ali que vai chegar.

Outras trilhas

A trilha que começa em Llanberis é apenas uma das várias opções para subir e descer o Snowdon. O ideal, aliás, é usar duas diferentes, uma para subida e outras para descida, e assim aproveitar ainda mais o passeio. Achei o infográfico abaixo (leia mais aqui – em inglês) que explica melhor cada uma das trilhas – mas acho que a Llanberis é mais difícil do que colocam aí. Apesar da Llanberis ser a mais fácil é também a mais longa, então imagino que as outras sejam beeeeeeem inclinadas.

Snowdon Walks Infographic 610

Bom, como eu falei antes, fizemos a subida sem preparação alguma, então não rolou usar 2 trilhas diferentes. Mas se você ficou com vontade de subir o Snowdon, acredito que essa seja uma opção bastante interessante! Veja direitinho como você vai fazer para chegar até o ponto de partida e ir embora depois – existem estacionamentos em alguns pontos e também um ônibus que faz essa ligação e pode ser muito útil se você deixa o carro em um lugar mas desce pelo outro (Sherpa Bus, clique aqui para horários e linhas)

Snowdon

Snowdon

Snowdon Mountain Railway

Se você quer ir até o topo mas não está afim de fazer a subida propriamente dita, ou está com criança pequena, você pode ir de trem! A estação fica na cidade de Llanberis, e é aconselhável que a passagem seja comprada com antecedência pelo site. Esse é um passeio bastante popular, e há o risco de todos os trens estarem lotados.

Os trens funcionam todo dia, da primavera até o outono – mas se as condições climáticas estiverem ruins, eles podem fechar. A passagem de ida e volta custa £27, e a viagem no total leva cerca de 2 horas e meia (1 hora pra subir, meia hora lá em cima, e 1 hora pra descer). Existem dois tipos de trens, um mais moderno e outro puxado por uma locomotiva a vapor. Todas as informações de cada um deles, assim como horários e tickets estão no site, que é bem completo.

Snowdon
Passando no meio das nuvens na hora de descer
Snowdon
Não incomode os habitantes do Snowdon!
Snowdon
Llanberis e o lago (Llyn Peris) vistos da trilha

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...