10 coisas de até 10 euros para fazer em Milão

Milão tem fama de cidade cara. Associada ao glamour da moda, do design, a capital econômica da Itália tem preços que podem ser salgados para turistas e locais, mas como toda grande cidade tem também opções de diversão barata e até grátis.

Para você não perder o que a cidade tem de melhor, preparei uma lista de 10 atrações até 10 euros para você curtir Milão e não estourar o orçamento.

Se organize e não deixe de colocar um deles no seu roteiro por Milão e divirta-se!

Grátis

1. Arte

A Gallerie d’Italia hospeda a grande coleção privada do banco Intesa San Paolo e é aberta gratuitamente para locais e turistas em dois palácios lindos que já valeriam a visita.

Localizada na centralíssima Praça Scala, expõe obras modernas e contemporâneas de artistas italianos e estrangeiros. Uma ótima opção para quem gosta de arte mas tem orçamento curto.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Um pouco mais fora do centro, mas perto do metrô M5 fica o HangarBicocca, grande espaço expositivo patrocinado pelo grupo Pirelli que expõe obras permanentes e instalações tempórarias de artistas contemporâneos e tem entrada gratuita.

galerieitaliamilao

2. Igrejas

Não existe nenhuma igreja em Milão na qual se pague para entrar. Conhecer uma igreja em um país europeu, vai além da questão religiosa. É uma maneira de entender a história do lugar, já que por séculos a vida religiosa e privada se fundiam de maneira muito intensa.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Além disso, algumas igrejas milanesas guardam afrescos e obras de arte de imenso valor artístico e cultural. O ossário de San Bernardino alle Ossa, a “Capela Sistina” milanesa em San Maurizio, a ilusão ótica em Santa Maria em San Satiro são só alguns exemplos das jóias dessa cidade.

 

3. Parques

Para quem vem para Milão na primavera ou verão, nada melhor do que aproveitar um dos parques da cidade para dar uma paradinha no turismo intenso e quem sabe fazer um pic nic entre um passeio ou outro. Em dias quentes, não é difícil ver os locais tomando sol com trajes de banho.

Parque Sempione, atrás do Castelo Sforzesco, é um dos maiores e mais turísticos. Jardim Públicos de Porta Venezia o mais antigo, mais frequentado por locais e o meu preferido. Em frente, os Jardins da Villa Reale são lindos, mas só se entra acompanhando de crianças abaixo dos 12 anos.

Escolha um no seu trajeto e relaxe!!

parque-sempione-milao

Até 5 euros

4. A cidade de bicicleta

Para os apaixonados pelas duas rodas, um modo diferente de se locomover pelas ruazinhas antigas do centro é o serviço de bikesharing da cidade, o BikeMi. Os turistas tem que se registrar no site do serviço, fornecendo o número do cartão de crédito e receber a senha para retirar uma bicicleta nas mais de 200 ‘estações’ da cidade.

A tarifa é de 2,50 euros por 24 horas, mas as bicicletas tem que ser recolocadas em uma ‘estação’ a cada 30 minutos.

bikemi

5. Uma voltinha de bondinho

O bondinho amarelo (aqui chamado de ‘tram’) é junto com o Duomo, um dos símbolos de Milão. Aqui você vai ver vários e de épocas diferentes, mas o mais amado por todos, o rei dos trilhos, são os dos anos 20-30, com bancos de madeira por dentro e pequenos lustres de vidro.

A linha histórica que atravessa o centro com bondinhos antigos é a no. 1. O ideal é pega-lo na Praça Repubblica (metrô linha amarelo), entrar pelo centro, passar pela Praça Scala, Castelo e passar no Arco della Pace.

Em Corso Sempione, depois do arco, você pode descer, atravessar a rua e pegá-lo de novo para voltar ao centro. Eu adoro e confesso que muita vezes faço isso, por puro prazer.

bondinho1

6. Os Museus Municipais

A prefeitura de Milão tem uma coleção de arte grandíssima e extraordinária, deixadas como herança pelos moradores abastados da cidade. Isso faz com que alguns de seus museus (aqui chamados de musei civici) sejam verdadeiros paraísos para quem gosta de arte.

Tem arqueologia no Museu Arqueológico, que traz um pouco da Milão em época romana, tem arte antiga no belo Museu de Arte Antiga do Castelo Sforzesco, que conta a história da cidade através de restos da arte e arquitetura milanesa. Tem os quadros da Pinacoteca do Castelo, a arte contemporânea italiana do Museu Novecentos, dinosssauros, fósseis e animais empalhados no Museu de História Natural, instrumentos musicais antigos, arte egipcia e muito mais ainda na Galeria de Arte Moderna, Acquario Civico, Casa Museu Boschi di Stefano.

Singularmente, os museus tem uma tarifa de 5 euros (no castelo, o bilhete dá direito a todos os museus do complexo), mas existe também a opção da carta museu. Clique aqui para saber mais.

7. Comidinhas

Sim, na Itália comida pode ser considerada uma atração dada a diversidade e qualidade de algumas guloseimas.

O orçamento de 5 euros não é o ideal, mas você pode se deliciar com um ótimo sorvete, provar o famoso panzerotto do Luini ou comer um panino (sanduíche) em vários bares da cidade, feito com ótimo pão e recheado de mussarela de búfala e presuntos.

amorino

Até 10 euros

8. Os Telhados do Duomo

São mais de 200 degraus, mas todo o esforço vai ser compensado pelo prazer de caminhar pelos telhados do Duomo, a terceira maior catedral do mundo e ter uma das vistas mais bonitas da cidade e dos arredores (em dias de céu limpo, dá para ver até as montanhas). Sem contar, que os detalhes vistos lá de cima, são uma espetáculo a parte.

duomotelhados

9. Aperitivo

É o ritual milanês por execelência e uma estadia em Milão sem um aperitivo, é meia estadia. Escolha o bairro: Brera, Navigli, Isola, Centro e com certeza você vai achar um bar com a atmosfera que mais combina com o seu estilo. Misture-se aos milaneses que acabaram de sair do trabalho e com os estudantes, relaxe e divirta-se.

aperitivo

10. Os Museus Nacionais e Privados

Um pouco mais de arte, porque na Itália ela nunca é o bastante. Os grandes museus da cidade como a Pinacoteca de Brera, Pinacoteca Ambrosiana, a Última Ceia e as ótimas casas museus entram nessa faixa de preço mais alta, mas ainda acessível.

Viu só como dá pra aproveitar bem Milão com pouca grana?

Este post é parte de uma série sobre Milão em parceria com o blog Milão nas Mãos


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


14 COMENTÁRIOS

  1. Oi Claudia, este post veio a calhar! Estou indo a Milão em abril e essas dicas vão ajudar muito. A visita ao telhado do Duomo, com certeza deve ser show – além, é claro, dos aperitivos e comidinhas; afinal, é Itália, né? 🙂

  2. Otimas dicas!
    Por favor….poderia passar algumas dicas do que fazer em Milao no inverno?????
    Estarei indo para lá entre dezembro e janeiro.
    Dicas do que fazer em Berlin e Praga…adoraria também…..
    Obrigada desde já.
    Meus parabéns pelo trabalho.

    Bjssss

  3. Claudia Beatriz você esqueceu de mencionar a Galeria Vitorio Emanoelle na Duomo além de belissima
    histórica e pisar no boi tem o Ristorante BIFFI de nosso querido amigo e conterrâneo Brasileirissimo de Bento Gonçalves -RS Tarcisso de Bacco se não puder almoçar ou tomar um café la pode pelo menos tirar uma foto em frente *è cosa nostra*.
    E pra quem ama ou não moda tem o Quadrilatero D”oro simplesmente andar entre as ruelas de griffes
    famosas em seus suntuosos casarões é imperdivel e totalmente de graça !!!!!

  4. Olá Claudia , faremos nossa viagem para Itália em Março do próximo ano , Pretendemos começar por Milão . Vc poderia passar aqueles sites onde posso encontrar companhias aéreas que praticam os Stop Overs ? Desde já agradecemos .
    Jeferson e Samantha

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui