10 curiosidades sobre a Escócia

14
10 CURIOSIDADES SOBRE A ESCÓCIA

Acabo de retornar da minha terceira visita a Escócia, e sempre que viajo pela Grã Bretanha (quem lê esse blog há mais tempo sabe do meu amor pelo País de Gales) fico pensando: por que eu demoro tanto pra conhecer mais da ilha onde moro? Bom, viajar para outros países da Europa a partir de Londres é muito fácil, e as vezes muito mais barato do que comprar uma passagem de trem interna. A gente sempre se interessa mais pelo que está mais longe né?

Lago Ness (10)
Lago Ness

Mas eu estou fascinada com a Escócia e dessa vez fiquei mais atenta a alguns costumes locais. São tantas particularidades em um país tão pequeno, que gostaria de compartilhar alguns desses fatos aqui. Se você está planejando uma viagem para a Escócia, acho que essa lista vai te ajudar a entender e apreciar o país.

Idioma

Todo mundo sabe que na Escócia se fala inglês, mas você sabia que existem outros dois idiomas locais? Pois é, eu também não sabia. Quer dizer, sabia que existia o gaélico (escocês, diferente do irlandês), pois viajando de carro por lá – principalmente nas Highlands – vi que todas as placas de sinalização de trânsito são escritas nessas duas línguas. O gaélico não se parece em nada com o inglês (acho que gaélico escocês está para o inglês assim como galês – do País de Gales – também está para o inglês. Ou seja, nada a ver). O outro idioma (que eu não conhecia e só descobri ao pesquisar sobre o gaelico) é o ‘scots’, que apesar de parecer um pouco mais com inglês, é também difícil para quem não está acostumado. O scots está relacionado com a região das Lowlands, mas assim como o gaélico, não é muita gente que domina o idioma.

Sotaque

Ok, mas se eu falo inglês eu não terei problema algum na Escócia, certo? Hummmm….. não diria problema, mas você pode sim ter uma certa dificuldade, pelo menos nos primeiros dias, em compreender o sotaque. Eu estudei inglês por muuuuuitos anos e quando cheguei na Inglaterra sofri bastante – pois meu ouvido estava acostumado com o inglês americano que tanto escutamos em séries de televisão, filmes e músicas – e anos depois ainda me pego sem entender o que algumas pessoas falam. Quando converso com alguém da Escócia, preciso ficar ainda mais atenta, pois o sotaque é bem carregado, coisa que nenhuma escola de inglês te ensina.

Esse vídeo abaixo é de um comediante escocês que gosto muito, o Kevin Bridges. Se você tem inglês fluente, assista e me diga: conseguiu entender tudo que ele falou?

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Dinheiro

A Escócia faz parte do Reino Unido, portanto a moeda oficial é a Libra Esterlina. Mas, se você sacar dinheiro no caixa eletrônico lá, ou pagar algo em dinheiro vivo para receber troco, provavelmente você receberá notas diferentes das que circulam na Inglaterra. Não se aflija! A Escócia produz suas próprias notas – conhecidas como ‘Scottish money’ – que tem uma ‘cara’ bem diferente, inclusive algumas com o desenho do Glenfinnan Viaduct. Essas notas, em teoria, são aceitas em todo o Reino Unido, mas comerciantes fora da Escócia podem fazer cara feia (não sei exataemente o porquê dessa birra). Se você quiser trocá-las, o ideal é utilizá-las para compras em grandes lojas de departamento – ou então ir ao banco, coisa que ninguem gosta de fazer!

Escócia

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Haggis

Muita gente gosta de experimentar um prato típico quando viaja para um lugar novo. Bom, no caso da Escócia, esse prato seria o Haggis. Trata-se de uma mistura de coração, fígado e pulmão de carneiro, preparados no estômago (também do carneiro). O gosto não é tão diferente da carne vermelha ‘normal’, mas se você não sabe se é pra você, peça como entrada. O Haggis geralmente é servido com nabo e batatas (‘neeps and tatties’), e você irá encontrá-lo tanto em pubs como restaurantes refinados. Se quiser tentar fazer em casa, dá uma olhada nessa receita abaixo!

OldTowonContext (2)

Vacas

Você não precisa ser um especialista em pecuária ou vida na fazenda para reconhecer a típica vaca da região das Highlands na Escócia. A ‘Highland Coo’ (Coo=Cow=Vaca) tem uma franja que cobre os olhos, e um pelo espesso que cobre todo o corpo. Essa raça bovina é geralmente criada para consumo de carne, e você certamente avistará várias se fizer uma viagem de carro pelas Highlands. Em todas as lojas de souvenir na Escócia você irá se deparar com alguma coisa estampada com desenho da Highland Coo, de roupas de bebês a panos de prato de canecas.

highland coo

Whisky

A Escócia também é conhecida pela produção de Whisky. Opa, pera lá. Whisky ou Whiskey? Bom, se é produzido na Escócia é Whisky, sem o ‘e’! Existe toda uma explicação sobre a origem do nome e a diferença em relação ao Whiskey, produzido na Irlanda ou outras partes do mundo. Mas o mais importante é saber que se você quer tomar uma autêntica birita escocesa, tem que ser Whisky!

Shortbread

Mais uma curiosidade gastronômica: esse biscoito delicioso (em português é conhecido como biscoito amanteigado) foi inventado na Escócia. O Shortbread é daqueles biscoitos ‘neutros’ que todo mundo gosta. A receita leva açúcar, manteiga e farinha, mas fica tão gostoso e macio que não dá pra acreditar que seja algo tão simples. Taí outra coisa que você encontrará em lojas de souvenirs na Escócia, mas também é facinho de achar em qualquer supermercado no Reino Unido.  Uma delícia pra acompanhar uma xícara de chá ou café!

Blackening

Blackening (black=preto) é uma tradição de casamento um tanto quanto… esquisita (talvez nojenta), e que é mais comum em vilarejos. Os amigos dos noivos preparam uma mistura de barro, penas, ovos, farinhas, líquido de resíduo de produção de whisky e qualquer coisa que encontrarem pela frente, para jogar neles nos dias que antecedem a festa. Uma pegadinha no melhor estilo ‘tomar ovada na porta da escola no dia do aniversário’, ou ‘trote com tinta em calouros da universidade’. Depois de banhados nessa mistura melequenta, os noivos são levados para passear pelo vilarejo. Como se fosse uma despedida de solteiro, só que para deleite dos outros!

Kate e William

Você sabia que o Príncipe William conheceu a Kate Middleton na Escócia? Pois é, eles cursaram a mesma universidade, na fofíssima cidade de St. Andrews, a qual é possível conhecer em um passeio bate-volta a partir de Edimburgo. Pra quem gosta de golfe, St Andrews é um reduto do esporte, e ganhou o apelido de ‘home of golf’.

st andrews

Ruivos

A Escócia é o país com maior concentração de pessoas com cabelos ruivos no mundo (em inglês, ‘red hair’ ou ‘ginger’ – lembram da Ginger Spice, do Spice Girls? #entregandoaidade). Aproximadamente 40% da população nativa carrega o gene, e 13% tem os cabelos avermelhados/alaranjados. Eu particularmente adoro essa cor de cabelo, mas uma coisa que me chocou é que existe preconceito (sim!!!! preconceito) contra ruivos. Não sei exatamente a origem desse fato bizarro, mas é sabido que ruivos foram perseguidos e queimados na inquisição espanhola. Pois é, se esse tipo de coisa soa absurda pra gente, todo tipo de preconceito deveria ser tão absurdo quanto, certo?

E você, conhece algum fato curioso sobre a Escócia? Deixe nos comentários sua contribuição!

E pra quem está planejando uma viagem ao país, recomendo o blog Contando as Horas, da Bruna. Ela já morou em Edimburgo (onde fez intercâmbio) e tem o coração ainda lá, e costuma voltar com frequência ao país para matar as saudades!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Heloisa

    Hoje tirei o dia pra atualizar o blog e ver todas as pendências relacionadas. Obrigada por indicar meu bloguinho nesse post.

    Aiii guria, vendo esses teus posts me dá mais saudade dai!!
    =DD

  2. Não consigo descrever o quanto a viagem que fiz a Escócia foi maravilhoso para mim. Visite apenas três lugares lá: Glasgow, Edinburgh e Inverness (famosas highlanders) e simplesmente me apaixonei. Me apaixonei pela cultura, pelas músicas, pela educação de seu povo e pelas paisagens encantadoras.
    Amei seu post!! Muito bem escrito com várias dicas. Ler seu post me fez relembrar cada momento que passei lá. PARABÉNS!

  3. Otimo artigo , a Escócia é um dos paises que tenho curiosidade e quero conhecer um dia. País lindo e encantador . Alias todo o reino unido me encanta.Tenho 1 dúvida,se puder responder,agradeço:

    Sobre o clima da Escócia: Eu tenho Alergia ao sol ando com Guarda chuva/sombrinha no sol,roupas com manga longa e gola alta ,calça jeans ,tenis e luvas nas maos (para proteger do sol e tbm tenho Hiperidrose um problema que faz a mao soar,então fica mais confortavel usando) será que SOFRERIA PRECONCEITO ai?

    Já ouvi falar que na Escócia VENTA MUITO e já vi gente dizer que não dar pra usar SOMBRINHA/GUARDA-CHUVA pq venta muito e quebra a SOMBRINHA NÃO IMPORTANDO SE FAZ SOL OU CHUVA, É VERDADE?

    QUANDO VENTA MUITO e CHOVE/NEVA E EM DIAS DE SOL, É POSSIVEL USAR GUARDA-CHUVA/SOMBRINHA? OU É IMPOSSIVEL? Pra mim ficaria muito complicado não poder usa-lo, guarda chuva protege muito de se molhar e da umidade (Nos dias de chuva e neve) e nos DIAS DE SOL , ME PROTEGE MAIS DO AR QUENTE QUE NÃO POSSO ME EXPOR E RADIAÇÃO SOLAR, eu amo e preciso usar tanto na chuva/neve como no SOL .

    Vc sabe me dizer se é possivel usar? Fiquei preocupada com essa questão.

    Ah e o clima da Escócia é igual aos outros paises do reino unido? (Irlanda do norte,País de gales e Inglaterra?)

    Bjs Heloisa.

    • Oi Lana

      Obrigada pelo comentário!

      Vamos lá:

      1. Não, vc não sofreria preconceito. Capaz de gerar uma certa curiosidade, principalmente se vc for bem pro interior do país em cidade pequenininhas, mas jamais será preconceito.
      2. Venta, mas se vc tiver um guarda chuva daqueles bons, sem ser aqueles que se compra em farmácia, nao tera problema. Compre um de boa qualidade, grande, que aguenta sim.
      3. Pode usar seu guarda chuva tranquila, imagina, não é impossível nao! Existe muito exagero nisso q te falaram, as pessoas levam vida normal, o vento vai e volta. Claro q se for numa montanha ou topo de penhasco será mais forte, mas no geral, nada a temer
      O clima na Escocia é um pouco mais cinza do q na Inglaterra, afinal, está mais pro norte. Mais dificil ter sol e calor.

  4. Belo artigo e muitas curiosidades para quem pretende viajar para a Escócia.
    É meu desejo antigo conhecer a Escócia e as centenárias fábricas do melhor Whisky do mundo.
    Abraço.

  5. Adorei o blog! Deu saudade da Escócia! Fiquei poucos dias em Edimburgo e fui a St. Andrews. Contribuiu citando as joias Celtic. Agregaria a matéria. Outra curiosidade que tenho é sobre intercâmbios. Há escolas de idiomas para estrangeiros? O que acha dessa possibilidade?
    Abraço!
    Ana Paula

  6. Oi Helô,
    Não sei se é comum a toda a Grã Bretanha, mas foi na Escócia que eu conheci o Black Puddin. É uma espécie de linguiça feita com sangue. Bem gostosão! Outra dica fantástica é a pequena cidade de Aviemore. Lá tem esportes radicais e/ou diferentões para todo o lado. Desde tiro no prato, até arvorismo. Super vale! Beijosss

  7. Um amigo meu que morou na escócia, comentou que lá todos os bares e pubs fecham as 2h da manhã. Sempre quis entender por que kkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui