10 dicas de Londres para quem vai pela primeira vez

67
Londres

Londres muitas vezes é o destino escolhido de quem viaja para a Europa pela primeira vez. A quantidade de atrações, o mapa do metrô ou o tamanho da cidade podem ‘assustar’ a princípio – e como ultimamente eu tenho recebido mensagens de pessoas que sentem-se inseguras com a perspectiva da viagem, resolvi escrever um post com 10 dicas de Londres para quem vai pisar na cidade pela primeira vez.

offers_728x90_Brazilian Portuguese

São dicas básicas, mas eficazes, que vão fazer a diferença na sua viagem. Leia com atenção e respire tranquilo: vai dar tudo certo!

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Dicas de Londres:

1. No pub, pague as bebidas no balcão, no momento do pedido

Ao contrário dos restaurantes, no pub o pagamento é feito com antecedência, no momento do pedido. Por isso, é muito comum que cada pessoa da turma pague uma rodada. Essa regra também se aplica quando você pede comida no balcão, mas alguns pubs tem serviço de restaurante, geralmente em um salão reservado para esse fim. Se você não quiser ficar pagando toda vez que pede uma bebida, pergunte para o atendente se e possível abrir uma ‘tab’: você deixa seu cartão com eles e ganha um número – a cada pedido, fale o número da sua tab e na hora de ir embora peça para fechar a tab, e então pague a conta.

2. Peça água da torneira

A água da torneira é consumida normalmente aqui – não apenas nas casas, mas também nos bares e restaurantes. Portanto, para economizar algumas libras, você pode pedir ‘tap water’ para o garçom. Todo mundo faz isso, pode pedir tranquilo que ninguém achará estranho (a não ser, claro, que você faça questão de agua de garrafa. Aí peça still – sem gás – ou sparkling – com gás)

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

3. Tenha o oyster ou bilhete sempre a mão

Não deixe para pegar seu Oyster (o cartão utilizado no transporte) ou bilhete de papel no momento em que for passar pela barreira da estação. Tenha ele a mão antes, e evite segurar a fila. A mesma coisa serve para quando subir no ônibus. Não deixe todo mundo esperando na porta enquanto você revira a bolsa procurando o oyster/bilhete. Obviamente que isso é uma cortesia, algo bacana de se fazer numa cidade que está sempre a milhão, como Londres.

Leitura complementar: tipos de tickets de tarifas do metrô de Londres

4. ‘Eat in or take away?’

Acostume-se com essa pergunta, que significa ‘vai consumir aqui ou levar?’ – quando você for em um café ou lanchonete como Starbucks, Costa, Nero, Pret a Manger ou EAT. A maioria dos lugares adiciona uma porcentagem ao valor final caso você queira ficar lá, então considere pegar seu sanduíche ou café e ir comer na praça ou banquinho mais próximos!

banner_guia_londres__728x60

5. Mantenha-se a direita, use a plataforma

Mais uma regrinha básica pra facilitar a vida na hora de utilizar o metrô – na escada rolante, mantenha-se sempre a direita e deixe a esquerda livre para quem quer passar. E, quando chegar na plataforma para esperar o metrô, ande até as pontas – geralmente os vagões estão mais vazios e você evita a muvuca dos turistas que ficam logo na saída do corredor para a plataforma.

6. Use as moedas

Não tem jeito, você vai encher a carteira de moedinhas: de 1 centavo a 2 libras, elas pesam na bolsa! Mas não as ignore, e tente sempre usá-las. Caso você não tenha peciência para contar as moedas na hora de fazer um pagamento, fique de olhos nas caixinhas de doação que existem nos cafés, supermercados e lanchonetes (junto ao caixa), ou nas pessoas que ficam em estações de trem e metrô segurando ‘baldinhos’: são voluntários de instituições de caridade arrecadando doações.

7. Compre a Big Issue

A Big Issue Foundation é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda moradores sem teto ou em situação bastante vulnerável. Você verá pessoas (geralmente utilizando um colete vermelho) por toda a cidade, vendendo uma revista (chamada Big Issue) que eles compram a £1.25 e vendem a £2.50 – o lucro é deles. Ou seja, você ajuda alguém passando por uma situação bastante difícil – esse é o trabalho deles! A revista é semanal e bastante interessante (é de variedades), e os vendedores são sempre muito simpáticos.

8. Pegue os jornais e revistas gratuitos

Para ficar por dentro do que está acontecendo em Londres e no mundo durante a sua viagem, use e abuse dos jornais e revistas gratuitos distribuídos na rua. Todo dia (exceto fim de semana) saem os jornais Metro e City AM (pela manhã) e Evening Standard (fim da tarde). Terça feira é o dia da Time Out, revista de entretenimento cheia de dicas do que fazer, onde comer e também matérias bem interessantes sobre personalidades e lifestyle londrino. Quarta feira é dia da revista Stylist, para o público feminino. No dia seguinte, quinta, sai a Shortlist, para o público masculino e também a revista de esportes, Sport. Sexta feira o jornal Evening Standard publica uma revista de variedades, a ES magazine. Isso sem contar os jornais locais, geralmente disponíveis nas estações de trem de bairros fora do centro. Enfim, muita informação para quem gosta de estar a par das notícias!

9. Faça reserva e compre ingressos com antecedência

Assim que você fechar sua viagem para Londres, comece a pensar se quer ir a algum restaurante específico ou ver uma peça de teatro/ballet/ópera. A maioria dos restaurantes em Londres aceita reserva (você pode fazer diretamente pelo site, telefonar ou ainda pedir ajuda ao seu hotel). Alguns lugares (como Buerger & Lobster e Bubbledogs) começaram uma nova ‘tendência’: não aceitam reserva, mas pegam seu telefone e te mandam mensagem quando a mesa estiver pronta. Assim, você não precisa ficar esperando na porta.

Quanto aos ingressos para espetáculos e shows, vale a pena ficar de olho no TicketMaster. Compre o ingresso com a opção de imprimir em casa, e assim você ja o tem em mãos antes de viajar (você receberá um email com o ingresso em PDF).

Leitura complementar: restaurantes em Londres

10. Comunique-se!

Não tenha medo (ou vergonha) de pedir informações – essa ‘lenda’ que diz que os londrinos são frios e distantes é uma injustiça! os funcionários do metrô são super solícitos, assim como policiais e atendentes de lojas. Basta perguntar – não esperer alguém chegar em você. Mesmo que seu inglês não seja fluente, não se preocupe, as pessoas aqui estão muito acostumadas com turistas. Sabendo o nome do lugar ou rua que você quer ir, ou com um mapa em mãos, use a criatividade e deixa a inibição de lado.

*****

Clique aqui para ver nossa página especial de Londres, com todos os posts organizados em categorias

*****

banner_guia_londres__728x60


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


67 COMENTÁRIOS

  1. Dicas maravilhosas e super uteis! Acabei de voltar de uma viagem de 30 dias por Londres e me apaixonei pela cidade e ela é tudo isso e muito mais! Ninguém me negou ajuda quando precisei, quando fiquei perdida e precisei de informações na estação (enorme) de Kings Cross, um dos seguranças foi comigo até o local que eu precisava porque percebeu que só falando eu não ia encontrar o local… Achei isso incrível! E isso foi uma das coisas mais simples que me aconteceram, povo educado, cidade linda, mil atrações, milhões de turistas e uma infinidade de lugares turísticos ou não que fazem você se encantar!

  2. Muito boa a matéria, gostaria de mais dicas! Quero passar uma temporada em Londres para estudar e toda informação é bem vinda! Adorei saber que você é designer assim como eu! Um grande beijo!
    Ps: vou passar a acompanhar mais o blog.

  3. Estive em Londres este mês e pelas escadas normais vc tem que subir do lado esquerdo, pq eles descem pelo direito,diferentes dos brasileiros. Achei maior barato só dava eu e meu marido subindo de frente pras pessoas.

  4. Realmente o povo londrino é muito solícito e atencioso. Estive lá no ano passado, e por duas ocasiões fiquei impressionada com a atenção que tive ao solicitar informações, apesar do meu inglês miserável!!!!

  5. Voltei de Londres semana passada. Já viajei bastante e morei nos EUA e nunca vi um povo tão “seco”, frio e rude. Desde os motoristas de táxi, aos vendedores de lojas, passando pelas pessoas no trânsito, metrô e ônibus. E olhe que andei pra caramba a pé, de ônibus e metrô! É bem verdade que a população de Londres tem bem poucos ingleses… Os preços para nós brasileiros são proibitivos. Estive na famosa Primark, na Oxford Street numa sexta-feira e me assustei. A mulherada, muçulmanas, ou turistas, ou todo tipo de londrinos, invadiram a loja, não deixavam a gente passar. O que caia no chão, ali ficava e as pessoas pisavam, chutavam os produtos. Perguntamos a uma funcionária o que estava aconteçendo e ela disse que é assim mesmo. Quase não há lixeiras nas ruas (atentados), poucos locais deixam vc usar o banheiro, geralmente bem sujos. É uma correria o tempo todo… Ainda bem que existem os parques, museus, História, etc…fui à Irlanda e Gales antes de ir a Londres e o contraste é imenso. A Irlanda é linda, pacífica.
    Sinceramente, acho que não volto para Londres! Sinto muito…

    • Todo mundo tem direito a uma opinião. Eu moro aqui há 6 anos, e penso que é uma pena vc ter ido embora com essa opinião. A primark é desse jeito, fazer o que? é super barata. vc nao pode tomá-la como exemplo para todas as outras lojas. é lotada mesmo. e quanto aos locais q nao deixam usar o banheiro, tenho opiniao totalmente contraria. qqer museu deixa usar, assim como as lojas de departamentos. e na pior das hipoteses vc pode comprar uma água no café e usar o banheiro. uma pena q vc tenha tido essa experiência. Mas é assim, cada cabeça uma sentença.

      • Tem a certeza que esteve em Londres?! Vivo em Portugal a 10 anos, sou brasileira, baiana, e sou apaixonada por Londres, e os londrinos são extremamente educados e disponíveis qd precisamos de ajuda, na primeira vez q estive la me perdi e tenho um inglês pessimo, e encintrei um grupo q me acompanhou até a outra estação onde eu precisava ir para chegar onde eu queria. Sou brasileira com muito orgulho

    • Uma pena mesmo, moro aqui a um ano e nunca me negaram ajuda, no início me embaracei um pouco com os mapas, mas tem.sempre alguem pronto para te ajudar, certa vez o driver de um trem para o interior até esperou eu e o meu marido a embarcarmos no trem(estava vestida de noiva) achei uma linda atitude…

  6. Estou querendo fazer uma viagem para lá e foram muito úteis as dicas dadas, coisas simples e pequenas que só saberíamos fazendo errado! Obrigado

  7. Olá Heloisa!

    Gostei muito do seu post! Aliás, Li outros posts seus e achei super bacanas tb!
    Estou indo pra Londres em meados de outubro e fico por aí até meados de novembro. Gostaria de saber como é a temperatura nesse período :).
    Obrigada!

    Um abraço,

    Ivani

    • OI Ivani, obrigada! Bom, em outubro é outono, então vc pode ter variações mais bruscas: 15 a 20 graus durante o dia mas um frio a noite, talvez na casa dos 10 graus, mas raramente menos que isso!

  8. Olá,

    parabéns pelo site, com dicas valiosíssimas. Vou a Londres com minha família em Janeiro 2015 (6 dias, de 02 a 08) e tenho algumas dúvidas, gostaria que você desse sua opinião, se puder:

    1 – Estaremos aí em pleno inverno. Em geral, chove MUITO nessa época? É comum nevar?
    2 – Nosso inglês é não é fluente. Acha que conseguiremos nos comunicar sem maiores problemas?
    3 – Aconselha usarmos os ônibus hop-on/hop-off ou o transporte público é mais recomendado?

    Grato e um abraço!

    • vamos lá:
      1 – não, não chove muito. raramente chove forte, é uma garoa. e não, não é comum nevar
      2 – com certeza, pode ficar tranquilo
      3 – tanto faz – o hop on hop off é legal pq vc vai ter uma ideia do lay out da cidade, e depois nos outros dias vc pode ver o q gostou mais e e visitar de transporte público

  9. Em fevereiro estive em Londres e estou ate hoje apaixonada. Odiei o clima, mas amei a cidade e achei as pessoas muito educadas, a ponto de uma mulher me abordar na rua e perguntar se eu estava bem e se precisava de ajuda ao me ver mergulhando em um mapa as 20h prox ao castelo da Rainha. A cidade parece ter uma trilha sonora feita sob medida pra mim! Minhas musicas prediletas tocavam no onibos, no metro, nas esquinas, nos pubs… apaixonante!

  10. Passei uma semana em Londres este ano. AMEI!!! Que lugar maravilhoso!!! É uma galeria de arte a céu aberto, com opções para todos os gostos. E, quer saber: adorei os londrinos. Práticos como a vida deve ser. Como fiquei hospedado em regime de B&B, tive um contato muito direto com as pessoas, sempre tão solícitas e curiosas sobre o Brasil. Voltarei a Londres, com certeza. E, da próxima vez, pra ficar muito mais tempo. Londres é feita para mergulhar sem medo.

  11. Fui a Londres pela segunda vez em 2013.Na primeira vez ,que faz muito tempo, nas consegui desfrutar das maravilhas da cidade.Embora concorde quer gosto não se discute,Ana Castro,até hoje não havia conhecido ninguém que achasse tantos defeitos nessa cidade maravilhosa..Só encontrei pessoas solícitas, povo organizado,honesto,pontual,pouquíssimos mendigos(ao contrário de Paris) Boa vontade com os turistas que não dominam o idioma,enfim meu sonho de consumo seria morar lá Para ser perfeita só falta mais sol!.

  12. Estou planejando minha viagem a Londres, gostaria de ir entre agosto – outubro, justamente por conta do clima. A propósito, muito bacanas as dicas, ajudam a ficar mais segura, pois será a minha primeira viagem, nao apens a londres, mas para o exterior. Estou pesquisando muuuuito rsrs show de post!

    • Olá tatiana, sou Márcio de Guarulhos, eu e mais um amigo estamos planejando de ir a Londres em Agosto, 4 dias em Londres e 4 dias em Paris, trabalhamos juntos em companhias aereas aqui de Gru, e estamos pesquisando sobre tudo, ficaremos em Hostel, ainda não sabemos qual, se quiser junte;se a nós para fazermos passeios juntos. Faremos o estilo muchilao para economizar visto que a Libra ta pela hora da morte, aqui nas casa de cambio mil reais dá só 190 libras, imagina…. abraços

  13. Amei achar vc! Que dicas maravilhosas e simples!
    Dúvida: clima em Londres no mês de abril? Como é? Já li a respeito mas sua opinião seria valiosa!
    Abraço!

    • Gleice, abril é começo de primavera então pode variar muito. Já tivemos anos com neve (!!!) em abril e outros com temperatura melhor. Precisa estar preparada! Traga uma jaqueta mais pesada e cachecol para o vento a noite!

  14. Oi Heloísa, muito obrigada pó ter sido tão atenciosa comigo. Aliás queria parabeniza-la pelo guia de Londres, maravilhoso!!!

  15. Heloísa, parabéns pelo blog, já está favoritado. Dicas muito úteis, simples e precisas, obrigadíssimo! 1.Tenho uma dúvida quanto ao o que vestir em maio para homem, já que dizem que variam muito e mesmo pesquisando muito nada encontrei sobre o tema, alguma dica quanto a isso?
    2.Devo deixar para comprar ai ou providenciar no Brasil, os agasalhos necessários? Pois li em um blog que por ser próximo do verão já não os encontra mais nas lojas.
    Obrigadoo!

    • Oi Jorge! Obrigada! Realmente nao tem muita informacao sobre o que levar na mala para homens – falha nossa! vamos lá: maio é ummes otimo de visitar, porem como vc disse, complicadinho. em 2014 tivemos um mes de maio maravilhoso, mas lembro de ja ter passado frio em anos anteriores. O que vc precisa: calca jeans, bermuda, camisetas, uma jaqueta leve, tipo jeans, e uma jaqueta um pouco mais pesada, tipo blazer de la, sabe? isso pq a noite pode ficar friozinho, e pra quem vem do brasil, sente muito mais do que quem mora aqui. traga tbem um cachecol, melhor prevenir. mas nao precisa nada mais pesado!

      Quanto a comprar aqui ou no Brasil: eu pessoalmente nao gosto de deixar nada pra comprar no destino, em relacao as coisas q precisarei na viagem. acho meio chato chegar ja pensando: tenho que ir na loja pra comprar isso, isso e isso, e assim vc perde aquele encantamento das primeiras horas na cidade. como vc nao precisa comprar nada de casaco pesado, nao precisa comprar aqui nao, traga o q vc ja tem do brasil. assim, qqer coisa q vc comprar aqui sera mais porque gosta e nao por obrigacao!!

      boa viagem e volte sempre! helo

  16. Olá, vc tem dicas de passagem aerea? Tipo os meses mais em conta, melhores cias aéreas. Li que é melhor descer em lisboa e comprar passagem interna do que ir direto a londres, que é bem mais caro. Isso é vdd?

  17. Oi Heloísa, gostaria de saber se existe restrição de idade para frequentar os Pubs de Londres. Vc sugere algum Pub específico que eu possa entrar com duas meninas de 14 anos?
    Antes que eu me esqueça, o seu blog está me ajudando bastante. Obrigado!

  18. Primeiramente parabéns pelo site. Tenho alguma experiência como viajante amador e realmente achei suas dicas diferenciadas.

    Tenho uma duvida sobre o Oyster, após ler seus esclarecimentos.

    No primeiro dia, vou chegar em Heathrow – LHR (zona 6) e vou para o hotel na zona 1. Vou ficar alguns dias (zona 1 e 2), e retornar ao aeroporto LHR.

    Consigo comprar os dias inteiros (“unlimited” – libra 6,5 / dia) e o transporte zona 6 para zona 1 (“pay as you go” na ida e volta) no mesmo cartão Oyster ?

    Como devo solicitar, neste caso ?

    Um abraço.

    • Paulo, não entendi muito bem. Você quer comprar o travelcard diário, é isso? Pq vc nao compra de uma semana? Comprar de um dia na verdade nem precisa, pq existe o ‘cap’. Ou seja, com o pay as you go vc é cobrado , no máximo, o valor de um day travelcard. Ou seja, se vc precisa ter mais dinheiro pra ir até a zona 6, nao vale a pena comprar os travelcard separadamente. Ponha só crédito pra usar pay as you go que dá no mesmo. Agora, se vc comprar de uma semana, é melhor custo x beneficio. e aí vc pede pra colocarem um credito extra pra vc poder ir e voltar da zona 6.

    • vania, essa pergunta é muito difícil de responder… vc vai visitar lugares em regiões em diferentes pontos da cidade, o q importa é vc ficar perto de uma estacao de metro, nao importa se seja central, mais pra oeste ou leste

  19. Adorei as dicas, até pensando em imprimir para não esquecer de nada! kkkk

    Se puder me ajudar com uma perguntinha simples, em abril é frio em Londes? Havia programado a viagem para maio, quando imaginei que seria mais quente, mas precisei mudar os planos e agora estou em dúvida de que tipo de roupa levar.

    Muito obrigada!

    • não tão frio quanto é em janeiro ou fevereiro, é uma época de transição. será primavera, então vc pode dar azar e pegar uns dias mais frios, de uns 8 a 12 graus. Mas a média é em torno dos 15/17, talvez chegando a 20. No meu guia de londres tem dicas do que colocar na mala! aqui ó: bit.ly/guia-londres

  20. Muito legal as dicas… Do site..

    Uma pergunta q não q calar!!!

    Na primeira quinzena de outubro chove todos os dias??? Isso baseando nos anos anteriores….. Grato..

  21. ola agradeço se me ajudar quanto a um valor minimo que devo levar a londres para um periodo de quinze dias.sairei do brasil pela vez primeira.muito obrigado.
    ps- já tenho hotel pago p sete dias-rdc.

    • Ricardo, essa pergunta é impossível de responder. Cada pessoa tem um estilo de viajar… se vc topar comer sanduíche baratinho todos os dias em todas refeições, consegue passar o dia com £15. Mas é isso que vc quer? Então depende muito. Vc consegue passar com £15 ou com £50, ou pode achar £50 pouco… tudo depende. se vc quiser ir num restaurante, vai depender se o restaurante é mais caro ou mais acessível. vc quer entrar em atrações pagas? então, tem q ver tudo isso…

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui