Sorrento: mar, paisagens, artesanato e limoncello

6
Sorrento

Sorrento, em teoria, não faz parte da Costa Amalfitana, mas acaba entrando no roteiro de muita gente (como eu!) que viaja para essa região da Itália, graças a facilidade de transporte entre as cidades e sua posição estratégica: perto de Nápoles, Capri e Positano.

É possível, inclusive, usar Sorrento como cidade base para conhecer o restante da Costa Amalfitana. Mas, caso você prefira ficar em Positano, tente pelo menos passar um dia e uma noite em Sorrento, para aproveitar ao máximo esse lugar tão charmoso que reune algumas das melhores coisas da Itália: limoncello, mar, lindas paisagens, centro histórico, artesanato local e boa comida. Precisa de mais motivos ou tá bom? ; )

Sorrento (10)
Pelas ruas do centro histórico de Sorrento

Sorrento (9)

A dinâmica da cidade é bem interessante: enquanto a praia fica na parte baixa, o centro histórico está no alto do penhasco, o que proporciona uma vista fantástica da Península Sorrentina, Monte Vesúvio e Baía de Napoles (caso você não queira fazer a caminhada/subir e descer escadas entre a parte alta e baixa, existe um elevador que conecta as duas partes e custa 1 euro – fica na Villa Comunale).

Sorrento (8)
A ‘praia’ sorrentina

Sorrento (7)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Sorrento (6)

Ficamos em Sorrento 2 dias e 2 noites, e como o nosso hotel tinha uma piscina deliciosa e já tínhamos aproveitado praia em Positano, não entramos no mar lá. A  infraestrutura pra tomar banho é ótima, com cadeiras espalhadas por toda extensão  dos piers e das praias (o preço médio é de 15 euros por pessoa).

Em compensação, andamos muito pelas ruelas do centro histórico. Entramos em cada uma delas várias vezes, foi uma diversão entrar nas lojinhas de souvenir! Aliás, os souvenirs são um caso a parte em Sorrento:  a cidade tem produção própria de limoncello (licor de limão), tradição em cerâmica (como no restante da Costa Amalfitana) e dezenas de ateliês de marchetaria. Eu trouxe para casa um quadro maravilhoso feito de marchetaria, da paisagem de Positano. Tive a oportunidade de conversar com o artesão, e precisei me segurar para não comprar mais coisas. Acho que vale a pena o investimento em uma peça de marchetaria – e existem objetos de vários tamanhos, como umas caixinhas lindas e quadrinhos menores.

Sorrento (13)
Cerâmica artesanal sorrentina
Sorrento (12)
Limoncello na veia!
Sorrento (5)
Ateliê de marchetaria

O centrinho também está cheio de restaurantes, aconselho dar uma volta pra ver ‘a cara’ dos lugares e escolher onde você quer jantar. Depois, va até a Villa Comunale tomar um Spritz e apreciar a vista incrível! Ou então tome um gelato!

Sorrento (4)

Sorrento (1)

Como chegar em Sorrento

    • Barco: o porto de Sorrento é bem movimentado, com barcos vindos de Nápoles, Positano e Capri (nos meses de alta temporada). Porém, se o mar estiver mexido, é possível que o serviço seja cancelado, portanto não aconselho comprar com antecedência. A passagem pode ser comprada direto no porto da cidade de partida e o tempo de viagem varia de acordo com o tamanho do barco. O preço varia entre 11 e 17 euros. Mais informações no site www.alilauro.it
    • Trem: Sorrento faz parte da malha ferroviária Circumvesuviana, assim como Nápoles. A passagem custa em torno de 3 euros e o percurso leva aproximadamente uma hora. Mais informações no site www.eavcampania.it
    • Ônibus: Há uma linha que conecta o aeroporto de Nápoles com a estação de trem Sorrento, da empresa Curreri (clique aqui para mais informações), o bilhete (apenas de ida) custa 10 euros. De Positano pegue o ônibus SITA (clique aqui para mais informações), custa 6.30 euros
    • Carro: o que não falta na região são agências que oferecem serviços de shuttle e motorista particular. Peça indicação no hotel ou vá perguntando quando vir alguma dessas agências – estão por toda cidade!

Atenção: os horários e tarifas podem ser alterados sem prévio aviso, portanto sempre pergunte no seu hotel – tanto os hotéis mais simples quanto os mais luxuosos são muito bem informados sobre os métodos de transporte de/para Sorrento e possuem tabelas de horário e preço atualizadas.

Sorrento (3)

Sorrento (2)

*****

Leia aqui mais posts sobre a Costa Amalfitana

Veja nossa página especial sobre a Itália

*****


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. Lindo este lugar!!Pretendo um dia conhecer,planejei com meu marido quero conhecer algums lugares da Italia,como Toscana ,Veneza, Roma e Sorrento!!Bjs

  2. Que delícia de lugar, Helô! Me deu vontade de voar pra lá agora mesmo. Adorei o post, super explicadinho e completo, Sorento acabou de subir algumas posições na minha wish list 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui