10 Motivos para você incluir a Ilha Grega de Ios no seu roteiro

8

A ilha grega de Ios é provavelmente um dos segredos mais bem guardados do turismo, porque depois de visitá-la eu fico me perguntando como é que ela ainda está imune ao turismo de massa, já que ela fica pertinho da mais popular ilha grega: Santorini. Eu mesmo já tinha ido a Santorini, mas só tinha ouvido falar dela como uma das paradas na balsa, mas foi só.

Pois na minha segunda visita à Grécia eu fui surpreendida por essa pequena ilha que mais parece um sonho, voltei completamente apaixonada por ela e aqui eu conto pra vocês porque você também vai querer colocá-la no seu roteiro de viagem.

1. Localização perfeita

A Grécia tem ilhas que não acabam mais… segundo o Visit Greece, são quase 6000 entre ilhas e ilhotas. Dessas, apenas 227 não são habitadas. Mas te pergunto: quantas ilhas você já ouviu falar? Eu consigo contar nos dedos das mãos, mas garanto que na lembrança da maior parte das pessoas vai estar pelo menos Santorini, Mykonos e mais recentemente Zakynthos. As duas primeiras ficam na região das Cíclades e Zakynthos na região das ilhas Jônicas(do outro lado!).

mapaios

E se eu te contar que IOS(fala Ios mesmo e não Aios), a minha mais nova ilha queridinha, fica entre Mykonos e Santorini? E que é tão pertinho das duas que faz parte da mesma rota de barcas, balsas e catamarãs?

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

bluestarferries

Raramente você vai passar de uma pra outra sem passar pela ilha de IOS, ou seja, já coloque no seu roteiro fazer uma paradinha de alguns dias, porque a localização é muito conveniente pra quem já quer visitar as outras duas. São 40 minutos de catamarã de Santorini e 2 horas de catamarã de Mykonos. E continue lendo pra ver mais motivos.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

2. Praias paradisíacas

Um mito nas ilhas gregas é que em todas as ilhas tem praias lindas. Não tem… algumas tem praias diferentes e Santorini é uma dessas.. tem praias de areia vermelha e areia preta, mas não tem praia linda propriamente, pela razão única que Santorini é uma ilha vulcânica. Então pra onde vão os turistas de Santorini quando querem praias paradisíacas? Pra ilha de Ios… já que ela fica menos de 40 minutos de barco, há inúmeras excursões pra lá, mas ao invés de fazer um bate e volta corridinho, já que vocês já estão lendo esse post, separe pelo menos umas 3 noites em Ios. São mais de 40 praias na ilha, cada uma mais linda que a outra. Algumas são acessíveis por via terrestre, outras apenas por barcos. As mais conhecidas são:

Mylopotas

mylopotas

Papas

papas

Manganari

manganari

Chamouchades

chamouchades2

 

Olha os tons de água, tudo isso no mesmo dia no passeio de barco que fiz… e todas sem filtro nenhum!!!

tonsdeaguanagrecia

E tem mais de 30 praias ainda… Precisa de mais motivos ou já convenci?? Continue lendo…

3.Cenários de Cartão Postal

Sabe quando você imagina as ilhas gregas e aquelas casinhas brancas, de portas e janelas azuis. Igrejas também branquinhas e outras com teto azul e lá embaixo você o mar… pois esse é exatamente o cenário em Ios. Aliás, a ilha tem mais de 365 igrejas, pelo menos uma diferente para cada dia do ano. O por do sol nem se fala… na verdade falo sim e tem um tópico logo abaixo dedicado a ele. E as praias de sonho, com águas cristalinas? Em Ios tem também! Pra onde você vira tem uma foto linda pra ser feita! E a ilha está se desenvolvendo agora, então tem muita coisa ainda pra ser descoberta por lá!

igrejas4 igrejaios3 ioschoraigrejaios igreja1

4. Diversão pra quem curte festa, sossego pra quem quer descanso

As ilhas gregas tem algumas particularidades e uma delas é que em algumas ilhas, ou você vai encontrar um clima de festa o tempo todo, com bares, lounges/ beach clubs na praia, ou você vai encontrar sossego, clima mais casal, romance e jantar a luz de velas. Em poucas ilhas você vai ter as duas coisas separadas por apenas alguns quilômetros de distância.

Ios foi por muito tempo habitada por hippies e desenvolveu uma parte da ilha onde os mochileiros e a garotada jovem fazem suas festas e isso por muito tempo era só o que tinha por lá. Você ainda encontra esse clima de desconstraído, tem clubes a noite e bares pra galera que curte, inclusive com um bar crawl que você compra um ticket único e pode ir de bar em bar experimentando as bebidas.

iosbarcrawl

Na praia tem beach clubs pra quem quer festa (Far out) ou pra quem mais sossego (Free).

Mas hoje em dia a ilha tem muito mais e maior parte da ilha permanece inalterada e você ainda encontra sossego e um lugar pra botar a canga na praia sem precisar brigar com milhares de turistas. Quer um restaurante mais sofisticado pra um jantar? Tem! Quer uma comidinha caseira numa taverna? Tem também! Quer sentar numa praia deserta e ler um livro? Aqui é o seu lugar.

Independente do que você esteja procurando, pode ir que Ios tem!

5. O mais lindo por do sol das ilhas gregas

O por do sol é maravilhoso em várias ilhas gregas, mas em Ios eu achei um lugar onde existe uma combinação perfeita… Pathos! Lá o sol se põe no mar e a minha vista foi de uma piscina de borda infinita e com Pavarotti’s Nessun Dorma nos minutos finais de sol. Isso ainda com mais um monte de gente numa vibe muito bacana, todo mundo numa felicidade só, rolam pedidos de casamento e não há lugar mais delicioso pra passar o fim de tarde. Sem empurra empurra, com comida e bebidas deliciosas(você pode jantar antes ou depois), com uma piscina pra você se jogar se tiver vontade. O mais bacana, pra ter essa vista toda você não paga nada. Lá você consome se quiser, mas eu recomendo muito o jantar, mas se não estiver pra isso, pelo menos uma taça de champagne pra brindar o por do sol não é mesmo?

pordosol

pordosolpathosios

 

6. Preços

A Grécia já é normalmente mais barata que a maioria dos países europeus, mas quando a gente fala em ilhas gregas, principalmente em alta temporada, os preços podem ficar impossíveis com essa conversão ingrata do real para o Euro. A boa notícia é que Ios tem um dos preços de hotéis mais baratos entre as ilhas gregas e chega a ser 1/5 do preço dos hotéis de mesma categoria em Santorini. Então como são pertinho(eu já falei lá em cima, 40 minutos de barco), uma opção é passar mais dias em Ios e ir a Santorini uma ou duas noite só e economizar na hospedagem. E tudo em geral é mais barato por lá, comida, alugar carro, passeios, souvenirs e etc. Esses da foto abaixo são do Free Beach Club de frente pra praia, provavelmente um dos lugares mais “caros” da cidade.

precos

7. Hospitalidade

Como a ilha recebe menos turistas que a as ilhas mais conhecidas, eu tive um choque na diferença entre a hospitalidade. As pessoas estão realmente felizes de receber os turistas, mesmo nos dias de maior pico. Enquanto em outras ilhas o serviço é mal humorado e frio, em Ios foi onde eu me senti realmente em casa, dos restaurantes mais simples ao mais sofisticados, tinha sempre alguém pra querer bater papo e saber mais sobre o Brasil, ter certeza que eu estava satisfeita com o serviço.

8. Comidinhas delícias

Nem só de salada grega e queijo Feta vive a Grécia. Posso dizer que come-se muito bem por lá… Dos peixes às carnes, das massas às saladas, a ilha tem dezenas de restaurantes, que vão de tavernas à restaurantes assinados por chefs famosos. Eu provei de tudo um pouco e amei. Existem vários imigrantes por lá que trouxeram sua cultura e comida pra ilha e mesclaram com a culinária local…tem restaurante autêntico italiano, de comida mexicana e até japonesa! E o melhor… foi dos lugares onde comi mais barato na Europa, em pleno verão europeu!!!

foodgrecia

9. Segurança

Tá.. a gente tem praias lindas no Brasil, mas sabe o que eu amei na Grécia?? A segurança… você vai pra praia e não precisa ficar preocupada com as suas coisas na areia. Um dos dias eu estava trabalhando no laptop nas “camas” de um beach club na praia. Quando que a gente faria isso no Brasil? Camera fotográfica, celular, tudo a vista e sem nenhum problema. Adorei.

napraia

10. Você vai amar e vai querer mais..

Você vai se dar conta que planejou dias de menos pra ficar por aqui, vai contar pra todos os seus amigos e querer que eles venham na próxima com você, vai já fazer planos pra voltar antes mesmo de sair da ilha… te juro, poucos lugares na minha vida foram tão impactantes quanto Ios!

pordosolpathos2

Acho que uma das razões foi a combinação de tudo o que eu contei acima e é quase inacreditável que uma ilha maravilhosa dessas ainda não tenho sido descoberta por um gazilhão de turistas e agencias de viagem e por sorte nossa ainda não foi. Então te digo, tá pensando remotamente em colocar as Grécia no roteiro? A hora é agora… e bota Ios na lista!

Agora me conta.. deu ou não deu vontade de se teletransportar pra uma ilha grega agora?  

Minha visita à Ios foi a convite do grupo Luxurios.com, mas como sempre, todas as opiniões aqui são minhas. 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


8 COMENTÁRIOS

  1. Oi Cláudia,

    Eu entendo perfeitamente sua paixão por ios. Eu fui pela primeira vez em 2010 e acabei voltando em 2011, 2013 e 2015. Voltarei ano que vem!!!

    Ios tem um lugar especial no meu coração e sempre recomendo para todos os meus amigos.

    Abraços

  2. Ios…lugar lindo, comida deliciosa…barato para se hospedar e comer…um paraíso na terra…estivemos lá em Setembro e amamos…vale também ir até Naxos…imperdível.

  3. Depois de ler esse post, to triste por não ter incluído IOS na minha viagem.
    Vou em junho para a Grécia. Passarei 1 dia em Atenas, 3 em Santorini e 4 em Mykonos.
    Se eu tivesse mais 1 dia disponível iria a IOS. Pena que não li esse post antes :/

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui