10 Motivos pra visitar Arraial do Cabo

arraial do cabo
10 MOTIVOS PARA VISITAR ARRAIAL DO CABO

Arraial do Cabo é um dos destinos no estado do Rio de Janeiro que estão sendo redescobertos e voltaram a toda na preferência dos viajantes. Eu passei muitos verões na região dos Lagos em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Barra de São João mas foi na época pré-blog, então convidei o Fábio Pastorello do blog Viagens Cinematográficas (facebook | instagram | twitter) pra escrever esse post sobre Arraial e estou agora morrendo de vontade de voltar. Podem babar nas fotos lindas!!!

 

Quando se fala em praia, muita gente pensa imediatamente em praias do Nordeste. Quando se fala em lugares paradisíacos, muita gente imagina o Caribe. Quando se fala em mergulho, muita gente imagina Fernando de Noronha. Da minha parte, eu até imagino e adoro esses lugares, mas o cantinho que mora mesmo no meu coração é Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro. Algumas das melhores praias do Brasil estão por lá.  Aquele mar transparente e de cores impressionantes como o do Caribe, está logo ali pertinho. E Arraial do Cabo é conhecida como um dos melhores pontos de mergulho no Brasil.Ou seja, tem tudo o que a gente adora, né?

Mas se você ainda não se convenceu, temos uma lista para tentar te levar para lá. Mesmo para quem já conhece, talvez role aquela vontade de voltar. No final desse post, você me conta se ficou convencido ou não, hein?

1 –  Passeio de Barco até a Ilha do Farol

Para chegar na Ilha do Farol, o acesso é somente de barco, a partir da Praia dos Anjos. O passeio de barco em si, já é uma delícia, mas o ponto alto mesmo é a chegada na Praia do Farol. Sem nenhuma infraestrutura, a Praia é protegida pela marinha e o número de visitantes controlado. Só dá para ficar cerca de 1 hora por lá. Aproveite cada minuto.

Dica: existe um número limitado de visitantes. Reserve seu passeio com antecedência, principalmente se for alta temporada.

2 – Pontal do Atalaia

Achou pouco os 60 minutos na Praia do Farol. Arraial do Cabo é tão perfeita que logo em frente tem outra praia igualmente paradisíaca, em que você pode ficar quanto tempo quiser. São as Prainhas do Pontal do Atalaia. Apesar do plural, na maré baixa essas prainhas viram uma só. Para chegar, dá para ir de carro por dentro do Condomínio Pontal do Atalaia (a entrada é liberada mediante identificação) ou de barco, a partir da Praia dos Anjos (o passeio de barco também faz um parada lá, mas existe esse transfer que é uma melhor opção para quem quer aproveitar melhor).

Dica: no caminho de carro até as Prainhas, fique ligado na espetacular vista para a baía onde estão a Praia do Farol e as Prainhas. Sou apaixonado por esse visual, é de tirar o fôlego.

3 – Prainha

Quer ir para a praia sem muito esforço? A Prainha é o seu pedaço. Uma das primeiras praias que os visitantes alcançar ao chegar em Arraial do Cabo, a praia é extensa e deliciosa. É o lugar ideal também para quem gosta de praia e estrutura, são várias barracas na praia. Se você não gosta de multidões, melhor evitar, pois nos fins de semana e alta temporada, pela facilidade de acesso, a praia fica bem cheia.

Dica: O melhor ponto para fotos fica no canto esquerdo. Existe uma trilhazinha até a rua, e do alto (aquele mesmo ponto de vista de quem está chegando de carro), a visão da Prainha é completa.

4 – Pôr do Sol

Existem pelo menos dois pontos imperdíveis para conferir o pôr do sol em Arraial do Cabo. Um deles é no Pontal do Atalaia. Todo mundo se reúne para assistir o espetáculo, sentados no morro e com os olhos debruçados sobre o mar. Aos poucos, o sol vai caindo sobre a linha do horizonte, inesquecível. O outro ponto é na Praia Grande, uma das praias mais movimentadas e extensas de Arraial.

Dica: Os meses que menos chove em Arraial do Cabo são de junho a agosto. Portanto aumentam as chances de contemplar esse espetáculo. De qualquer forma, Arraial do Cabo não é muito famosa pelas chuvas, pelo contrário.

5 – Praia Brava

Todo mundo gosta de descobrir um segredo, né? Na nossa última viagem para Arraial do Cabo, a gente adorou visitar a Praia Brava (não confundir com a Praia Brava de Búzios). Ela fica dentro do Pontal do Atalaia e para acessá-la, é preciso fazer uma trilha de cerca de 15 minutos, nada muito cansativo ou complicado. Mas com tanta praia perfeita, quem vai querer ir até esse cantinho escondido? Pois é, ao chegar numa praia maravilhosa e absolutamente deserta, eu tive a certeza de que o caminho tinha valido a pena.

Dica: Vá na maré baixa. Na maré alta, o mar fica muito violento (a praia é bastante frequentada por surfistas) e a faixa de areia pode até desaparecer.

Reserve seu hotel em Arraial do Cabo

Procure hotéis em Arraial do Cabo no Booking

6 – 3 em 1 na Região dos Lagos

A vida noturna de Arraial do Cabo não tem muito movimento, especialmente na baixa temporada. O que adoro nessa região é que ela permite fazer um 3 em 1. Você viaja para um destino e ganha três. Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio estão a uma curta distância e você pode tranquilamente fazer um bate-volta entre os destinos. A distância máxima fica entre Arraial e Búzios: cerca de 1 hora de carro. Cabo Frio fica bem no meio.

Dica: Caso você não queira sair de Arraial do Cabo, uma boa dica de restaurante é o Bacalhau do Tuga, na Praia dos Anjos.

7 – Capital do Mergulho

Lembra que falamos do mergulho? Com um mar desses, é natural que a região também tenha o mergulho como um dos seus fortes. São 200 pontos de mergulho, com uma bela vida marinha, muitas fendas e até naufrágios. Pessoalmente não posso falar da experiência de mergulho, mas já tive um gostinho em alguns pontos de snorkeling, como na Praia do Forno, por exemplo.

Dica: Arraial do Cabo é conhecida pela água gelada, causada por algumas frentes marítimas. Não se intimide pela temperatura do mar, depois que você entra no mar, logo se acostuma.

8 – Praia do Forno

A essa altura, você já deve ter percebido que o forte de Arraial do Cabo são as praias. A Praia do Forno é uma das melhores. Ela fica ao lado da Praia dos Anjos (de onde saem os passeios de barco) e para chegar nela, o acesso é somente por trilha (cerca de 30 minutos) ou por barco.

Dica: Para quem vai de trilha, a recompensa é o visual fantástico do topo da trilha. Um dos melhores visuais de Arraial do Cabo.

9 – Praia Grande

Uma das praias mais extensas de Arraial, a Praia Grande é uma das mais centrais da cidade. Na sua orla, diversos restaurantes a beira-mar são uma ótima opção para almoçar com o mar como cenário. Na Praia também há uma estátua da atriz Flávia Alessandra, uma das figuras ilustres que nasceu na cidade.

Dica: Como já citamos aqui, vale a pena aguardar o pôr do sol nessa praia. Se você quiser curtir o visual da praia do alto, dentro do Pontal do Atalaia existem vários pontos onde a praia é avistada.

10 – Praia dos Anjos

Sem esgotar as praias de Arraial do Cabo nesse post, vamos falar da praia onde saem os passeios de barco. Apesar de não ser uma praia boa para banho, eu adoro esse visual de uma praia repleta de barcos. A praia também tem seu valor histórico, ali o navegador Américo Vespúcio aportou, em 1503. A partir da praia, surgiram a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a Casa de Pietra e os casarios históricos.

Dica: Fique atento ao fazer a trilha para a Praia do Forno. No meio do trilha há um belo visual para a Praia dos Anjos. Dentro do Pontal do Atalaia também existem alguns mirantes para a praia.

Para mais dicas de Arraial veja esse post Arraial do Cabo em 5 dicas

E você tem alguma dica adicional? Conhece Arraial? Que praia você curte mais por lá?

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


61 COMENTÁRIOS

  1. Tenho casa em Arraial do Cabo a dois anos, moro no Rio, e fico contando os dias para sair dessa rotina louca, trânsito etc para ir pra minha casa que fica de frente para Lagoa e a 1km da praia grande. Lá fico completamente em off, esqueço tudo e relaxo. Quem não conhece Arraial tem que conhecer, para mim não há lugar igual no Brasil e ouso dizer no mundo! Amo muito Arraial.

  2. Olá estou indo pra la.em breve, gostaria de saber se em 1 dia consigo visitar varias praias de arraial e fazer um passeio?

  3. Olá,

    Estou indo para lá no dia 30 de maio.

    Como vou estar de passagem, vocês conseguem me indicar um barco que passa por essas praias (e pela gruta), e de indicação também que faça mergulhos?

  4. poxa fui a arraial do cabo po um dia pois fiquei hospedado em cabo frio , mas não conheci esse tanto d praia so conheci uma praia . a do forno pois mão sabia que dava pra chegar a essas praias de carro tbm , ´pensei que so dava de barco e os passeios nao achei barato

    • Olá Paula. Arraial vai bem no ano inteiro, mas melhor ir no verão mesmo quando a temperatura gelada do mar não vai ficar tão crítica. Pra vc ver, fui até no mês de agosto, e foi ótimo, fez sol direto. Abraços.

      • Oi boa noite, vc pode me indicar um lugar bom e barato para eu me hospedar com a família!?
        Realmente deve ser encantador eu quero mt conhecer, desde já agradeço

        • Antes de eu comprar um imóvel em arraial, ficava hospedado no hotel praia grande, no centro. Preço ótimo, atendimento de primeira. Dona Marli, tel 0312226221369,se não me engano o número é este. Vc não vai se arrepender. arraial é o melhor lugar do mundo!!! Américo Vespúcio disse “se existe paraíso terrestre não deve ficar longe deste lugar”. Ele tinha razão. Amo arraial!!!!

      • Bom dia Fábio

        Estou querendo passar uma semana em Arraial em Junho.
        Você recomenda, como é o clima nesta época, os dias são ensolarados?

        Grato
        Herton Korn

  5. Oii! Estou à procura de um bom destino para viagem no mês de outubro… Arraial do Cabo seria uma boa opção? Outra dúvida, em relação às trilhas que sao feitas para algumas praias, existem os guias destinados a fazerem especificamente essas trilhas? Aguardo o retorno 😉

    • Oi Susany sou Guia aqui no Rio, até tem os Guias la em Arraial sim, não é difícil encontrar eles não, ams as trilhas são bem curtas e eu geralmente faço sozinho mesmo…

      Pra mim no Rio os dois melhores destinos são Arraial e Ilha Grande, difícil escolher o melhor hehe

  6. Faltou uma dica.
    Preços, pois na crise que vivemos atualmente, preço é tudo, pois não adianta o lugar ser bonito, precisa ter promoções, preços atraentes.
    pelo que conheço do Rio de Janeiro, é um dos estados mais caros do país.

  7. Olá, gostaria de saber se é tranquilo para uma mulher viajando sozinha e sem carro fazer os deslocamentos de ônibus e essas trilhas sozinha?

  8. Faltou só a praia do pontal, com a entrada logo depois do pórtico de Arraial. É uma extensão da praia que começa lá na Praia do Forte em Cabo Frio. Muito bonita e fácil de se avistar tartarugas.

  9. Região dos lagos é tudo de bom , linda paisagem lugar perfeito para contemplar a natureza , sem palavras para descrever o mar com suas matizes no verde e azul dependendo da luminosidade ,sem contar com seus restaurantes e bares na orla que a noite é perfeita para diversão .

    • SÓ PARA COMPLEMENTAR , o pessoal que vai pela primeira vez não tem ideia de preços praticados , vai ter para todos os bolsos não é um absurdo , se voçê é uma pessoa exigente então irá gastar um pouco mais se não é claro que são preços de cidade onde o turismo é bem frequentado e com tanta riqueza de lugares belos ,vale pagar um pouco mais .

  10. Olá,
    Estou pensando em passar minhas férias em Arraial do Cabo. Vou no começo do mês de Janeiro e pretendo ficar uns 7 dias…Gostaria de saber em qual praia você indica ficar? Li seu post e muitos outros sobre o local, mas fiquei na dúvida de qual seria a melhor praia para me hospedar.

    Abraço,
    Pati

  11. Bom, tudo que foi dito é certo, porém tem alguns contratempos. Pra começar é preciso se preparar para aguentar os engarramentos monstros que se forma desde o centro de Arraial do Cabo até a subida do Pontal do Atalaia. Tem também que deixar o carro afinado porque a subida no Pontal é bem acentuada e sempre subindo não dar descanso ao motor, então tem que ver se tá tudo ok, desde motor até os freios, embreagem pois você também vai engarrar na subida e vai ficar em primeira e segunda subindo ladeira, ou seja, haja câmbio e cx de marchas pra aguentar o tranco. Tem também que ter muita paciência e disposição já que normalmente você deixa o carro bem longe da escadaria que desce pra praia e haja km pra andar a pé.

    Com relação ao passeio de barco, você só pode ficar nas praias cerca dez minutos pois os caras dos barcos volta rapidinho e buzina pra turma voltar. Outra coisa se não souber nadar se prepare e use coletes salva-vidas ou macarrão de isopor porque os barcos nem sempre podem chegar na praia onde o local é raso, ai acontece, as vezes, de você ter que nadar pra chegar no barco e subir, já que por motivo de profundidade o barco nao pode se aproximar muito da praia.

    A sugestão é sair bem cedo caso seja passeio no Pontal do Atalaia de carro, dessa forma você consegue estacionar lá no final perto da praia e evita de andar muito a pé. Se prepare também para subir uma escada gigantesca. Se tiver algum idoso com problema cardíaco ou qualquer dificuldade física, ou não idoso na mesma situação, nem pense em levar, o risco de sofrer um enfarte subindo a escadaria é grande, pois são 225 degraus de madeira e não é fácil encarar, tem que ter preparo físico e boa saúde pra aguentar a maratona.

    • Ótimas dicas e comentários. Essa questão do barco não deixar em lugar onde dá para descer sem nadar é complicado, pois muitas vezes você quer descer com equipamento fotográfico e não pode. Arraial do Cabo está sendo muito visitada e minha maior recomendação é não visitá-la em feriados ou alta temporada, o lugar fica meio impraticável mesmo, mas se não tiver outro jeito, o negócio é ir sabendo que vai ter que disputar o paraíso com muita gente.

      • Oi quero muito conhecer arraial do Cabo, porém gostaria de saber se é um lugar tranquilo, se tem violência, roubos de carro e se a mobilidade urbana é boa, se tem bons lugares para se alimentar e se hospedar por um bom preço( que não seja absurdo). Pois o lugar é lindo e encantador, seria uma pena não poder ir.

  12. Arraial do cabo é uma paixão. Conheci em 2004 e no primeiro final de semana fiquei encantado e nunca mais fui para outro lugar, todo fim de semana ia pra mesma pousada, praticamente um contrato kkk. A cegueira era tanta q aluguei uma casa direto depoi. Não satisfeito, comprei um Terreno e construí. Sosseguei enfim. Q lugar maravilhoso. Sem palavras para agradecer a deus por fazer um lugar tão belo. Costumo dizer q deus fez o mundo quase todo em seis dias, o último ele fez arraial do cabo.

    • Oi Rogério, eu continuo cega não conheço nada por aí.
      Pode me dar o telefone da pousada em que você ficava ou outra que seja simples, preço bom e limpa?
      Muito obrigada!!
      Glauce

  13. Pretendo viajar para Arraial do Cabo no primeiro fds de dezembro. Alguém sabe como fica o clima, se chove muito nessa época ?

    • Bom dia Vanessa, normalmente nesta época do ano é calor geral , arraial é um lugar contagiante, mas vc pode tbm ficar em cabo frio que tbm tem locais baratos de hospedagem porem com melhor infraestrutura e vc pode visitar arraial e toda a região, clima normalmente quente e a tarde vc sente uma leve brisa , tenha uma boa viagem e aproveite, passe n portico de entrada das cidades e pegue o guia turístico da região e conheça as mais belas praias do mundo.
      Sou suspeito para falar porque sou apaixonado pela região dos lagos.

  14. Olá! Passarei o carnaval 2017 no Rio de Janeiro, porém eu e meu namorado vamos dia 21/02 para o RJ e gostaríamos de três diárias em Arraial do Cabo. Poderiam me dar sugestões de hotéis ou pousadas que fiquem a beira-mar ou bem próximo?!
    Agradeço desde já!

  15. Nos dias 10 a 15 de novembro eu e meu marido ficamos hospedados em Cabo frio e fomos conhecer arraial e Búzios. Amei a viagem pena que choveu nos 3 últimos dias mais valeu. Quem nao conhece precisa conhecer os 3 lugares, facil acesso para quem se hospeda em Cabo frio.Seguimos todas a dicas do Fábio. Muito obrigada.

  16. olá, estou indo agora na temporada e tenho algumas duvidas.
    As trilhas de uma praia a outra, a indicação é ir de tênis ou podemos ir de chinelinho tranquilo? O transito entre uma praia e outra, como é? sei que o movimento super aumenta por ser temporada, mas fica caótico? Vou ficar em armação de Búzios, tem alguma sugestão de horário para ir para as outras praias, como arraial do cabo/ cabo frio? sair cedo, ou depois do almoço no horário da tarde?

  17. Gostei muito do Pontal do Atalaia e suas Prainhas. Curti bastante. A cidade, em si, q ñ gostei muito. Achei ela com pouca infra estrutura, ruas extremamente estreitas e franelinhas cobrando pra estacionar, sendo q já tinha gastado com estacionamento na cidade. Voltarei de novo pra conhecer a praia do Forno e outras. Aconselho pra quem quiser conhecer as outras cidades se hospedar em Cabo Frio, pois fica no meio de Búzios e Arraial.

  18. Sou carioca,mas moro em Franca-SP.Em Junho vou ao RJ e gostaria de passar um final de semana em Arraial do Cabo.Gostaria q me indicassem um lugar baratinho pra eu e mais 1 pessoa ficarmos hospedados,de preferência perto de uma dessa praias lindas.

  19. Estive uma semana em Arraial com minha esposa em abril /2016 e estamos voltando dia 06/04/2017, ficaremos na pousada – Recanto do Atalaia, onde ficamos no ano passado, Arraial concilia tranquilidade com belezas de suas praias, aliás ano passado fomos de carro e a distância entre a cidade que moramos – Irati PR , até Arraial são 1200 Km, mas isso pouco importa, o que vale mesmo é ir para lá e não vemos a hora de chegar nesse paraíso.

    • Célio Rogério, como é o clima em abril? Estarei de férias nesse época, gostaria de saber se quando foram como estava o clima

  20. oi estou querendo ir para arraial do Cabo em agosto alguém ja foi nesta época .pode me indicar algum lugar bm para se hospedar. desde ja obgada

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui