10 pontes incríveis na Europa (para conhecer e atravessar!)

15

Interessante como uma ponte pode se tornar um ícone de uma cidade ou país. Aqui na Europa, centenas de cidades – grandes metrópoles como Londres ou charmosas cidadezinhas como Heidelberg – foram fundadas na beira de rios, e as pontes eram então algo puramente funcional, que precisavam existir para que as cidades crescessem e evoluíssem. Hoje, atravessar uma ponte é algo que está naquela lista que todo mundo faz de ‘coisas indispensáveis’ de fazer em certas cidades. Selecionei 10 pontes incríveis na Europa – muito diferentes umas das outras – de destinos sobre os quais a gente já escreveu aqui no blog.

Mas sei que existem muito mais pontes maravilhosas, em todos os cantos do mundo. Você gostou da minha seleção? Qual você incluiria da lista de pontes incríveis na Europa ou em qualquer outro lugar do mundo?

10 pontes incríveis na Europa: a minha seleção!

1.Tower Bridge, Londres

É claro que eu tinha que começar a lista de pontes incríveis na Europa com  uma ponte em Londres, né? Dou preferência mesmo! : ) Bom, a Tower Bridge não é tão antiga quanto muita gente acha. Como ela fica ao lado da Tower of London, as pessoas geralmente pensam que ela é da mesma época, mas a Tower Bridge ficou pronta em 1894. Ela não é famosa apenas pelas suas duas torres imponentes, mas também pelo fato de ser uma ponte basculante. O seu ‘meio’ abre para a passagem de barcos e navios maiores, e o tráfego precisa esperar até ela fechar novamente.

Ver a Tower Bridge abrindo e fechando é muito bacana, e você pode se programar pois os horários são disponibilizados com antecedência nesse site. Nos corredores superiores há uma exposição permanente, que pode ser visitada mediante compra de ingresso. E, mais recentemente, uma parte desses corredores ganhou piso de vidro, pra deixar a visita mais emocionante. Compre aqui o ingresso para conhecer a Tower Bridge.

Importante: não confunda Tower Bridge com London Bridge! A London Bridge é outra ponte (a próxima, sentido oeste) e tem uma história completamente diferente!
pontos turísticos imperdíveis em londres (2)banner_guia_londres__728x90

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

2. Ponte Vecchio, Florença

A ponte mais linda de Florença é praticamente um túnel do tempo, pois ela ainda preserva uma característica essencial das pontes medievais: sobre ela estão várias lojas, como em uma rua ‘normal’. Não se sabe exatamente quando a Ponte Vecchio foi construída, mas outras estruturas antes dela foram destruídas, e há indícios de que essa versão é original de 1345.

O comércio na ponte hoje é dominado por joalheiros e pequenas galerias, mas originalmente era ocupado por açougues. Além de atravessar a onte Vecchio, fotografe-a também a partir da Piazzale Michelangelo, de onde realmente é possível imaginar como era a Florença medieval.
florença

3. Karlův Most, Praga

A ponte mais famosa de Praga é aberta para pedestres apenas, e você provavelmente vai atravessá-la pra ir até o Castelo de Praga) tem pouco mais de meio quilômetro e faz você se sentir como se estivesse na Idade Média (principalmente se você parar no meio dela e olhar pro sentido do Castelo), isso porque a estrutura de pedras que foi construída na metade do século 14 está lá, firme e forte, até hoje. Nas duas pontas da ponte existem duas torres, que servem como “entrada” e são tão imponentes quanto a ponte em si.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Já as estátuas que decoram os dois lados por todo percurso foram adicionadas no século 18, com exceção da talvez mais famosa delas, adicionada em 1683: você vai perceber que algumas pessoas tocam na base, diz que traz sorte (há uma história macabra por trás dessa superstição: o homem da estátua foi morto pelo então rei 300 anos antes, e seu corpo jogado da ponte. Algumas pessoas dizem ter visto o espírito saindo do seu corpo nesse momento).

DSCF3948 ponte carlos paraga

4. Ponte di Rialto, Veneza

A Ponte di Rialto (ou, simplesmente, Rialto) é a mais antiga das quatro pontes que atravessam o Canal Grande, e a versão que está lá hoje terminou de ser construída em 1591. Assim como a Ponte Vecchio em Florença, o Rialto também tem lojas (de souvenirs, objetos feitos de murano e máscaras,  predominantemente) nos dois lados.

Apesar de Veneza ser um labirinto gigante, é muito fácil chegar no Rialto. Isso porque por toda a cidade você vê placas e indicações escrito ‘Per Rialto’. Ou seja, se você está perdido, o Rialto é sempre uma ótima referência! As duas rampas com o pórtico central tem um desenho maravilhoso, e invariavelmente você vai querer tirar uma foto do canal e da cidade lá de cima!
rialto

5. Pont Alexandre III, Paris

Tantas pontes lindas cruzam o Rio Sena em Paris, mas a Alexandre III é considerada a mais bonita de todas. Ela conecta o Invalides com o Grand Palais e Petit Palais (e, seguindo em frente, com a Champs-Élysées). Sua construção foi finalizada em 1900 (também não tão antiga assim né, se compararmos com as pontes medievais citadas nesse post!) e ela é repleta de estátudas douradas e esculturas de anjos e deuses.

A ponte é utilizada tanto por pedestres como por carros, e é constantemente usada como cenário de filme. Quem assistiu Meia Noite em Paris certamente lembrará dela em várias cenas, inclusive no final!

pontes incríveis na Europa
Imagem via Wikimedia Commons

6. Ponte D. Luis , Porto

As pontes do Porto são tão simbolo da cidade que eu poderia escrever um post apenas sobre elas… ops, eu já escrevi! Entre todas, a D. Luis (ou Luis I) é certamente a que todo mundo reconhece e identifica com a cidade, pois não apenas é linda como também fica na parte mais turística: entre a Ribeira e Gaia (onde estão as caves de Vinho do Porto).

O que eu acho mais impressionante sobre essa ponte, porém, é a data que ela foi construída: 1886. Não dá pra acreditar que ela é da mesma época que a Tower Bridge em Londres (a primeira dessa lista de pontes incríveis na Europa). Que mega diferença né? Quem projetou essa ponte foi Téophile Seyrig, que foi sócio de Gustave Eiffel. Eles trabalharam juntos em outra ponte no Porto, a Maria Pia. Mas a Luis I não teve dedo de Eiffel.

A ponte D. Luis é utilizada por carros (na parte de baixo), pedestres (nos dois andares) e metrô (andar de cima). Vale muito a pena fazer um passeio de barco pelo rio pra passar por ela e pelas outras pontes do Douro, assim como ir até o topo pela vista da Ribeira e de Gaia.
DSC00667DSC00801

7. Kapellbrücke, Lucerna

Essa ponte em Lucerna (em português fica ‘Ponte da Capela’) foi uma das coisas que a Claudia mais amou fotografar quando ela foi pra Suiça – e dá pra entender o porquê ela tirou tantas fotos! Além de ser diferente de todas as outras nessa lista de pontes incríveis na Europa por causa do material com o qual foi construída – madeira – ela tem também um formato inusitado. A Kapellbrücke corta o Rio Reuss diagonalmente em vez de ser uma linha reta.

lucerna

Existem diversos outros fatos incríveis sobre essa ponte: ela data de 1333 e pegou fogo em 1993 (reaberta em 1994 após restauração), é a ponte estilo treliça mais antiga do mundo, e é a ponte de madeira coberta mais antiga da Europa. Ufa! Quer mais motivos pra ir correndo pra Suíça ver essa ponte: as pinturas em seu interior, junto ao teto.

pontes incríveis na Europa
Imagem via Wikimedia Commons

8. Gaztelugatxe, Bermeo

Gaztelugatxe é um dos lugares mais incríveis que conheci. Tive a oportunidade de ir até essa ilha no País Basco (norte da Espanha) quando vistei Bilbao (foi um passeio bate-volta), e ela pode ser acessada apenas por essa ponte de pedra maravilhosa que passa sobre o mar.

A capelinha que fica na ilha, San Juan de Gaztelugatxe, data do século 10, mas eu não consegui achar informação sobre data de construção da ponte. É uma construção incrível, e parece cenário de filme. Fico tentando imaginar como ela foi construída. Não sei se dá pra ter noção pela foto, mas ela é bem alta, imponente, uma muralha protetora.
gaztelugatxe_AdV (23)

9. Øresundsbroen/Öresundsbron, entre Copenhague e Malmö

Eu fiquei sabendo sobre essa ponte, que atravessa o Estreito de Oresund (entre Dinamarca e Suécia, por isso coloquei o nome nos dois idiomas no título acima) quando li sobre a viagem bate e volta de Copenhague a Malmo que a Bruna fez. Eu estava pesquisando antes de fazer a minha viagem a Copenhague e não sabia que era possível ir de um país para o outro assim tão facilmente!

Quando meu avião estava chegando em Copenhague, deu pra ver a ponte do alto, e é realmente impressionante. Ela foi inaugurada no ano 2000 e é utilizada tanto por trens como por carros. O mais interessante é que ela conecta com um túnel: os primeiros 4km da travessia, entre Copenhague a a ilha de Peberholm, são feitos dentro do túnel. A partir de Peberholm são 8km de ponte, até chegar a Malmo.

oresund_bridge
Imagem via Wikimedia Commons

10. Alte Brücke, Heidelberg

Conhecer Heidelberg era um sonho que eu cultivava desde os 10 anos de idade, quando meu pai me mandou um cartão postal da cidade, onde aparecia a Ponte Velha. Pois eu realizei esse sonho e atravessei a ponte! Ela foi construída em 1788 e, assim como o Castelo, é um dos símbolos da cidade, principalmente por causa do seu imponente portão na parte sul do Rio Neckar. As estátuas na ponte também são muito bonitas: uma delas é uma homenagem ao Príncipe Carl Theodor, que estava no poder durante a construção. A outra é a Minerva, a deusa da sabedoria.
HeidelbergHeidelberg_Aprendiz_de_Viajante_ (4)


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


15 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Heloisa

    Obrigada pelo destaque! Essas pontes da Europa são realmente incríveis.. desde as mais modernas até as mais antigas. Agora.. Deixa eu puxar um pouco pro meu lado, faltou ai nesse post a Forth Bridge, na Escócia! =DDDD

  2. Excelente! Quero passar por todas! Mas acho que faltou a Ponte das Correntes (Széchenyi Lánchíd) em Budapeste na Hungria.

  3. Perfeito o post! Só passei por 3 das citadas, vi em outro comentário que Budapeste não apareceu por não terem conhecido ainda, acho que quando conhecerem podem fazer um post sobre pontes só com o que virem por lá, uma mais linda que a outra.

  4. Amei a seleção, conheço a de Londres, Porto, Veneza, Florença e Paris, e que espetáculo de ponte essa de Bermeo!! Cenário de filme de suspense!!
    A ponte mais recente que conheci aqui é a Ponte da Normandia, que atravessa do estuário do rio Sena e liga Le Havre a Honfleur. Achei a construção muito legal, uma ponte estaiada de 2k (curtinha perto da que liga Malmö à Copenhague)

  5. Helo, adoro pontes e curti demais o post! Conheço 6 dessas que vc citou e das que não conheço ainda a que mais me intrigou é a de Copenhague, surreal!
    Ah… que felicidade em ver a Ponte Vecchio logo no início do post :). Adoro fotografá-la da ponte Santa Trinità.
    Beijos e até! Denya

  6. Olá, adorei o post e amei a “minha” linda Ponte Dom Luis I. Apenas falta a elegante Ponte Vasco da Gama ou a Ponte 25 de abril – a Golden gate à portuguesa 🙂

  7. Das 10 só não conheço a de Bilbao
    Sugiro a inclusão da ponte q existe na Noruega à beira mar na rodovia do Atlantico

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui