12 lugares para conhecer em Portugal

132
Portugal

Portugal é um dos países mais ‘queridos’ pra mim: sempre que vou pra lá (já estive no Porto, Madeira e Algarve) sou bem recebida, como super bem e vejo lugares maravilhosos. Adoraria poder conhecer mais do país, então convidei a blogueira portuguesa Susana Ribeiro – que conhece o país como ninguém e também foi uma das palestrantes na segunda edição do Encontro de Blogueiros Brasileiros no Porto em 2015 – a dividir com a gente alguns dos melhores destinos por lá. Ela desenvolveu um post ótimo, escolhendo um destino por mês. Perfeito para você planejar sua viagem a Portugal caso ainda tenha alguma dúvida!

Conta pra gente Susana!

*****

Com o turismo a crescer em Portugal, são cada vez mais e melhores as razões para visitar o país. Além dos seus encantos já intrínsecos: belezas naturais, história, monumentos, cultura, gastronomia e o bem receber das suas gentes, há sempre mais motivos para visitarmos cidades, de norte a sul de Portugal. No Viaje Comigo, para darmos a conhecer o país aos leitores do Aprendiz de Viajante, escolhemos uma localidade por cada mês do próximo ano. Também todos os dias temos mais sugestões no nosso Facebook. Preparados para viajar em Portugal? Apertem os cintos!

Portugal mês a mês

1 – Janeiro: Porto

Há uns anos diríamos que o melhor mês para visitar a cidade do Porto era em junho, quando milhares de portuenses saem à rua (na noite do dia 23) para celebrar o S. João! Mas, efetivamente, o turismo na (nossa) cidade mudou tanto que podemos dizer que todos os meses são bons para a visitar! Há lojas novas, restaurantes, hotéis, áreas trendy, galerias de arte, museus, parques verdes e jardins, e um milhão de coisas para ver e fazer. Ah! Claro, que tem de ir às caves do famoso Vinho do Porto, do lado de Vila Nova de Gaia. E como nós adoramos a região do Douro, tire um dia da viagem para ir até ao Alto Douro Vinhateiro, ver onde crescem as uvas dos mais famosos vinhos do mundo (melhor altura é entre setembro e outubro, na época das vindimas).

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

1 - Barco Rabelo e ponte Luis I - Direitos Reservados ViajeComigo.com copy

2 – Fevereiro: Serra da Estrela

Portugal é um país pequeno mas que tem de tudo um pouco: da sua enorme costa marítima, aos parques naturais e à serra com neve. Na Serra da Estrela – o ponto mais alto de Portugal continental – há pistas de gelo, para quem gosta de desportos de inverno ou simplesmente pode admirar a beleza do manto branco que cobre a paisagem – e uma natureza envolvente deslumbrante.

2 - Serra da Estrela ┬® Viaje Comigo copy

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

3 – Março: Évora

O Alentejo, como se sabe, é uma terra muito quente, por isso, uma das melhores alturas para o visitar (principalmente se quiser visitar o interior) é no início da primavera. A história e os monumentos fazem da cidade de Évora um local a não perder e onde deve ficar pelos menos um par de dias para conhecer tudo. Se preferir ir até ao litoral alentejano, sugerimos Vila Nova de Milfontes e Porto Covo.

3 - E╠üvora ┬® Viaje Comigo

4 – Abril: Trás-os-Montes

É difícil escolher uma só localidade transmontana para dar como sugestão. Ainda assim, sugerimos sempre que consiga ficar alojado numa das muitas casas típicas, de turismo rural, em ambiente caseiro, para que possa ter contacto com os habitantes. Da última viagem por terras transmontanas só trazemos saudades: de Vinhais, de Bragança e da aldeia de Montesinho. Aconselhamos que as vá conhecer nesta altura porque não está tanto frio.

4 - Castelo de Braganca ┬® Viaje Comigo copy

5 – Maio: Ponte de Lima

Porque orgulhosamente não quis ser cidade, Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal! Existem diversos eventos que são bons motivos para visitar a vila: em maio arranca (até outubro) o Festival Internacional de Jardins; a Vaca das Cordas (entre maio e junho); e as famosas festas das Feiras Novas poderão levá-lo a Ponte de Lima em setembro. Mas qualquer altura do ano é boa para conhecer esta histórica e pitoresca localidade.

5 - Rio Lima ┬® Viaje Comigo copy

6 – Junho: Lisboa

Este é um ótimo mês para visitar Lisboa. Ainda não está um calor abrasador mas já está ótimo para desfrutar de uma esplanada (até as que estão no topo de edifícios com vista panorâmica sobre toda a cidade) junto do rio, ou do mar, e ainda pode participar numa das maiores festas da cidade: o Santo António. Aproveite para espreitar a vista do castelo de S. Jorge e para fazer passeios de barco no rio Tejo.

6 - Lisboa ┬® Viaje Comigo copy

7 – Julho: Coimbra

Durante uma viagem a Portugal é impossível escapar ao chamamento de Coimbra. É-se chamado pela sua antiga, e ao mesmo tempo moderna, Universidade, à história dos Amores de Pedro e Inês, e ao seu encanto jovem, sendo a Cidade dos Estudantes. Em maio, em Coimbra, há a festa da Queima das Fitas dedicada precisamente aos estudantes, mas é em julho que se realizam as Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel, que lá levam milhares de visitantes.

7 - Arcada e Fonte dos Amores Quinta das Lágrimas Coimbra

8 – Agosto: Viana do Castelo

Dia 20 de agosto acontece uma das maiores romarias de Viana do Castelo: a Romaria da Senhora da Agonia que esgota (durante vários dias) os hotéis e restaurantes da cidade. Se não gosta de confusões, pode aproveitar os outros dias do mês de agosto para ficar a conhecer este concelho e sugerimos que passe por Caminha, conhecendo o seu pitoresco centro histórico e as suas maravilhosas praias, como Moledo. Também no final de julho, Caminha acolhe a animada Feira Medieval.

8 - Praia de Moledo Caminha ┬® Viaje Comigo copy

9 – Setembro: Algarve

Escolher apenas uma localidade do Algarve é muito restrito. Claro que preferimos os locais que juntam as maravilhas da natureza com o mar e, por isso, qualquer local perto da Ria Formosa é uma boa aposta. Também em São Brás de Alportel tem o melhor desses dois mundos… mas, no Algarve, há muita praia paradisíaca para conhecer. Para quem gosta de golfe, é aqui que estão alguns dos melhores campos do mundo. Em setembro há menos confusão e ainda consegue apanhar bom tempo algarvio.

Portugal

10 – Outubro: Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é tão grande que se estende por 22 freguesias no norte de Portugal e pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Todos concelhos bons para visitar para quem gosta de natureza!
E nesta região existem centenas de sugestões de turismo rural onde pode ficar. Casas de pedra, no meio de campos, pequeno-almoço caseiro, com pão fresco ainda levado à porta. Há tradições que valem mesmo a pena manter! Outubro, e o início do outono, são boas épocas para visitar o Gerês – apesar de só no verão se conseguir banhar nas frias águas das cascatas naturais que vai encontrando no Gerês.

Portugal

11 – Novembro: Braga e Guimarães

Escolhemos estas duas cidades para fazer um 2 em 1. Quando for visitar a cidade de Braga (passando pelos incríveis Santuário do Bom Jesus e do Sameiro), passe também pela cidade de Guimarães com um centro histórico irresistível. Se quiser juntar-se a uma festa, pode assistir às Festas Nicolinas, em Guimarães, no início de dezembro. Ambas as cidades são detentoras de uma riqueza histórica enorme e Guimarães é considerada o berço da nação portuguesa.

Portugal

12 – Dezembro: Óbidos

Este é o mês do Natal e existem muitas vilas e cidades que se empenham a decorar as suas ruas: árvores gigantes, presépios animados (e, por vezes, com gente de verdade) e ainda há locais que se transformam totalmente. É o caso de Óbidos que se transforma numa vila-Natal e recebe milhares de visitantes. As muralhas, que cercam a vila, acolhem pistas de gelo, brincadeiras de Natal, comboio de brincar, casas encantadas com gnomos, atividades para miúdos e graúdos e, claro, a presença do Pai Natal.

Portugal

Foram estas as 12 propostas para cada mês do ano. Mas ficaram de fora muitas outras localidades que deve visitar! Ficam para as próximas sugestões do Viaje Comigo, incluindo também as belíssimas ilhas dos Açores e da Madeira.

Acompanhe o blog Viaje Comigo: www.viajecomigo.com
Também no Facebook: www.facebook.com/viajecomigo
E no Instagram: www.instagram.com/viajecomigo


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


132 COMENTÁRIOS

  1. Excelentes dicas. Já estive na maior parte desses sítios mas voltarei com muito gosto e mais calma para os conhecer melhor.
    Tenho muita vontade de conhecer Guimarães e de conhecer melhor Coimbra e o Porto. o Gerês e o Algarve são sempre locais a revisitar sempre que possível.
    Creio que falta aí Sintra que é, de facto, um local incontornável. Quando vivia em Lisboa, passava lá muitos fins de semana. É um lugar do qual nunca nos cansamos.

  2. Um pequeno reparo a fazer relativamente ao 8 – Agosto: Viana do Castelo. É realmente uma cidade muito interessante para visitar, tanto pela beleza natural como do seu povo que tem o seu ex-libris nas festas da cidade – A Romaria da Sra. da Agonia que se celebra sempre no dia 20 de Agosto – Feriado da Cidade e não no dia 15 como referido no excelente artigo!
    A romaria é muito genuína e uma alegria! Os trajes minhotos são lindos e toda a romaria é magnífica! O dia mais alto é realmente o dia 20 com a realização dos tapetes floridos nas ruas onde a Sra. da Agonia irá passar em procissão!
    A animação é garantida!
    Espero ver-vos pela minha cidade do coração!

    O Lema da cidade é Viana é Amor! Quem gosta vem, Quem ama fica!

  3. Quando estava estudando em Londres passei um final de semana em Lisboa mas sinceramente não gostei pois achei o povo português muito sisudo e pouco receptivo ao turista, do aeroporto aos passeios na cidade. Quero voltar e conhecer outros lugares e tirar está má impressão que tive e com certeza não é verdadeira.
    Obrigado pelas dicas !!!

  4. Lindo post. Onde exatamente é o Castelo na foto 4 (Abril: Trás-os-Montes)? Vou para Portugal em dezembro e fiquei com vontade de visitá-lo.

    Obrigada!

  5. Ola! Boa noite! Pretendo ir a Portugal no final do ano. Quais os melhores meses em relação ao frio: outubro, novembro, dezembro ou janeiro?

  6. Oi, tudo bem? Estou planejando uma viagem para Portugal e como estou com alguns dias contados estou na dúvida se visto Óbidos ou Évora. Qual das duas cidades vocês me indicam?

    Obrigada!

  7. Oh minha sobrinha ainda temos muito q andar e conhecer. Aqui realmente há lugares lindos.
    Nós q moramos aqui, as vezes nos acomodamos muito na cidade onde moramos. A gente vai se envolvendo com as atividades do dia a dia e os passeios vão ficando p depois.
    Sábado provavelmente iremos a Lisboa, na outra semana em Porto e no final do mês em Braga. Aqui vc viaja pra todo lugar de comboio (trem) gastando pouco e é um passeio maravilhoso. Inclusive dá p viajar p outros países sem gastar muito, pq são vizinhos nosso aqui. Fomos o mês passado p Espanha em uma viagem de 3:30 hrs de carro.
    Moramos em Aveiro e estamos a 2:30 hrs de Lisboa e gastamos apenas 1 hr a mais até a Espanha.
    Aveiro é uma cidade linda. É onde está a Veneza portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui