Curaçao no Caribe

Historic houses with colorful facades at waterfront of Willemstad, Cura?ao

Curaçao é uma ilha encantadora do Caribe e fica a apenas 40km da costa da Venezuela. Por ter feito parte das Antilhas Holandesas, Curaçao possui várias características arquitetônicas e culturais dos Países Baixos misturadas ao belíssimo mar do Caribe.

A Michelle foi passear por lá em dezembro de 2010, encontrou temperaturas médias de 27ºC e o céu um pouco nublado, mas com o sol saindo todos os dias. Ela viajou com o marido, ficou 5 dias na ilha e agora conta pra gente como foi a experiência.

Como chegar

Vôo direto (American Airlines) de Miami-Curaçao, de cerca de 2.5h. Do Brasil existem voos da Avianca com escala em Lima ou Bogotá, da Copa com escala no Panamá e American Airlines via Miami. 

Onde ficar

Nós não ficamos em hotéis tipo resort, até porque o objetivo dessa viagem era visitar a cidade e toda a herança holandesa (além das praias). Marido pernambucano queria ver como teria sido se Recife tivesse continuado sob domínio holandês! (Já eu achei que a ilha tinha alta vibe de Florianópolis rsrsrs). Portanto, ficamos num hotel mais simples a uns 5min do centro. Nosso Hotel, o Klooster era super simpático e novinho. Recomendo!

Vista panorâmica de Willemstad, a capital de Curaçao

Atrações/Passeios

Tem uma variedade de passeios a serem feitos em Curaçao! Entre eles:

– Passeio pelo centro histórico de Willemstad, pelos bairros de Punda e Otrobanda. A cidade conta com vários museus interessantes (infelizmente não conseguimos ir em nenhum, porque fechavam no feriado de Natal).

Praias, é lógico!!! As praias que eu mais gostei foram a Grosse Knip e Cas Abao, selvagens mas com infra estrutura (cabanas, cadeiras, lanches). Tem também a Mambo e a Cabana Beach, que são mais perto da cidade e com infra completa, já que conta com alguns resorts e lojas. Estas últimas são praias artificiais mas bonitas também, e rolam altas “baladas” na night por lá…

O marido fazendo snorkel

– Passeios que te levem para fazer mergulho e snorkel: são muitas as opções nesse quesito, e vale muuuuuito a pena!!!

Hato Caves:  cavernas de corais, que um dia eram submersas no mar. Muito legais!!!!

Onde comer

Restaurantes do Hotel Kura Holanda – comida saborosa, preço amigo e atmosfera maravilhosa. Fizemos 2 refeições no Kura Holanda do centro e uma no hotel que eles têm na praia no extremo oeste da ilha.

Onde e o que comprar

Mambo Beach, que tem umas lojinhas mais sofisticadas. Ou o centro de Willemstad, que tem várias lojas de souvenirs para todos os bolsos. 
Willemstad a noite

Imperdível (Ponto alto da viagem)

– Sensação de estar na Europa no meio do Caribe, pela arquitetura e pelas pessoas ao redor (80% holandeses!!);
– Relaxar e curtir praias paradisíacas de água cristalina;
– Conseguir entender uma língua bem diferente (papiamento, a língua oficial das ilhas ABC) já que ela é composta majoritariamente por português, além de espanhol, holandês e um dialeto africano.

Curaçao

Furada

Ter entrado num “modo” relax total e não ter planejado absolutamente nada: a viagem teria sido absolutamente perfeita se tivéssemos apenas reservado um carro com antecedência – como nossa viagem foi durante o Natal, muitas locadoras de carro estavam fechadas ou não tinham mais carros disponíveis. Acabamos conseguindo um carro por 2 dias, mas acabamos pagando quase o dobro pelo “privilégio.” Pelo menos estávamos perto o suficiente da Mambo Beach e caminhamos até lá um dos dias.

Não repetiria jamais

Deixar para alugar o carro na última hora – é imprescindível ter carro pelo menos alguns dias para poder conhecer as praias das ilha. Mas deu para fazer MUITA coisa a pé, uma vez que nosso hotel era próximo ao centro da cidade.

Indicado para

Casais, lua de mel, famílias (especialmente nos resorts).


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


10 COMENTÁRIOS

  1. Bom, fui em Curaçao para o reveillon 2007/2008 e como minha ex sogra morava (ainda mora) la, tive o privilegio de conhecer bem a Ilha. Além destes lugares que a Michele falou algumas outras praias sao interessantes, que se levar em consideraçao Mambo Beach, estas que vou indicar ficam do outro lado da ilha. A melhor na minha opiniao foi a praia de PortoMari. É artificial, mas é linda (alias, todas as praias de Curaçao sao lindas)! E a praia de CasAbo fica no mesmo lado da Ilha de PortoMari e tambem é linda. Todas as duas com plataformas no meio do mar, pra voce ficar la esticada tomando sol e olhando os peixinhos sem precisar mergulhar!!! Se voce ainda sair andando por este lado da Ilha, existe a praia de Kenepa, menos habitada, mais feinha (se é possivel) que as outras duas. Outro passeio que é lindo é o Parque Sete Bokas. Voce chega no alto de umas pedras e tem uma paisagem deslumbrante do mar batendo nas pedras; algumas delas ja furadas pela açao do mar, massss precisa de carro pra ir, bem como para chegar a estas praias, que sao beemmm longe do centro. Nao fiquei em Hotel, mas pelo que vi estes hoteis tipo Hilton sao furada porque sao hoteis velhos. Eu aconselharia procurar hoteis mais “simples” ao inves de resorts de rede que sao mais velhos. E por ultimo, para quem gosta de bichos, nao deixem de ir ao oceanário, ver o show dos golfinhos, ganhar um beijo do Leao Marinho e agendar, no dia da chegada (é com hora marcada e é lotado!) para nadar com os golfinhos, que é uma sensaçao INDESCRITÍVEL!!!

  2. Rafael, vale para viajantes sozinhos também. Com certeza tem vida noturna, mas francamente esse foi um aspecto que eu não explorei muito, digamos… mas deu para ver que rolam altas festas na Mambo Beach de noite por exemplo… Infelizmente não tenho nenhum dica mais específica para te dar…

  3. Acabei de voltar de Curaçao. Passei a última semana de maio na ilha. O tempo estava parcialmente ensolarado, e mesmo assim, bastante quente. Fiquei hospedado no Renaissance, localizado em Otrobanda, de fácil e rápido acesso a Punda. Para chegar em Punda, era só atravessar o Rif Fort, caminhar 2 minutos e atravessar a ponte Queen Emma Bridge. Conheci várias praias, dentre elas, Kenepa Grandi (a melhor), Cas Abao (é paga, e o valor é por carro), Port Marie (também paga, por pessoa), estas duas últimas com maior comodidade, pois em Kenepa o quiosque só abre em finais de semana ou dias de muito movimento. Utilizei carro todos os dias em que estive em Curaçao, e acho que foi muito útil, pois as praias (inclusive essas que citei) são distantes de Willemstad. A noite é bem tranquila, bom para caminhar por Punda. As quintas e sábados tem música ao vivo na “orla” de Punda e é bem movimentado. Durante o dia, é um bom lugar para compras. Visitei o Sea Aquarium, onde dá para interagir com tubarões, arraias (para os mais corajosos) e golfinhos. Quanto a restaurantes, tive a oportunidade de almoçar um dia no Cru, um restaurante entre o Rif Fort e o Renaissance. Aliás, no Rif Fort há várias opções para comer. Jantei no Mundo Bizarro, um lugar super descolado, com música ao vivo e decoração de objetos antigos, também fui jantar no Gouverneur, muito charmoso e com vista para Punda e Perla del Mar, onde as mesas são montadas de frente para o mar. Visitei as Cavernas Hato e fiz uma viagem de 2 horas de barco até a paradisíaca ilha Klein Curaçao. Foi uma semana bem proveitosa, e tempo suficiente para conhecer toda a ilha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here