Marrakesh e Fez no Marrocos com a Michelle

11

Marrocos povoa meus sonhos de viagem… posso sentir as cores e os cheiros sem nunca ter estado lá. Pois quando a Mi começou a postar fotos da viagem que ela fez recentemente, pedi pra ela fazer um “retrato” da viagem. Ela durante a primavera e, como ela gosta de calor, adorou as temperaturas que ficaram entre os 18 e os 25ºC.  fez o seguinte roteiro.  Michelle e o marido moram em Miami e aproveitaram a ida ao Marrocos para passar uns dias em Madri também.

Roteiro

Dia 1: Miami – Madri
Dia 2: Madri-Fez
Dias 3-5: Fez
Dia 6: Fez – Marrakesh
Dia 7: Marrakesh
Dia 8: Marrakesh-Madri
Dia 9: Madri
Dia 10: Madri-Miami

Mekness
Mekness

Como chegar

Usamos trechos aéreos e um ferroviário. O resto foi tudo a pé ou táxi:
Miami-Madri-Miami: via Air Europa. Primeira vez voando nessa cia. Ok, nada a reclamar.
Madri-Fez: Ryanair
Fez-Marrakesh: via trem, ver o site marroquino http://oncf.ma/ para horários (compramos a passagem com 2 dias de antecedência em Fez na própria estação)
Marrakesh-Madri: Easyjet

Dica:
Ryanair, Easyjet – prestar MUITA atenção nas restrições de bagagem. Graças a Deus pegamos a Easyjet na volta que não tinha limite no peso (apenas dimensões) das malas. A Ryanair é MUITO chata. De qualquer forma, cada um de nós foi com uma carry-on e só.

Onde ficar

O único hotel que eu recomendo por ter satisfeito muito bem os critérios de localização, preço, conforto, atendimento, facilidade de reservar, hospitalidade foi nosso Dar El Menia, em Fez.

O Riad de Marrakesh foi apenas OK.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Frutas Secas

Atrações/Passeios:

Highlights que eu gostei em Marrocos:
– vale MUITO a pena se perder e perambular horas pela Medina de Fez
– uma day trip para Meknes e Volubilis de Fez com um motorista/guia foi bem proveitoso
– final da tarde/ noite na praça Djemaa el Fna em Marrakesh
– entrar em tudo que é medersa, riad e se maravilhar com a arquitetura

Onde comer

Em Fez: Quando você não aguentar mais comer tajine, vá no Cafe Clock, que tem uma vista ótima do minareto da Medina Bouanania.
Em Marrakesh, o momento glamour MUST é um drink no final do dia nos jardins do La Mamounia antes de ir para a Djemaa el Fna.

Na verdade, eu ADOREI experimentar as comidas de rua mesmo, apesar do conceito alternativo, digamos, de higiene. Respire fundo, vá na fé e se delicie com bolinhos fritos, suco de laranja fresquinho, escargot servidos na hora. Afinal, você é brasileiro, já cansou de comer acarajé e tapioca da tiazinha da barraquinha da esquina e está aí, vivinho da silva pra contar a história.

Onde e o que comprar

Souks de Fez ou Marrakesh, e se prepare para barganhar para valer!!! O bairro Guéliz, em Marrakesh também tem artigos belíssimos, mais sofisticados.

 

Moulay

Imperdível

O ponto alto é estar fazendo parte de um mundo completamente diferente do qual você está acostumado: estar num país africano, muçulmano, onde se fala árabe marroquino e francês. Imperdível é passear pela medina de Fez. Apesar de Marrakesh também ter uma medina, a de Fez é simplesmente uma viagem no túnel do tempo. Outra das coisas que eu mais gostei foi ouvir o adhan (chamado para as 5 rezas diárias dos muçulmanos) pelos autofalantes dos minaretes nos diversos mosques espalhados pela cidade.

Furada

Uma das coisas que nos incomodou DEMAIS foi o assédio incessante de vários “guias” que insistiam em nos “ajudar.” Tudo bem que eu já esperava por isso, mas o problema é que eles insistiam muito! E ficavam meio brabos quando a gente dizia que não queria! Outro problema são as lojas. Na maioria delas, se tu entra e pergunta um preço, eles já começam a querer barganhar e te empurrar a mercadoria, e ainda querem que tu leve DOIS (ou mais) do negócio que tu tá levemente interessada. “Yella, yella!” eles pedem (tipo let’s go, come on). Chegou um ponto que eu não queria entrar mais em loja nenhuma porque fiquei sem energia para esse ritual o tempo inteiro! Hahahaha! Passados os primeiros dias, a gente se acostumou com essa cultura, pegou a manha, e eu até comecei a barganhar com os tiozinhos das lodjinhas. Comprei até a lâmpada do Aladdin (a original, é claro) do seu Abdul nos arredores da famosa praça Djemaa el Fna em Marrakesh!

Onde está o Fotógrafo?

Não repetiria jamais

Ficar com vergonha de barganhar ou com receio de dizer um sonoro NÃO para os carinhas que querem ser teus “guias.” E só compre um tapete se você tiver lugar na sua casa para o mesmo!!!

Se pudesse planejar de novo, o que mudaria?

Gostaria de ter incluído um passeio pelo deserto. Provavelmente teria procurado fazer o trecho Fez-Marrakesh via aérea em vez de trem, para economizar tempo.

Indicado para

Casais, famílias (vimos muitas crianças com pais) que tenham uma mente aberta e jogo de cintura para encarar um país pobre com uma cultura completamente diferente da nossa ocidental.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


11 COMENTÁRIOS

  1. Já estou incluindo MArrocos na próxima viagem. Este é o segundo post específico que vejo sobre MArrakesh e Fez… ai ai ai, quando é que eu defendo minha dissertação, pra ficar livre de novo???

    Bjooo

  2. Agora lendo isso eu fico com saudades do Marrocos e até me dá vontade de voltar. Mas quando fomos, eu queria sair correndo de lá!! hahaha
    Passamos 15 dias e rodamos por tudo, cidades, montanhas, deserto, praias… é um país lindo!!! Mas precisa de muito jogo de cintura mesmo pra não cair nas roubadas.
    Quem sabe agora que já sei disso eu volte mais tranquila. 😉
    Parabéns pelo post!!

    • Falou TUDO Cris!! Qdo a gente esteve lá houve dias de muitos altos e baixos – uns dias amando tudo e noutros querendo voltar correndo!!! Mas acho que o resultado final foi positivo, por isso recomendo. Foi realmente uma verdadeira aventura, uma viagem única… E com muitos, muitos paralelos com o Brasil… tipo se o Brasil fosse muçulmano achamos q seria muuuuito parecido com o Marrocos hahahaha bjos!

  3. Valeu as dicas, tô indo pra Marrakech no início de setembro e gostaria de fazer algumas perguntinhas. Quantos dias sao necessários pra conhecer a cidade? E qual a distância/hora de viagem de Marrakech a Fez? Dá pra fazer um bate e volta ou deveria dormir pelo menos uma noite em Fez?
    Bjoks

    • Oi Mile,

      número de dias é bem relativo. A gente ficou um dia e meio em Marrakesh e foi de bom tamanho. Eu diria 2 dias no máximo tá ótimo. E não tem como fazer bate e volta, são 7h de viagem de trem. Por isso que começamos a viagem em Fez, pegamos trem até Marrakesh e de lá seguimos viagem.

      Existe uma discussão eterna sobre qual a melhor cidade Marrakesh X Fez, eu sou time Fez. Tipo se tiver q escolher, eu acho melhor ficar mais tempo em Fez do que em Marrakesh…

      Boa sorte!

      Mi

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui