Astronauta compartilha sua visão do Espaço no @NASATweetup

13

A NASA abriu sua sede nesta quarta-feira em Washington DC para um encontro entre Twitteiros e o Astronauta Doug Wheelock, mais conhecido no twitter como @Astro_Wheels. O evento que contou com cerca de 60 convidados(euzinha incluída), encorajou tweets, laptops, fotos e filmagens e foi transmitido ao vivo pela NASA TV.

Durante uma hora e meia o Astronauta, que passou 178 dias no espaço, sendo que 161 dias a bordo da Estação Espacial como parte da Expedição 24/25, contou aos participantes detalhes da vida no espaço. Enquanto estava lá, ele teve que responder a uma situação de emergência, quando um defeito desligou metade do sistema de resfriamento da Estação Espacial e fez três caminhadas espaciais não planejadas, para consertar o módulo problemático. Em 22 de setembro ele se tornou comandante da Estação Espacial.

O vídeo da apresentação está aqui, mas se você não tiver paciência para assistir tudo ou não entende Inglês, neste post eu faço um resumo do que aconteceu por lá.

@Astro_Wheels foi o primeiro astronauta a dar “checkin” no fourquare no espaço e iniciou então uma parceria entre a NASA e FourSquare. Ele começou contando sobre como foi o seu começo no Twitter:

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

  • Ele nunca tinha usado twitter antes e estava preocupado em ter que usar apenas 140 caracteres para descrever o que ele via.
  • Os primeiros 150 tweets foram de fotos com comentários. Para ver todas as fotos que eles postou, use este link: http://twitpic.com/photos/Astro_Wheels
  • Ele ficou impressionado com a reação global que os tweets tem. Era postar uma foto e automaticamente ele recebia reações do mundo todo.
  • Muitas vezes, ele tirava as fotos, preparava os tweets e deixava para postar mais tarde, pois a internet a bordo da Estação Espacial não é consistente e ás vezes  está disponível apenas por 5 minutos durante o dia.
  • Um dos momentos mais mágicos que ele conseguiu capturar para compartilhar no twitter foi a Aurora Boreal.

A frases mais significativa que ele disse sobre mídias sociais foi:

“To not be involved with social media, you’re choosing to be left behind in a global conversation.” 

que quer dizer em português

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

“Ao não se involver com mídias sociais você está escolhendo ser deixado para trás nesta conversa global.”

Talvez o comentário mais estranho da apresentação tenha sido que eles ficam 6 meses sem banho, já imaginou??? Mas aqui estão outros fatos interessantes:

  • A cada 45 minutos eles tem um pôr do sol ou nascer do sol.
  • Ele descreveu a terra como tão brilhante e colorida que é muito fácil se distrair, principalmente quando se está do lado de fora da estação espacial.
  • O Espaço cheira como se você tivesse acendido um palito de fósforo e depois de apagar estivesse cheirando a cabeça do palito. O cheiro fica impregnado na roupa por semanas.
  • Sensação de cheiro e paladar desaparecem enquanto você está no espaço.
  • A parte que mais dói no corpo depois de seis meses no espaço é o pescoço. Você não precisa segurar a cabeça no espaço.
  •  Astronautas são escolhidos para missões no espaço normalmente quando estão em seus 30 e poucos anos.

Depois de falar por alguns minutos ele apresentou um vídeo com um resumo dos 6 meses no espaço:

E finalmente @Astro_Wheels respondeu a perguntas dos presentes.  Eu comecei minha pergunta falando do Dylan, que é apaixonado pelo espaço e perguntei sobre como foi a trajetória dele, se ele sempre sonhou em ser astronauta e qual a recomendação que ele daria para os pais.

Ele começou a me responder dizendo que ele achava que era um sonho impossível, que quando ele era criança, ser astronauta era coisa para gente com muito dinheiro que podia bancar os estudos dos filhos e ele vinha de uma família simples em uma cidadezinha de interior. Ele falou sobre os sonhos das crianças que acabam sendo limitados pela sociedade e pediu aos pais que cultivassem e apoiassem os sonhos das crianças.

Um dos presentes comentou sobre o fim do programa espacial e qual o papel das empresas comerciais que estão entrando na corrida espacial, perguntando se ele iria trabalhar em alguma empresa comercial e ele disse que espera que o programa continue e que adoraria ver as pessoas fazendo viagens espaciais e ele sugeriu que trabalharia feliz para uma dessas empresas comerciais. Ele disse que os astronautas que vão nos levar a Marte estão provavelmente começando a vida escolar este ano.

aIMG_5275
Respondendo a perguntas

No final da apresentação, ele tirou fotos com os presentes.

aIMG_5286
Eu e o Astronauta Doug Wheelock

E também  deu autógrafos:

aIMG_5288
Assinando a foto para o Dylan

E  eu aproveitei para bater um papo com ele, que mandou a mensagem abaixo para os Brasileiros:

Para mais fotos do evento, não deixe de visitar o Álbum NASA Tweetup no Facebook.

E pergunta valendo um Postal da NASA.  Sorteio na Sexta-feira, dia 18/03. Você gostaria de fazer uma viagem espacial? Gostaria de estar no vôo inaugural ou esperaria alguns anos?


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


13 COMENTÁRIOS

  1. Clau, vou “deassinar” o recebimento por e-mail. Não vejo os vídeos, e fico com preguiça de comentar. Via google Reader é bem melhor!!!

    Sobre o post e para participar do sorteio:
    Sim, eu iria. Mas não na primeira viagem. Ia esperar ver se dava mesmo certo. Lembro muito do acidente da Challenger, eu era adolescente, e vi as imagens ao vivo. Tinha uma professora lá, só pra experimentar… Isso me marcou tanto que às vezes acho que eu vi mesmo, olhando pro céu! Pode isso???

    Bjooo

    • Eu também lembro muito daquele acidente e toda vez que tem um lançamento,o coração fica na mão. Foi muito real né?
      E espero que o Dylan mude de idéia quando crescer, porque coração de mãe de astronauta deve sofrer muito…

  2. Cláudia,

    adorei esse post. É um mundo tão distante do nosso que não poderia ser mais fascinante.

    Confesso que não sei se teria coragem de ir ao espaço, por mais aventureira que seja. Primeiro pq sou mega ultra claustrofóbica e só de pensar em ficar dentro de um mini espaço dentro da nave me deixa com falta de ar. E segundo que como boa descendente de índios, ficar sem tomar banho por 6 meses é algo fora de cogitação. ahahah

    bjocas,

    Pat

    • Você tem toda razão… e confesso que meu interesse é recente, já que o D. só fala nisso… 😉
      Acho que coragem eu teria, mas não de primeira… e os 6 meses sem tomar banho acho que são mesmo dificeis.. meu nariz é muito apurado, não sei se ia rolar não. Se bem que eles dizem que o senso de paladar e olfato desaparecem no espaço.

  3. Deve ter sido muito legal… Só de o fato de estar no HQ da Nasa já deve ter sido o máximo..

    Bem a pergunta é muito fácil de ser respondida.. Eu estaria indo agora mesmo!!! Se já é bom viajar por aqui.. Imagina fazer uma viagem espacial.. Quem sabe um dia chegamos lá..

    Bjs

  4. Ai, acho que eu não iria não! Sou muito medrosa. Hahaha! Talvez depois de algum tempo e de muita gente já ter ido pensaria na idéia. Mas tenho certeza que Nelson seria o primeiro da fila na primeira viagem! Ele e o Baby D. iriam se dar muito bem! Hahaha!

    Um beijo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui