Onde Ver a Aurora Boreal

    10

    Ver a Aurora Boreal, que também é conhecida como “Northern Lights” é um dos itens favoritos nas listas de viajantes, inclusive na minha. Esse fenômeno natural deixa o céu colorido, com diversas formas. Se você também gostaria de ver a Aurora Boreal de perto, veja nossas dicas para aumentar as chances de ver o fenômeno de perto e também dicas e a experiência de quem já foi.

    Uma coisa é certa, como todo fenômeno natural, apesar de todas as previsões, não há garantia que vá acontecer e isso acaba deixando muita gente frustrada. Para evitar que isso aconteça, o ideal é planejar bem e combinar a viagem com outras atividades que você queira fazer no mesmo país ou na área e se vir a Aurora Boreal, maravilha!

    O fenômeno conhecido como Aurora Boreal ou “Northern Lights” acontece quando partículas do sol entram na atmosfera terrestre e durante o impacto, emitem gases que produzem luzes de cores diferentes – oxigênio produz verde e amarelo e nitrônio produz a cor azul.

    A área onde é possível ver a Aurora Boreal fica no extremo Norte perto da área conhecida como Pólo magnético. Alguns países que ficam exatamente nesta área são onde se pode ver a Aurora Boreal com mais facilidade.

    Para aumentar as suas chances de ver a Aurora Boreal, em primeiro lugar escolha um lugar onde elas acontecem mais comumente.

    Viaje com internet no seu celular

    Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

    O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

    Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

    7 lugares para ver a Aurora Boreal

    1. Fairbanks, Alaska
    2. Tromso, Noruega
    3. Reykjavik, Islândia
    4. Lapland, Finlândia
    5. Kangerlussuaq, Greenland
    6. Jukkasjärvi, Suécia
    7. Whitehorse, Yukon, Canada

    aurorafernandasanchestromso
    Foto: Tromso by Fernanda Sanches

    A melhor época para ver a Auroral Boreal vai do fim de Setembro ao fim de Março, com os meses de Setembro e Março sendo os períodos de pico de atividades. É possível ver também do fim de agosto ao fim de abril em áreas como Alaska, Yukom no Canadá, Islândia e Norte da Escandinávia.

    Como a Aurora Boreal só aparece quando o sol está bem escuro, o melhor período do dia é entre 6 da noite e as 4 da manhã. Nos períodos intensos acontece por até 30 minutos em intervalos.

    Experiências de quem já foi

    Islândia

    Luiza Ferrari do blog London Sô

    auroraLuiza Ferrari_Skaftafell_Islandia

    “A Islândia é grandiosa e impressionante. Não existe uma pessoa que não saia de lá completamente encantada com tudo.Uma semana lá não foi suficiente para ver tudo o que o país tem a oferecer, e sem dúvidas, voltar está nos meus planos” disse Luiza Ferrari do blog London Sô que visitou o país no mês de março.

    “Fiquei hospedada no CenterHotel Klöpp, um ótimo hotel bem no centro de Reykjavik, mas depois percebi que teria sido melhor ficar hospedada em outras cidades para poder dar a volta no país sem ter que ficar voltando para a capital todo dia.

    Para ver a Aurora Boreal na Islândia, é preciso apenas fugir das luzes da cidade e ir para algum canto isolado alcançável em cerca de 30 minutos a partir do centro de Reykjavik. No mês de Março a atividade solar costuma ser mais forte, sendo o mais indicado para quem quer presenciar este fenômeno.

    Para quem quer ver belas cachoeiras, geysers que explodem e podem chegar a 20 metros, glaciares, uma lagoa glacial cheia de icebergs, praias de areia preta, paisagens de tirar o fôlego e ainda ver a Aurora Boreal de perto, a Islândia não poderia ser uma pedida melhor.” conclui Luiza.

    Alaska

    Helder e Lilian do blog Nerds Viajantes

    auroraHelderLillian-Denali-1
    Helder e Lilian do blog Nerds Viajantes queriam visitar alguns parques nacionais americanos, dentre eles o Denali. “Nosso maior interesse era ver as paisagens e os animais que habitam por lá, principalmente ursos grizzly. O parque também abriga o ponto mais alto da América do Norte, o Mount McKinley.”

    “Para investir nos passeios resolvemos economizar na hospedagem. Escolhemos um quarto privativo mas com banheiro compartilhado em um albergue próximo ao parque. No meio da primeira noite, tivemos vontade de ir ao banheiro e tivemos que sair do quarto em plena madrugada. Para nossa surpresa, o céu estava muito iluminado. Luzes verdes dançavam pelo céu criando um maravilhoso espetáculo! Fomos presenteados com a aurora boreal.” conta ela.

    Uma pena que por causa da surpresa e do frio eles não conseguiram fotografar. “Nas noites seguintes colocamos o despertador para acordar novamente de madrugada e ver se conseguíamos ver a aurora novamente. Infelizmente, a sorte só nos brindou uma vez.”Mas ela não tem arrependimentos: “Apesar de não ter fotos, temos as belas imagens registradas em nossa memória para sempre!”

    Tromso, Noruega

    A Louise Elali do blog  SOS Viagem, a Fernanda e o Diego Sanches do blog Viagens Across the World, e a Débora Giusto viram a Aurora Boreal em Tromso, na Noruega. Veja como foram diferentes as experiências no mesmo país.

    Louise Elali do blog SOS Viagem

    auroralouiseelali-sosviagem-tromso1
    “Escolhemos Tromso na Noruega depois me muita pesquisa pela facilidade de locomoção. Sabíamos que era uma cidade bem pequena, e não esperávamos muito do local em si, além da expectativa de ver a Aurora, é claro. Mas acabamos gostando muito da charmosa vila de pescadores que deu origem ao lugar que, com mais de 70 mil habitantes, nem é tão mínimo assim, espalhando-se por uma área considerável e várias ilhas. Nos sentimos em uma fantasia de inverno!

    Ficamos na parte antiga, que se organiza ao redor de umas quatro ruas centrais, com uma lindíssima igreja de madeira ao centro e uma grande na praça onde estava acontecendo uma competição de esculturas em gelo. Bem perto daí fica a biblioteca municipal, que é um prédio mais contemporâneo, com grandes vidraças, e o museu do Ártico, no qual há relatos impressionantes de expedições e uma rica exposição sobre a vida naquela região.

    Fora da ilha principal há uma catedral contemporânea muito bonita. O porto é bem colorido e abriga vários dos melhores restaurantes da cidade, a maioria com pratos baseados em peixe: de um típico bacalhau norueguês a um sofisticado sushi.

    Ficamos três noites no lugar, para aumentar as chances de ver as luzes no céu. Acabamos tendo este privilégio na segunda noite, quando fomos caçar a Aurora Boreal em uma pequena excursão guiada por especialistas. No final, ficamos com vontade de voltar, tanto no inverno para rever a Aurora, quanto no verão para vivenciar um outro fenômeno natural do lugar: o
    sol da meia-noite.”

    Fernanda e Diego Sanches do blog Viagens Across the World

    Fernanda Sanches - Tromso-Noruega (1)

    “Estivemos em Tromso na Noruega em Março de 2012 e vimos a Aurora Boreal em 3 das 4 noites em que ficamos na cidade. A cidade é bem pequena e charmosa, destaque para a arquitetura da Catedral de Tromso e do aquário Polaria. Apesar do frio, a noite há também alguns pubs bem animados no centro da cidade.

    Nos hospedamos no Scandic Tromso que fica bem próximo ao aeroporto mas um pouco distante do centro da cidade. Uma dica de um restaurante muito gostoso é o Peppe’s Pizza no centro da cidade.

    O legal para quem visita a cidade é que ela tem uma estrutura bem legal para receber turistas, principalmente os que vão em busca da Aurora Boreal. Sem falar que também faz menos frio que qualquer outro destino boreal.

    Para encontrar a Aurora Boreal existem várias agências que fazem o tour mas também há a opção de alugar um carro e buscar por conta.

    Nós alugamos um carro e acho que foi uma ótima escolha porque é fácil encontrar um bom lugar para ver a Aurora Boreal além de poder conhecer melhor a região. Num dos dias em que estivemos por lá fomos até um pequeno vilarejo na Finlândia, indo pela “Northern Lights Route” que é uma rota que começa na Noruega, passa pela Finalândia e termina na Suécia. A rota é cheia de bons lugares para se ver a Aurora Boreal.”

    Débora Giusto

    auroradebora
    Depois de ler em alguns blogs, percebi que Tromso na Noruega é uma cidade com estrutura e muitos empresas que fazem a “Caça a Aurora Boreal”.

    Só sabia que precisaria de um céu aberto e sorte. No 1º dia vi o céu estrelado desde as 17hs, tinha certeza que veria.
    Bom, depois de algumas explicações do “guia”/ “caçador” de Aurora Boreal, percebi que a coisa era mais difícil do que eu imaginava. Mas não tinha como voltar atrás, os três passeios noturnos, com três empresas diferentes para caçar a Aurora Boreal estavam pagas, algo eu teria que ver.

    Na primeira noite vi o que era caçar a Aurora, o guia dirige até um local que não tenha luzes por perto, sem nuvens , que possamos ver em todas as direções (quase 180 graus). Depois de uma hora ele mostra algo no céu, e começamos ver uma formação verde, que foi aumentando para o lado. E isso era o inicio de uma Aurora Boreal, que de repente acabou.

    Na segunda noite, paramos em dois lugares e os guias disseram que a visibilidade não estava boa, voltamos ao onibus, e o motorista dirigiu até a Finlandia. Vi menos que a primeira noite.

    Na terceira noite, já sabia que seria difícil de ver algo, o céu estava cheio de nuvens e ventando bastante. Paramos num ponto e esperamos. Minha ultima noite e não vi nada.

    O fato é que não é fácil ver a Aurora Boreal, mas adorei os passeios, e aqueles dois dias de céus estrelados… foi algo incrivel que eu nunca esquecerei, mas ainda não estou satisfeita com a Aurora Boreal que vi. Bora planejar a próxima caçada!”

    E aí? Não dá vontade de ir pegar o primeiro voo para ver a Aurora Boreal de perto? O negócio agora é decidir pra onde! 🙂 Vocês já foram ou gostariam de ir?

    Essa matéria foi publicada originalmente na Revista de viagem gratuita #5 que tem como destaques Paris, Londres e Destinos de Inverno. Baixe a sua agora!

     


    Vai Viajar?

    Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

    Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

    Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

    Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

    Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


    10 COMENTÁRIOS

    1. Ha tempos estou sonhando com esse espetáculo!
      A matéria é ótima, e o relato de cada viajante ajuda muito mesmo….
      Claudia, parabens pelo Blog!!
      Tô sempre coladinha acompanhando suas matérias ….
      Gostaria de saber qual seria média de gastos para uma viagem ECONOMICA pra ver a Aurora Boreal na Noruega em Tromson
      Desde já agradeço

    2. Precisarei de outra oportunidade para rever a aurora boreal .Vi no Canadá em 95.E realmente impressionante o fenômeno da natureza. Para todo ser humano ver artes de se encontrar com Deus.

    3. Olá,

      Adorei a matéria!
      Gostaria de saber se há indícios de Aurora Boreal nas proximidades de Michigan (EUA), já que fica tão perto do Canadá.
      Estou morando em Michigan há 4 meses e ficarei por aqui até agosto de 2015.

      Obrigada!!!

      • Estou em michigan também, e sou louca para ver a aurora!
        Como provavelmente vamos acampar na upper península, pesquisei sobre o local, e a surpresa, descobri que lá várias pessoas já viram, pesquise mais e você vai ver vários relatos e fotos! Upper península fica mais ao norte hahaha espero ter ajudado!

    4. Também gostaria de saber detalhes sobre o Michigan, pois não encontro relatos específicos, apenas dizendo que é possível visualizar no Lago Superior!

      • Estou em michigan também, e sou louca para ver a aurora!
        Como provavelmente vamos acampar na upper península, pesquisei sobre o local, e a surpresa, descobri que lá várias pessoas já viram, pesquise mais e você vai ver vários relatos e fotos! Upper península fica mais ao norte hahaha espero ter ajudado!

    5. Ver Aurora Boreal sempre foi meu grande sonho. Então em 2014 fui para Tromso, em 4 dias de caça, não vimos nada. Mas não desisti, acabo de voltar de lá, e agora foram 5 dias de caça com Auroras, tivemos um dia espetacular na Finlandia com 10 horas seguidas com a dama da noite dançando sobre nossas cabeças, lindo de morrer!!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente!
    Por favor entre seu nome aqui