Espanha: explorando a Cantabria

4
Cantabria

Bilbao é uma ótima cidade para utilizar como base para conhecer não apenas o País Basco mas também outras regiões do norte da Espanha, como a Cantabria. Nós alugamos um carro com o objetivo de conhecer um pouco mais dessa parte da Espanha, e em um dia passamos por três cidades: Santander (capital da Cantabria), Santillana del Mar e Castro Urdiales.

Obviamente que um dia é muito pouco, então cada cidade foi explorada superficialmente. Não entramos em museus ou atrações similares.

PROMOÇÃO até 21/11 no SEGURO VIAGEM com até 20% de desconto no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de até 20% na hora de pagar. Use o código promocional: BLACK que te dá 15% e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

A primeira parada foi Santander, a 100 Km de Bilbao. Deixamos o carro em um estacionamento próximo a marina e caminhamos pelo ‘calçadão’ e pelas ruas do centro. Passamos pelo mercado e catedral, e decidimos fazer um passeio de barco pela Baía, que dura cerca de uma hora.

Cantábria
O calçadão de Santander
Cantábria
Passeio de barco pelo Mar Cantábrico, Santander

Gostamos bastante do pouco que vimos, Santander é tem uma atmosfera bem legal, que combina o jeitão ‘relax’ das cidades litorâneas (infelizmente o tempo não estava bom para praia, mas a Playa el Sardinero no Mar Cantábrico deve bombar no verão!  Não fomos até lá mas vimos de dentro do barco) com as facilidades dos grandes centros urbanos. Muitos restaurantes e lojas por todo centro.

Cantábria
Marina de Santander
Cantábria
Esculturas na marina de Santander

Fizemos um lanche rápido em um café perto da marina e partimos em direção a Santillana del Mar, a 27 Km de Santander.

Cantábria
Pelas ruas de Santillana del Mar

O centrinho de Santillana é fechado para carros, então é preciso estacionar o carro fora e seguir a pé. A cidade é super pequena e parece perdida no tempo. As construções medievais tem aquela coloração característica, e nem mesmo os restaurantes e lojinhas de souvenir tiram o charme do lugar. A atração principal de Santillana é a Colegiata de Santa Juliana, onde fica o túmulo da mulher que dá nome a igreja. Diz a lenda que ela ‘capturou o demônio’ (a história está ilustrada nas paredes da igreja).

Cantábria
Santillana del Mar
Cantábria
Santillana del Mar

Aproveitei para comprar um souvenir característico da região da Cantabria: uma jarra e copinhos de cerâmica para servir vinho, feitos por artesãos locais.

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

Bem perto de Santillana del Mar (perto mesmo, menos de 2,5Km) fica o Museo de Altamira, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Esse museu é um parque de diversões para quem gosta de Pré-História, pois conta com um acervo de desenhos que datam do ano 16,000 AC: animais, pessoas e costumes. Nós não visitamos Altamira (já estávamos bastante cansados e tínhamos planos de parar em outras cidades), mas confesso que bateu arrependimento mais tarde. Para quem busca mais informações, aconselho olhar o site oficial.

Depois de Santillana, começamos a fazer o caminho de volta para Bilbao, mas antes de voltar para o País Basco queríamos entrar em mais duas cidades da Cantabria: Laredo e Castro Urdiales. Porém, assim que entramos em Laredo começou a cair uma super tempestade, então o pouco que vimos foi pela janela do carro. Uma pena. Conseguimos ver de longe as ruelas medievais, mas foi só. A sorte que, quando chegamos em Castro Urdiales, a chuva parou. Deixamos o carro em um estacionamento bem grande, na praça que fica em frente ao mar, e escolhemos um dos restaurantes da beira mar para tomar um café e comer um sanduíche.

Castro Urdiales tem duas praias bastante populares (Playa del Brazomar e Playa Ostende) mas o que chama a atenção mesmo é a Iglesia de Santa Maria, uma catedral gótica imensa, bem na ponta da praia, que pode ser vista ainda da estrada.

Chegamos em Bilbao no fim do dia, encantados com o que conseguimos ver na Cantabria. Uma região sobre a qual eu sabia muito pouco, e que me deixou com vontade de voltar!

*****

Acompanhe o Aprendiz de Viajante no Instagram para ver fotos ao vivo das nossas viagens!


Vai Viajar para a Europa? Mais dicas para programar a sua viagem



Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

Compre seus tickets e ingressos. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário. Use o código ESQUENTA5OFF para mais 5% de desconto até dia 30/11 em retiradas até 31/12.


4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei ver Santander aqui no blog! Morei lá durante seis meses quando fiz intercâmbio, e a cidade me encantou. E Santander fica ainda mais especial no verão: os santanderinos adoram ficar ao ar livre, sentados nas praças e bares, filas pra comprar os sorvetes Regma, as praias ( principalmente as do Sardineiro) lotadas…muito bom mesmo!
    Imperdível é um passeio na península da Magdalena. Há o belo castelo da Magdalena, que já foi a residência de verão do rei espanhol, e tem uma vista linda do mar. Aos pés do castelo há também um pequeno zoo com algumas focas e pinguins.
    E mais uma dica: a praia dos biquinis, que dizem as histórias ganhou esse nome quando começaram a ir estrangeiras para Santander usando os primeiros biquinis de duas peças, e era nessa praia que elas ficavam. Fica também no conjunto da península da Magdalena, é uma praia na baía, de águas bem tranquilas e cristalinas.
    E por fim, vale a pena alugar umas das bibicletas tusbic para percorrer toda a ciclovia do sardineiro, a vista é linda! E aproveite para dar uma parada no tradicional cassino do Sardineiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui