Espanha: explorando a Cantabria

4
Cantabria

Bilbao é uma ótima cidade para utilizar como base para conhecer não apenas o País Basco mas também outras regiões do norte da Espanha, como a Cantabria. Nós alugamos um carro com o objetivo de conhecer um pouco mais dessa parte da Espanha, e em um dia passamos por três cidades: Santander (capital da Cantabria), Santillana del Mar e Castro Urdiales.

Obviamente que um dia é muito pouco, então cada cidade foi explorada superficialmente. Não entramos em museus ou atrações similares.

A primeira parada foi Santander, a 100 Km de Bilbao. Deixamos o carro em um estacionamento próximo a marina e caminhamos pelo ‘calçadão’ e pelas ruas do centro. Passamos pelo mercado e catedral, e decidimos fazer um passeio de barco pela Baía, que dura cerca de uma hora.

Cantábria
O calçadão de Santander
Cantábria
Passeio de barco pelo Mar Cantábrico, Santander

Gostamos bastante do pouco que vimos, Santander é tem uma atmosfera bem legal, que combina o jeitão ‘relax’ das cidades litorâneas (infelizmente o tempo não estava bom para praia, mas a Playa el Sardinero no Mar Cantábrico deve bombar no verão!  Não fomos até lá mas vimos de dentro do barco) com as facilidades dos grandes centros urbanos. Muitos restaurantes e lojas por todo centro.

Cantábria
Marina de Santander
Cantábria
Esculturas na marina de Santander

Fizemos um lanche rápido em um café perto da marina e partimos em direção a Santillana del Mar, a 27 Km de Santander.

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Cantábria
Pelas ruas de Santillana del Mar

O centrinho de Santillana é fechado para carros, então é preciso estacionar o carro fora e seguir a pé. A cidade é super pequena e parece perdida no tempo. As construções medievais tem aquela coloração característica, e nem mesmo os restaurantes e lojinhas de souvenir tiram o charme do lugar. A atração principal de Santillana é a Colegiata de Santa Juliana, onde fica o túmulo da mulher que dá nome a igreja. Diz a lenda que ela ‘capturou o demônio’ (a história está ilustrada nas paredes da igreja).

Cantábria
Santillana del Mar
Cantábria
Santillana del Mar

Aproveitei para comprar um souvenir característico da região da Cantabria: uma jarra e copinhos de cerâmica para servir vinho, feitos por artesãos locais.

Bem perto de Santillana del Mar (perto mesmo, menos de 2,5Km) fica o Museo de Altamira, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Esse museu é um parque de diversões para quem gosta de Pré-História, pois conta com um acervo de desenhos que datam do ano 16,000 AC: animais, pessoas e costumes. Nós não visitamos Altamira (já estávamos bastante cansados e tínhamos planos de parar em outras cidades), mas confesso que bateu arrependimento mais tarde. Para quem busca mais informações, aconselho olhar o site oficial.

Depois de Santillana, começamos a fazer o caminho de volta para Bilbao, mas antes de voltar para o País Basco queríamos entrar em mais duas cidades da Cantabria: Laredo e Castro Urdiales. Porém, assim que entramos em Laredo começou a cair uma super tempestade, então o pouco que vimos foi pela janela do carro. Uma pena. Conseguimos ver de longe as ruelas medievais, mas foi só. A sorte que, quando chegamos em Castro Urdiales, a chuva parou. Deixamos o carro em um estacionamento bem grande, na praça que fica em frente ao mar, e escolhemos um dos restaurantes da beira mar para tomar um café e comer um sanduíche.

Castro Urdiales tem duas praias bastante populares (Playa del Brazomar e Playa Ostende) mas o que chama a atenção mesmo é a Iglesia de Santa Maria, uma catedral gótica imensa, bem na ponta da praia, que pode ser vista ainda da estrada.

Chegamos em Bilbao no fim do dia, encantados com o que conseguimos ver na Cantabria. Uma região sobre a qual eu sabia muito pouco, e que me deixou com vontade de voltar!

*****

Acompanhe o Aprendiz de Viajante no Instagram para ver fotos ao vivo das nossas viagens!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei ver Santander aqui no blog! Morei lá durante seis meses quando fiz intercâmbio, e a cidade me encantou. E Santander fica ainda mais especial no verão: os santanderinos adoram ficar ao ar livre, sentados nas praças e bares, filas pra comprar os sorvetes Regma, as praias ( principalmente as do Sardineiro) lotadas…muito bom mesmo!
    Imperdível é um passeio na península da Magdalena. Há o belo castelo da Magdalena, que já foi a residência de verão do rei espanhol, e tem uma vista linda do mar. Aos pés do castelo há também um pequeno zoo com algumas focas e pinguins.
    E mais uma dica: a praia dos biquinis, que dizem as histórias ganhou esse nome quando começaram a ir estrangeiras para Santander usando os primeiros biquinis de duas peças, e era nessa praia que elas ficavam. Fica também no conjunto da península da Magdalena, é uma praia na baía, de águas bem tranquilas e cristalinas.
    E por fim, vale a pena alugar umas das bibicletas tusbic para percorrer toda a ciclovia do sardineiro, a vista é linda! E aproveite para dar uma parada no tradicional cassino do Sardineiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui