Berlim: Como Chegar e Se Locomover pela Cidade

Berlim tem um sistema de transporte coletivo maravilhoso e integrado. Se você tirar um tempinho pra dar uma olhada antes de viajar, é muito fácil se locomover por lá. U-Bahn são os trens subterrâneos e metrô da cidade, S-Bahn são os metrôs de superfície e tem também os trams (tipo bonde) e ônibus. A cidade se divide em zonas: A, B e C. O aeroporto Schonefeld foi a única estação que eu usei com a zona C. De resto, as zonas A e B normalmente cobrem bem o trajeto.

Mapa de Transporte de Berlim
Mapa de Transporte de Berlim

Como ir do aeroporto para o centro de Berlim

Siga as placas de S-Bahn no aeroporto. Compre o ticket da zona ABC nas maquininhas vermelhas, que custam 3.00 Euros . Alexanderplatz é uma das estações mais centrais e de lá há conexões para vários outros bairros.

Trem
Trem

Como comprar tickets

Dentro das estações da U-Bahn e S-Bahn você pode comprar os tickets em máquinas automáticas e em algumas estações, em guichês. As máquinas estão em alemão, mas se você pressionar o ícone das bandeirinhas tem inglês e espanhol, que fica mais fácil de entender do que o alemão. Nos trams que parece um bondinho, você pode comprar dentro dele e nos ônibus pode comprar do motorista. Mas tenha sempre moedas. Você pode transferir de um para o outro – tram para U-Bahn para ônibus usando o mesmo ticket (a não ser quando compra o ticket de viagens curtas que não permite transferência).

MUITO IMPORTANTE: Perto das maquininhas onde você compra o ticket, tem uma outra máquina pra você “validar” o ticket. Essa validação estampa a hora atual e o ticket só é válido com ela. Só o ônibus que não precisa validar. Um detalhe é que você não apresenta este ticket pra ninguém, mas se algum inspetor te pegar sem o ticket, a multa é de 40 Euros.

Tram
Tram

 Quanto Custa

– Viagens curtas – Menos de três estações – 1.40 Euros

– Ticket de uma viagem, válido por duas horas nas zonas A e B- 2.30 Euros

– Ticket de uma via, válido por duas horas nas zonas A, B e C – 3.00 Euros

– Day Pass – 6.30 – Se você for pegar o trem ou ônibus mais de 2 vezes por dia, vale a pena comprar o passe diário.

Crianças menores de 6 anos não pagam e crianças de 6 a 14 anos pagam tarifa reduzida.

Outras formas de se locomover pela cidade:

Táxi – Começam em 3.80 Euros. Peguei algumas vezes, principalmente na madrugada. Bem barato, o máximo que paguei foram 15 dólares para praticamente atravessar a cidade. Uma dica: se seu destino for menos de 2 km, faça sinal para um táxi na rua e peça a “Short Trip Rate”, que é 3.80 Euros.

Bicicletas – Há vários serviços de aluguel de bicicletas pela cidade, normalmente de 6 a 8 dólares por dia nos albergues ou até 10 dólares em outros serviços. Uma dica da Yvonne, que mora na cidade é que se você vai ficar na cidade por uma semana ou mais, passe no Flea Market do Mauerpark no domingo e compre uma bicicleta, que as vezes custa menos de 20 dólares. Use durante a sua estadia e venda no mesmo flea market antes de ir embora. Mesmo no frio as bicicletas são muito usadas, porque Berlim é uma cidade plana. Você pode levar a bicicleta no metrô por uma tarifa diferenciada.

Sightseeing Taxi – que são os táxis de bicicleta normalmente usados para sightseeing, visitas aos monumentos e pontos turísticos na cidade podem ser encontrados perto dos pontos turísticos, como portão de Brandenburgo.

Taxi
Taxi

Dicas de Aprendiz

– Faça a lição de casa e tenha o nome das estações para as atrações que você quer visitar. Como os nomes são em Alemão, não são fáceis de lembrar.

– Ande sempre com moedas. Tive algumas situações de as máquinas que aceitam notas ou cartão não estarem funcionando. E de notas, só aceitam no máximo de 10 Euros.

– Nem todas as estações tem escada rolante ou elevadores. Portanto pense com antecedência na quantidade de malas que vai carregar, se tem crianças, se está com carrinhos.

– Na dúvida, Alexanderplatz é um ponto central e pode ser localizada por estar perto da torre de TV que pode ser vista de toda a cidade.

[adrotate banner=”6″]

21 COMENTÁRIOS

  1. Claudia,

    Tenho acompanhado tuas viagens, através do blog e dos teus e-mails que recebo no Gmail.
    Gosto dos teus relatos.
    Gostaria que lesses as charadinhas que fiz para relacionar meu próximo roteiro, no http://www.correndomundo.blogspot.com
    Meu blog , que começou, muito lentamente, em 2006, apenas como blog para a família, atualmente está com 56 mil acessos e ganhou um bom e fiel público!
    Se possível, gostaria que tu o incluísse na tua lista de blogs de viagem.
    Meu marido e eu, logo após retornar dos US, onde permaneceremos 4 meses , alugaremos um apto em Berlim, por um mês. Berlim é uma das minhas cidades preferidas. Que bom que gostaste de lá. Tens razão: é uma cidade fantástica.
    Grande abraço

  2. Muito bom o post, tenho um blog sobre a cidade (porque moro em Berlim), e sempre que leio blogs de viagem sinto muita falta desses posts ensinando a usar os transportes públicos da cidade. O seu está bem completo, parabéns! Adorei o blog 🙂

  3. Olá ,
    Meu nome é Martha , estou pretendendo ir para Berlim , nas minhas férias e estou lendo todos os blogs que me indicam , para colher o maximo de informacoes possíveis, porque além de ir só , meu ingles é macarronico, mas faco mimica muito bem!
    Bem, o que eu gostaria de saber é quanto custa a corrida do Sughtsseing Taxi?
    Para ir ver o Portao de Brandemburgo , Qual é a estacao de metro que devo soltar?
    Para ver o Muro de Berlim, qual é a estacao de metro?
    Se puderes me dar mais dicas eu agradeco, muito!
    Obrigada.

    • A corrida no Sightseeing Taxi é em torno de 8 Euros dependendo o quão longe você queira ir.
      Para o portão de Brandemburgo você pode pegar a S-Banh e descer na Unter den Linden (S1, S2) ou na U-banh você pode descer na Postdamer Platz
      Para o Muro de Berlin, se você está falando da East Gallery, a estação mais próxima é Ostbahnhof (linhas S5, S7, S9, S75)

  4. Muito ,muito obrigada, pelas dicas. Já li seu Blog todo no que se refere a Alemanha.
    Na verdade, eu estou engatinhado sobre a Alemanha, nao sei se a East Gallery ( o que é) , mas gostaria de ir onde o murro caiu ,literalmente, será que é onde está a foto que tu colaste no teu blog? Desculpe ,mas sou literalmente uma aprendiz de viajante! Obrigada!
    Martha.

  5. Bem, foi à melhor dica que encontrei sobre o transporte público. Estou em Berlin a 7 dias e ainda estava confuso e ainda estou mais agora um pouco menos.
    A dica da bicicleta vou conferir domingo no Mauer Park. Por 20 dólares estou nesta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui