Cancún e Playa del Carmen com crianças by Luciana Misura

20

A Luciana Misura acabou de voltar do México e neste post traz pra gente dicas quentíssimas de duas viagens que ela fez com a família para Cancún e Playa del Carmen. Lá ele fez vários passeios deliciosos com as crianças. Veja aqui o relato:

Roteiro

Da primeira vez em 2010, ficamos em Cancún e dirigimos pra Puerto Morelos, Playa del Carmen, Tulum, Akumal, os parques Xcaret e Xel-Ha, e fomos a Isla Mujeres.

Agora, em 2012, ficamos em Playa del Carmen e de lá fizemos passeios a Akumal, Tulum e Cozumel

 

nos-em-puerto-morelos
Em Puerto Morelos

 

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Como chegar

Avião de Austin, Texas onde moramos a Cancún e depois carro alugado (uma minivan) até a Zona Hoteleira de Cancún (2010) e Playa del Carmen (40-50 minutos de distância numa boa estrada) em 2012.

Onde se hospedar

Royal Caribbean da primeira viagem foi fraco, é um time share e ficamos no apartamento de 2 quartos e 2 banheiros, cozinha completa, sala + sala de jantar, varandão. O trecho da praia é meio agitado, não é muito legal pra crianças. As piscinas são legais mas nem usamos muito. Tem um mercadinho bom, mas meio caro. O restaurante do hotel é bem fraco. De um modo geral é um hotel mais antigo que precisa de renovação.

royal-caribbean-cancun
Royal Caribbean Cancun
praia-royal-caribbean-cancun
Praia Royal Caribbean Cancun

Dessa vez adoramos o Royal Haciendas, que é um time share da mesma rede, mais novinho, menor, numa praia melhor. Ficamos no apartamento de 2 quartos e 2 banheiros, tem cozinha completa, sala + sala de jantar, um varandão com hidro, na beira de um ótimo trecho da praia, piscinas maravilhosas, mercadinho nota 10, restaurantes gostosinhos. A localização também é melhor – é um dos resorts mais perto do centro de Playa del Carmen.

 

royal-haciendas
Royal Haciendas
praia-royal-haciendas
Praia Royal Haciendas
piscina-royal-haciendas
Piscina Royal Haciendas

Atrações/Passeios

Na primeira viagem fomos:

Isla Mujeres – praias calmíssimas paradisíacas, vale muito a visita
Puerto Morelos – praia linda e quase deserta,e pra quem quer fazer um mergulho, tem barcos levando os turistas pro recife perto da praia.

puerto-morelos
Puerto Morelos

Playa del Carmen – praia bonita mas um pouco cheia demais, ótimos restaurantes e lojinhas na 5a Avenida
Akumal – fantástica Lagoa Yal-Ku, pra mergulhar com centenas de peixinhos coloridos
Tulum – ruínas em cenário de babar com aquele marzão turquesa ao fundo.

praia-tulum
Praia Tulum
ruinas-tulum
Ruinas Tulum

Cenote Azul – bonito mas estava muito frio pra nadar.

julia-cenote-azul
Julia no Cenote Azul

Xcaret – ecoparque bonito e bem cuidado, show folclórico mexicano interessante à noite, Xel-Ha – ecoparque menor que Xcaret, bom pra fazer snorkeling e nadar com golfinhos, não vale muito além disso, Mercado 28 – artesanato e souvenirs de todos os preços e qualidade diversa, vendedores chatos e restaurantes autênticos.

 

xcaret
Xcaret
xel-ha
Xel-Ha

Na viagem mais recente:

Fomos mergulhar na Lagoa Yal-Ku em Akumal novamente, mas não estava tão bonita quanto da outra vez. Foi o primeiro mergulho da Julia e ela adorou justamente porque a lagoa é tranquilinha e ela se sentiu segura como se estivesse numa piscina.
Tulum – Pegamos praia um dia em Tulum, pertinho das ruínas, no El Paraíso Beach Club, uma delícia. Praia maravilhosa, boa comida, um cantinho muito gostoso.
Cozumel – fizemos um passeio de um dia, fomos pro Parque Chankanaab, onde tem um pedaço legal pra quem quer fazer snorkeling com boa infra-estrutura pra família – cadeiras e palapas, restaurante, banheiros, prainha calma pra crianças, show de leões marinhos, nado com golfinhos, o lugar é simples mas pra quem vai com a família é uma boa pedida.

 

nos-lagoa-yal-ku
Nós na Lagoa Yal-ku

Onde comer

El Cejas, no Mercado 28, comida autêntica e barata.
Zamas, em Tulum, boa comida num lugar lindo.
El Paraíso Beach Club, comida simples, gostosa, num lugar lindo.
La Dolce Vita, um italiano na Zona Hotelera de Cancún com boa comida e serviço.

Lugar para compras/souvenirs

Apesar de não curtir muito o Mercado 28 no centro de Cancún, é onde fica a minha loja preferida de artesanato huichol (quadros de linha e vasos e esculturas cobertas com mosaico de continhas coloridas), a Nayarit. Comprei bastante coisa lá na primeira viagem e voltamos dessa vez porque a minha mãe queria comprar umas coisinhas que vimos muito mais caras e de qualidade inferior em lojas em Playa del Carmen. A loja do parque Xcaret é excelente em termos de variedade e os preços são até que bem decentes comparando com lojas fora do parque. Em Playa del Carmen tem uma filial da loja do parque pra quem não quiser ir até lá. A 5ª Avenida de Playa del Carmen tem várias lojas interessantes, mas não comprei nada por lá.

 

julia-mercado28
Julia no Mercado 28

 

Imperdível (Ponto alto da viagem)

Snorkeling em Cozumel e praia em Tulum dessa vez.

 

peixe-cozumel
Peixe Cozumel

Praia em Isla Mujeres e Puerto Morelos

 

julia-isla-mujeres
Julia Isla Mujeres

… e snorkeling na Lagoa Yal-Ku na viagem de 2010.

 

lagoa-yal-ku
Lagoa Yal ku

 

Se pudesse planejar de novo, o que mudaria

Depois da primeira viagem a gente achou que o mais legal é ficar em Playa del Carmen, e foi isso que fizemos dessa vez. Futuramente queremos voltar e ficar uns dias na Ilha Holbox, uma noite em Valladolid pra ir a Chichén Itzá, uns dias em Playa del Carmen, uma ou duas noites em Cozumel e uns dias em Tulum. A Riviera Maia é muito grande, as distâncias não são curtas, então se você não quer perder muito tempo nos deslocamentos, é melhor ficar uns dias em cada lugar. Senão vira uma hora pra cá, uma hora pra lá, e se bobear você perde 2 horas por dia dirigindo (que foi o que aconteceu com a gente da primeira vez).

 

cozumel-parque-chankanaab
Cozumel Parque Chankanaab

 

Indicado para

Famílias, casais, solteiros, essa região tem atividade pra todos os gostos, idades e bolsos. Tem praia calminha e parques pras crianças, tem noite animada e restaurantes bons pros adultos e pros solteiros, tem atividades e esportes radicais pra adolescentes e adultos. Tem cultura e história pra todas as idades que curtem esse tipo de programa. Muita natureza com cenotes, cavernas, santuários de pássaros, mergulhos com tubarões baleia e peixes de todos os tipos. Tem lojas e shoppings pra todos os gostos. Ninguém vai ficar sem ter o que fazer.

Post da Luciana relacionados à viagem: http://luciana.misura.org/tag/7-dias-em-playa-del-carmen/ e http://luciana.misura.org/tag/cancun-fev-2010/


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


20 COMENTÁRIOS

  1. Que saudade de Cancun, Tulum, Isla Mujeres e Xe-Ha!

    Na minha lua de mel, não deu para conhecer Playa del Carmen nem Cozumel! O jeito é voltar lá para fazê-lo! E, lendo este post, deu vontade de voltar o mais rápido possível!

  2. Que saudade de Cancun, Tulum, Isla Mujeres e Xel-Ha!

    Na minha lua de mel, não deu para conhecer Playa del Carmen nem Cozumel! O jeito é voltar lá para fazê-lo! E, lendo este post, deu vontade de voltar o mais rápido possível!

  3. Fui em julho com a família incluindo crianças de 5 e 8 anos e ficamos em um resort incrivel justamente em Puerto Modelos. Se chama Azul Beach e era all inclusive gourmet, com tudo a la carte. Sem dúvida nenhuma foi o melhor resort que já me hosoedei.

  4. Oi, Luciana, tudo bem? Estou indo pra lá no fim de novembro e queria tirar umas dúvidas, vc pode responder se souber?
    1) estou indo via Miami (encontro minha irmã q mora lá e voamos pra Cancun). Precisa de alguma autorização por escrito pra entrar lá?
    2) preciso levar a moeda local, o peso mexicano?
    3) compro os passeios pra Chichen, Islas Mujeres, XCaret lá mesmo ou pela internet antes de viajar?
    Muito obrigada, a vc e a Cláudia!

    • Oi Claudia,
      1) você tendo um visto americano válido não precisa de visto ou autorização para entrar no México: http://www.inm.gob.mx/index.php/page/Inicio_Autorizacion_Electronica/pt-br.html
      2) nós não levamos dinheiro em espécie, somente cartões de crédito, e trocamos dinheiro ou sacamos direto nas máquinas de lá. Eles também costumam aceitar dólares além do peso, mas o câmbio é sempre pior do que numa casa de câmbio ou do que na máquina
      3) tanto faz comprar esses passeios lá ou antes de viajar, só não deixe pra comprar no mesmo dia porque tem alguns parques que oferecem desconto pra compra antecipada. Eu tive problemas com o site dos parques Xcaret e Xel-ha, tentei fazer a compra 3 vezes, dava erro no site e a compra não era finalizada, e quando fui ver a fatura do cartão, estavam lá 3 cobranças. Tive que acionar a cia do cartão pra remover as cobranças indevidas.

    • Obrigada pelas informações, Luciana… fiquei na dúvida se além do visto, precisaria dessa autorização, ufa!!! Beijão

  5. Oi, Luciana.
    Parabéns pelo relato.
    Irei para Cancun e Playa Del Carmen nas férias.
    Estarei com 6 meses de gravidez. Existe algum passeio para eu fazer para esses 2 lugares?
    Obrigada

  6. Olá!

    Vamos para Cancun em novembro e nosso bebê estará com 11 meses. Gostaria de saber se é possível fazer Xcaret e Isla Mujeres e se é necessário levar carrinho e se vale a pena alugar carro por lá. Estou preocupada, pois será a primeira viagem dele de avião e não sabemos bem o que levar.

  7. Passei uns dias em Cancum e adorei. Viajei com Aeromexco fiqueii hospedada no Mayan Palace Hotel, um hotel maravilhoso. Passei por todos os lugares que a viajante Luciana citou e de fato tudo maravilhoso. Voltei apaixonada com a cor do mar e a simplicidade do povo mexicano. Já está nos meus planos voltar dezembro 2015.

  8. Muito contenta de receber estas fotos de lugares tão lindos. Alegra o dia quando olhamos o mar tão transparente …. gratidão pela publicação

  9. Que delicia de lugar hein!? As fotos são de babar. Amei as dicas, muito legal também saber que é uma viagem legal para fazer com crianças, ainda não tenho filhos, mas vou indicar paras amigas que já tem! =D Conhecer o caribe é uma sonho pra mim ^^

    Bjos
    http://www.vainamala.com.br

  10. Oi Luciana
    Você não falou muito como foi lidar com o bebe de 6 meses.
    Minha filha terá 1 ano e 7 meses em fevereiro16 e estou pensando em ir pra Playa del carmem que voce foi na segunda viagem.
    Voce recomenda?
    obrigada
    Camila

  11. Oi Lu! Também estou programando viagem em janeiro de 2017 e ficar no Dreams Riviera Cancum!
    Beijo e obrigada pelas dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui