Castelo Neuschwanstein na Alemanha: Como Chegar e Visitar

44
Castelo

O Castelo de Neuschwanstein na Alemanha fica na região da Baviera e pode ser visitado em um bate e volta de Munique, como parte da viagem pela rota romântica na Alemanha ou mesmo uma escapadinha da Áustria. Ele é de uma beleza, que as fotos que vocês verão neste post ou em qualquer outro lugar só darão um gostinho do que é realmente vê-lo ao vivo.

Um pouco de história

O Castelo de Neuschwanstein fica na região da Baviera, perto do vilarejo de Hohenschwangau (onde fica outro castelo lindíssimo) e Füssen, uma cidadezinha linda que faz parte da rota romântica. Ele começou a ser construído em 1869, a mando do Ludwig II da Baviera baseado nas obras de Ricardo Wagner que a gente passa a reconhecer em cada cantinho do castelo, apontados pelos guias. A visita é uma aula de história, mas há mais mistérios do que os guias são capazes de contar.

IMG_0084

 

Ludwig II morreu em 1886,  afogado num lago nas proximidades, em circustâncias que jamais foram totalmente explicadas e antes que o castelo ficasse totalmente pronto. Somente 14 das salas internas foram decoradas, entre elas, a sala do trono, que não tem um trono, mas ainda assim tem uma decoração de cair o queixo.

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

IMG_9998 2

 

Inspiração para outros castelos

Tanta beleza serviu de inspiração para o castelo da Bela Adormecida, tanto do filme quanto da Disneyland e foi um dos que inspiraram o castelo da Cinderela no Magic Kingdom. Mas eu vou contar pra vocês, nenhum dos “inspirados” chega nem perto do castelo real.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

A visita ao Castelo

É possível fazer um bate e volta de Munique, que explico em detalhes no final deste post, mas o ideal é passar pelo menos uma noite na região, que tem bastante coisa para ser explorada. Hohenschwangau é o vilarejo mais próximo do castelo e Fussen fica a apenas 10 minutos e tem mais opções de hotéis, restaurantes e atrações.

Os tickets só podem ser comprados na hora no Ticket Center de Hohenschwangau , mas é possível reservar um horário com antecedência online por uma taxa extra, até dois dias antes da sua visita ao castelo. É importante reservar esse horário com antecedência principalmente no verão, quando é altíssima temporada. Essa taxa de reserva custa 1.80 Euros por pessoa, por castelo.  Fique atento ao horário, porque se você perder o horário reservado, eles te cobrarão o ticket no cartão do crédito. As visitas ao castelo só podem ser feitas nos tours guiados, que são oferecidos em inglês e alemão ou com audio tours que tem opções de várias línguas incluindo o português. Fique atento ao horário marcado, mas mesmo que você não entenda nem uma língua nem outra, é possível aproveitar a visita, que é bem visual.

IMG_0148

IMG_0153

Depois de reservado o seu horário, no dia e hora marcada, compareça ao Ticket Center de Hohenschwangau para a compra dos seus tickets. Há opções de tickets para o museu, apenas um castelo ou uma combinação dos dois: Hohenschwangau e Neuschwanstein.

Preços:

Castelo de Hohenschwangau – 12 Euros para adultos, 11 Euros para estudantes e idosos acima de 65 anos, crianças até 18 anos não pagam.

Castelo de Neuschwanstein – 12 Euros para adultos, 11 Euros para estudantes e idosos acima de 65 anos, crianças até 18 anos não pagam.

King’s Ticket – Dois castelos (Hohenschwangau + Neuschwanstein) – 23 Euros para adultos, 21 Euros para estudantes e idosos acima de 65 anos, crianças até 18 anos não pagam.

Swan’s Ticket – Dois castelos (Hohenschwangau + Neuschwanstein) + Museu – 29.50 Euros para adultos, 28 euros para estudantes e idosos acima de 65 anos, 8 euros para crianças de 6 a 17 anos e crianças até 5 anos não pagam.

Há outras combinações de tickets que podem ser vistas aqui.

IMG_0157

IMG_9985 2

 

Horários do Ticket Center

Verão  – 25 de Março de 2014 a 15 de Outubro de 2014 – 8:00 as 17:30
Inverno – 16 de Outubro de 2014 a 24 de Março de 2015 – 9:00 as 15:30
Não há compra de tickets diretamente no castelo, portanto antes de subir, compre seu ticket no Ticket Center de Hohenschwangau

Para subir ao castelo há várias opções:

A pé: Aí está uma opção que eu não recomendo, pois estando lá em cima você já vai andar bastante e subir muitas escadas. São mais ou menos 30 minutos de caminhada, sempre subindo. Se for no verão então, a subida é cruel. Mas se quiser e tiver disposição, é só seguir as placas.

Ônibus – Custa 1.80 euros para subir e 1 Euro para descer. Se comprar na subida um ticket ida e volta, o mesmo custará 1.60 euros. São mais 10 minutos de caminhada até a entrada no castelo, não recomendável para quem tem dificuldades de locomoção. Os ônibus não funcionam se estiver nevando ou com gelo na estrada.

Carruagem – Em frente ao Hotel Mueller, a subida de carruagem custa 6 Euros e 3 Euros para descer. Do ponto de parada há ainda uma pequena subida de uns 300 metros até o castelo.

 

Eu fiz uma combinação de subida de carruagem, fotos do lado de fora do castelo, visita ao castelo, ida a Marienbruck (a ponte onde se tem as melhores vistas do castelo) e desci de ônibus.

O Tour guiado

Quando chegar próximo da sua hora de visita, esteja em frente ao castelo para entrar com o seu grupo. Entre quando aparecer seu horário no painel e vá seguindo os grupos.

A visita dentro do castelo não pode ser fotografada, mas ainda assim vale a pena, pois as memórias do lugar são impressionantes. São vários degraus de escada subindo pela torre para alcançar as salas decoradas. No fim da visita você pode comprar fotos do interior do castelo, livros de biografia do rei “louco” e também vários souvenirs tradicionais.

O café do castelo serve uma variedade de comidinhas e doces deliciosos. Vale a pena fazer um lanchinho por lá, com vistas maravilhosas.

IMG_0091

IMG_0094

 

Tire fotos da vista e a última parte que será vista, já fora da visita guiada é a cozinha do castelo, que tinha objetos modernos para a época.

Terminada a visita ao castelo, não deixe de ir a Marienbrück, a ponte de onde se tem as melhores vistas do castelo. São 10 minutinhos de caminhada, que valem a pena.

IMG_0083

IMG_0116

IMG_0120

IMG_0137

 

 

Para descer, eu recomendo pegar o ônibus que fica ali do ladinho da ponte.

Como Ir de Munique ao Castelo Neuschwanstein

De carro

Para chegar ao vilarejo, coloque no Google Maps ou GPS, o hotel Muller. Não é possível subir até o castelo de carro, seu carro pode ser multado. O estacionamento no vilarejo de Hohenschwangau custa 5 euros.

De Trem

Dá tranquilamente pra fazer um bate e volta de Munique de trem. Na estação de Munique ou online,  compre um ticket no Bahn de München (Munique) para a estação de Füssen. São 2 horas de viagem que custam em torno de 25,50 euros por ticket ou 51 Euros ida e volta. Fique atento aos horários, que alguns são diretos e outros exigem troca de trem.

Se estiver fazendo um bate e volta, atrás da estação de trem ficam os ônibus para o vilarejo e o castelo: RVA/OVG 73 para Steingaden / Garmisch-Partenkirchen ou o RVA/OVG 78 na direção de Schwangau.

Informações Úteis

Website:http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/index.htm


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


44 COMENTÁRIOS

  1. Claúdia, sou fiel seguidora do seu blog e apaixonada por viagem também! Em Dezembro irei à Munique por 3 dias. Pensei em visitar o castelo, acha que vale a pena, por ficar apenas 3 dias em Munique? Obrigada.

  2. Só uma pequena Correção a cidade chama-se Schwangau somente … Hohenschwangau é o nome do castelo. Estivemos lá nos últimos 2 anos … pessoalmene gostamos mais da paisagem com neve.

    Parabéns pelo blog, sempre dou uma espiada para aprender algo …

  3. Olá! Sempre acompanho so ite e quero adicionar só uns comentários pra quem estiver interessado já que estive na região faz 2 semanas.
    – As visitas aos 2 castelos são guiadas sim, mas o guia ñ fala uma palavra, já que depois de passar a catraca, te dão um audio-guia (incluido no preço do ticket). Tem português, espanhol, inglês e outros idiomas mais. Depois o guia acompanha o grupo, que entrou na hora marcada no ticket, e simplesmente conduz o grupo as salas. A visita dura 30 min em cada castelo.
    – Eu dormi uma noite no hotel Muller que esta ao lado do Ticket Office. É caro, mas valeu a pena, ainda que a noite, ñ tem nada pra fazer. Mas é muito bonito ver os castelos a noite e também tomar café da manhã numa sala olhando pro castelo.
    – Em Munique vale a pena ficar 3 dias sim! Tem muita coisa pra ver. Fiquei 2 dias inteiros e deu pra ver tudo, mas claro q ñ entrei em nenhum museu.
    – Recomendo muito o Free Tour Sandemans em Munique.

    • Oi Cris, obrigada pelo seu comentário… mas só para corrigir uma informação, você então escolheu o audio tour e não o tour guiado que foi o que foi fiz e estou contando no post, pois no meu, ele falou o tempo todo e respondeu perguntas.

      • Olá outra vez!
        Ñ tinha nem idéia que havia um tour guiado!! Ñ me falaram dessa opção qdo comprei os tickets. Mas é bom saber que existe, pra uma proxima vez 😉

        Por certo, tambem dizer que vale a pena subir em ônibus, custa 1.80€ a subida, que para quase ao lado da ponte que tem a vista pro castelo e depois descer a pé (foi o que fiz em 15-20 min) ou pagar o ônibus de volta. Pra descer todo santo ajuda.
        Senão me engano, a charrete custava 6€.

        Boa viagem!

  4. Oi, Claudia!
    Acabei de descobrir o seu site e estou indo ‘pra essas bandas” em Junho levando na mala o marido e dois filhotes, um de 5 e outro de 1 ano (ou talvez seja o marido quem esteja nos levando na mala;P ). Ficaremos 3 noites em Munique, pois levaremos as crianças até o parque da Lego. O marido também quer conhecer o estádio do Bayer de Munique. Para tanto, alugaremos um carro. Minha pergunta é: da para conhecer a cidade de Munique e fazer uma visitinha de bate e volta neste castelo? Não ficará cansativo? Depois iremos para a Austria (de trem); ficaremos 2 noites em Salzburg e 4 noites em Vienna. Um beijo!

    • A visita bate e volta ao castelo vai levar praticamente um dia inteiro… conte de 5 a 6 horas só de deslocamento para ir e voltar. Você pode ir de trem ou de carro. E mais o tempo para visitar o castelo. Cansativo é muito relativo.. só vocês podem saber os limites, mas com certeza com crianças pequenas tudo tem que ir num ritmo mais lento.

  5. PARABENS PELO SITE.
    EM MAIO DE 2015, LEVAREI UM GRUPO DE AMIGOS PARA EUROPA E O CASTELO ESTÁ INCLUÍDO NO PASSEIO.
    SUAS DICAS VÃO AJUDAR EM MUITO.
    CASO ALGUEM QUEIRA IR TAMBEM, SÓ ME CONTACTAR.
    ABRAÇO

  6. Olá Cris td bem?
    Eu estive na Alemanha há 2 anos e fiz esse tour aluguei um carros e fiquei em Munique e nas Região da Baviera e lógico fui visitar os Casteloseus. Fiz a visita guiada como vc e realmente é um sonho! Algo impressionante a imponência desse Castelo! Fica um gostinho de quero mais e uma vontade louca de voltar!
    Vale a pena também subir até a montanha de Zugsptze fui por Garmish que é outra cidadezinha aconchegante e deliciosa!

  7. Ola!
    Eu e minha esposa estamos dando um giro de 17 dias na Europa, incluindo Munich e Berlin. Para estas duas cidade, onde ficaremos 2 dias em cada, gostaríamos de contratar um guia local, para um tour de 5 a 6 horas, que fale português, para conhecer os principais pontos turísticos, tanto de Munich ( no dia 1 ou 2 de setembro) como de Berlin (no dia 3 ou 4 de setembro).
    Você poderia nos indicar onde e com quem consigo esse serviço?

  8. Gostaria de saber se é possivel contratar uma van, para 10 pessoas, para fazer o percurso de Munique a Fussen, com visita ao Castelo.

  9. Claudia.obrigada pelas dicas. Eu chego em Munique pela manha em um voo doreto vindo de sao paulo e estou pensando em ja sair do aeroporto e ir para Fussen de trem.Voce sabe se tem lugar para guardar as bagagens? Pois de la alugo um carro. sera que e possivel?

  10. Olá, adoro seu blog e estou sempre acompanhando os posts! Estarei em Munique em Junho e infelizmente os horários para reserva de visita ao castelo estão esgotados. É possível conhecer as “partes externas” (as que aparecem nas suas fotos) sem ter o ingresso? Obrigada, Paola

  11. Ola,
    Adorei as dicas da rota romântica, vc menciona que ira publicar sobre fazer o percurso de ônibus, você já publicou?
    obrigada
    Ester

  12. Uma correção sobre a passagem de trem. Você pode comprar um Bayern-Ticket, que vale durante um dia (9h até 3h do dia seguinte; 0h até 3h do dia seguinte em fins de semana) para utilizar todos os tipos de transporte regional no estado da Bavária a vontade, incluindo trens e ônibus. Ele custa 23 euros para uma pessoa mais 5 euros para cada passageiro extra (no máximo 5 passageiros, custando 43 euros neste caso). Por este preço você pode ir e voltar de Füssen e utilizar o ônibus para ir de lá até Schwangau.

  13. Aconselho a visita aos Castelos e a Oberammergau feita pela agência Gray Line.Podem comprar os bilhetes on line ou noa loja do turismo que fica na rua da estação central de comboios de Munique.As camionetas saem do outro lado da rua e em frente da estação central de Munique.
    Fiz este passeio há quinze dias e adorei embora seja muito cansativo.

    Estive quatro dias em Munique e não vi nem visitei o que tinha planeado e é claro vou voltar um dia destes.

  14. Boa tarde!
    Vamos em junho à Munique e pretendemos fazer um bate e volta de trem à Fussen para visitar o castelo da Bela Adormecida. Na estação de trem pegamos um ônibus que leva ao castelo. É isso? Quanto tempo leva esse trajeto de ônibus? E quanto tempo dura a visita ao castelo?
    Obirgada,
    Doralice

  15. Olá…estou gostando muito de suas dicas. Gostaria de saber em relação aos dois castelos:
    1-Qual devo ir primeiro?
    2-Já li que devo dar um tempo de duas horas entre um castelo e outro.Esse tempo você acha suficiente?
    Aguardarei, pois pretendo comprar meus tikets on line. Obrigada pela atenção.

  16. Olá, ótimas dicas!!! Pretendo visitar o castelo em julho, então acho melhor fazer a reserva pelo site. Fiquei com uma dúvida, quanto tempo devo prever entre a chegada ao ticket center e o horário da reserva? Tipo, levando em consideração que chegarei ao ticket center as 11:00, posso fazer a reserva para as 12:00? Obrigada.

  17. Olá! Tudo bem? Muito obrigado pelas dicas!

    Gostaria de saber se para subir a frente do castelo é restrita a quem compra o ingresso, ou se pode subir até a entrada sem tickets. Estou fazendo um mochilão hiper económico e somente chegar perto do castelo ja basta para mim hahahaha
    Obrigado!

  18. Olá, Claudia! Parabéns pelo blog!

    Irei de Munique para Garmisch, e no caminho pretendo ir no castelo.
    Tenho interesse em ir na ponte onde se tem as melhores vistas do castelo, já que não pretendo entrar. Estarei de carro. Onde devo parar o carro? É bem sinalizado? Da para ir andando à ponte do estacionamento ou apenas de ônibus?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui