Chegando em Roma via Aeroporto de Fiumicino (FCO)

38

Aqui mais um post utilitário da Luciana Rodrigues, do blog Roma pra você, para aqueles que querem visitar a cidade.

Ao chegar em Roma por via aérea, há duas possibilidades: aterrissar em Fiumicino (aeroporto Leonardo da Vinci) ou aterrissar em Ciampino. Fiumicino (FCO) está para o Galeão ou Garulhos, assim como Ciampino (CIA) está para Santos Dumont ou Congonhas.

Quem viaja com as maiores companhias aéreas internacionais, mesmo que faça escala na Europa, aterrissará em Fiumicino(FCO). Portanto quem vem de Alitalia, Air France, TAP, Ibéria, Luftansa, KML, etc., vai para FCO. Ao invés, quem chega na Europa com um vôo internacional, mas depois resolve se deslocar usando as companhias aéreas low cost (Easy Jet, Ryanair, etc.) muito provavelmente aterrissará em Ciampino, com exceção da Easy Jet e Vueling que voam tanto de/para Fiumicino quanto de/para Ciampino. Eu sempre prefiro chegar em FCO, porque acho que há mais e melhores opções de deslocamento até o centro da cidade.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

De Fiumicino para a cidade de Roma

Fiumicino é município costeiro de Roma e dista aproximadamente 50 quilômetros do centro da cidade.

TREM

A estação ferroviária está na parte de cima do terminal 2. Ao desembarcar, você terá que subir de elevador ou escada rolante. Existem dois trens: o parador (com necessidade de mudar de trem nas estações Trastevere ou Ostiense) que leva 45-50 minutos para chegar até o destino final (se não houver atrasos e greves) e o trem expresso (Leonardo Express) que leva 30 minutos (e é pontual) do aeroporto até a Estação Central Roma Termini. A diferença entre os dois trens não é somente o preço ou rapidez.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O trem parador é um normal trem de passageiros que liga a cidade de Fara Sabina ao aeroporto. Esse trem sofre constantes atrasos e, em caso de greves dos meios de transporte, ou qualquer problema técnico na própria rede ferroviária, normalmente é dada prioridade ao trem expresso. Mesmo em caso de greve dos meios de transporte o trem expresso funciona. Ou seja: faz-se de tudo para que o cliente que paga mais tenha o seu serviço garantido e pontual. Um outro problema sério do trem parador é que servindo a população local, e vindo de “longe”, em alguns horários ele está muito lotado, além do perigo constante de batedores de carteiras e de malas. Se viajar nesse trem, viaje sempre grudado às suas bolsas e malas. Não existe risco de assaltos (com violência), mas o risco de furtos é bem presente nessa linha de trem! O trem expresso funciona das 6h30 às 23h30 e o trem parador das 5h30 às 22h50h. Preço do trem expresso (LEONARDO): 14 euros. Preço do trem parador: 8 euros. O bilhete é vendido em um quiosque em frente à parada do trem. Também pode ser comprado pela internet visitando o site www.trenitalia.it, sem que seja necessário registrar-se.

TÁXI

Quem viaja de táxi pegará um pedaço de auto-estrada (o GRA) que em vários horários e trechos pode estar engarrafada. As corridas de táxi de/para o aeroporto possuem um preço fixo: do aeroporto até o táxi tocar a “fronteira geográfica” do centro de Roma custa 48 euros, incluindo as bagagens. Se o táxi cruzar o centro e sair dele para ir, por exemplo, para áreas mais periféricas, o passageiro paga os 48 euros fixos até o centro e dali em diante a corrida funciona com taxímetro. Quanto à gorjeta, não é obrigatória, nem um dever “moral” como nos EUA, por exemplo. Na dúvida, ao subir no táxi mostre o endereço do seu hotel, e pergunte o preço da corrida. Tempo médio do aeroporto até o centro e áreas limítrofes: 30 minutos.

TÁXI PIRATA—Já aconselhamos a NÃO usar esse tipo de serviço, mas, com certeza, você será abordado por esses motoristas, de modo muito insistente. Leia com atenção esse post onde abordamos o assunto.

ÔNIBUS

Existem várias companhias que oferecem traslado. A mais famosa é a Terravision, que também opera muito nos traslados de/para o aeroporto de Ciampino. A Terravision é uma das pioneiras em traslados de aeroportos para os centros das cidades. Já viajei muito com eles de Stansted para Londres e sempre achei o serviço plenamente satisfatório. A passagem pode ser comprada on-line ou na hora do embarque. Custa 4 euros por trecho ao comprar ida e volta e o ônibus vai até a estação Termini (ou seja, faz o mesmo trajeto do trem).

ALUGUEL DE CARROS

Dirigir em Roma exige muita calma e sangue frio. O trânsito é muito louco, os motoristas (e pedestres) são totalmente indisciplinados, os estacionamentos grátis estão cada vez mais escassos. Mas quem quiser dirigir mesmo assim, não deve esquecer de pedir um carro com GPS. Uma dica é perguntar sempre se o hotel oferece estacionamento para os hóspedes, ou se o hotel tem algum convênio com vagas de estacionamento. Estacionar na rua custa 1,50 por hora (vagas azuis) ou grátis (vagas brancas). Quem precisar deixar o carro por pouquíssimos minutos paga 0,20 centavos por 15 minutos. A partir do décimo sexto minuto paga-se tarifa horária. Os horários pagos vão das 8 às 19h, e nos bairros mais “in” ou turísticos, paga-se das 8 às 23h. Em Testaccio e Trastevere (bairros super-hiper-mega boêmios) paga-se das 8h às 3 da madrugada!!! Os bairros do centro de Roma e limítrofes possuem pouquíssimas vagas grátis (brancas). Existem alguns descontos: 4 euros para 8 horas de estacionamento, ou preço mensal: 70 euros. O estacionamento por hora é pago nas próprias máquinas que emitem o ticket com as horas pagas. Também é possível comprar um bilhete tipo “raspadinha” nas tabaccherie (tabacarias), e com eles indicar o número de horas que o carro vai ficar parado na rua.

Em um próximo post abordaremos a chegada via aeroporto de Ciampino.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


38 COMENTÁRIOS

  1. Oi Claudia !

    Eu fui para a Itália em Outubro do ano passado. Eu viajei pela Alitalia e a nossa primeira parada foi em Roma. A nossa idéia inicial era usar o ônibus da Alitalia Bus que deixa você na Estação Termini. Apesar de estarmos com duas malas grandes, elas estavam leves. Mas chegamos umas 6 e pouca da manhã em Roma, o aeroporto estava relativamente vazio e o stand de informações ao turista estava fechado. Como não achamos a parada do ônibus da Alitalia, usamos a nossa segunda opção : Shuttle.

    Cá entre nós foi a melhor opção, pois nosso hotel ficava nas colina do Gianicolo … ou seja, se tivessemos pego o ônibus, teríamos que pegar o trem na Estação Termini e depois um táxi. (rs………..)

    Nós fomos pela empresa Airport Shuttle cobra 25 euros por pessoa, mais como tinha mais um casal esperando na van …o preço foi de 20 euros por pessoa.

    Beijinhos !!!

  2. quando fui a roma e cheguei em FCO, peguei o Leonardo, foi super tranquilo mesmo, mas da proxima vou pegar o onibus, tao mais barato!!!!

  3. Olá, aprendiz.
    Parabéns pelo blog, ajuda bastante!
    Gostaria de uma informação, se possível.
    Eu e minha esposa iremos à Itália em março próximo e visitaremos Roma, Bolonha (será a nossa base para alguns bate-voltas pelas redondezas) e Cinque Terre. Desta última, mais precisamente de La Spezia, vamos direto para Roma chegando no Termini no final da tarde e pernoitando num hotel em Fiumicino para pegar o vôo de volta na manhã seguinte bem cedo, 06 e 30 AM.
    Pensei em contratar um transfer Termini – Hotel em Fiumicino: sai mais barato que o preço de 2 tickets de trem (Leonardo) + taxi aeroporto / hotel.
    Gostaria de saber se conheces as empresas http://www.firstclasstransfer.com/index.htm e/ou http://rome.airport-shuttle.com/pt. Ou se tens alguma outra indicação.
    Desde logo agradeço.
    Abraço, João.

  4. Olá ,Cláudia, estou chegando a Roma , fazendo conexão em Lisboa, tenhos algumas dúvidas, por exemplo: Passarei na Imigração de Portugal-Lisboa ou Roma-fiumicino. Não falo Italiano e nem inglês, estou levando um dicionário onde estou tentando aprender o básico de italiano. Terei muita dificuldade. Uma Outra coisa..vou pegar o ônibus da terravision, saber dizer se eles passam na via Marsala.Obrigado.

  5. Queridas aprendizes, fiquei sabendo que existe um Banco do Brasil em Roma. Por favor, é possível fazer o cambio de real para euros lá? Por quanto sai o euro? Se não for possível, poderiam dizer quanto devo levar em euros, melhor forma de pagamento. etc? Lembrando que vamos eu, minha esposa e duas crianças, sendo uma de 3 e outra de 7 anos.
    Muito Obrigado.

    • Ulisses, não sei se tem Banco do Brasil em Roma, não me lembro! Será que eles não informam se vc ligar em alguma agência no Brasil? Mas mesmo assim o melhor é vc já levar os Euros, viu? Aí já deixa isso resolvido, não corra esse risco. Imagina ter q chegar lá e ainda ir no banco? O quanto você vai levar realmente depende de vc – muitos lugares aceitam cartão mas é bom ter em ‘cash’ para emergências, mas a quantidade realmente depende de cada um – vai muito do seu estilo de viajar e do que gosta de fazer!

    • olá
      cuidado,uma vez estive no Banco do Brasil de Roma.Eles não fazem transações na compra e venda de moedas.Segundo uma funcionária ele funciona somente para transações comerciais com empresas.
      Mas é válido fazer obter informações, antes de se deslocar a toa.
      Boa estada em Roma

  6. Ola aprendiz,
    Chegamos em Roma hj e estamos hospedados no Ibis, a 12 km do aeroporto.
    ocorre que nosso voo é amanha as 6:0 e deveríamos chegar 3 horas anyes mas nos disseram que este so abre as 4 da manha. E verdade?

  7. Queridas aprendizes, estou preocupada, sairei de Genebra para Roma e ficarei 12 horas, no aeroporto, para pegar a conexão de volta ao Brasil. O que vocês me aconselham a fazer nesse período, fico lá dentro , fazendo não sei o que, até a volta, ou tem algum passeio na região para passar o tempo mais rápido?

    Grata

  8. Existe um ônibus da alitalia para quem viaja pela companhia ? Onde ele fica ? Qual saída do aeroporto fiumiccino? Vou ficar próximo ao Castel Santangelo, qual eh o melhor transfer pará-la do aeroporto ?
    Agradeço desde já q

  9. Gostaria de saber se para ir para VIA DI PASSOLOMBARDO, 341 ROMA (TOR VERGATA) o melhor é pegar o ônibus e na estação Termini pegar o metro até a estação anagnina e de lá um táxi. Obrigada

  10. Oi gente, preciso de um help, estou com uma dúvida, pretendo fazer 4 dias em Roma e 3 em Veneza.
    O plano seria chegar por Roma, seguir de trem até Veneza e voltar no aéreo por Veneza para o Brasil.
    Mas dessa forma as passagens aéreas sairiam quase o dobro do que se eu voltar de trem para Roma e pegar o vôo lá mesmo. Seria furada fazer isso? Pelo custo, sai bem mais em conta…. Pensei em marcar o vôo saindo à noite para não correr risco de atrasos.

  11. Por gentileza, queria orientaçao, chego pela Tam no FCO, e tem um hotel MELIA, que dizem ser perto, tem onibus leva e tras, tbem onibus para o cen tro de Roma, queria ficar uns 3 dias, e depois procurar outro no centro.
    Como está com preço ótimo, solicito que me giga se vale !
    gratissima

  12. Oie pessoal..preciso de um help..estou indo para Roma, e tenho uma dúvida 🙁 é melhor comprar o ticket da terravision saindo do Aeroporto Fiumicino para a Termini online ou na hora. Ao comprar online, temos que colocar um horario..se nao chegarmos no horario que colocamos perdemos o ticket para o proximo horário????

    bjoss..obg

  13. estou indo para genova, com conexão em roma. parece que chego em roma pelo terminal 3 e embarco para genova no terminal 1. pode me explicar como faço este trajeto? terei alguma dificuldade, ja que não falo nada de italiano e muito pouco de ingles?

  14. Olá amigos do Aprendiz de Viajante, estou viajando sozinha pela primeira vez para fora do Brasil e estou insegura. Vou para Berlim com conexão em Roma. Desço no terminal 3 do Aeroporto Fiumicino e embarcou no terminal 1 com destino a Berlim. Não falo italiano nem inglês, gostaria de saber se este trajeto entre os dois terminais é muito complicado e se vocês podem me dar alguma orientação. Obrigada.

  15. boça m dia! Existe alguma opção para um banho para quem chega de madrugada em Roma anda o dia todo e sai as 11 da noite para continuar viagem?

  16. estou indo para genova, com conexão em roma. parece que chego em roma pelo terminal 3 e embarco para genova no terminal 1. pode me explicar como faço este trajeto? terei alguma dificuldade, ja que não falo nada de italiano e muito pouco de ingles?

  17. Oi Heloisa!
    No fim do mês que vem irei para Londres com uma parada em Roma. Tenho muita vontade de conhecer a capital italiana, mas infelizmente não vai ser dessa vez que vou conhecê-la, já que minha conexão dura “apenas” sete horas. Muito pouco tempo para conhecer alguma coisa, mas também muito tempo para ficar dentro do aeroporto. Você teria alguma sugestão de algo para fazer próximo ao aeroporto de Fiumicino? Não estava pensando em ir até Roma, já que acho que pegar trem vai sair meio caro só pra dar uma espiadinha e até mesmo porque logo quero ir para Roma conhecer com mais calma. Alguma ideia?
    Ah! E lembrando que estarei com o dinheiro da viagem comigo.

  18. Olá! Pretendo ir em fevereiro para Madrid e o aviao Iberia, tem uma escala de 7 horas em FCO. Pensei em dar uma volta na cidade neste tempo. Você acha possível? Obrigada!

  19. Bom dia , estou indo em janeiro pra Roma! pra sair do aeroporto pra gastar menos estou pensando em ir de terravison, mas ele so para na estacao termini!? Meu hotel e o Regno fica perto da fontana de trevi, voce teria de quanto custaria um taxi ate la!?

  20. Oi,
    Vou para Roma no final desse ano e ficarei no The Yellow hostel.
    Gostaria de saber se o ticket do trem expresso vale para eu pega o metro até a estação Castro Pretorio ou preciso comprar outro ticket?
    Alem disso, esta região é perigosa? Seria ruim eu descer na estação Termini e ir apé até o hostel?

    Obrigado!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui