Visitando o Space Center Houston

8

Você já deve ter ouvido a famosa frase “Houston, we have a problem”, imortalizada no cinema por Tom Hanks, no filme Apollo 13. Pois esse centro de controle em “Houston” do filme é o NASA Lyndon B. Johnson Space Center, mais conhecido como Space Center Houston. O complexo de prédios é bem grande e obviamente a maior parte dele não é aberta a turistas, mas tem um centro de visitantes bem interessante e dois tours que passam por algumas dessas instalações de verdade, onde engenheiros, astronautas e outros funcionários da NASA estão realmente trabalhando. Pra quem não sabe o Space Center de Houston controla tudo relacionado a Estação Espacial Internacional.

A primeira vez que visitamos o Space Center Houston foi em 2008, quando a Julia tinha pouco mais de 1 ano de idade, e na ocasião ela realmente não aproveitou nada do lugar. Dessa vez, com quase 5 anos e já sabendo um pouco sobre o universo – planetas, estrelas, astronautas e naves espaciais são parte dos assuntos que ela gosta na escolinha, achamos que estava na hora de refazer a visita.

O Space Center Houston fica bem pertinho de Kemah, a cidade microscópica onde passamos a noite, falei dela no post anterior. Pra quem está em Houston, são uns 35 minutos de carro mais ou menos, dependendo da parte da cidade onde você está hospedado. Estávamos a caminho quando começou a maior chuvarada e a temperatura mudou bastante, nem parecia um dia de verão no Texas, chegamos a sentir frio com as nossas roupas fresquinhas. A minha maior preocupação era da chuva atrapalhar os tours, e realmente eles foram cancelados durante a maior parte do dia, mas felizmente a chuva parou e os tours reabriram no meio da tarde, conseguimos fazer um deles.

Logo no estacionamento atualmente você vê o Space Shuttle Explorer, que foi transferido do Kennedy Space Center na Flórida pra Houston, e está ali aguardando que uma nova área de exposição seja finalizada especialmente para ele. Quando estiver tudo pronto os visitantes vão poder entrar no shuttle, mas não vi nenhuma data de inauguração prevista pra isso.

Chegando no Space Center Houson, e o modelo do Space Shuttle que está temporariamente no estacionamento

O Centro de Visitantes tem 4 cinemas que passam filmes sobre as missões espaciais. No Destiny Theater, o filme “On Human Destiny” conta toda a história das missões da NASA, desde que o Presidente Kennedy declarou que os EUA mandaria um homem para a lua, até os dias atuais. Depois do filme, você sai na Starship Gallery, que é uma galeria com um teto que parece o espaço com estrelas, e em exibição estão vários dos artefatos mostrados no filme, de inúmeras missões. Entre eles, pedras lunares, trazidas da famosa missão Apollo 11 – e você pode tocar em uma delas! Achei bem legal a réplica usada em treinamentos do Skylab, no final da galeria, que foi onde astronautas conduziram inúmeros testes e experiências científicas em três missões separadas entre 1973-74. O Skylab foi o precurssor da atual Estação Espacial.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A sala-cofre onde ficam as amostras de solo e pedras lunares e Gabe e Julia tocando em uma pedra da Lua!
Skylab, o precurssor da Estação Espacial Internacional, onde foram feitos diversos experimentos científicos nos anos 70

No Blast Off Theater você assiste a um filme do lançamento de um Space Shuttle, com direito a muito barulho, pra ser o mais real possível. Depois do filme você entra num auditório onde um funcionário fala sobre a missão atual, no meu caso em julho foi a Mission to Mars que mandou o mais recente robô explorador a Marte, o Curiosity, que acabou de pousar agora em agosto.

Filme no teatro Blast Off e apresentação da Missão Marte

Assistimos a uma apresentação legal sobre como é a vida na Estação Espacial Internacional, chamada The Feel of Space Show. A apresentadora pediu uma voluntária na platéia e uma garotinha subiu no módulo-réplica da estação pra demonstrar como os astronautas realizam tarefas do cotidiano como comer, dormir, ir ao banheiro, bem interessante.

Apresentação sobre o cotidiano dos astronautas na réplica da Estação Espacial Internacional

O centro de visitantes tem ainda em exibição uma galeria de fotos dos astronautas que voaram em todas as missões, os trajes espaciais de várias épocas, capacetes usados em diferentes missões – e você pode experimentar, o Eric curtiu! – um pedaço de um Space Shuttle onde você pode entrar e ver a cabine de comando, duas lojas com souvenirs espaciais de todos os tipos, incluindo guloseimas que os astronautas comem no espaço, todas devidamente secas e embaladas a vácuo, como eles usam de verdade. Um exemplo: sorvete espacial! Mas não provamos, preferi tomar um sorvete de verdade depois…

Exposição de trajes de astronauta, réplica de um módulo da Estação Internacional e o Eric experimentando um capacete de astronauta
Um pedaço de um modelo de Space Shuttle que você pode entrar pra ver a cabine de controle e uma parte onde ficam equipamentos

Almoçamos na praça de alimentação, que não era lá essas coisas mas pelo menos tinha opções de comida além das pizzas e burgers, como comida chinesa por exemplo. Mas a comida é bem fraquinha mesmo. A área de crianças chamada Kids Space Place tem um playground enorme pras crianças escalarem, mas a Julia não quis entrar de jeito algum, não sei se ficou com medo ou o quê…mas estava lotado de crianças brincando.

No final da tarde fizemos um dos tours, o que leva ao centro de treinamento dos astronautas. Você entra num “trenzinho” que vai percorrendo o complexo enquanto passa um filme falando das missões espaciais até o prédio onde fica o Space Vehicle Mockup Facility (SVMF). É um prédio-galpão enorme, cheio de pedaços de diferentes aeronaves e veículos, pros astronautas treinarem todos os procedimentos que vão ter que fazer em órbita. Algumas pessoas estavam trabalhando por lá, ao redor de uns laptops, mas nada que fosse muito excitante. De qualquer forma achei legal ver de perto e como é o lugar, e o pessoal trabalhando na aeronave que vai ser o futuro do programa espacial, agora que os shuttles foram aposentados.

Em sentido horário: entrada do tour, pra pegar o trenzinho; módulos no SVMF, bandeiras com os nomes dos Space Shuttles
Em sentido horário: robôs-astronautas, um traje completo de astronauta, pessoal da NASA trabalhando no SVMF

Depois do prédio voltamos todos pro trenzinho (que é aberto dos lados e só tem cobertura em cima, por isso que com chuva eles param de circular) e fomos pra segunda parada: o parque dos foguetes, onde estão expostos alguns dos foguetes utilizados nos programas antigos, incluindo o Saturn V, foguete gigantesco que está dentro de um galpão coberto que foi usado nas missões Apollo entre 1967-1972 (esse é uma réplica). Como é grande o foguete, imagino ver de perto quando um desses estava prestes a ser lançado, putz! Ficamos lá um bom tempo porque em uma das paredes ao longo do galpão tem um painel mostrando fotos e contando a história das missões, bem legal.

O foguete Saturn V que levou as missões Apollo para a Lua (réplica)
É impressionante o tamanho do foguete, não dá nem pra imaginar como era um desses ligado a todo vapor

Você pode ficar nesse galpão quanto tempo quiser, e aí depois é só voltar pra onde para o trenzinho e pegar de volta pro centro de visitantes. O outro tour que não fizemos passa pelo centro de controle das missões, e depois vai pra esse mesmo parque dos foguetes.

Foguetes aposentados no Parque dos Foguetes do Space Center Houston

No Space Center Theater vimos o filme de 30 minutos Space Shuttle: Launching our Dreams sobre a história do programa de Space Shuttles, bem legal, Julia gostou bastante desse filme com imagens lindas do espaço (e divertidas com os astronautas fazendo gracinhas).

Saímos de lá no final do dia, mas não ficamos até o fechamento. No verão eles mudam os horários e o Space Center Houston abre mais cedo (às 9 da manhã) e fecha bem mais tarde, às 7 da noite. Gostamos muito da visita e só fiquei com pena de não ter visto o outro filme, sobre a Estação Espacial, e feito o outro tour pra ver o centro de controle, mas esse foi culpa da chuva mesmo. Se você gosta das missões espaciais vai curtir o Space Center, ao contrário do que tinham me falado não achei um lugar muito infantil, até porque os 4 filmes, 2 tours e as galerias de artefatos já são programação pra quase um dia inteiro pra adultos. Crianças em idade escolar interessadas no assunto vão gostar muito, crianças pequenininhas tem pouco a aproveitar.

Agradecemos ao Texas Tourism que ofereceu os ingressos pra gente visitar o Space Center Houston.

Informações Úteis:

Space Center Houston
Website Oficial: http://www.spacecenter.org/
Endereço: 1601 NASA Road 1, Houston, TX 77058 Telefone: 281-244-2100
Horário: 10h-17h durante a semana e 10h-18h nos finais de semana. Horário especial de verão, consulte o calendário.
Preços: Comprando antecipado pela internet tem desconto. Todos os preços em dólar: Adultos: $22.95 (na hora) e $17.95 (pela internet). Crianças (4-11 anos): $18.95 (na hora) e $13.95 (pela internet). Idosos: $21.95 (na hora) e $16.95 (pela internet). Se você for visitar outras atrações em Houston vale a pena dar uma olhada no Houston City Pass, que inclui o Space Center Houston, Downtown Aquarium, Houston Museum of Natural Science, Houston Zoo ou The Health Museum, Museum of Fine Arts, Houston ou The Children’s Museum of Houston. O Houston City Pass custa atualmente $39 dólares pra adulto e $29 dólares pra crianças de 3-11 anos.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


8 COMENTÁRIOS

  1. Aqui em casa somos todos fascinados com foguetes e missões espaciais. Essa visita ao centro espacial está na minha lista, super legal!

    O mini astronauta Eric está um charme 🙂

    • Obrigada 🙂 Vocês vão curtir, programem um dia inteiro pra poder fazer os dois tours, ver todos os filmes, bem legal.

  2. […] Space Center Houston: o centro espacial da NASA que controlou as missões para a Lua, e que hoje controla as missões da Estação Espacial Internacional, pode ser visitado por adultos e crianças. Você assiste a filmes sobre a história do programa espacial americano, sobre a história dos Space Shuttles, sobre a Estação Espacial, tem uma galeria com objetos, veículos e roupas usadas em missões, tem um módulo de treinamento da Estação Espacial em tamanho real, tem tour das instalações, nós adoramos o passeio. O ingresso faz parte do City Pass ou pode ser comprado separadamente. Separe um dia inteiro ou pelo menos uma tarde pra ver tudo. Vendo as pedras trazidas da Lua no Space Center Houston […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui