Como é dirigir nas ilhas gregas

1

Eu amo dirigir e fazer viagem de carro é uma das coisas que mais amo na vida, mas preciso confessar que acho super chatinho dirigir nas ilhas gregas e é sempre um dos poucos motivos que acabam me estressando na viagem. Eu já fui quatro vezes e em 3 delas aluguei carro, então já estou me acostumando com algumas coisas, então aqui vão algumas dicas para que você já vá preparado e não se estresse.

Antes de mais nada, deixa eu explicar que existem várias ilhas com estrutura de ônibus, transfers, táxis e passeios de barco que te permitem ficar sem carro, mas para ter flexibilidade e aproveitar mesmo a viagem, tem ilhas que não tem jeito, tem que alugar carro. 

Aluguel de carros

Normalmente você só precisa da sua carteira de motorista e um cartão de crédito para alugar o carro. Em alguns lugares eles podem pedir a sua PID, então se tiver, melhor. 

Em algumas ilhas durante a alta temporada (Junho a Agosto) acabam os carros, então o ideal é alugar com antecedência. Se for na baixa temporada, é mais fácil alugar carro. Na falta de carros, se estiver em duas pessoas, considere as vespas/scooters ou quadriciclos que são sempre mais fáceis de conseguir e também de estacionar em qualquer lugar. 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Geralmente eles não reservam o carro com antecedência para somente um dia, então nesse caso, você precisará procurar uma agência local. Toda ilha tem várias agências de carro… algumas são perto do porto, outras não, então pesquise antes para se planejar direitinho, principalmente nos horários de chegada. 

A Rentalcars, nossa parceira, é um site comparativo entre locadoras de carros que tem uma ótima seleção de parceiros nas ilhas gregas. Você pode alugar carros com comodidade em várias ilhas gregas e pagando o menor preço. 

Indo de uma ilha para outra levando o carro de balsa

Algumas pessoas alugam carro em ilha para entregar em outra. Veja com antecedência na locadora que vai alugar se isso é permitido e os custos. Para ir de carro é preciso sempre pagar um valor a mais, mas dependendo da época, talvez compense porque o aluguel por uma semana pode ficar mais barato que 3 dias por exemplo. Se for viajar de balsa e com carro, lembre-se de comprar os bilhetes com antecedência, porque as vagas para carro são limitadas. 

Paciência

Essa é a coisa mais importante para dirigir nas ilhas gregas. Você vai errar, vai se sentir numa estradinha no interior do Brasil, vai pegar uma estradinha de chão batido que vai te fazer xingar até a última geração do cachorro da esquina, vai achar que só tem você na ilha naquele momento, vai dirigir sem ver nenhum carro por milhas, vai passar por becos e lugares que você consideraria impensável, vai dar de cara com um ônibus num lugar que mal passaria o seu carro, mas no fim das contas, vai encontrar aquela praia paradisíaca e vai esquecer de tudo isso. Então trabalhe a sua paciência e lembre-se que Claudia disse que tudo vai ficar bem! 😉

GPS e Mapas

O GPS é imprescindível nas ilhas gregas e me ajudou muito em várias ocasiões. Eu não alugo GPS na locadora, porque normalmente custa entre 8 e 20 euros por dia. Eu uso o chip da Easysim4u  que além de me deixar conectada, com whatsapp, instagram e etc… serve de GPS usando Google Maps. 

Veja o post: Como ter internet na sua viagem para a Europa 

E três dicas: 

  1. faça o download dos mapas offline (No Google Maps é só ir na opção Offline Maps/Mapas offline, Custom Area e mandar fazer download – precisa de wifi)
  2. Leve sempre um mapa de papel. 
  3. Baixe o Google Maps – ele é o mais completo para essas ilhas. O Maps da apple as vezes nem tem as ruas que estão na sua frente e eu desisti de usar. 

Mesmo que você tenha sinal em partes da ilha, as vezes algumas praias e partes remotas não tem, então o GPS com mapas offline pode salvar o seu dia.

Os mapas de papel, mesmo os que não parecem muito detalhados, podem ajudar a encontrar caminhos e te avisar que estradas são de asfalto(normalmente em vermelho), quais são de terra batida(branca, quase inexistente) e quais são uma mistura(amarelo). Quanto mais grossa a linha, normalmente maior é a estrada.

 Algumas estradinhas só permitem um carro por vez e você tem que manter o sangue frio, quando estiver com estradinha estreita, um precipicio do outro lado e um carro na direção oposta. Normalmente alguém vai ter que dar ré e achar um lugarzinho para ficar parado e deixar o outro passar. 

Um detalhe importante: Não confie cegamente no seu GPS. Se ele estiver te mandando para uma estradinha muito ruim, ele pode star querendo cortar caminho, te mandar pelo caminho mais rápido. Na ilha de Milos por exemplo, ele teimava em nos mandar cortar caminho por lugares que as vezes acabavam num muro! Depois que aprendemos a ignorar isso e continuar somente em estradas asfaltadas, acabou o estresse! 

Estacionamento

dirigir nas ilhas gregas

Muitas praias tem estrutura de estacionamento, mas algumas não tem e você precisa estacionar as vezes em ladeiras. Atenção com as placas de não estacionar, que podem gerar multas. Santorini eu sempre acho super chato de estacionar, porque está sempre cheio, principalmente Oia no fim de tarde. Em algumas você vai ter que achar estacionamentos privados, em outras, como Beach Clubs, muitas vezes você vai poder estacionar gratuitamente se consumir no local. 

Multas

Fique atento aos lugares para estacionar, especialmente perto dos portos, onde sempre há muitas placas de não estacione e muitos guardinhas prontos para te multar. Não fique achando que porque você é de outro país você vai se safar… A multa vai pro seu carro alugado e sai do seu cartão de crédito. Em Corfu vi perto do Porto um guardinha multando vários carros e motos em lugares indevidos. 

As placas

Tem ilhas bem sinalizadas e tem ilhas mal sinalizadas. A maior parte das placas vai estar em Grego e as vezes tem a tradução para o nosso alfabeto embaixo da placa ou na mesma placa. Aprenda algumas letras do alfabeto grego que vão te ajudar a identificar o lugar mesmo que você não leia o nome todo. 

As distâncias

A maior ilusão de quem visita as ilhas gregas é achar que elas são pequenas. Na verdade, temos ilhas de tamanhos variados, mas as mais populares normalmente são grandes e os tempos de deslocamento são consideráveis de um lugar para o outro. Em Zakynthos por exemplo, há lugares que levam mais de 1:30 de viagem, porque ficam em pontas opostas da ilha. Em compensação, Paxos tem 10 km x 4 km e a maior distância de uma ponta a outra leva no máximo meia hora. Leve isso em consideração na hora de programar a viagem e separar dias para visitá-las. 

 

Com essas dicas você estará preparado para encarar as estradas gregas e tirar o maior proveito das suas viagens. 

E você? Já dirigiu nas ilhas gregas? Tem alguma dica a acrescentar? 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

  1. Em 2015 estivemos em Mikonos por uma semana e alugamos carro lá mesmo. Era setembro, então foi mais fácil. Quem nos ajudou foi o pessoal do próprio hotel. Na ilha foi relativamente fácil de dirigir e estacionar nas praias. No centro (Chora) não dá para usar o carro, e nas proximidades fica mais difícil de estacionar. Um detalhe: o estado de conservação dos carros era muito ruim. Tantas marcas e alterações que se o locador ficasse fazendo o check list, demoraria um dia. O jeito foi confiar na hora de devolver!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui