Booking.com

Coronavirus e o impacto nas viagens

Date:

Share post:

Postado inicialmente 8 de março. Atualizado diariamente.

O Coronavirus é uma realidade e o impacto nas viagens é real. Eu estou acompanhando o Coronavirus desde o começo de Janeiro, quando os primeiros casos foram registrados na China e tenho recebido sempre muitas perguntas dos viajantes, como agora por isso resolvi escrever esse post para reuniar algumas informações para que você possa tomar as decisões sobre a sua viagem de maneira inteligente.

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

Antes de mais nada é preciso SE INFORMAR sobre o destino para onde você está planejando viajar e também sobre a REALIDADE do que está acontecendo ou pode acontecer. As informações e recomendações mudam DIARIAMENTE, então uma informação de ontem já pode não valer hoje, por isso vou tentar atualizar esse texto diariamente com as ultimas notícias.

Devo cancelar/adiar minha viagem por conta do Coronavirus?

Essa é uma decisão que só cabe a você. Mas se sua viagem vai acontecer nos próximos 30 dias, o ideal é que você tente remarcar a viagem para uma data futura. Se não for possível remarcar, procure as políticas de cancelamento das empresas que você reservou a sua viagem. Se sua viagem é para o segundo semestre, relaxe por enquanto e fique de olho nas notícias. Os sistemas das empresas aéreas estão sobrecarregados com pessoas tentando alterar reservas, então deixe os casos mais recentes serem resolvidos e é provavel que as coisas dêem uma acalmada em alguns meses.

Estatísticas para dar uma dimensão do Coronavirus

Os dados do Coronavirues já mudaram desde 10 de março. Era 115,977 e já passou de 180.000 casos.

Veja neste site o mapa com total de casos confirmados e por país. Esses números estão aumentando diariamente.

Imagem do dia 08/03/2020
dia 16/3 as 2 da tarde
dia 17/3 as 8 da manhã

https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html?fbclid=IwAR2sWjV9zKgrdoOYjnSHBPlhRjy_4Te6g7BBvMe0BkAn12QpE1G7LtH-Mzs#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

O que fazer para se prevenir do Coronavirus

As recomendações são bem simples, mas muita gente não está levando a sério! Faça a sua parte e daqui a pouco estaremos todos nos abraçando, reunindo e viajando!

Se você tiver como REMARCAR sua viagem, ao invés de cancelar. por favor, faça isso! O turismo movimenta bilhões de dólares pelo mundo e não é só a cia aérea ou o hotel que vão sofrer. Existe uma cadeia de milhares de pessoas e pequenos empresários, agentes de viagem que fazem parte.

  • LAVE AS MÃOS MAIS FREQUENTEMENTE E POR ATÉ 90 SEGUNDOS. Cantar Parabéns pra você duas vezes enquanto lava as mãos é o tempo que você precisa.
  • EVITE TOCAR O ROSTO
  • Mantenha DISTÂNCIA SOCIAL. Isso significa que se tiver que sair, mantenha distância de pelo menos 3 metros de outras pessoas.
  • FIQUE EM CASA. Se você PODE ficar em casa, fique! Alguns privilegiados tem essa opção. Muita gente não tem. Então se você é um dos privilegiados, faça sua parte e fique em casa.

NÃO FAÇA COMPRAS DE PÂNICO. Compre apenas o essencial e o que a sua família precisa.

Baixe a APP do Ministério da Saúde para saber os sintomas e saber como proceder:

IOS:
https://apps.apple.com/br/app/coronavírus-sus/id1408008382

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&fbclid=IwAR29sR1C2iOsK6yq5I9FKaLqYnk1g6ibQ06xigwR9d6qDQMSNUvgRHkwXgQ

Quais os sintomas do Coronavirus

Se você tiver mais de um destes sintomas, procure um médico e lembre-se de se isolar.

O Seguro Viagem está cobrindo casos de Coronavirus?

Com o Coronavirus sendo declarado pandemia, os seguros viagem estão cobrindo o primeiro atendimento emergencial até o diagnóstico da doença. A partir do momento que for diagnosticado que a pessoa tem o coronavirus, não existirá nenhuma cobertura, uma vez que pandemia é um risco excluído. Dessa forma, todas as coberturas da apólice, não somente médica, mas também regresso e cancelamento, por exemplo, serão inválidas. A Assist Card é a única empresa que está cobrindo o tratamento do Coronavirus durante viagem ao exterior e manterá a cobertura para despesas médicas hospitalares mesmo após o diagnóstico da doença. As demais coberturas da apólice perderão a validade: cancelamentos de viagem, alteração de passagem e outros.

Mas lembre-se: NÃO VIAJE SEM UM SEGURO VIAGEM. Ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado por vários outros motivos.

Politicas de Cancelamento de viagem

As informações e políticas de cancelamento estão mudando diariamente. O melhor recurso atualmente é diretamente na página da companhia aérea, do hotel ou serviço que você comprou. Atenção quem em muitos casos não é possível cancelar, dependo da passagem que você comprou. Seguem aqui algumas das notícias.

Cancelamentos de passagens aéreas por causa do Coronavirus

• American Airlines cancela todos os voos para o Brasil até dia 6 de maio. Quem estava no exterior está com a reserva sendo absorvida por outras companhias aéreas que fazem parte da
• Azul cancela todos os voos internacionais saindo de SP começando dia 17 de março

Cancelamentos da Gol por causa do Coronavirus

É possível alterar voos nacionais e internacionais até 14 de maio de 2020.

Veja o comunicado da Gol:

A Companhia segue com as operações, cumprindo os mais rigorosos padrões de segurança e confiante na mudança deste cenário. Caso o Cliente opte por não viajar neste momento, as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020, são:

Cancelamento e crédito
O Cliente poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

Remarcação
Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso
Ao optar por cancelar viagens e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Compra com tranquilidade
Caso o Cliente queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020.

Mais tempo
A GOL sugere que os Clientes realizem as modificações do seu voo e obtenham mais informações nos canais digitais, voegol.com.br e App GOL. A Central de Relacionamento com o Cliente 0300 115 2121 também estará à disposição, e priorizará os passageiros com voos marcados em até 72 horas.

Cancelamentos da LATAM por causa do Coronavirus

Segue Link da LATAM para alteração de viagem. https://www.latam.com/pt_br/administre-sua-reserva-e-inclua-servicos/altere-a-viagem/

Cancelamentos da AZUL por causa do Coronavirus

Azul cancela todos os voos internacionais saindo de SP começando dia 17 de março.

É possível alterar voos nacionais e internacionais (Lisboa, Porto, Estados Unidos e América do Sul) até 30 de setembro de 2020.

Veja o Comunicado da Azul: https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/alertas-de-viagem

Se você tem algum voo marcado para daqui a cinco dias ou mais, por favor, aguarde uma comunicação dos nossos canais digitais.Você pode acessar o Minhas Reservas para consultar a situação do seu voo.  

A AZUL está acompanhando de perto a disseminação do coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde (ANVISA, Ministério da Saúde e OMS). Para informações sobre as medidas de prevenção, bem como sobre os locais afetados, acesse o site dos órgãos indicados acima.

Seguem as regras de remarcação e cancelamento que estão sendo aplicadas pela AZUL neste momento:

Voos Domésticos

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 30 de setembro de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo:

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração porém sujeito à diferença tarifária se houver desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. 
  • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Voos Internacionais

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

  • • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. 
  • • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)  

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com as mesmas para realizar os procedimentos de alteração.

Cancelamentos de AirbnB

A resposta do AirBnB à pandemia de COVID-19 “Agora estamos oferecendo reembolsos integrais aos Hóspedes e cancelamentos sem custos para os Anfitriões por reservas feitas até 14 de março com data de check-in em 14 de abril ou antes. Observe que esta política não cobrirá reservas novas.”

Cancelamentos de Cruzeiros por causa do Coronavirus

Royal Caribbean, Celebrity e Azamara cancelaram TODOS os cruzeiros no mundo todo por 30 dias

Veja a lista de cruzeiros cancelados da Disney e veja as regras para cancelamento e datas que estão podendo ser canceladas. Para notícias mais atualizadas sobre os cruzeiros Disney, acompanhe o grupo Cruzeiro da Disney.

MSC cancelou todos os cruzeiros saindo dos Estados Unidos a 30/4

A Carnival cancelou todos os cruzeiros até 9/4

A Nowertgian cancelou todos os cruzeiros até o dia 11 de abril

Para saber mais notícias sobre os cruzeiros, acompanhe o grupo Viciados em Cruzeiros

Estados Unidos

Os Estados Unidos não estão permitindo a entrada de estrangeiros vindos da China e Iran e Europa, a partir de 13/03/2020.

  • Austria, Bélgica, Dinamarca, Estonia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Latvia, Liechtenstein, Lituania, Luxemburgo, Malta, Países Baixos(Holanda), Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça e Suécia.

Várias cidades estão fechando atrações turísticas, parques. 37 estados já estão sem aulas e o governo pediu para não haver grupos de mais de 10 pessoas. Jogos da NBA e todos os eventos esportivos suspensos em todo pais .

Nova York

Museus em Nova York e outros grandes centros tb estão fechando. The Metropolitan Museum, Whitney Museum, Guggenheim, Museum of Modern Art, Metropolitan Opera, Carnegie Hall and New York Philharmonic são os que anunciaram até agora. Shows da Broadway em Nova York suspensos até 12 de abril.

Las Vegas

Cirque du soleil limitou o numero de shows por semana. Alguns hotéis estão fechando restaurantes. MGM resort fechou seus restaurantes buffet. 

Orlando

  • Parques da #disney fechados em Orlando (a partir do dia 15) e na California (a partir do dia 14) até o final de março. Hotéis fecham dia 20 e Disney Spring – lojas e restaurantes fecham dia 17.
  • Parques da Universal na California e Orlando fechados do dia 15 até o final de março. Hotéis e City Walk continuam funcionando. .
  • SEA World e Busch Gardens Tampa
  • LEGOLAND,
  • Kennedy Space Center fechados de 15/03 até o fim do mês. 

San Francisco

São Francisco é a primeira cidade a fazer lockdown que estão chamando de “shelter in place”. A medida é inicialmente por três semanas a partir de 16/03.

Canadá

O Canadá fechou as fronteiras para estrangeiros. Somente cidadãos canadenses e americanos terão entrada permitida.

Itália

Fronteiras fechadas desde o dia 10 de março. Sem prazo para reabrir.

Europa

31 países estão com as fronteiras fechadas para entrada e saída. Entre eles: Austria, Bélgica, Dinamarca, Estonia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Latvia, Liechtenstein, Lituania, Luxemburgo, Malta, Países Baixos(Holanda), Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça e Suécia.

China

A China está em lockdown desde fevereiro. Parques da Universal e da Disney no país estão fechados.

América do Sul

Argentina, Chile, Peru e Colômbia fecham fronteiras por 15 dias para combater coronavírus. Uruguai fecha fronteira com Argentina e Paraguai fecha parcialmente.

Peru

Está com as fronteiras fechadas e brasileiros estão tendo dificuldades para entrar ou sair do país. A embaixada fechou e não tem previsão de reabrir.

SALVE ESSE POST NOS SEUS BOOKMARKS porque estamos atualizando todos os dias!


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Aprendiz de Viajantehttps://www.aprendizdeviajante.com
A redação do Aprendiz de Viajante ou algum dos nossos colaboradores escreveu esse post.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...

Show da Ivete Sangalo no Universal Orlando será transmitido ao vivo no Multishow

Vai começar mais uma Florida Cup em Orlando e assim como 2019 e 2020, a rainha do axé...