Croácia- Istria e Zagreb com a Bibi

17
premanturia

Um relato lindo, poético e cheio de lindas imagens da Croácia feitos pela Bibi(@bibimove) exclusivamente para o site. O que mais eu posso dizer? Obrigada Bibi e leiam e se encantem com esse lugar mágico!

Eu fiz o que gente na minha situação faz: mãe que trabalha, no meu caso, terminando o doutorado fulltime, aproveita a viagem à trabalho como uma desculpa para carregar a família toda, ver o mundo e ter experiências trans-culturais, experimentar comidas novas e descansar um pouco.

Uma das maiores conferências da minha area foi em Zagreb e como meu filho ainda era muito pequeno, resolvemos aproveitar par ir todos, e de rebarba curtir um início de verão por lá.

A Croácia vem sendo consecutivamente eleita como a queridinha no verão Europeu há muitos anos. Com a expectativa de entrar na Comunidade Européia, os Croatas investiram tudo em infra-estrutura, estradas e qualificação dos serviços. Até a licitação das estradas foi vencida por uma empresa alemã, curiosidade factual que apenas emoldura nossa experiência de que viajar de carro por lá é muito tranquilo: as estradas são super bem sinalizadas e seguras.

croaciamap
Mapa da Croacia

Na Croácia valem as regras gerais para quem viaja com crianças pequenas: respeite o ritmo deles, aproveite para fazer trajetos que não faria, andar pelos meio-fios, aproveitar os sorrisos gratuitos que as crianças cativam para conversar com os comerciantes, aproximar-se dos velinhos nas praças, tentar se comunicar com as crianças do lugar. Isso pra mim é sempre um brinde imenso em viajar com meu filho: o que ele me permite fazer e nem sequer penso nos bares que não pude visitar ou no que não pude fazer!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Infelizmente nossos guias que serviram para planejar a viagem (Rough Guides e o Lonely Planet) ficaram para trás, então este relato é inspirado na minha memória e nas fotos que guardamos.

A maior parte do turismo da Croácia é para o Sul, e muita gente pula a estadia em Zagreb (A), já que buscam as praias. Eu achei essa cidade super adorável, com um charme imperdível. Ficamos quase uma semana, por conta do meu trabalho mas creio que dois ou três dias são o suficiente para quem vai só a turismo. Os Zagrebenses (!?!) tem uma cultura super amigável, e o centro a cidade é autenticamente organizado com cafés que tomam todo o calçadão central. O que você vê ali não são turistas, mas principalmente a comunidade local, que realmente se encontra para conversar todos os dias bem no meio da cidade. A parte antiga, no alto é belíssima, o teatro incrível, há muitas galerias pequenas de arte e uma cena de teatro muito rica. Não deixe de ir a pé para a cidade velha, é uma caminhada em subida, de onde se vê toda a cidade, há ruelas super estreitas que valem o trajeto.

Nós gostamos de caminhar então, ficamos em um hotel próximo à estação de trem, o Arcotel Allegra, e íamos para todos os lados à pé. É um hotel sem muita personalidade, mas naquela época preferimos não arriscar (por conta do baby).

Os Sorvetes Croatas são famosos e muito saborosos, valem as filas!! Outra dica que deixo é um supermercado subterrâneo (quase invisível pra quem caminha) bem grande, quase em frente à estação ferroviária– porque comida de rua todos os dias cansa sempre né?

TeatroNacional
Teatro Nacional de Zagreb
cartazeszagreb
Cartazes em Zagreb
Nocafezagreb
No Cafe em Zagreb

E aqui o link para o video do trabalho que coordenei por lá e que mostra um pouco de Zagreb:

Ponderamos muito entre pegar um voô ao Sul, que tem praias incríveis, e ilhas ainda mais paradisíacas– mas optamos por alugar um carro e um pequeno apartamento na Istria, onde poderíamos cozinhar e fazer daytrips  pela província– a região costeira e que faz fronteira com a Itália e Slovênia.

Essa opção funcionou super bem pra nós, apesar de ter ficado um desejo em conhecer os lugares divinos que o Sul da Croácia guarda.

Em cinco dias conseguimos mesclar caminhadas históricas de pura poesia com dias de descanso na praia, balançando nossos interesses gastronômicos com o ritmo do pequeno filho!

aa
A praia
bbdormindo
Dormindo

Ficamos em Rovinji, na pensão da Dona Maria. E apesar do medo, pois era um anúncio meio trash que encontramos online, o apartamento era grande, bem equipado, e a dona morava em baixo. Como a região é bem turística, essa prática de ter casas com apartamentos para alugar na temporada é bastante comum naquela região e acho que, buscando por reviews no tripadvisor você dificilmente vai cair numa roubada.
Rovinj(D) é uma cidade muito romântica, com uma luz incrível e alguns atrativos para dias de chuva. Mas o melhor programa é ir à praias de pedra e admirar a arquitetura única do lugar, deixando-se perder pelas frutas dulcíssimas e quitutes locais, como queijos e salames.

As frutas
As frutas

Mas o melhor é que ela fica bem localizada, no centro da Istria, na costa, sendo excelente dentro deste nosso plano de daytrips.

MOTOVUN (E)
 é sem dúvida uma das cidades imperdíveis: no alto de colinas isoladas a cidade é um desbunde arcádico!

motovun
Motovun 1Motovun 2


BALE (C)
– pequeníssima vila onde se perdeu Casanova com ruelas íngremes e pequenos cafés poéticos:

Bale
Bale
bale2
As ruelas em Bale
PULA (F) – talvez a mais turística das cidades que visitamos- maior e com atrações mais mega estruturadas. Achei a mais cansativa e menos interessante, apesar do anfiteatro ser bastante impressionante, prefiro cidades menores.

pula
Pula

Vale a pena ir até o cabo de Premanturia ainda no mesmo dia, que tem uma paisagem e um vento inesquecíveis!!

premanturia
Cabo de Premanturia
premanturia2
Cabo de Premanturia 2

Nao deixe de levar suas CROCS ou semelhantes– as pedras machucam os pés mesmo e o povo usa tapetinho de borracha pra deitar na praia. NÃO tem areia!

rovinj2
A praia

Vrsar (G) , Vodnjian (H), Porec (I) , Labin (J)

são todas cidades que valem a pena- tanto pelo mar delicioso quanto pelas iguarias e paisagem campestre. Nós percorremos a Istria praticamente toda nesses dias, e foi sempre muito tranquilo, pois há vilas belas e paisagens para descansar por todos os cantos.

Próximo à Porec há um restaurante que vale TUDO , em Novingrad, onde apreciamos as famosas truffas e um semifredo inesquecíveis:

semifredo
Semifredo

Rovinj:

rovinj3
Rovinj 3
rovinj4
Rovinj 4
rovinj5
Ceu em Rovinj

Entao essas são minhas dicas de Zagreb e Istria– não deixe este pedaço de lado se forem à Croácia– vale muito a pena!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


17 COMENTÁRIOS

  1. Olá, obrigado pelas dicas, estamos indo eu e meu marido para Croácia, pensava em passar alguns dias na Istria e agora tenho certeza que vamos gostar.
    Lembra do retaurante onde comeu trufas?
    Lilian

  2. Oi,
    adorei as fotos e dicas de Rovinji!
    Como faço para entrar em contato com a pensão da Dona Maria?
    Obrigado pela ajuda!

    Danielle

  3. Olá,

    Você disse que Rovinj é uma cidade com muitos atrativos em dias de chuva. Quais seriam ? Essa é uma das minhas maiores preocupações.

    Abs.

  4. Muito bom seu post.
    Poderia me indicar um hotel em Porec. Vou chegar a noite vindo de Veneza em um ferry e queria indicação de um hotel próximo para passar a noite antes de seguir para Zagreb.

  5. Cláudia, Muito Obrigado pelas inúmeras informações que dás para os viajantes. Embora, seja um viajante inveterado, tenho Muito Aprendido aqui. E, confesso, viajei por aqui a muitos lugares que ainda não fui, e sei que, quando for a tais lugares, será como se não fosse a primeira vez. Parabéns. E mais una vez Grato. Salud!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui