Cruzeiro com a Fathom de Voluntariado na Republica Dominicana

1

Acabei de voltar de uma semana incrível a bordo do Adonia, navio da Fathom Travel que começou em abril de 2016 suas viagens para República Dominicana. Fathom Travel que está revolucionando a indústria de cruzeiros com um conceito de diversão + impacto social, também fez história essa semana, ao ser o primeiro cruzeiro a ancorar em Cuba saindo dos Estados Unidos em mais de 4o anos. Mas isso é assunto para um outro post, já que nesse eu vou falar dos meus 7 dias nesse cruzeiro com a parada para voluntariado em Puerto Plata, na República Dominicana.

Antes de continuar, já aviso que esse vai ser um post grande(textão) e preciso confessar que uma das maiores dificuldades que estou tendo, depois de experimentar essa viagem “transformadora” é como colocar tudo o que vivi nessa semana em palavras. Quem me acompanhou no instagram e nos vídeos ao vivo no Facebook sabe que essa foi certamente uma das viagens mais emocionantes da minha vida (e olha que eu já tive minha cota de viagens emocionantes), então resolvi começar com uma frase que resume um pouco o meu pensamento:

impacto

Apesar de ser um assunto que raramente eu discuta por aqui, ser uma viajante responsável faz parte do meu estilo de vida, no dia a dia mesmo, não só durante as viagens, já que acabo morando em cidades altamente turísticas. Diariamente vou fazendo escolhas ou trocando atitudes e coisas por outras que possam fazer alguma diferença na vida das pessoas e também ajudar a manter nosso planeta lindo para as gerações futuras. Ajudar e compartilhar informação está no meu DNA e pra quem não sabe, eu sou envolvida com o voluntariado desde muito cedo, na igreja desde criança, na escola quando adolescente e como não podia deixar de ser, na minha vida profissional. Além de participar em “mutirões” de atividades voluntárias diversas, também pude usar meus conhecimentos de TI trabalhando numa ONG no Rio coordenando a criação de cursos de informática para crianças em comunidades carentes e de fotografia, documentando eventos para ONG’s em Washington DC. Depois desses anos todos me dedicando a viagens e ao blog, tinha sempre em mente que queria incorporar o voluntariado nas minhas andanças pelo mundo, mas nunca tinha achado o projeto ou o tempo para fazê-lo. Até que eu conheci a Fathom.

“Imagine viajar para o Caribe e se divertir enquanto você faz a diferença?” Essa foi a frase que eu li algumas semanas atrás e que despertou a minha atenção, pois tinha as duas coisas que mais me empolgam no momento: Caribe e fazer a diferença 🙂. Aceitei o convite da Fathom pra embarcar nessa viagem com um grupo de blogueiros e nossa, foi tudo muito rápido, do dia que mandei minha aplicação até o dia da confirmação da viagem foram pouco mais de 2 semanas, então no dia 10 de Abril eu estava no porto de Miami pronta para embarcar na viagem inaugural da Fathom Travel para a República Dominicana. Quem me acompanha nas redes sociais já sabe, mas esse cruzeiro teve que ser cancelado pela empresa e eu remarquei então para dia 28 de abril, que acabou sendo oficialmente o segundo cruzeiro da Fathom pra lá.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Na verdade eu não sabia muito bem o que esperar, já que esse tipo de cruzeiro é completamente novo e não tinha ninguém pra contar o que tinha visto lá. Eu tinha feito anteriormente apenas um cruzeiro, no Disney Fantasy Cruise no comecinho de março e esse eu já sabia, seria completamente diferente. Eu tinha também várias preocupações quanto a esse tipo de cruzeiro, sem estar muito certa de que esse tipo de voluntariado funcionaria, mas posso dizer, depois de ter voltado, que foi uma experiência fantástica e não vejo a hora de repetir com os meninos.

Depois de toda essa longa introdução, vou contar pra vocês um resumo desses sete dias e também alguns aspectos práticos desse cruzeiro, respondendo a algumas perguntas que me fizeram durante as transmissões ao vivo.

A Chegada ao Porto de Miami

Na minha primeira viagem eu tinha ido de carro e deixado meu carro num estacionamento fora do porto que custaria US$74.00 de domingo a domingo. O estacionamento no porto custa 20 doláres por dia, o que num cruzeiro de uma semana acaba custando US$120.00. A viagem foi cancelada e voltei pra casa, mas na segunda, meu filho foi me levar e na volta peguei carona com mãe e filha que vinham pra essa área.

adoniaportodemiami

Quais são os itinerários disponíveis na Fathom Travel?

Esse ano os cruzeiros serão intercalados entre 7 dias na República Dominicana e 7 dias em Cuba.

No itinerário da República Dominicana a saída é no domingo de Miami e chegada no porto de Amber Cove em Puerto Plata na República Dominicana na terça feira por volta do meio dia. São 3 noites no porto de Amber Cove e na sexta-feira a tarde o navio volta para Miami, onde chega no domingo as 7 da manhã. Esse foi o itinerário que eu fiz e que vou detalhar no restante do post.

DR-map-v3

No itinerário de Cuba, que ao invés de programas de impacto social e voluntariado tem “cultural exchange”,  a saída é no domingo a tarde de Miami e chegada em Havana na segunda-feira de manhã. Dois dias em Havana em imersão cultural, um dia no mar, dia 5 de imersão cultural em Cienfuegos, dia 6 de imersão cultural em Santiago de Cuba e dias 7 e 8 de imersão cultural no mar voltando para Miami.

Como é o Checkin?

O Adonia, navio da Fathom Travel que é do grupo da Carnival Cruises, saiu do terminal E. A entrada no navio começa a 1 da tarde, mas ele não sai até as 4 da tarde. Deixei as malas que seriam entregues na cabine com agentes do lado de fora já com a tag de bagagem e é preciso entrar no terminal e passar pela segurança, como num aeroporto. Depois a gente sobe até área do checkin, pega o cartão da cabine, coloca um cartão de crédito no sistema, te dão um livrinho de atividades e entra no navio. Assim que entramos no navio nos avisaram que o restaurante Buffet estava aberto, que as malas só iriam para o quarto a partir das 3 da tarde e que eu deveria ir direto para o Curzon Lounge para conhecer o/a meu/minha “Impact Guide” antes da saída do navio.fathomprogram

Impact Guides

Os impact guides são funcionários da Fathom responsáveis pelas atividades no navio e por monitorar as atividades em terra. Eles são também seu ponto de contato no navio, para tirar dúvidas sobre a programação e sobre as atividades de impacto social. A maioria deles tem uma extensa experiência em trabalho voluntário, muitos trabalharam como voluntários no Peace Corp(Corpo da Paz) e tem habilidades curiosas. O líder dos Impact Guides, Cole é um ex-jogador de futebol americano e a esposa dele Kate que também é Impact Guide, além de linda e simpática, tem uma voz incrível.

A minha impact guide foi a Michelle Polanski, que foi voluntária do Peace Corp na América do Sul por vários anos, era ginasta quando mais nova e recentemente se certificou como instrutora de Pole Fitness na Argentina. No nosso último dia no navio ela deu uma mostrinha do que ela faz e eu gravei esse vídeo:

O Greg trabalhou na indústria cinematográfica, o Francisco, da Espanha, além de também ter voluntariado no Peace Corps é psicológo e trabalhou com desenvolvimento de adolescentes e tem mais um monte de gente super legal. Bater papo com eles é sempre super interessante porque eles tem experiências diversas e já viajaram por lugares diferentes pelo mundo.

O que esse cruzeiro tem diferente dos cruzeiros “normais” que vão para o Caribe

Fathom Travel é uma das 11 empresas do grupo Carnival, que com esses cruzeiros espera misturar diversão com atividades de impacto social/voluntariado. Os itinerários vão alternar entre  Miami a Republica Dominicana e Miami a Cuba. A principal diferença é que o propósito da viagem é impacto social/voluntariado e apesar de haverem várias excursões normais pela cidade e pelas praias da região, o foco são nessas atividades de impacto social.

fathomatambercove

Veja aqui um vídeo de quando embarquei no navio e fui contando um pouco ao vivo:

O Adonia é um navio relativamente pequeno.. tem capacidade de até 750 passageiros(o da Disney que eu fui anteriormente tinha 4000 passageiros!) o que torna a experiência mais interessante, já que você interage bastante com os outros passageiros. Já no primeiro dia o seu impact guide apresenta os membros do seu “cohort”/”parceiros de crime” ou grupo e conta um pouco do que se pode esperar durante a viagem. Você faz várias atividades em grupo e como as pessoas que vão para esse tipo de cruzeiro tem interesse específico em voluntariado, apesar dos backgrounds diferentes, são pessoas em sua maior parte interessantes para uma boa conversa e até projetos conjuntos. Conheci pessoas incríveis durante esse cruzeiro.

Já no porto antes de sair os passageiros são recebidos com música temática do país que vai visitar e a bordo você aprende mais sobre a cultura e costumes locais, além de ter aulas de frases de espanhol para facilitar sua interação com os locais. A comida nos restaurantes também tem menu inspirado na cozinha Dominicana(ou Cubana na semana que vai para Cuba), mas sempre tem bastante opção para quem quer outros tipos de comida.

Nele não tem hora marcada para o jantar ou assento marcado. Você pode chegar em grupo e pedir uma mesa(em nenhum dos dias tivemos espera, sentávamos direto) ou então pedir pra te colocarem numa mesa com pessoas diferentes. Eu fiz isso na metade das noites e conheci gente muito legal na maior parte dos dias.

O navio tem um código de vestuário bem informal. Não tem festas ou jantares formais / semi formais. Eles inclusive desencorajam uso de salto alto e te dizem pra levar o máximo possível de roupas e sapatos confortáveis.

Uma diferença também é que você vai estar com o mesmo grupo em alguns workshops – Meet Yout Impact Guide, Being a Fathom Traveler, Getting to Know the Dominican Republic/ Cuba (para conhecer um pouco da cultura antes de chegar no porto) e Fathom What’s Next.

Como é o navio

O Adonia é um navio inglês que fazia itinerários pela Europa. Ele tem capacidade para 750 passageiros em 335 cabines. O Adonia tem dez andares, mas é bem tranquilo de andar de uma ponta a outra.

adoniaeoutronaviodacarnivalancorado

 

Ele tem cabines com capacidade para até 4 pessoas. Eu fiquei numa cabine externa com janela no 4o andar (D052) e foi ótima, apesar de dar pra notar que o navio é mais antigo. A cabine tem bastante espaço. Na minha tinha duas camas de solteiro(que podem ficar juntas formando uma cama de casal), um sofá, uma mesinha e um closet de tamanho suficiente, frigobar e cofre.

adoniscabine

adoniscabine2

Os restaurantes são três: um buffet – The conservatory, um de jantar sentado – Pacific Restaurant e o que tem um menu exclusivo preparado pelo Chef – Ocean Grill que custa US$15 no almoço e US$25 no jantar. Tem ainda um de comidinhas rápidas perto da piscina chamado Lido Café.

adonispacificrestaurant

Existem quatro bares a bordo: o Anderson’s, Curzon Lounge, Crow’s Nest e Glass House, além do bar da piscina.

adonia_fathomtravel
Anderson’s

O Curzon lounge é onde acontecem os shows noturnos da ótima banda residente Craze.

O navio tem uma academia com aparelhos e aulas de yoga, meditação, bootcamp e uma pista de corrido no deck 10. Algumas aulas tem um valor cobrado a parte.

A piscina é uma só, no centro do deck 9 e tem duas jacuzzis. Tem bastante cadeiras, não tive problemas para encontrar cadeiras nenhum dia.

adoniapiscinaepistadecorrida Adoniapiscina

O spa tem atividades variadas: massagem, banhos aromáticos, acupuntura. Uma das meninas que conheci no navio experimentou várias delas e adorou.

O navio tem uma biblioteca maravilhosa, com milhares de títulos, além de jogos e quebra-cabeças. Foi minha área predileta no navio depois da piscina.

adonialibrary

Pelo navio você encontra várias surpresinhas… você pode mandar um postal pra si mesma no futuro(eles colocam no correio pra você), tem caixinhas de curiosidade com mensagens pra elevar sua estima, tem quadros para você deixar mensagens.

curiositybox

Neste vídeo tem um passeio pelo navio mostrando algumas dessas coisas que eu contei aqui:

Entretenimento

O entretenimento a bordo tem opções variadas, mas pode deixar a desejar para quem está acostumado aos grandes navios com super produções. Eu não senti falta de nada pra ser sincera… meu foco eram as atividades diurnas e estava sempre tão cansada, que mal dava conta de ir dar uma dançadinha a noite. A viagem começa com a Fathom Launch Party, que tem várias atividades interessantes.

adoniasailingawayparty

Você pode ver mais nesse vídeo:

A Super Power Party é uma festa para você celebrar seus “super poderes” onde você pode criar sua própria máscara, colocar uma capa, tirar fotos com alguns painéis divertidos. E tudo termina em Karaokê no deck do navio.

Algumas das opções disponíveis durante a semana:

  • Movie Night (Tem filmes todas as noites na beira da piscina e uma das noites tem Mojitos e Flan gratuitos durante a sessão)
  • Wine & Paint (aprenda a pintar num passo a passo regado a vinho). Pintar é gratuito, você paga apenas pelo vinho.
  • Domino Throwdow (Na República Dominicana e em Cuba, o jogo de dominós é muito popular)
  • Giant Outdoor Game Night – Jogo de damas, xadrez e connect 4 em versão gigante no deck da piscina
  • Classic Board Game Night – Jogos tradicionais de dama, xadrez, gamão em competição entre os passageiros.
  • Aulas de dança de Salsa, rumba, merengue e outros ritmos latinos
  • Book Club – Discussão sobre um livro no navio
  • Aulas de cocktail
  • Trivia
  • Karaokê
  • Shows diários com a banda Craze ou um ou dois de seus integrantes em versões mais intimistas.

Adoniacrazeband

  • Shows com bandas locais em dias de porto
  • Festa com DJ no Curzon Lounge
  • Churrasco com banda na piscina na saída do porto

Workshops

Como eu expliquei anteriormente, esse é um cruzeiro diferente e que visa o desenvolvimento pessoal além de te preparar para as atividades de impacto social. Durante os 7 dias você podia se inscrever em vários dos workshops, que foram divididos em vários segmentos e criados em alguns casos em conjunto com empresas como Curiosity Atlas, Stanford Storytelling Lab e Ashoka. Aqui uma lista dos títulos pra aguçar sua curiosidade:

Social Innovation

Wheel of Life
Travelers of Fathom
Scavenger Hunt
Social Innovation in Action
Raising the Next Generation of ChangeMakers

Storytelling

Story of You
Story of Impact
Story Circle
Fathom Storyfest

workshops

Discovery

Curiosity Advantage
Design your Life
Lifehack bootcamp
Empowering English Tutoring
Spanish Phrases
Spanish Conversation & Practice
Visual Storytelling

Health

Sunrise Yoga
Meditation
Acupunture
How to get a flat belly

Eu fiz quase todos e posso dizer que foi uma das coisas mais legais desse cruzeiro, além de poder conhecer um pouco mais dos outros passageiros durante as sessões.

O que está incluído

  • A viagem até a República Dominicana e volta para Miami na cabine escolhida
  • Todas as refeições, limonada, água e ice tea.
  • As atividades de impacto social com água e lanche (algumas precisam de uma taxa extra)
  • Os workshops e maior parte das atividades no navio
  • Beach Club em Amber Cove com piscinas, cadeiras, toboágua

O que não está incluído

  • Refrigerantes, bebidas alcóolicas
  • Almoço e/ou jantar no restaurante Ocean Grill
  • Tours no porto
  • Gorjetas
  • Spa
  • Algumas aulas e atividades específicas

Para quem é este cruzeiro

Este não é o típico cruzeiro, cheio de paradas nos portos e cheios de atividades a bordo. É um cruzeiro para quem quer fazer a diferença enquanto aproveita uns dias de sol no Caribe e quem quer aproveitar para refletir um pouco sobre a vida e investir em workshops de crescimento pessoal.

Não tem clubinho para crianças, só são permitidas crianças maiores de 8 anos e elas são encorajadas a fazer atividades com os pais. Tinham acho que umas 20 crianças de até 15 anos e no final do cruzeiro elas estavam juntas, em bando, ou na piscina (que é uma só para todo mundo) , jogando na sala de jogos ou biblioteca. Todas as crianças participaram de atividades de impacto social e curtiram muito. Pra algumas das atividades não é preciso nem saber inglês.

O navio não tem cassino a bordo e as atividades e workshops são em sua maior parte de desenvolvimento pessoal, o que era exatamente o que eu esperava. Não é cruzeiro para quem quer festa e bebida o tempo todo. Não é o foco, não é o público.

Para quem tem dúvidas se vai aproveitar se não falar inglês, a minha opinião é que aproveita sim se você quiser arriscar no portunhol.. no navio tem muita gente que fala espanhol. Tanto funcionários como passageiros e em algumas atividades tem opção em espanhol. E nas atividades de impacto eu falei portunhol o tempo todo, porque é diretamente com a comunidade e eles também não falam inglês.

Amber Cove

O porto de Amber Cove foi construído pela Carnival e tem além de um Duty free e centrinho de compras, um beach club com piscinas, bar molhado, restaurante, toboáguas, parquinho para crianças e um zipline.

ambercove1

No porto também tem aluguel de carro para quem quiser explorar a cidade ou táxis que aqui cobram um valor fixo para te levar e te trazer (eles ficam te esperando).ziplineambercove

As Atividades de Impacto Social

Durante o cruzeiro a gente passa 3 dias envolvidos com a comunidade local, fazendo voluntariado e a Fathom fez parceria com duas organizações de desenvolvimento da comunidade local na Republica Dominicana:

ENTRENA que foca na área de educação e

IDDI que tem foco em desenvolvimento econômico e meio ambiente. 

As atividades de impacto social que estão disponíveis agora são:

  • Cacao and Women’s Chocolate Cooperative (Cooperativa de mulheres de Cacau e Chocolate)
  • Community English Conversation & Learning (Inglês para a comunidade)
  • Recycled Paper & Crafts Entrepreneurship (Cooperativa de Papel Reciclável)
  • Reforestation & Nursery (Reflorestamento)
  • Student English Conversation & Learning (Inglês para os estudantes)
  • Water Filtration Production (Produção de filtros de água) – tinha taxa extra
  • Concrete Floors in Community Homes (Chão de concreto em casas da comunidade) – tinha taxa extra.

fathomrepapel

Com o passar do tempo essas atividades podem mudar, por isso coloquei acima que elas estão disponíveis agora.

Só para vocês terem uma idéia, eu participei em 4 atividades: Reflorestamento, Cooperativa de Papel Reciclável, Inglês para a comunidade e Inglês para os estudantes. Vou falar delas num post mais pra frente, focando só na parte do voluntariado, mas só no reflorestamento, meu grupo plantou quase 700 árvores e fizemos 80 folhas de papel reciclável.

plantandoarvoresrepublicadominicana

Você não é obrigado a fazer nenhuma das atividades se não quiser e pode escolher quantas atividades quer fazer e dividir seu tempo com excursões tradicionais. É no fim das contas como você vai passar seus dias de férias, mas já adianto logo que ver o sorriso nas crianças, porque aprenderam palavras novas em inglês é daqueles momentos impagáveis. Você pode fazer até 6 atividades, mas tem que se inscrever com antecedência porque elas enchem muito rápido. Eu aconselho a fazer apenas uma atividade por dia – 4 no máximo, porque todas elas envolvem deslocamento e são sempre muito emotivas, porque você está entrando dentro das comunidades e conversando com os moradores.

Excursões em Puerto Plata

Para quem quer aproveitar para conhecer um pouco mais de Puerto Plata e região na República Dominicana, existem várias excursões. Eu acabei não fazendo nenhuma delas porque meu foco foi fazer as atividades de impacto social, mas vários passageiros que conheci durante o cruzeiro fizeram e as mais populares foram o Top 10 de Puerto Plata e .

  • Museums, Arts e Fort San Felipe – 4 horas – US$44.99(adulto) e 34.99(crianças)
  • La Isabela, Columbus History e Folklore – 4 horas – US$59.99(adulto) e 49.99(crianças)
  • Top 10 Best of Puerto Plata – 3.5 horas – US$39.99(adulto) e 29.99(crianças)
  • Countryside Zipline – 3.5 horas – US$74.99(adulto) e 64.99(crianças)
  • Playa Dorada Beach Escape – 3.5 horas – US$24.99(adulto) e 24.99(crianças)
  • Two reef snorkel by Sailing Catamaran – 4 horas – US$79.99(adulto) e 59.99(crianças)
  • Deep Sea Fishing Tour – 4 horas – US$99.99(adulto) e 99.99(crianças)
  • Power Snorkel Adventure – 4 horas – US$69.99(adulto) e 59.99(crianças)
  • Explore Puerto Plata Downtown & The Beach on your own – Tours saem de 9 as 5 da tarde e voltam a cada hora – US$29.99(adulto) e 29.99(crianças)

Minhas considerações finais

Com certeza essa viagem entrou pra minha lista de melhores viagens da vida. Saí dela profundamente tocada e porque não dizer, transformada. Como esse primeiro post foi focando nos aspectos práticos, é bem difícil passar todas as emoções que vivi por lá, mas contarei algumas das histórias incríveis que aconteceram essa semana em posts futuros. Eu quero voltar novamente e levar meus filhos… acho uma excelente maneira de conectar com eles e com o mundo que a gente vive numa viagem assim.

Quer fazer o cruzeiro também?

Gostou da proposta do cruzeiro e está interessado? Pois olha que legal que eu consegui para os leitores do blog. A Fathom está com algumas promoções muito bacanas, como o BOGO (Buy One Get One – Compre um, Ganhe um) em que o cruzeiro sai por US$628.00 (+taxas) por pessoa quando você reserva duas pessoas juntas, pra um cruzeiro de 7 dias. e tem promo também para famílias de 3 ou 4 pessoas na mesma cabine. Pois olha que maravilha… além desse preço, eu consegui desconto de até US$150.00 para quem fizer reservas em Maio e Junho, US$100.00 para quem fizer reservas em Julho e Agosto e US$50.00 para quem fizer reservas em Setembro, Outubro e Novembro. Para receber esse desconto, basta se inscrever nesse link e você receberá por email o código de desconto para fazer sua reserva. O preço acaba ficando menos em torno de US$550 doláres + taxas com a promoção do BOGO e esse cupom extra!!!! Não perca tempo e pegue seu cupom agora e reserve seu cruzeiro!

Essa viagem para a República Dominicana aconteceu a convite da Fathom Travel, mas todas as opiniões aqui são minhas e eu mantenho controle editorial completo sobre o que estou publicando. 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui