De Londres a Edimburgo de trem

29
edimburgo

Finalmente posso dizer que conheço Edimburgo! A cidade era pra ter entrado no meu mapa de viagens dois anos atrás, quando meus pais estiveram aqui pela primeira vez (viagem reservada e inteiramente paga que foi perdida pois ficamos presos em Berlim sem conseguir voltar a Londres graças e uma nevasca). Então, quando eles marcaram de vir novamente, concordamos que precisávamos ir pra lá: era questão de honra!

E lá fui eu organizar tudo – comprar as passagens (de trem!), reservar hotel e ver o que tinha pra fazer por lá. Vamos então a primeira parte? A viagem de trem!

Comprei as passagens pelo site thetrainline.com com 13 semanas de antecedência (não é possível comprar com mais antecedência do que isso) pra pegar a melhor tarifa possível, mas mesmo assim não foi barato (cerca de £80 por pessoa, ida e volta). Sim, existem promoções e há chances de pagar preços ótimos, mas não dei muita sorte. Viajar de trem pelo Reino Unido, ao contrário do que muita gente pensa, dói no bolso. Poderíamos ter ido de avião, mas eu queria muito curtir as paisagens do interior da Inglaterra e da Escócia e minha mãe estava louca pra fazer uma viagem longa de trem.

Nosso trem saiu da estação de King’s Cross, e como os assentos eram marcados, não havia necessidade de chegar cedo na estação. Aliás, acho que essa é uma grande vantagem de viajar de trem: não há todo o procedimento do aeroporto que além de te obrigar a chegar bem mais cedo tambem gera uma boa dose de ansiedade. Além disso, os atrasos são menos comuns e você geralmente sai e chega já dentro da cidade. Os aeroportos aqui na Europa são sempre afastados do centro e é preciso saber direitinho como sair/chegar de lá.

O tempo de “estrada” entre Londres e Edimburgo varia entre 4 e 5 horas, depende de quantas paradas o trem faz pelo caminho. Nossa viagem levou 4h45. Ou seja: leve entretenimento! Fomos preparados: todo mundo tinha seus livros, celulares e até iPad. Levamos também alguns petiscos e garrafinhas d’água. Apesar do trem ter um vagão que vende algunas coisas, não há muita variedade.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

edimburgo

edimburgo

Pra fazer uma viagem dessas tem que ter paciência, curtir a paisagem lá fora e aproveitar o tempo pra relaxar. Eu adoro passar hooooras na janelinha curtindo o “countryside” britânico, e testemunhando cenas super bucólicas e atípicas pra nós que moramos em uma cidade tão grande. Além dos vilarejos, fazendas e uns castelos e catedrais eventuais, já na parte final da viagem passamos na costa leste, banhada pelo Mar do Norte. O visual é lindíssimo!

edimburgo

edimburgo

edimburgo

A chegada em Edimburgo (estação Waverley) foi no horário, e se virar por ali é bem fácil. Waverley fica literalmente entre Old Town e New Town, e saindo da estação já da pra se localizar graças a monumentos e prédios famosos. Mas caso você precise de uma ajudinha, não hesite em perguntar pra que lado você deve ir.

Outras informações:

  • existem vários banheiros ao longo do trem
  • apesar de não haver limite para bagagem, o espaço é escasso. Além do bagageiro acima das poltronas (que comportam apenas malas e bolsas pequenas), há também algumas prateleiras nas pontas dos vagões.

Mais posts de Edimburgo ainda por vir, mas fiquem aqui com uma foto da cidade no momento que chegamos:

edimburgo

Confira todos os posts sobre Edimburgo

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


29 COMENTÁRIOS

  1. Helo quanta saudade!
    Que post lindo! Nos fizemos essa viagem em 2004 de lua-de-mel no dia 24 de dezembro (logo apos a cerimonia civil). Adorei Edimburgo mas nunca passei tanto frio na minha vida.
    Vou acompanhar sua viagem por aqui pois preferi dar um tempo do tuiter.
    Agora ficarei esperando os proximos posts, para saber como esta’ sendo a viagem.
    Abracos
    Gra’

    • Grá, que delícia ver vc aqui! que legal que vc passou Natal lá, adoraria ver fotos um dia! vc me mostra??
      beijoca (vou sentir – aliás, já estou sentindo – sua falta no twitter)

  2. Olá garotas, Oi Heloisa!!

    Ahhhh, mas que rapida, já tem post sobre a Escócia e eu nem tinha visto! Essa viagem vale muito a pena. Eu tbm fui de trem dessa vez, já q nunca tinha feito o trajeto Londres – Edimburgo até entÃo dessa forma. As paisagens são super bonitas. Na ida o tempo não colaborou muito, mas na volta tinha sol e nem vi o tempo passar!
    Ainda bem q dessa vez deu tudo certo com a tua viagem.. Vou esperar os próximos posts..
    =)

  3. Ai, que demais! Estou indo para Londres agora em maio e ainda decidindo o roteiro por lá. Mas tenho muita vontade de ir de trem para algum lugar justamente para conhecer e contemplar a paisagem. Me diga, será que é possível descer em alguma parada, tirar umas fotos e continuar em um próximo trem, com a mesma passagem? Ou aí é melhor comprar por trechos? Obrigada.

    • Oi Maripe – nao, nao é possivel com a mesma passagem fazer paradas pelo caminho. Vc tem que comprar trecho a trecho! Viajar de trem por aqui é meio caro, mas muito bacana (e dependendo do destino e da antecedencia, nao fica assim tao assustador o preco)

  4. Fizemos essa viagem de trem Londres a Edimburgo.Foi maravilhosa ,inesquiecíveis paisagens,voltamos por um trajeto diferente do da ida.Muito bom .A melhor viagem que já fizemos.

  5. É bem melhor de trem !!!
    Fiz de onibus com a Megabus, o preco é
    economico £26 ida e volta, duracao de 8 hs.
    Mas valeu a pena a paisagem é linda
    bj

  6. Estamos traçando nosso roteiro para o fim do ano, vamos retornar ao Paris e Londres, mas queria ir à algum lugar novo… pensei em Edimburgo e aí vejo seu post hj no face: q maravilha!!! Queria mais informações sobre o passeio as Highlands se dá pra deixar programado para comprado. Duas noites é muito pouco tempo lá? Obrigada!!!

  7. Eu e mais 4 amigas fizemos essa viagem agora em agosto e recomendo. A pontualidade é “britânica”, o trem é confortável e a paisagem é muito bonita. Como você observou, o único incômodo é o pouco espaço pra malas (saímos de Londres com 1 mala cada e foi um parto colocá-las no bagageiro, isso pq chegamos cedo). Outra coisa, compramos as passagens pelo site da Rail Europe e nos arrependemos, tanto na ida quanto na volta tivemos problemas para encontrarem nossas reservas, dependemos da boa vontade dos funcionários nas estações.
    Pra finalizar, gostaria de agradecer as dicas que encontrei aqui sobre Londres e Edimburgo, ajudaram bastante. Agora, sou leitora fiel deste site.

  8. Vou a Londres no final do ano e estou pretendendo incluir essa viagem no meu roteiro. Planejei ir dia 03/01 para Edimburgo, de trem. Você acha que o tempo vai atrapalhar? Como vai estar muito frio tenho receio de que não de para ver nada. Obrigada

    • nao, pode ir tranquila. nao entendi o q vc quis dizer com não ver nada! de neblina? acho dificil estar a ponto de nao ver nada, principalmente pq mesmo se tiver neblina em londres, nao estara o caminho todo até lá, o clima muda bastante do sul pro norte da Grã Bretanha!

    • Náyara vá tranquila… já estive em Edimburgo no verão e no inverno (passei do dia 26/12 ao dia 30/12 do ano passado lá) e te falo que dá pra curtir a cidade tranquilamente no frio… leve casacos impermeáveis e bastante roupa térmica (vc encontra no Brasil na Decathlon, mas dá pra comprar lá tb)… a cidade é encantadora no inverno!!

  9. Eu ja fiz esse trajeto 2x e nao me canso. Muito lindo. Sempre fui no verão pq ainda tenho receio de ir pra Inglaterra no inverno. E se alguem tiver tempo em edimburgo vá mesmo as highlands e lago ness. É um dia inteiro mas vale a pena.
    Obrigada pelo post. Estou iniciando um blog de viagens e ja linkei la.
    Beijos.

  10. Fomos para Edimburgo este ano e tb adoramos !!!!
    Compramos na primeira classe e a diferença de preço não era grande pq tb compramos com antecedência.
    O diferencial da primeira classe é que vc tem uma boa rede wifii (muito importante para quem vai com crianças) e bons lanches já incluídos no valor da passagem.
    E a cidade é muito legal para crianças!!!!

  11. fizemos essa viagem de trem. Excelente, silencioso e veloz. Ver uma paisagem bonita e tentar ligar a maquina para fotografar e já era. De tão rapido não dá tempo. O espaço para malas grandes é escasso. Mas vale o conforto de um trem.

  12. Que providencial foi este seu post! Estava quase desistindo de ir para a Escócia, mas ao mesmo tempo com um aperto no coração. Do tipo só que não…rsrsrs.
    1)Vai demorar para postar mais dicas a respeito? Às vezes tenho receio de perder alguma postagem. Tem como ser avisada?
    2) Compensa parar em alguns trechos? Vc pode sugerir por favor, quais?
    3) Vc tem um link bom para Londres?

    Muito obrigada,

    Marieh

  13. Meu filho e eu planejamos incluir Escócia no ano passado (Natal 2014), mas as condições meteorológicas estavam terríveis, com enchentes, inundações e até os trilhos foram arrancados em certas partes do norte da Inglaterra, ao longo do caminho. Ficamos em Londres mesmo, lamentando não poder conhecer os castelos escoceses. Havíamos saído de uma enchente no Brasil, na véspera da viagem estávamos com água dentro de casa!!! e jamais imaginamos ver a mesma situação por lá!
    Tentaremos de novo numa época melhor…

  14. fFiz essa viagem em agosto de 2014.
    Foi maravilhoso!!!
    Só tinha andado bastante de trem no sul da Itália.
    Realmente as paisagens são maravilhosas,essa parte do mar é incrível e Edimburgo….é indescritível!!!
    Fomos na época da feira de arte.
    Show!!!!!!!!

  15. Oi, queria saber se é essa viagem que passa pelos locais da filmagem de Harry Potter? Estou querendo levar minha filha e ela falou sobre o trem que sai da King’s Cross e vai até a Escócia. Gostaria de dicas sobre Harry Potter, você já tem post sobre?

  16. Oi Heloisa, ja’ seguia seus posts antes e agora q estou morando em Londres a trabalho, fiquei ainda mais fa. Sobre Escocia, qual a melhor epoca para visitar ? um grande abraco. Daniela

    • Oi Daniela! Bacana, obrigada por vir aqui deixar um comentario : ) Bom, melhor epoca eh dificil… cada epoca tem seus pros e contras, td depende do que vc gosta de ver/fazer! Por exemplo, no verao Edimburgo tem o festival que eh mega famoso, tem um monte de coisas rolando na cidade, mas em compensacao fica bem cheia. Ja no inverno vc tem que encarar vento gelado e muito frio, mas tem um visual maravilhoso de conto de fadas… entao realmente depende! primavera eh sempre um bom intermediario, mas o clima eh imprevisivel!

  17. Oi querida estou em Londres e vou a edinburg no próximo finde com minhas duas filhas pequenas! Precisei ir no trem a chegará à estação a meia noite !! Meu hotel é a cinco minutos a pé , é perigoso ir andando? Consigo táxi?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui