Desert Botanical Gardens: um jardim botânico muito diferente

7

Em um domingo de sol e céu azul fomos visitar o Desert Botanical Gardens, literalmente o Jardim Botânico do Deserto. Esse Jardim Botânico muito diferente de outros jardins que conhecemos fica na cidade de Phoenix, já quase em Scottsdale, na área do Papago Park, onde também está localizado o Phoenix Zoo. Só o Desert Botanical Gardens tem 65 acres de área cultivada e mais de 50 mil plantas. É uma paisagem fantástica, a coleção de plantas é super diferente de tudo que eu já tinha visto antes.

Na entrada, vários tipos de cactos de tamanhos variados e esculturas em vidro do artista Chihuly (que por acaso nós tínhamos visto na nossa visita ao lindo Dallas Arboretum) já mostram o que está por vir.

chegando no desert botanical gardens
Chegando no Desert Botanical Gardens em Phoenix, Arizona

Assim que entramos, de mapa em mãos, um senhor muito simpático que trabalha para o Jardim Botânico veio nos mostrar uma cobra típica da região, a King Snake. Ele tinha um filhotinho que estava mostrando pras crianças, e disse que esta espécie não é venenosa e pode ficar bem grande. Julia não quis mexer na cobra, eu peguei na minha mão pra ver se ela tomava coragem mas não adiantou. Eric ficou olhando curiosíssimo mas também não botou a mão não! Uma outra funcionária deu pra Julia uma folhinha com “tarefas”, pra ela brincar de detetive: localizar uma flor com um inseto pousado nela, localizar um cacto com uma mordida de animal, um ninho de passarinho, uma pena de pássaro, um buraco na terra…de um lado tinham as tarefas com as fotos do que ela estava procurando e do outro as explicações de cada uma das coisas. Ela adorou, ficou procurando (e achou) quase tudo.

Julia ficou logo fascinada pela quantidade de cactos diferentes, incluindo um cacto chamado Santa Rita Prickly Pear que muda de cor de verde pra rosa ou roxo dependendo das condições climáticas (frio e seco = mais rosa/roxo). Nós já tínhamos visto esse cacto na nossa viagem ao Arizona em 2005 e fui logo mostrando pra ela porque sabia que ela ia gostar. As flores são amarelas mas só aparecem na primavera, então dessa vez não vimos nenhum florido.

julianodesertbgardens
Julia no Desert Botanical Gardens, com o Santa Rita Prickly Pear cacto, que muda de cor – de verde para rosa ou roxo.

Passeamos pela trilha Desert Discovery, fomos vendo uma infinidade de cactus e outras plantas nativas, Muitos dos cactos tem flores, algumas só abrem no final do dia; e outros tem flores que parecem umas frutas, como a Prickly Pear, dos cactos de mesmo nome e que é usada na culinária local (inclusive em um outro hotel que ficamos eles oferecem uma margarita de Prickly Pear aos hóspedes no check-in!). Dizem que o suco da Prickly Pear é muito refrescante, mas deve ser misturado a outros sucos.

cactos no desert botanical garden
Muitas variedades de cactos no Desert Botanical Garden

O cacto mais visto nessa região e protegido pela legislação do Arizona é o Saguaro. Altíssimo como uma árvore, está por todo lado, abriga vários animais e o primeiro “braço” pode levar até 75 anos pra nascer. As flores amarelas e brancas abrem à noite e essa é a flor-símbolo do Arizona.

desertbotanicalgardens
Saguaro cactos (os mais altos) e outros tipos de cactos no Desert Botanical Gardens

Visitamos a parte do jardim de ervas, cheio de plantas comestíveis, Julia gostou de ver tomates, pimentões e pimentas crescendo e o relógio solar ali do lado. Encontramos com nossos amigos Flávia, Paul e Victoria que mudaram de Londres pra Phoenix no início do ano e Julia adorou rever a amiga (elas tem a mesma idade). As meninas continuaram a brincadeira de detetive e exploraram bastante o jardim. Almoçamos todos no simpático Patio Café, com mesinhas ao ar livre, comida gostosinha e leve, e com o dia perfeito que estava fazendo, a gente nem queria sair de lá.

amigos no desert botanical gardens
O relógio de sol, mais cactos e passeando com os nossos amigos no Desert Botanical Gardens
patio cafe
Almoçamos no Patio Café, sanduíches e saladas leves e gostosos

Passamos no Butterfly Pavillion, que é uma estufa fechada com as borboletas. Centenas de borboletas voavam lá dentro, as crianças adoraram. Uma funcionária deu a dica que na primavera se você for e vestir uma roupa branca, elas vem pousar em você. Ela explicou que as espécies que eles tem na primavera são mais “amigáveis” do que as espécies que eles tem agora no outono.

borboletas no desert botanical gardens
Estufa de borboletas no Desert Botanical Gardens

Passamos pela Floresta de Agave Yucca

floresta agave yuccas
A floresta de Agave Yuccas não é bem uma “floresta”

…e seguimos para a trilha do Sonoran Desert, que mostra a vegetação do deserto dessa área, com ótimas placas explicativas. A trilha vai subindo um pouco e tem uma vista bonita do ponto mais alto, do jardim e de algumas das montanhas nas imediações.

sonoran desert trail
Na Trilha do Sonoran Desert, cheia de cactos Saguaro
trilha sonoran desert
Mais cactos e explicações sobre eles na Trilha do Sonoran Desert

Interessante que os buracos que a gente vê muitas vezes nos cactos Saguaro são feitos por pica-paus, que fazem seus ninhos lá dentro, protegidos do calor e do frio pelo cacto.

Acabamos saindo de lá já no meio da tarde e nem chegamos a fazer a trilha maior, Plants & People of the Sonoran Desert. Adoramos o lugar, vale muito a pena fazer essa visita!

julia victoria desert botanical gardens
Julia, Victoria e o Santa Rita Prickly Pear cacto no Desert Botanical Gardens

Agora no final de novembro começa a iluminação noturna especial, Las Noches de las Luminarias: centenas de lanternas são espalhadas pelos jardins. Consulte a página pra saber mais detalhes porque os dias, horários e preços são específicos para o evento.

Obrigada ao Visit Phoenix e Desert Botanical Gardens que ofereceram os ingressos para a nossa visita.

Informações úteis:
Desert Botanical Gardens
Endereço: 1201 N. Galvin Parkway Phoenix, AZ 85008 Telefone: 480-941-1225
Horários: Outubro a abril das 8h-20h e de maio-setembro das 7h-20h. Veja no site oficial em que feriados o jardim fecha.
Preços: Adultos $18.00 dólares por pessoa, Idosos (acima de 60 anos) $15.00 dólares por pessoa, Estudantes (de 12-18 anos e universitários com identificação) $10.00 por pessoa, Crianças (3-12 anos) $8.00 cada e crianças com menos de 3 anos, grátis. Consulte sempre o site oficial antes de ir, esses preços são de novembro de 2012.
Dicas: o verão é escaldante, vá cedo ou no finalzinho do dia. Beba muita água porque o clima é muito seco e você pode desidratar sem perceber, principalmente as crianças. Use sapatos confortáveis, nem todas as trilhas tem calçamento. Carrinhos de bebê e cadeiras de roda conseguem circular pelas trilhas.

(para ver tweets e fotos dessa viagem ao Arizona que eu fui colocando em tempo real, procure pela hashtag #advinarizona no Twitter e no Instagram)


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

    • A gente poderia ter passado o dia inteirinho lá facilmente, vocês vão amar! Encontramos com eles duas vezes, na South Mountain (no sábado) e no Desert Botanical Gardens no domingo, pena que não tivemos mais tempo, as meninas se dão super bem! 🙂

  1. […] Desert Botanical Gardens: um jardim botânico diferente de todos que você já viu, com centenas de espécies de cactos de todos os tamanhos, cores e flores. São várias trilhas por entre a vegetação nativa cheias de placas interessantes falando sobre as plantas e cactos, fauna e clima da região. As crianças ganham um folhetinho com várias fotos de plantas e bichos pra eles localizarem no jardim. O restaurante é uma gracinha e serve comida leve no pátio charmoso. Leia o meu post completo sobre o Desert Botanical Gardens. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui