Jerash: Uma Cidade Romana na Jordânia

13

Jerash é depois de Petra, uma das atrações que eu mais queria visitar na viagem a Jordânia. Apaixonada por tudo o que diz respeito a Roma, e encantada por colunas, o lugar é um sonho. Tão sonho que eu tirei quase mil fotos por lá, pra ter certeza que eu estava lá de verdade, então vocês já podem imaginar a dificuldade que foi escolher fotos para este post. Então mais do ficar lendo aqui um monte de coisas, este post vai ser muito visual, quase um “fotolog” de uma tarde deliciosa explorando as ruínas. Porque pra tentar explicar o que é Jerash, uma imagem será muito mais efetiva que mil palavras. Mas já dou logo uma recomendação… para aproveitar bem, contrate um guia. Eles tem aos montes e em todas as línguas(até Português) lá mesmo no Centro de Visitantes. As ruínas são maravilhosas e as colunas lindíssimas, mas é sabendo a  história desse lugar é fascinante que tudo fica ainda muito mais especial.

O mapinha abaixo dá uma idéia do que é o lugar: uma das mais bem preservadas provincias romanas no mundo. Seguindo os números no mapa, numerei as atrações com fotos na mesma ordem e preparem-se, porque foi uma dificuldade pra escolher as fotos e eu acabei colocando mais do que deveria, mas ainda sim, menos do que eu gostaria.

 

mapadejerash
Mapa de Jerash

 

Para quem gosta de arquitetura a cidade de Jerash, que se chamava Gerasa durante a ocupação Romana em 63 BC (tem noção do que é isso!!!!), é um prato cheio, com todos os aspectos de urbanização introduzidos pelos romanos… as avenidas pavimentadas de pedra, os templos, os teatros, o fórum. A cidade foi descoberta depois de excavações que começaram pouco mais de 70 anos atrás e fica tão próxima da “Modern City”(ou cidade Moderna) que em algumas fotos o novo e o velho se misturam. Então viaje comigo nas fotos e volte pra olhar o mapa lá em cima pra se localizar.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Entrar no portão  por onde passou o Imperador Adriano é começar uma viagem no tempo.

1. Hadrian’s Arch – O portão foi construído em 129 D.C. para marcar a visita do Imperador Adriano e é a entrada mais ao sul da cidade e é onde começa a nossa visita.

 

Hadrian's Arch
Hadrian’s Arch

 

2. Hipódromo – A próxima parada a esquerda é o Hipódromo onde aconteciam as demonstrações com os gladiadores e também as corridas de carruagem com cavalos. Atualmente há exibições e também tem sempre um “soldado” numa das carrugens pra posar para fotos. Os shows que duram cerca de 45 minutos acontecem duas vezes por dia: as 11 da manhã e as 2 da tarde e custam 15JD pra adultos e 2JD para crianças de até 12 anos.

 

Jerashromanexperience
Hipodromo

 

3. Portão Sul – Fica do lado do visitor center, onde você pode contratar os guias turísticos e é o antigo portão sul da cidade. Dá pra notar que a estrutura deste portão é bem menos imponente que o Hadrian’s Arch.

 

Portão Sul
Portão Sul

 

4. Templo de Zeus – a esquerda e no alto, é onde vemos o templo de Zeus com suas colunas impressionantes no alto de uma colina. Lá de cima dá pra ter uma visão bem panorâmica de toda a extensão de Jerash.

 

Templo de Zeus
Templo de Zeus visto de frente

 

Templo de Zeus visto de lado
Templo de Zeus visto de lado
Dando uma espiadinha no Fórum
Dando uma espiadinha no Fórum e na Modern City

 

 

5. O Fórum ou Plaza –Depois do portão sul, o Fórum é como se fosse uma praça em formato oval, cercada de colunas iônicas com um obelisco no meio e bem em frente ao Cardo Maximus, ou Collade que é a avenida principal. Parar no meio do forum e olhar para todos os lados dá um pouquinho da dimensão do que é a cidade.

 

Centro do Fórum com vista para o Cardo Maximus
Centro do Fórum com vista para o Cardo Maximus

 

E essas são só pra eu acreditar, quando ficar velhinha, que eu fui mesmo lá nesse lugar lindo!

 

Eu e Nick em Jerash
Eu e Nick em Jerash

 

Quer ver como é ficar no meio desse fórum? Experimente esse panorama 360o imersivo:

 

Panorama Forum Jerash
Para ver o panorama 360o clique na foto

 

O dia estava perfeito e a essa hora que tirei as fotos, a luz do sol batendo nas colunas dava um tom alaranjado as colunas que tornava o cenário ainda mais lindo.

 

Forum
Forum

 

Forum do Alto
Forum visto do Templo de Zeus

 

6. Teatro – Com capacidade para 3000 pessoas, o teatro sul foi restaurado e é usado para shows e espetáculos em Jerash. Uma coisa é certa de encontrar por lá todos os dias… um trio que toca gaitas de fole. Dá pra escutar o som de quase todos os lugares em Jerash e a gente vai caminhando para o teatro, seguindo o som hipnotizante da música.

 

Teatro
Teatro
Tocador de Gaita de fole
Tocador de Gaita de fole

 

A acústica do local é impressionante e na foto abaixo, mais um panorama 360o,  um gostinho de estar no meio do teatro e ver tudo ao redor. É só clicar na foto!

 

Clique na imagem para ver o panorama

 

7. Cardo Maximus – Cardo Maximus é a avenida principal na urbanização romana e é a ladeda por colunas e pavimentada de Pedras.

 

 

cardiomaximussunset1
Cardo Maximus

 

cardiomaximussunset2
Cardo Maximus outra visão
Cardio Maximus
Pôr do Sol visto da Cardo Maximus

 

12. Templo de Artemis – A estrutura do Templo de Artemis é de tirar o folêgo. E chegamos lá já pertinho do pôr do sol e o efeito dos raios nas nuvens deixou as fotos ainda mais lindas.

 

Templo de Artemis visto do
Pôr do Sol no Templo de Artemis

 

Templo de Artemis
Templo de Artemis

 

Templo de Artemis com por do sol
Templo de Artemis com por do sol

 

As colunas do Templo de Artemis
As colunas do Templo de Artemis

 

Colunas
Colunas

 

Jerash é também conhecida por ser a cidade das mil e uma colunas… agora já deu pra entender o motivo não é?

 

Colunas que ladeiam a Cardo Maximus
Colunas que ladeiam a Cardo Maximus

 

Incrível o lugar não é  mesmo? Eu me pego por vezes revendo as fotos e quase sem acreditar que ele existe, que eu fui lá e que fui presenteada com esse dia lindo durante a visita.

 

Informações Úteis:

Quanto custa: 8  JD (aproximadamente R$24.00) para estrangeiros e 1/2 JD para Jordanianos.

Como chegar: Há duas opções pra chegar em Jerash se você não tiver alugado um carro: Ônibus ou Táxi. O ônibus que sai mais ou menos de hora em hora da estação Abdali , só sai quando estiver lotado e custa em torno de 1JD. Não esqueça de  verificar o último horário de ônibus de volta pra Amã, porque quando ele lota, o ônibus vai embora. Para ir de táxi saindo de Amã custa em torno 15 JD + 7 Jd por hora e alguns taxistas propõesm 50 JD pela viagem (ida e volta).

 

 Visitamos Jerash a convite da Visit Jordan 

 

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


13 COMENTÁRIOS

  1. Muito legais as fotos, o contraste da cor do céu com a cor das construções ficou demais.

    Não conhecia esse destino, muito interessante, obrigado por mostrar.

    Abs.,

  2. Que incrível, Claudia! Confesso que não conhecia esse lugar! E cada foto maravilhosa! Foi pra minha lista, sem dúvida alguma! =)

  3. Que fotos, Cláudia!!!
    Nunca tinha ouvido falar do lugar, parece ser maravilhoso! E eu a-m-o “destinos históricos”, digamos assim. Nossa, entrou na lista de sonhos de consumos de viagens!
    =)

  4. Olá
    Vou para Jerusalem ahora mo inicio de novembro e gostaria de saber um meio seguro e mais bararo de ir a Jerash e Petra
    Obrigada
    Ana

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui